Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
7 records were found.
Escritura de compra de um ferragial, sito no Outeiro, que comprou Manuel Soeiro, assistente na Herdade de Porto de Avis de Cima a António Serrão e a sua mulher Ana Coelho, desta vila, pela quantia de vinte mil réis. Confronta com ferragial dos herdeiros de João Pires e com outro do mesmo João Pires. Foram testemunhas, Joaquim Valério e o Pe. Manuel Caeiro.
Escritura de compra de um quinhão de terra com suas oliveiras e árvores de azinho e casas, que comprou Maria do Rosário a António Luís Correia Meno e a sua mulher Jerónima Caetana de Andrade, pela quantia de cento e quarenta e quatro mil réis. Compõe-se de árvores de azinho, olivedo e casas, sito na Herdade do Porto de Avis de Cima. Procurador dos vendedores, Pe. Manuel Caeiro. Foram testemunhas, Manuel Soeiro e Francisco Caeiro.
Escritura de compra e venda de vinte e cinco alqueires meados de trigo e centeio de foro em cada ano, no Moinho da Figueira, deste termo, com seu ferragial anexo e quatro galinhas de pitança, imposto pelo que respeita à Casa Nova, junto às casas do moleiro, que compra o Capitão Inácio da Silva Nobre Monteiro, morador nesta vila a Maria Angélica Serrão, viúva de Manuel de Almeida e a Máximo Dias Serrão e a sua mulher Maria Pulquéria, todos desta Vila de Pavia. Foram testemunhas, José Joaquim Pereira, mestre alfaiate e José Joaquim Coelho, oficial de barbeiro.
Escritura de compra e venda de uma morada de casas, sitas na Rua Nova da Vila de Mora, que compra o Tenente dos Auxiliares, Rodrigo Manuel de Sequeira Aragão, da mesma vila a Bernardino José Cardoso e a sua mulher, Maria de Santa Rosa, moradores na Vila do Vimieiro, pela quantia de vinte e quatro mil réis. Confrontam com casas da viúva de António Jorge pelo nascente, com Rua do Balcão a sul e com celeiro de Feliz Nunes a poente. Foi procurador dos vendedores, Roberto António Justo, oficial de sapateiro. Foram testemunhas, Francisco Valério e João Vieira Borralho, moradores nesta vila.
Escritura de arreto aberto que faz Manuel Lourenço, assistente na Aldeia de Nossa Senhora das Brotas, termo da Vila das Águias, de um ferragial, chamado de Entre as Vinhas a António Coelho e a sua mulher Fortunata Maria Coelho, pelo tempo de seis anos e quantia de cento e noventa e dois mil réis. Parte com ferragial das Romeiras e com outro de Manuel Rosado Leão. Foram testemunhas, Bento Rosado, oficial de sapateiro e Bernardino José, ambos moradores nesta vila.
Escritura de compra de quinze alqueires de trigo, dois moios de centeio, dez alqueires de milho grosso, dez alqueires de feijão frade, dez alqueires de grão de bico, um porco de pitança ou quatro mil e oitocentos imposto na Herdade de Mata Lobinhos e Lombos do Bispo de renda anual, sita na Ribeira de Coruche, que faz o sargento mor da mesma vila, João Luís Vinagre ao capitão, Manuel Joaquim Serrão Vidigal Salgado e a sua mulher, D. Mariana Vitória Eugénia Rita de Sousa, desta vila, pela quantia de um cento duzentos e oitenta e quatro mil réis em dinheiro de metal. Foram testemunhas, José Joaquim Pereira, oficial de alfaiate e Bento Rosado Pinto, mestre sapateiro.
Escritura que faz a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, de vinte mil réis a cinco por cento a Maria Rosa, viúva de Manuel de Faria. É administradora da Capela de Manuel Rodrigues de Santo António. Para maior segurança, dava por especial hipoteca a propriedade de uma vinha, sita na Sexta Guarda a qual parte com vinha de José Martins Pacheco e com vinha de João de Faria. Foi seu fiador, Bernardino José Nogueira. Foram testemunhas, Fortunato Pinto e Bento Rosado.