Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
40 records were found.
Traslado de codicilo do testamento de Joana Pires, em que faz seus herdeiros André Gonçalves e sua mulher Catarina da Silva, com obrigação para estes administrarem e assegurarem a capela de missa na instituida a favor Confraria das Chagas de Cristo
Apresentação de petição que faz o reverendo padre Sebastião Teles, cura de S. Lourenço, sobre uma capela de missa quotidiana instituida por João Vidigal e sua mulher Catarina de Nisa, na igreja matriz de Montemor-o-Novo
Traslado de condicílio do testamento de Luis Rego de Almeida e sua mulher Brites Pinheiro, onde consta capela instituida na igreja de S. Tiago de Montemor-o-Novo
Autos de conta e registo de um codicílo de Joana Pires, viuva de Estevão Gonçalves por público instrumento de Manuel Ribeiro, tabelião de notas de Montemor-o-Novo, onde consta a instituição de três missas nas igrejas de S. Tiago e na de St.ª Maria da Vila, ambas em Montemor.
Documentação comprovativa da capela instituida na Igreja de S. Tiago de Évora por Vicente Marques que é constituida por :
.Um pedido de certidão das verbas do testamento (1640)
.Um traslado das fazendas pertencentes à capela instituida (1689)
.Um traslado do testamento (1751)
Verbas de testamento onde consta a instituição de capela de missa na Igreja de S. Tiago do Castelo de Montemor-o-Novo. Tendo como administrador Tristão da Cunha
Relação dos bens deixados para suporte da capela, com a obrigação de sete missas, instituida na Igreja de S. Tiagode Montemor-o-Novo, por Catarina Fernandes Rovisca. Em que é Administrador André Fernandes da mesma vila.
Instituição de 30 missas feita em testamento por Manuel Dias, na a Igreja de S. Tiago de Montemor-o-Novo
Instituição de capela por Fernão Soudo, bacharel da Sé da Cidade de Évora, para que se digam 50 missas na Igreja de S. Tiago do Castelo de Montemor-o-Novo. Tendo como bens para a satisfação deste pedido: uma vinha em Gouveia, uma Adega na Rua do Passarinho e uma morada de casas na Alcáçova.
Testamento do Padre Luis Barreiros onde consta a capela de três missas , que instituiu na Igreja de S. Tiago de Montemor, a favor dos beneficiados dessa mesma igreja, deixando como rendimento para a sua celebração uma vinha situada no termo da mesma vila.
Instituição de capela de missas que fez D. António de Bragança no Mosteiros de St.º António e na Confraria das Chagas de Vila Viçosa
Certidão do traslado da verba do testamento de Francisco Medeiros Guedes, que instituiu uma capela de missas na Igreja de S. Tiago de Montemor-o-Novo
Carta testemunhável, em que se prova que por muitos se cantou uma missa por alma da viuva [F] Lobo (alcunha), na Igreja de S. Tiago de Évora, que foram pagas por Heitor Lobo da Vila das Alcaçovas.
Capela de cinco missas instituida por Diogo Serrão, a que estão obrigadas umas casa em Montemor-o-Novo.
Missa instituida por Garcia da Cunha a favor Confraria das Chagas de Montemor-o-Novo
Instituição de missas a pedido de André Fernandes e seu irmão Alvaro Anes na Igreja de S. Tiago de Elvas
Traslado de codicilo do testamento de D. Brites Pinheiro Palha, mulher que foi de Luis Rego de Almeida, onde constam os rendimentos que suportam a capela instituida na igreja S. Tiago em Montemor-o-Novo
Certidão comprovativa de instituição de capela de cinco missas na Igreja de S. Tiago de Montemor-o-Novo, que Maria de Jesus Ferraz deixou em testamento.
Apresentação de contas das missas que se fizeram para a comenda instituída na Igreja de S. João da Crujeira de Elvas, nos anos de 1778/9
Certidão do testamento que deixou Miguel Dias, onde consta a obrigação da Confraria das Chagas de Montemor, administrar a capela instituida pelo mesmo, na Igreja de S. Tiago.
Documentação comprovativa da capela instituida na igreja de S. Mamede de Évora, por Manuel Vidigal, quaternário que foi da Sé de Évora. A administração desta capela era da responsbilidade da Reverenda Madre Prioresa e mais religiosas do Convento de N.ª Sr.ª do Paraíso da mesma cidade.
Certidão de uma devassa aos bens e rendimentos que suportam a capela instituida por Francisco Martins, na igreja de S. Tiago de Évora.
Documentação comprovativa da capela instituida pelo Morgado de Oliveira e D. Maria de Atayde, sua mulher, na Igreja de S. Tiago de Évora
.Traslado de escritura dos bens que asseguram esta instituição.
Documentação comprovativa instituição de capela, com obrigação de celebração de missa, por alma de António de Oliveira na Igreja de S. Mamede de Évora:
. Uma carta de D. Filipe, rei de Portugal(1600), que contém um
instrumento de posse de propriedade e consentimento para aforamento (1600)
.Carta de compra de propriedade(1577)
Mandado para diligência de Justificação sobre a capela instituida por Brites Dias Gil. Este documento contém também, um mandado executório do Rev. Padre Mateus Pais Castelo Branco, contra os lavradores e colonos das propriedades da capela acima referida .
Autos de posse que fez o reverendo Padre Bento Lopes, de 18 alqueires e 9 de pão, da renda da capela, com a obrigação de 5 missas, que deixou em testamento Joana Pires à Confraria das Chagas da Igreja de S.Tiago de Montemor-o-Novo
Carta executória, citatória e requisitória a pedido do Reverendo prior e beneficiados da Igreja de S. Tiago da Cidade de Évora, contra António Casqueiro de Sampaio da Cidade de Elvas, como administrador de capela com obrigação de missa na mesma Igreja de S. Tiago, dirigida ao Dr.º Juiz de Fora do Redondo.
Certidão de capela de missas que deixou Maria Rosado, sendo administrador o seu marido João Pereira.
Certidão de uns Autos de Instituição de duas capelas simples, que instituiu João Cardoso Tinoco da cidade de Évora
Declaração de mudança dos administradores da Capela instituída por Dr.º Ribeiro e sua Mulher D. Joana Francisca, passando do seu genro António Pessanha, para o Dr.º José Pessanha.
Capela instituida por Inês Rodrigues, sendo seu administrador Padre Jacinto José Mouzinho e Sá
Indulto apostólico de composição de missas, num total de em 1500 missas, concedido à Capela instituida por Álvaro Gomes da Costa e a requerimento das suas possuidoras, D. Joana Teodora Anacleta Fragoso de Britto e D. Ana de Aguiar Botelho, ambas da Vila de Alcácer do Sal.
Auto de instituição de capela a requerimento dos testamenteiros de D.António Mauricio Ribeiro, Bispo de Bugia, na Igreja Paroquial de Santo Antão da cidade de Évora
Petição que faz Manuel dos Reis ,para que o escrivão da Irmandade das Almas da Matriz da Vila de Benavente, passe certidão, em como o Padre José dos Santos Mexia Curvo serviu durante os anos de 1771 a 1773, declarando também, a referida capela de missa quotidiana.
Carta precatória citatória passada a favor e requerimento do Revº Prior e Beneficiados da Colegiada de S. Tiago da cidade de Évora, contra António Baião da Fonseca Parreira, morador na Vila do Torrão, como administrador da capela instituída por D. Maria Pessanha, por alegado sequestro feito no rendimento mensal desta capela.
Petição apresentada pelo Reverendo Distribuidor da Vila de Portel , como administrador da capela instituída em testamento por Simão Gonçalves , contra o primeiro administrador desta mesma capela, pelo abandono das propriedades que a sustentavam.
Certidão a pedido dos beneficiados da Igreja de S. Tiago para que seja extraída do testamento de Maria Anes, no ano de 1426, a disposição que respeita à capela perpetua instituída.
Requerimento que faz o Padre José Madeira, para que se arrendem as fazendas de uma capela instituida na Igreja de S. Tiago na cidade de Évora
Carta informativa sobre a mudança de administrador da capela instituida por Francisco Martins, na Real Igreja Paroquial da Colegiada de S. Tiago da cidade de Évora.
Instituição de capela na igreja de S. Tiago da cidade de Évor,a por Diogo Ribeiro e sua mulher Joana Teixeira