Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

23 records were found.

Verba de Testamento de Miguel Rangel instituindo duzentas missas anuais por alma de seus pais, irmãos e avós na Igreja da Vera Cruz e vestimenta a cinco pobres impostas em casas na rua Larga de Aveiro, casas na rua das Bestas , casas em Vila Novae trinta e dois meios da marinha das Entortas, trinta meios no Esteiro de Sama da marinha do Engeitado, vinhas e vessadas em Esgueira, vinte e seis meios de marinha no Esteiro de Sama de sua Magestade chamada a Suya, casas na Ribeira e praça, e alqueires de trigo que paga o Gadelha da azenha da Confraria de Nossa Senhora da Graça, tudo incorporado em morgadio e capela deixando como administrador seu sobrinho António Rangel de Quadros de Aveiro.
Escritura de compra que faz Gonçalo da Maia Regalo de duas casas na Rua de São Paulo de Aveiro, com obrigação anual de três missas de Natal.
Verba de Testamento de Ana dos Santos onde instituiu quatro missas perpétuas na igreja de S. Gonçalo desta Vila impostas em sete leiras de terra lavradia, no sítio da Granja, atrás da igreja da Vera Cruz, e noutra leira, no mesmo sítio, chamada a terra do Bitério.
Escritura de obrigação de três missas anuais de Natal na Igreja da Vera Cruz de Aveiro feita por Manuel de Almeida Cardoso e seu irmão impostas em casas na rua Larga de Aveiro que foram Gaspar Moreira.
Verba de Testamento do Padre João Antão com obrigação de dez missas impostas num chão em São Roque da freguesia da Vera Cruz de Aveiro.
Certidão das verbas de obrigação de missas da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Vera Cruz de Aveiro passada pelo tombo da Irmandade: a fol. 32, 1638-09-01, escritura de aforamento de casas ao lado da Capela de Nossa Senhora da Graça deixadas por Margarida Tomás com obrigação de seis missas; a fol. 34, 1634-09-01, verba do testamento do Pe. Miguel Brás deixando imposição de missas na casas de Maria Nunes, viúva de Francisco Nunes na Paça de Aveiro, um terço das casas que foram de Manuel de Macedo barbeiro, e renda das casas de Manuel Fernandes Cordeiro debaixo dos balcões; a fol. 34v., 1636-04-13, verba do testamento de Antónia André Paiota viúva de Manuel Miguéis deixando tres meios de marinha com obrigação de quatro missas.
Escritura de obrigação de três missas de Natal feita por Manuel dos Santos, pescador de Aveiro instituidas por Pedro Gomes impostas nas suas casas da rua de São Bartolomeu.
Verba de Testamento de Ana de Brito, viúva de Pedro da Silva, feita em 1695-09-18 onde deixou à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Vera Cruz de Aveiro as suas casa junto ao cruzeiro de Vera Cruz e 19 alqueires de milho por Francisco João e sua mulher da Póvoa e vinte à Senhora do Paço por uma escritura na nota de José de Magalhães da Vila de Esgueira com obrigação de missas por seu irmão Manuel Cação e pais, Cosme Cação e Margarida Gonçalves. Apensa treslado anterior da escitura de aforamento de Pedro da Silva e mulher Ana de Brito de Aveiro a Francisco João e sua mulher Maria da Cunha de Vilarinho de um chão de terra chamado a Rosa no lugar da Póvoa do Paço em Esgueira.
Escritura de obrigação de missas feita por José Ribeiro, alfaiate impostas por Maria da Veiga nas casas das cinco ruas compradas a seu sobrinho António da Veiga, sapateiro e mulher.
Escitura de obrigação de cinco missas que faz António Fernandes Patacão, marceneiro em casas junto ao cruzeiro de Vera Cruz compradas com esta obrigação a Mariana de Castelo Branco, viúva do Gião.
Verba do testamento de D. Maria Saraiva Vilalobos feita na nota do tebelião Manuel Lopes Coelho e Roque de Matos Adrião, escrivão, instituindo meio anual de missas na Igreja da Vera Cruz de Aveiro instituidas numa quinta, moinhos, pinhais e terras na Vila de Ovar herdadas de seu marido Belchior Correia de Vasconcelos de que é administradora Julia Josefa da Figueiredo Vilalobos, viúva de Julião de Figueiredo Leão de Verdemilho
Escritura de compra que faz José Ribeiro da Cruz, ourives de Aveiro a Gregório Ribeiro, mercador de vinhos e sua mulher de casas na rua de Santa Cruz de Aveiro com obrigação de missas pelo Pe. Miguel Brás.
Verba de Testamento de Maria Chamorro mulher do capitão António Soares Coelho de tosa a sua fazenda da quinta do Sobreiro, foros de Domingos Fernandes Panra e de Sebastião dos Santos de Verdemilho, João Simões de Aradas, João António Rangel de Vagos, Manuel João o Grande de São João, Domingos Belchior de Fermelã, Bartolomeu Dias do Outeiro, Pedro Fernades o manco de Fermelã, a viúva de Pedro Fernandes.
Certidão e renovação de obrigação que faz Maria da Mota, viúva de Roque de Matos Adrão de Aveiro da obrigação de vinte missas anuais na Igreja da Vera Cruz de Aveiro impostas em umas casas em que vive no Seixal, compradas por seu marido a D. Francisco de Castelo Branco e sua mulher D. Maria Eugénia de Lisboa por escritura feita na nota do tabelião Domingos João de Macedo da Vila de Aveiro, e instituidas por D. Maria da Graça avó do vendedor, e que hoje cumprem os herdeiros de Maria da Mota, António Rangel e Melo de Aveiro.
Verba do testamento de João Rebelo de Almeida, cirurgião da freguesia da Vera Cruz de Aveiro.
Verba de Testamento de Frei Luis Lopes, vigário da Igreja da Vera Cruz de Aveiro onde instituiu um ano de missas à Confraria das Almas na Capela das Almas da mesma igreja deixando de oferta aos padres do Convento de Santo António de Aveiro oferta de pão, vinho e pescado em dias de peixe ou um carneiro em dias de carne, deixando à Confraria vários aforamentos para sustento desta.
Verba de Testamento do Pe. Manuel Lopes Figueira em que instituiu em sua sobrinha Ana Lopes com obrigação de uma Capela Irmandade das Almas de cinquenta missas anuais e três do Natal impostos numa terra nas Quintãs e Cruz Alta, uma terra na estrada de Aradas e duas moradas de casas térreas na rua do Seixal.
Verba de Testamento do Padre Gabriel Gonçalves em que deixou missas impostas com obrigação nos dez meios de marinha e um quarteirão no Puxadouro e uma terra
Escritura de obrigação de missas que fazem Domingos Tavares, mercador e sua mulher Maria dos Santos na casas da Rua Larga deixadas por testamento de Manuel dos Reis Calado, e mulher Margarida Rebela.
Escritura de doação que faz António Migueis o Chora e sua mulher Luisa André de todos os seus bens e de mão comum com a obrigação de cem missas na Igreja da Vera Cruz.
Escritura de obrigação de missas que tem a Irmandade de Santo André da Vera Cruz de Aveiro: uma missa pela alma de António André Preto em dia de São Filipe e São Tiago; missa por alma do padre Miguel Brás; duas missas anuais por alma de João Simões Estefânia; três missas de Natal pela alma de Antónia André; sete missas pela alma de Manuel de Santo Tirso.
Verba de Testamento de Isabel de Couros instituindo cincoenta missas anuais na Igreja da Vera Cruz de Aveiro, obrigadas por sua sobrinha Eufémia de Figueiredo, moradora na Vila de Góis e efectivadas por seu procurador Manuel João Monteiro, marnoto de Sá.
Verba de Testamento de Leonarda da Cruz escrita na nota do tabelião João Ferreira da Vila de Aveiro, com obrigação de trinta missa na Igreja da Vera Cruz de Aveiro impostas em casas terreas que possui Domingos João, sombreireiro e quintal da Rua da Palmeira, que possui Gregório Simões e nove alqueires de trigo pagos por Manuel Francisco do lugar da Moita, termo da Vila de Eixo, obrigações dadas pelo testamenteiro Francisco da Mota.