Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

25 records were found.

Titulo por onde se paga a esta Confraria o foro anual de quinhentos reis imposto em umas casas térreas situadas detrás do muro da cidade de Aveiro que possuiu António da Silveira Ribeiro e hoje possui João Pinheiro genro de António Leite Gomes de Aveiro e paga quinhentos reis.
Despacho autorizando o traslado das escrituras da Confraria.
Cópia da petição e despacho que alcançaram o juiz, escrivão, tesoureiro e mais oficiais da Confraria do Senhor Sacramentado da Igreja matriz de São Miguel de Aveiro, em que se manda por em llimpo com sinal público neste livro todos os titulos antiquissimos que há na dita Confraria e comprrendem bens e fazendas pertencentes à mesma.
Instrumento de doação e obrigação que fez António Ramos Homem, mercador e sua mulher Beatriz Jorge moradores que foram da cidade de Aveiro em que deixou à Confraria do Santíssimo Sacramento da paroquial igreja matriz de São Miguel de Aveiro de dez alqueires de trigo de renda imperpetuum cada ano impostos na azenha da Fontoura que foi de André Afonso Cartaxo sita no limite de Ílhavo e mais um quarteiram (quatro meios) de marinha dobrados que estão na corte da Sebeira de Baixo da Ria de Aveiro.
Instrumento passado em publica forma na qual se acha incerto uma petição dos oficiais da Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro dum testamento com que faleceram Fernão Gonçalves e sua mulher Maria Migueis pelo qual consta deixar a esta Confraria uma vinha situada à Fonte da Pêga com obrigação de missas.
Titulo por onde anualmente se paga Venerável Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro a quantia de quatrocentos reis de foro imposto em uma vinha sita à Fonte da Pêga desta cidade cuja vinha possui hoje o Rev. Frei Manuel dos Santos Pereira, vigário actual da igreja da Vera Cruz de Aveiro, legadas à Confraria por Maria Miguéis moradora em São Gonçalo de Aveiro feita por António Vaz, tabelião.
Escritura de aforamento de umas casas sobradas das sitas na Rua Direita da cidade de Aveiro que faz a Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro a António Pereira dos Santos.
Traslado do testamento de João Jorge Rolão em que se faz menção de doze meios de marinha na ria de Aveiro chamada a Pinta deixados por Guiomar de Madaíl à Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro
Titulo por onde a esta Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro pertencem quatro meios e um quarteirão de marinha situados na ria de Aveiro chamada a Sebeira legada por António Ramos Homem desta cidade
Escritura de desistimento que fez à Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro António Alvares e sua mulher dos quatro meios e quarteirão da marinha da Sebeira na ria de Aveiro
Titulo por onde a esta Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro se paga de foro anual por dia de São Miguel oitocentos reis impostos numa leira de vinha situada à Fonte da Pega a Manuel Fernandes Marafuz.
Sentença apostólica de componenda para redução de missas a favor da Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Miguel de Aveiro dada pelo doutor João Marcos da Costa, desembargador da justiça eclesiástica e provisor juiz dos casamentos, habilitações de genere, vita e moribus do bispado de Aveiro por D. António Freire Gameiro de Sousa, primeiro bispo de Aveiro. Apensa breve do papa Pio VI de indulgência, dado a 8 de Novembro de 1790 mencionando relação das obrigações de missas da Irmandade.
Sentença apostólica de redução de missas a favor da Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro que fazem o juiz , oficiais e mordomos da dita Confraria dada pelo doutor José de Abrantes Ferreira, prior da igreja de Alquerubim, provisor, juiz dos casamentos por D. António Freire Gameiro de Sousa, primeiro bispo de Aveiro. Apensa breve do papa Pio VI de indulgência, dado a 16 de Julho de 1791 mencionando relação das obrigações de missas da Irmandade.
Traslado da escritura de troca que fizeram o juiz, irmãos e mordomos da Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro e João Ferreira de Sousa, negociante de Aveiro dos dezoito meios da marinha do Paraiso da ria de Aveiro pelo chão e terra de pão da Taboeira no sitio de Vilar.
Auto de posse dado ao juiz, tesoureiro e mordomos da Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro da terra no sitio de Vilar.
Titulo de compra e venda da azenha do Cartaxo situada no limite de Ílhavo descrita na doação de António Ramos Homem, mercador e sua mulher Beatriz Jorge fez à Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro da qual azenha pagam às religiosas do Convento de São Bernardino de Aveiro dez alqueires de trigo cada ano por dia de São Miguel.
Titulo por onde a esta Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro se paga cinco alqueires de trigo galego de foro impostos em duas leiras de terra na Agra de Alqueidão de Ílhavo, que deixou a esta Confraria António Ramos Homem e sua mulher Beatriz Jorge e hoje pagam Joaquim Fernandes Bizarro de Allqueidão, Simão da Rocha e Manuel Nunes dos Reis ao pé da Senhora do Pranto de Ílhavo de cada ano por dia de São Miguel.
Segunda doação que fez António Ramos Homem e sua mulher Beatriz Jorge e acrescento de outras à Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel da cidade de Aveiro.
Titulo de emprazamento por onde consta possuir esta Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro de seis meios da marinha das Leitôas situados na cal da parda na Ria de Aveiro, que confronta do norte com a cal de espinheiro e do mar com a ilha de monte farinha, que os deixou António Alves Leitão, sendo aforadas por três vidas a Domingos Francisco, barbeiro pagando de foro 250 reis cada ano por dia de São Miguel, e por falecer a última vida a tomou por posse em auto incluso.
Testamento com que faleceu Isabel Alvares, moradora na Vila do Botão, comarca de Coimbra, legando à Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro metade da marinha na ria de Aveiro chamada a Sabida, no esteiro de Sá.
Titulo do aforamento dos vinte e sete meios da marinha na ria de Aveiro chamada a Sabida que faz a Confraria do Santíssimo Sacramento de São Miguel de Aveiro a João dos Santos e Carvalho, estudante, filho de Manuel dos Santos e sua mulher Antónia dos Santos morador na Vila de Aveiro
Titulo de aceitação que fizeram os oficiais da Confraria do Santíssimo Sacramento da igreja de São Miguel de Aveiro da marinha do Paraiso situada na ria desta cidade de Aveiro legada por Inês de Jesus.
Titulo por onde a Confraria do Santíssimo Sacramento de São Miguel de Aveiro possui doze meios de marinha situados na Cal do Remoinho na ria desta cidade de Aveiro legada em testamento por João Fernandes da Prata, piloto e sua mulher Catarina Gaspar, a preta de alcunha com obrigação de doze missas anuais.
Titulo da marinha chamada das Entortas na ria de Aveiro que é da Confraria do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Miguel de Aveiro legada por Pedro Alves e sua mulher Maria Jorge.
Testamento que fez Catarina Fernandes mulher de Fernão Pires sapateiro, moradores em Aveiro do legado à Confraria do Santíssimo Sacramento de São Miguel de Aveiro das casas com sua metade de quintal em que vivem na Rua Direita da Vila de Aveiro.