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Ofício n.º 1350 assinado pelo administrador do concelho, Manuel Nunes de Oliveira Sobreiro, rogando se manifeste sobre o conteúdo da circular remetida com o ofício n.º 988 de 19 de junho de 1879.
Ofício n.º 49 assinado pelo administrador do concelho, Dinis Couceiro da Costa, devolvendo o orçamento do corrente ano, devidamente aprovado.
Ofício n.º 291 assinado pelo administrador do concelho, Dinis Couceiro da Costa, remetendo os livros enviados com o ofício da irmandade de 3 de outubro do corrente ano.
Ofício n.º 117 assinado pelo administrador do concelho, Dinis Couceiro da Costa, solicitando a inventariação dos bens compreendidos nas leis de desamortização pertencentes à Irmandade do Senhor dos Passos, conforme exigido pelo delgado do Tesouro do distrito de Aveiro, de forma a concluir o inventário geral dos bens desamortizados.
Carta assinada pelo escrivão da irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia da Glória, José Ferreira Correia de Sousa, solicitando o empréstimo da imagem da Virgem da Soledade para a festividade da noite, devendo a irmandade recebê-la na igreja da Misericórdia, logo que finde a procissão. Em nota assinada pelo provedor da Irmandade do Senhor dos Passos, Moreira, autoriza-se o pedido.
Carta assinada por Bernardo Xavier e Magalhães, provedor eleito para o ano corrente, informando motivos de muita importância e gravidade o forçam a declinar a honrosa escolha, escudando-se no artigo 1º dos estatutos, de cuja redação se infere que não pertence hoje à irmandade e, portanto, indevidamente aceitaria o cargo.
Ofício n.º 906 assinado pelo administrador do concelho, Manuel Nunes de Oliveira Sobreiro, dizendo não aceitar as razões evocadas pela Irmandade do Senhor dos Passos para a não apresentação do orçamento, visto que no ano passado foi apresentado orçamento nas mesmas condições presentes. Pede a máxima brevidade na realização e envio do referido orçamento.
Ofício n.º 221 assinado pelo administrador do concelho, Dinis Couceiro da Costa, solicitando o envio do livro das contas e das actas das sessões da irmandade até ao próximo dia 10 de abril.
Ofício n.º 1085 assinado pelo administrador do concelho, Manuel Nunes de Oliveira Sobreiro, devolvendo o orçamento do corrente ano económico, devidamente aprovado.
Carta assinada pelo presidente da Mesa Directora da Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia da Senhora da Glória, comunicando a cedência da sala das sessões à Irmandade do Senhor dos Passos, conforme pedido em ofício de 6 de dezembro do corrente ano.
Ofício n.º 303 assinado pelo administrador do concelho, Dinis Couceiro da Costa, informando que remetera ao provedor João Maria Garvia a apresentação da escritura que respondeu que se pode remediar a falta da mesma pela existência de um livro onde conste a data e o nome do tabelião que cujo cartório foi lavrada.
Ofício n.º 257 assinado pelo administrador do concelho, Dinis Couceiro da Costa, informando que os códigos punem apenas os factos provados e, por isso, necessita de uma cópia do inventário dos objectos recebidos pelo provedor João Maria Garcia e de outro com os ojectos entregues por ele, que prove que ele tem a escritura em seu poder.
Ofício n.º 344 assinado pelo administrador do concelho, Dinis Couceiro da Costa, remetendo o livro dos foros da irmandade e uma cópia do ofício do provedor João Maria Garcia, conforme solicitado.
Carta assinada pelo secretário da Confraria do Santíssimo Sacramento da freguesia da Glória, Manuel Simões Maio Matias, solicitando o empréstimo da imagem da Virgem da Soledade e a cortina grande que serve no calvário no domingo de Passos.
Carta assinada pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, Joaquim Sequeira Moreira, solicitando o empréstimo do andor de Nossa Senhora da Soledade, com todos os seus pertences, para a procissão de Quinta-feira maior
Ofício n.º 354 assinado pelo administrador do concelho substituto, Francisco António o Vale Guimarães, solicitando o envio do orçamento para o ano de 1881-1882, com a brevidade possível.
Ofício n.º 156 assinado pelo administrador do concelho, Manuel Nunes de Oliveira Sobreiro, remetendo um maço com 293 recibos e outro com 449 das anuidades que ficaram em débito nos anos de 1875 e 1876.
Circular n.º 1260 asinada pelo adminsitrador do concelho, Manuel Nunes de Oliveira Sobreiro, solicitando resposta ao ofício n.º 988 de 19 de dezembro último sobre o conteúdo da circular do governador civil do distrito, com toda a urgência, para que possa saisfazer ao que lhe é ordenado superiormente.
Ofício n.º 481 assinado pelo administrador do concelho, Manuel Nunes de Oliveira Sobreiro, solicitando o envio do orçamento do corrente ano e as contas dos anos económicos de 1877-78, 1878-79 e 1879-80 até ao fim do mês corrente.
Ofício n.º 214 assinado pelo administrador do concelho, Manuel Nunes de Oliveira Sobreiro, remetendo as contas aprovadas relativas aos anos de 1874 a 1877 e solicitando o envio das contas dos anos económicos de 1877-78 e 1878-79.
Ofício n.º 1760 assinado pelo presidente da comarca servindo de administrador do concelho, Jaime Duarte Silva, solicitanto, por ordem do governador civil e sem demora, o envio do orçamento relativo ao corrente ano económico.
Ofício n.º 1447 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando com máxima urgência o envio das contas relativas ao ano económico 1905-1906.
Ofício assinado pelo comandante, coronel João de (?), agradecendo o convite mas dizendo não poder participar da procissão do Senhor dos Passos por se encontrar ausente da cidade naquele dia.
Ofício n.º 1502 assinado em nome do governador civil pelo oficial servindo de secretário geral, Joaquim de Melo Freitas, informando não poder satisfazer a requisição da força militar porque o esquadrão de cavalaria, estacionado na cidade, não tem presentemente praça alguma pronta para o serviço exterior.
Ofício n.º 1449 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando o pagamento das quotas para a beneficência e tuberculose descritas no orçamento do corrente ano económico.
Ofício n.º 528 assinado pelo administrador do concelho, Amadeu Tavares da Silva, devolvendo o orçamento do ano económico corrente, devidamente aprovado.
Ofício n.º 181 com indicação de urgente assinado pelo major da brigada, João ???, informando que a força solicitada só pode ser fornecida por requisição feita ao governador civil do distrito.
Ofício n.º 503 assinado pelo administrador do concelho, Amadeu Tavares da Silva, reforçando o pedido feito no ofício n.º 364 do envio do orçamento até ao dia 20 do mês em curso.
Ofício n.º 364 assinado pelo administrador do concelho, Amadeu Tavares da Silva, solicitando o envio do orçamento do ano económico corrente, impreterivelmente até ao dia 25 do mês em curso.
Ofício n.º 986 assinado pelo administrado do concelho interino, José Júlio Pessoa (?), solicitando o envio urgente do orçamento relativo ao acorrente no económico.
Ofício n.º 32 assinado pelo presidente da direcção da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Vera Cruz, Jaime Duarte Silva, convindando o provedor e a Irmandade do Senhor dos Passos a incorporar a procissão do Enterro do Senhor, a realizar na próxima Sexta-feira Santa pelas 15 horas, com saída da igreja de Santo António e direcção à igreja do Carmo, e cuja presença tornaria o acto solene mais aparatoso.
Ofício n.º 184 assinado pelo governador civil substituto, Joaquim Peixinho, informando que a requisição de 4 praças de cavalaria para incorporar a procissão do dia 20 não pode ser satisfeita porque o Esquadrão de Cavalaria não dispõe presentemente de nenhuma força pronta para o serviço, visto que marchou para fora da localidade toda a sua força pronta.
Ofício n.º 556 assinado pelo administrador do concelho, Amadeu Tavares da Silva, solicitando o envio da conta relativa ao ano económico de 1907-1908, impreterivelmente até ao dia 20 do mês em curso.
Ofício n.º 674 assinado pelo administrador do concelho, Amadeu Tavares da Silva, solicitando o pagamento das quotas para a beneficência e tuberculose inscritas no orçamento do corrente ano económico.
Ofício n.º 226 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando, por ordem terminante do goverador civil, o envio do orçamento relativo ao ano económico corrente, impreterivelment até ao dia 27 do presente mês.
Ofício n.º 292 assinado pelo administrador do concelho Barão de Cadoro solicitanto o envio do orçamento do corrente ano económico impreterivelmente até ao dia 12 do mês em curso.
Carta assinada pelo presidente da Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de Vera Cruz, Alexandre Ferreira da Cunha e Sousa, convidando o provedor e irmandade do Senhor Jesus dos Passos a incorporar a procissão do Enterro do Senhor, que sairá da igreja de Santo António pelas 15 horas de Sexta-feira Santa com destino à igreja do Carmo, cuja presença tornará o acto mais imponente e aparatoso.
Ofício n.º 1612 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando, por ordem do governador civil, o pagamento das quotas destinadas à beneficência tuberculoses inscritas no orçamento e relativas ao ano económico de 1903-1904, impreterivelmente até ao próximo dia 8 de maio.
Ofício n.º 1453 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, devolvendo o orçamento relativo ao corrente ano económico, devidamente aprovado.
Ofício n.º 197 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando, por ordem do governador civil e com urgência, o envio do orçamento da irmandade relativo ao ano económico corrente.
Ofício n.º 841 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando o envio o processo da conta da irmandade relativo ao ano económico de 1904-1905, sem demora.
Carta assinada pelo presidente da direcção da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Vera Cruz, Jaime Duarte Silva, convidando o provedor e a irmandade do Senhor Jesus dos Passos a incorporarem a provissão do Enterro do Senhor que sairá na Sexta-feira Santa pelas 15 horas da igreja de Santo António em direcção à igreja do Carmo, e cuja presença tornaria o acto solene mais aparatoso.
Ofício n.º 472 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando, por ordem do governador civil, o pagamento das quotas para a beneficência e tuberculose descritas nos orçamentos dos anos económicos de 1904-1905, impreterivelmente até ao fim do corrente mês.
Ofício n.º 411 assinado pelo coronel de Infantaria 24, Bento Manuel Gonçalves Roma?, informando que, apesar do regimento de infantaria 24 ter ido sempre ouvir missa e outros serviços religiosos na igreja do Carmo, foi negada por mais do que uma vez a chave pelo sacristão ao capelão do regimento que foi à irgreja do Carmo ouvir as praças de confissão. Serve este ofício para dar conta do sucedido e solicitar que continue a ser facultada a igreja do Carmo sempre que o capelão do regimento se apresente ao serviço do seu ministério.
Ofício n.º 2484 assinado pelo governador civil Carlos de Almeida Regala agradecendo mas declinando o convite para tomar parte no séquito da procissão do Senhor dos Passos da freguesia de Vera Cruz.
Ofício n.º 829 assinado pelo administrador do concelho substituto, Alexandre José Correia Nóbrega, devolvendo o orçamento do corrente ano económico, devidamente aprovado.
Ofício extra-oficial assinado pelo comandante da Secção, tenente de Infantaria Domingos da Ponte e Sousa, declarando a impossibilidade de responder ao convite feito em virtude de ter que se apresentar na Figueira da Foz para assumir o comando da Companhia.
Ofício n.º 1205 assinado pelo governador civil, Albano de Melo, agradecendo mas declinando o convite a participar na procissão do Senhor dos Passos da freguesia da Vera Cruz devido ao seu estado de saúde precário.
Ofício n.º 50 assinado pelo delegado do Tesouro, Jacinto José Pereira de Gouveia Caldas, agradecendo mas declinando o convite para tomar parte na procissão do Senhor dos Passos, devido ao seu estado de saúde.
Ofício n.º 95 assinado pelo coronel comandante Joaquim José agradecendo o convite e confirmando a sua presença.
Carta assinada pelo presidente da direcção da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Vera Cruz, Jaime Duarte Silva, convidando o provedor e a irmandade do Senhor Jesus dos Passos a incorporarem a provissão do Enterro do Senhor que sairá na Sexta-feira Santa pelas 15h30 da igreja de Santo António em direcção à igreja do Carmo, e cuja presença tornaria o acto solene mais aparatoso.
Ofício extra-oficial assinado pelo comandante da Secção, tenente de Infantaria Domingos da Ponte e Sousa, agracedendo o convite mas dizendo não lhe ter sido possível comparecer à solene procissão do Senhor Jesus dos Passos, que se realizara no dia anterior pelas 16 horas.
Ofício n.º 1331 assinado pelo admnistrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando, por ordem do governador civil e sem demora, o envio do orçamento relativo ao ano económico corrente.
Ofício n.º 926 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando o pagamento das quotas para a beneficência e tuberculose inscritas no orçamento do ano 1905-1906, até ao dia 12 de abril próximo.
Ofício n.º 1377 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, devolvendo o orçamento relativo ao corrente ano económico, devidamente aprovado.
Ofício n.º 885 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando o envio das contas relativas ao ano económico 1904-1905, impreterivelmente até ao dia 18 do corrente mês.
Circular n.º 772 assinada pelo administrador do concelho, Sanches da Gama comunincando a recomendação da portaria do Ministério do Reino de 16 de julho do corrente ano, transcrita no Dirário do Governo n.º 156, sobre a organização do processo de contas que tenham de ser submetidas à aprovação competente. No mesmo documento, comdata de 25 de julho de 1898, é acusada a recepção do ofício circular.
Circular n.º 523 assinada pelo administrador do concelho, Sanches da Gama, comunicando que por ordem do governador civil e disposot no n.º 5 do artigo 253º do Código Administrativo, a irmandade deve incluir no orçamento do próximo ano económico e seguintes a décima parte da receita ordinária para ser aplicada a actos de beneficência neste concelho ou estabelecimentos de beneficência no distrito.
Carta n.º 941 assinada pelo administrador do concelho substituto, João Pedro de Mendonça devolvendo o orçamento do ano económico corrente, devidamente aprovado, e recomendando, para orçamentos futuros, que se tenha em conta a recomendação do governador civil por despacho de aprovação de 19 do corrente.
Circular n.º 1018 assinada pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, informando da criação de um fundo especial de beneficência pública destinado à luta contra a tuberculose e relembrando da que a décima parte da receita ordinária das instituições de piedade se destinam a actos ou estabelecimentos de beneficência. Junto anexo segue carta não datada mas assinada pelo provedor da irmandade do Senhor dos Passos, Joaquim Manuel, remetendo o mapa das contas respeitantes ao ano económico de 1899-1900 bem como a quantia de 1.000 réis para o cofre do hospital de alienados.
Circular n.º 659 assinada pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, recomendando que seja facultado o exame de todos os documentos existentes no arquivo e prestado todo o auxílio aos funcionários da Inspecção Geral das Bibliotecas Públicas, por decreto com força de lei de 29 de dezembro de 1887.
Circular n.º2014 assinada pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando o pagamento da quota destinada ao fundo de beneficência distrital, relativa ao ano económico corrente.
Circular n.º 716 assinada pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando o pagamento da quota destinada ao fundo de beneficência distrital, relativa ao ano económico corrente.
Ofício n.º 642 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, devolvendo à irmandade o orçamento ordinário do ano económico corrente, devidamente aprovado.
Ofício n.º 10180 assinado pelo adminsitrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando o envio com a máxima brevidade do orçamento ordinário da irmandade para o ano económico de 1901 a 1902.
Ofício n.º 189 assinado pelo administrador do concelho Barão de Cadoro, devolvendo o orçamento ordinário, devidamente aprovado e informando que tendo sido aprovados os orçamentos de todas as irmandades do concelho para o presente ano económico, quer o governador civil se proceda à cobrança das quotas votadas para o fundo de beneficência e tuberculose, até ao fim do corrente mês.
Circular n.º 530 assinada pelo administrador do concelho José do Nascimento, solicitando a apresentação do orçamento do corrente ano económico em falta para satisfazer às ordens do governador civil.
Ofício n.º 44 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, relembrando que o prazo para entrega das contas das irmandades e confrarias para o ano económico de 1900-1901 havia terminado, pedindo para que sejam remetidas até ao dia 20 do presente mês.
Ofício n.º 74 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando, por ordem do governador civil e com a brevidade possível, o envio de uma certidão do número de irmãos à data da organização do orçamento do corrente ano económico, com indicação da taxa de anuidade paga por cada um deles.
Ofício n.º 818 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, devolvendo o orçamento relativo ao ano económico corrente, devidamente aprovado.
Circular n.º 858 assinada pelo administrador do concelho. Barão de Cadoro, solicitando, por ordem do governador civil, o envio de cópia dos estatutos até ao próximo dia 10 e o duplicado de todas as actas das sessões, lembrando que em caso de incumprimento serão impostas as penas consignadas no Código Administrativo.
Ofício n.º 167 assinado pelo delegado do Tesouro, Jacinto José Pereira de Gouveia Caldas, alegando motivos de saúde para declinar o convite que lhe havia sido feito pela Irmandade.
Ofício n.º 1311 assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro , solicitando o envio do orçamento relativo ao corrente ano económico.
Circular n.º 947 assinada pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando, por ordem do governador civil, a cobrança das quotas descritas dos respectivos orçamentos, sem demora.
Ofício n.º 1399, com indicação de urgente, assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando, por ordem terminante do governador civil, o envio do processo de contas da Irmandade relativo ao ano económico de 1902-1903, impreterivelemente até ao dia 22 do corrente mês.
Ofício n.º 1398, com indicação de urgente, assinado pelo administrador do concelho, Barão de Cadoro, solicitando, por ordem terminante do governador civil, o envio do orçamento da Irmandade relativo ao ano económico de 1902-1903, impreterivelemente até ao dia 22 do corrente mês.
Ofício n.º 98 da 7ª Companhia da Circunscrição do Norte da Guarda Fiscal assinado pelo comandante da Secção, Domingos da Ponte e Sousa tenente de Infantaria, delcarando que por motivos de serviço não poderá comparecer no acto religiosa para que fora convidado pela Irmandade.
Ofício nº 353 do Regimento de Infantaria 24 assinado pelo coronel Augusto dizendo que motivos de saúde o impedem de se incorporar na procissão do Senhor Jesus dos Passos, mas agradecendo o convite.
Ofício n.º 99 assinado pelo administrador do concelho substituto, devolvendo as contas da irmandade relativas ao ano económico de 1884-85, devidamente aprovadas.
Ofício n.º 562 assinado pelo administrador do concelho Joaquim Correia da Rocha, solicitando com urgência o envio de uma relação dos capitais mutuados pela irmandade, com a designação dos nomes dos devedores, quantias devidas dos juros, datas dos respectivos títulos e cartório onde foram feitos, tudo pela forma indicada no ofício n.º 187 de 12 de setembro de 1885.
Ofício n.º 443 assinado pelo administrador do concelho, Joaquim Pedro Correia da Rocha, devolvendo o orçamento do ano econcómico corrente, devidamente aprovado.
Ofício n.º 345 da Repartição de Fazenda do Distrito de Aveiro, assinado pelo delegado do Tesouro Francisco Xavier de Sousa, comunicando a concessão provisória da igreja do extinto convento dos frades carmelitas descalços, com todas as suas alfaias e paramentos pertencentes à igreja, por decreto de 27 de março de 1884. Informa que oficiou ao administrador do concelho para que dê à referida irmandade posse de tudo que pelo citado decreto lhe foi concedido.
Ofício n.º 507 assinado pelo administrador do concelho Joaquim Correia da Rocha solicitando as contas da irmandade relativas ao ano económico de 1884-85 para posteior aprovação.
Ofício n.º 506 assinado pelo adminsitrador do concelho Joaquim Correia da Rocha, participando que por virtude do Regulamento de 23 do corrente mês, publicado no Diário do Governo de 28, devem entrar no Cofre Central do distrito até dia 4 de janeiro próximo os fundos da irmandade que não tiverem aplicação imediata.
Ofício n.º 484 assinado pelo administrador do concelho, Joaquim Baptista Leitão, devolvendo as contas relativas aos anos económicos de 1882-83, 1883-84, devidamente aprovadas.
Ofício n.º 735 assinado pelo administrador do concelho, Manuel Nunes de Oliveira Sobreiro, devolvendo as contas relativas aos anos económicos de 1877-78, 1878-79 e 1879-80, devidamente aprovadas.
Ofício n.º 121 assinado pelo administrador do concelho, Francisco António dp Vale Guimarães, devolvendo o orçamento do ano económico corrente, devidamente aprovado.
Ofício n.º 421 assinado pelo administrador do concelho, Joaquim Baptista Leitão, devolvendo o orçamento do ano económico corrente, devidamente aprovado.
Carta assinada pelo arcipreste José Cândido Gomes de Oliveira Vidal comunicando que a irmandade do Senhor dos Passos foi contemplada com sete quadros (pintura em tela) representando os Passos da Paixão do Senhor, na distribuição dos objectos de culto do extinto convento de Sá. É feito o convite para comparar na igreja daquele convento às 10 horas para receber os quadros. Em carta anexa, datada do mesmo dia, o provedor Jorge de Faria Melo afirma não poder comparecer na hora marcada, por ter de se ausentar da cidade, pedindo para mandar providenciar como for justo. Junto anexo o envelope.
Circular n.º 807 assinada pelo administrador do concelho, Sanches da Gama, solicitando a quota para o fundo de beneficência, após aprovação dos orçamentos das irmandades e confrarias do concelho e por ordem do governador civil de Aveiro.
Carta n.º 51 enviada a João Simões Peixinho (e com not de ter sido enviada igual missiva a Manuel da Rocha, José Marques Serrano, José Mateus Forte e João Pereira Pinheiro) informando da sua eleição como vogal da irmandade.
Carta n.º 47 enviada a José Joaquim Gonçalves da Loura informando da sua eleição como vogal da irmandade.
Carta n.º 46 enviada a António José Martins informando da sua eleição para o cargo de escrivão da irmandade.
Carta n.º 45 enviada a João Pedro Mendonça Barreto informando da sua eleição em assembleia geral para o cargo de provedor da irmandade.
Ofício n.º 47 assinado pelo administrador do concelho Manuel Nunes de Oliveira Sobreiro, devolvendo o orçamento da irmandade do ano económico corrente, devidamente aprovado.
Ofício n.º 424 assinado pelo adminsitrador do concelho Manuel Nunes de Oliveira Sobreiro, devolvendo as contas da irmandade relativas ao ano económico de 1885-86, devidamente aprovadas.
Carta assinada por Jorge de Faria e Melo, provedor cessante da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos da freguesia da Glória, pedindo a António dos Reis que compareça na igreja matriz da freguesia no dia 24 do corrente mês pelas 11h30 a fim de tomar posse do cargo de tesoureiro da irmandade, para o qual fora eleito em assembleia geral.
Carta assinada por João Pedro de Mendonça Barreto declarando não poder aceitar o cargo de provedor da irmandade, primeiro devido a afazeres oficiais e pessoais, segundo por ter sido escrivão da irmandade entre 1879 e 1884, logo não podendo ser eleito provedor no ano de 1886, segundo o livro das eleições dos irmãos. Junto anexo o envelope.
Ofício n.º 95 assinado pelo administrador do concelho, Sanches da Gama, devolvendo o orçamento relativo ao ano económico corrente, devidamente aprovado.
Carta assinada pelo presidente da Junta de Paróquia da freguesia de Vera Cruz, o padre Manuel Ferreira Pinto de Sousa, comunicando a cedência à irmandade do relógio e sinos da igreja de Nossa Senhora do Carmo, que haviam estado na posse da Junta de Paróquia por portaria do Ministério da Fazenda de 4 de julho de 1845 mas ao qual não se lhe tem dado uso; mais considera que o relógio e sinos são muito necessários aos actos do culto da dita igreja. Na mesma carta lê-se o rascunho da carta de agradecimento enviada ao presidente da Junta da Paróquia a 10 de maio de 1898.