Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

13 records were found.

Escritura de compra e firme venda, sendo intervenientes Paulo Borges Malta (comprador) e António Lopes e sua mulher Bibiana Marques de Azevedo (vendedores), todos desta vila, uma terra lavradia sita no carril novo, que levava de semeadura 4 alqueires e que confronta a norte, nascente e poente com vários consortes e a sul com Manuel Nunes Caramonete, pela quantia de 96 000 réis. Foram testemunhas presentes João Ferreira Jorge e João Domingos da Rocha, aquele casado, lavrador e este solteiro, artista, ambos desta vila, Domingos Ferreira Branco, casado, lavrador e António Augusto de Almeida, casado, oficial de diligências, todos desta vila.
Escritura de compra e firme venda, sendo intervenientes Domingos Simões Teles (comprador) e José Domingos da Rocha (procurador), desta vila, de João Simões Chuva e mulher Joana Rosa da Silva Barreto (vendedores), moradores na praia de Buarcos, uma terra lavradia sita no dianteiro, que levava de semeadura 11 alqueires e que confronta a norte com Luís Nunes de Oliveira Pio, a sul com Bárbara Maria, a nascente com caminho de consortes e a poente com a matriz das vessadas do dianteiro, pela quantia de 320 000 réis. Foram testemunhas presentes João Ferreira Jorge e Domingos Ferreira Branco, casados, lavradores, desta vila e António Augusto de Almeida, casado, oficial de diligências desta vila.
Escritura de compra e firme venda, sendo intervenientes Maria de Antónia da Cruz Paiva (compradora), do lugar das Quintãs e Agostinho dos Santos (procurador) de Luís Nunes, viúvo, Francisco Nunes e mulher Maria Amália, António Nunes da Purificação e mulher Maria Joana, Claudina da Conceição, viúva e Margarida da Conceição, solteira, maior de idade (vendedores), filhos e genros de Apolinário Nunes, de Lisboa, uma leira de terra lavradia sita no Chão de Melo, limite das Quintãs, que levava de semeadura alqueire e meio, que confronta a norte com a Viela da Quinta, a sul com a Viela da Direita, a nascente com a mesma compradora e a poente com Manuel Fernandes Lisboa, pela quantia de 39 000 réis. Foram testemunhas presentes Manuel Fernandes Lisboa, casado, lavrador e Joaquim Mendes de Queirós, casado, proprietário, ambos das Quintãs e António Augusto de Almeida, casado, oficial de diligências.
Escritura de compra e firme venda, realizada no lugar das Ribas, na morada do tabelião. Sendo intervenientes António de Oliveira do Casal (comprador), desta vila e Manuel Rodrigues, o russo, e sua mulher Joana Maria de Jesus, do lugar da Légua, uma terra lavradia sita na Castelhana dos Moitinhos, que levava de semeadura 6 alqueires e que confronta a norte com João da Cruz Maia, a sul com Manuel Nunes da Fonseca, a nascente com a Quinta de Nossa Senhora da Conceição e a poente com José Rodrigues dos Moitinhos, pela quantia de 72 000 réis. Foram testemunhas presentes Luís Francisco da Picada, casado, proprietário, do lugar das Ribas e Domingos Fernandes Mano, casado, marítimo, desta vila e José Leopoldino da Silva, casado, artista e João Fernandes Mano Júnior, marítimo, todos desta vila.
Escritura de compra e firme venda, sendo intervenientes António Marques da Silva (comprador), do lugar de Vale de Ílhavo de Baixo e Domingos Simões Teles e sua mulher Joana dos Santos (vendedores) desta vila, uma terra lavradia sita na Chousa do escrivão a Ana Alves Marques, solteira, maior de 21 anos, filha de António Marques da Silva. A terra levava de semeadura 4 alqueires e confronta a norte com o doutor Fradinho, a sul com o caminho público, a nascente com Francisco Nunes Vidal e a poente com António Marques da Silva, pela quantia de 144 000 réis, cuja quantia era o produto de uma terra que o primeiro outorgante vendeu, o qual foi competentemente autorizado. Foram testemunhas presentes João Ferreira Jorge, casado e António José Resende, viúvo, ambos lavradores, aquele desta vila e este do Vale de Ílhavo de Cima, António Augusto de Almeida, casado, oficial de diligências e João Domingos da Rocha, solteiro, artista, desta vila.
Escritura de compra e firme venda, realizada na morada de Josefa Grila, viúva. Sendo intervenientes Domingos Fernandes Temido (comprador) e Josefa Grila, viúva e seus filhos, a saber: Rosa de Jesus, José dos Santos Patoilo e sua mulher Joana Vitorina dos Anjos e Sebastião dos Santos Patoilo, solteiro (vendedores), moradores nesta vila, um quintal murado sito no areal, que confronta a norte com José Nunes Caramonete, a sul com o comprador, a nascente com Joséfa Caixeira e a poente com a rua pública, pela quantia de 150 000 réis. Foram testemunhas Manuel Gonçalves Bilelo, viúvo, artista e António Augusto de Almeida, casado, oficial de diligências deste juízo e o reverendo João Manuel da Rocha Senos, desta vila.
Escritura de compra e firme venda, sendo intervenientes António Nunes Pequeno (comprador), casado, pescador e Luísa Teodora, casada com João António Ruivo (vendedores), representados pelo seu procurador António João Ruivo, um assento de casas térreas com todas as suas pertenças sita na Rua de Espinheiro, que confronta a norte com João Brísido, a sul com a rua pública, a nascente com o carril de consortes e a poente com Manuel Barquinha, pela quantia de 168 000 réis. Foram testemunhas presentes José Rodrigues do Sacramento e José Leopoldino da Silva, casados, aquele proprietário e este artista, desta vila, António Augusto de Almeida, casado, oficial de diligências deste juízo e João Simões da Rocha, viúvo, lavrador de Ribas.
Escritura de compra e firme venda, sendo intervenientes Manuel Julião da Silva (comprador), do lugar da Gafanha e Custódio dos Santos Lé e sua mulher Joana Luísa de Jesus (vendedores), desta vila, uma terra lavradia sita e um bocado de pousio sita onde chamam o Lago, junto da Senhora da Encarnação de fronte da Costa Nova do Prado, que confronta a norte com Manuel da Silva Vidreiro, a sul com Ferreira Pinto, a nascente com o mesmo e a poente com o rio público pela quantia de 172 800 réis. Foram testemunhas presentes José Pinto de Sousa e José Nunes Visinho, casados, artistas, desta vila e Manuel António Paradela o Catralvo, viúvo, pescador, desta vila.
Escritura de compra e firme venda, realizado nas Ribas, na morada do tabelião. Sendo intervenientes dona Maria Henriqueta Meireles Monteiro (compradora), residente neste mesmo lugar das Ribas e Francisco Lopes e sua mulher dona Rosa Elvira Monteiro (vendedores), residentes na cidade de Aveiro, uma praia que produz arroz sita na Medela, limite deste lugar, que confronta a norte com João Nunes Visinho, a sul com Augusto de Oliveira Pinto, a nascente com Manuel dos Santos Neves e a poente com João Simões da Rocha, pela quantia de 100 000 réis. Foram testemunhas presentes António Augusto de Almeida, casado, oficial de diligências e José Cónego, casado, lavrador, da Coutada.
Escritura de compra e firme venda, realizada no lugar das Ribas, na morada do tabelião. Sendo intervenientes José Cónego (comprador), casado, lavrador, da Coutada e dona Maria Henriqueta Meireles Monteiro (vendedora), residentes no mesmo lugar das Ribas por si e como procuradora de seu marido Francisco de Paulo Monteiro da Gama, a metade de uma terra lavradia sita no Corgo da Coutada, que levava de semeadura 4 alqueires, que confronta a norte com José Maria Nunes Feliciano, a sul com José Nunes de Castro o Sarrico, a nascente com a congosta de consortes e a poente com António Augusto Amador, pela quantia de 85 200 réis. A metade da terra vendida é a da parte norte. Foram testemunhas presentes Manuel Francisco Marieiro e António Francisco Marieiro, casados, lavradores, das Ribas.
Escritura de compra e firme venda, realizada no Vale de Ílhavo de Cima, na morada de António da Silva Valente. Sendo intervenientes Domingos da Silva Valente (comprador), casado, deste lugar e António Marques da Silva (vendedor), morador no Vale de Ílhavo de Baixo, uma terra lavradia sita na gândara, limite de Soza, que levava de semeadura 4 alqueires e meio e que confronta a norte com Francisco de Barros Coelho e Campos, a sul com José Torrão o Ferreiro, a nascente com a estrada pública que vai para Soza e a poente com Manuel Ferreira Solha do Vale de Ílhavo, pela quantia de 86 400 réis. Foram testemunhas presentes Domingos António Ribeiro, viúvo, lavrador e José António Ribeiro, casado, mestre farinha, ambos da Ermida e António da Silva Valente, solteiro, negociante, do Vale de Ílhavo de Cima.
Escritura de compra e firme venda, realizada no Vale de Ílhavo de Cima, na morada de António da Silva Valente. Sendo intervenientes António Aires (comprador) do Soalhal e Domingos da Silva Valente e sua mulher Maria da Rocha (vendedores), do lugar de Vale de Ílhavo de Cima, uma terra lavradia sita no Cabeço do Boi, que levava de semeadura 4 alqueires e que confronta a norte com Joaquim Marques da Silva Henriques, a sul com o comprador, a nascente com a estrada pública e a poente com a estrada pública do Soalhal, pela quantia de 120 000 réis. Disseram os vendedores que a terra vendida é de trigo galego semeado, e que a sua demarcação é pela parte norte do trigo, mas se for necessário os vendedores obrigam-se a fazer a demarcação por onde ela hoje existe. A dita terra paga de foro anual ao Santíssimo e Almas da freguesia de Ílhavo, pela quantia de 300 réis. Foram testemunhas presentes Domingos António Ribeiro, viúvo, lavrador e José António Ribeiro, casado, moleiro, ambos da Ermida e António Augusto de Almeida, casado, de Ílhavo.