Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

Contém o teor de: 1) escritura feita nas notas de [?], a 1718-12-03, por onde consta ter D. Ângela de [Sousa] e Aragão feito pagamento a seu filho José de Vasconcelos de 300.000 réis, dos quais 100.000 numa fazenda de vinhas e árvores de fruto no sítio do Miguel, no Lombo dos Reis, Estreito da Calheta, 50.000 do produto da venda aos herdeiros de Manuel Pereira de meio dia de água de quinta-feira, de 8 em 8 dias e do meio dia para a noite, e 150.000 na fazenda que fazia Matias Rodrigues; 2) outra escritura feita a 1718-07-11, por onde consta dar D. Ângela 300.000 réis de alimentos a seu filho José de Vasconcelos (que havia já recebido 30.000 réis), vendendo-lhe para o efeito a fazenda de terço.
Documentos do acordo do dote feito a Paulo Freire de Noronha: 1) "Rol dos bens que possuo, e minha Irmãa", 1689-05-[01], S. Vicente; disposição testamentária de D. Maria da Estrela a favor de sua sobrinha D. Ângela de Sousa, 1689-05-05; 2) declaração de Paulo Freire de Noronha obrigando-se a casar somente com a dita D. Ângela e aceitando o dote feito a esta, por ocasião do casamento, pelo irmão dela, Cristóvão de Lira e Sousa, sob condição de, não havendo filhos, ser ele o possuidor em sua vida e, morrendo ele, de se seguirem as disposições do dotador, e de este lhe fazer boa a promessa de Manuel Dias de Lira, 1689-05-09, Estreito.
Escritura e autos de posse das fazendas doadas por D. Luísa Agostinha de Noronha a seu filho Paulo Freire de Noronha, incluindo: 1) escritura de declaração, largamento e deixação que fez D. Luísa Agostinha de Noronha, viúva do governador do Porto Santo, Estêvão de Bettencourt Perestrelo, a seu filho, o capitão Paulo Freire de Noronha, de duas propriedades da terça que lhe deixara o defunto seu marido, 1688-10-24, Funchal (traslado, s.d.); 2) petição de Paulo Freire de Noronha para lhe ser dada posse das ditas terras por ter casado a gosto de sua mãe como provava por cartas que apresentava; 3) justificação das ditas cartas, uma de D. Luísa Agostinha para o doutor Cristóvão de Lira e Sousa, de parabéns do casamento de seu filho com a irmã dele, D. Ângela de Lira e Aragão, e outra de D. Luísa Agostinha para seu filho, o capitão Paulo Freire, dando-lhe parabéns pelo mesmo motivo; 4) auto da posse tomada por Paulo Freire das fazendas referidas na petição.
Carta de sentença e título de partilhas de D. Ângela de Sousa, dos bens que lhe couberam em herança de seus pais Gaspar de Sousa Lira e Maria do Ó. Passada na sequência do inventário dos bens feito por morte de Gaspar de Sousa de Lira, feito a 4 de maio de 1663 e de que foi inventariante a viúva, D. Maria do Ó, e ainda do inventário feito a 29 de julho de 1680, feito por morte da dita viúva.
Escritura de empenho a retro e obrigação feita a 11 de maio de 1711 por Paulo Freire de Noronha e sua mulher dona Ângela de Sousa e Aragão ao capitão Pedro de Faria e Abreu.