Search results

14 records were found.

Perspetiva oeste/este da praia e da Ponta de São Lourenço. Veem-se muitas pessoas junto à praia e um grupo a sair num barco. Ao largo, veem-se vários barcos, sendo que num deles está uma banda de músicos e noutro, os membros da confraria.
Vê-se um grande número de pessoas em procissão a descer o caminho em direção ao Passeio de Baixo (atual alameda dos Plátanos). Ao fundo, é possível ver que a procissão vem da rua da Árvore. Ao centro, vê-se o Ribeirinho e uma plantação de cana-de-açúcar à direita. No canto superior esquerdo, veem-se as ruínas do solar e capela com evocação a São José no sítio do Piquinho.
Observa-se, na margem inferior, o bispo do Funchal, D. Manuel Agostinho Barreto. Veem-se diversos letreiros dos estabelecimentos comerciais onde se destacam: "Ourivesaria Central", "Chapelaria da Moda", "Manoel F. Correia, "Casa Havaneza", "Africa Haus" e "Mercearia Damião". Ao fundo, a "Mercearia Central". Observa-se um arco voltaico.
Veem-se, à direita, diversos letreiros dos estabelecimentos comerciais onde se destacam: "Ourivesaria Central", "Chapelaria da Moda", "Manoel F. Correia, "Casa Havaneza", "Africa Haus" e "Mercearia Damião". Ao fundo, a "Mercearia Central". Observa-se, à esquerda, um arco voltaico.
Vê-se, à direita, parcialmente a igreja da Sé, o quiosque do estabelecimento comercial "Africa Haus" e um arco voltaico, à esquerda diversos letreiros dos estabelecimentos comerciais, onde se destacam "Africa Haus" e a "Casa Havaneza". Ao centro, vê-se o [bispo do Funchal, D. Manuel Agostinho Barreto], debaixo do pálio, a segurar a custódia ou ostensório com a hóstia sagrada.
Aparentemente trata-se da procissão de Bom Jesus da Paciência ou Bom Jesus da Pedra Fria. Vê-se um grande número de pessoas a assistirem à passagem da procissão.
Observa-se, ao centro, o bispo D. Manuel Agostinho Barreto a descer as escadas e, ao fundo, uma banda de música.
Perspetiva obtida da casa de Joaquim Augusto de Sousa na rua do Pombal. A procissão vem da rua das Dificuldades e sobe a rua do Pombal no sentido da calçada da Encarnação.
Vê-se um grande número de pessoas em procissão a descer o caminho em direção à alameda dos Plátanos, (atual alameda António José de Almeida). Ao fundo, é possível ver que a procissão vem da rua da Árvore. Ao centro, vê-se o Ribeirinho e uma plantação de cana-de-açúcar à direita. No canto superior esquerdo, veem-se as ruínas do solar e capela com evocação a São José no sítio do Piquinho.
A procissão, também denominada de procissão do Encontro, está a sair da igreja e o andor com a imagem de Nosso Senhor dos Passos já se encontra na rua dos Ferreiros em direção ao largo do Colégio (atual praça do Município).
Perspetiva obtida da residência de Joaquim Augusto de Sousa na rua do Pombal. Em primeiro plano, veem-se várias mulheres à janela e, ao fundo, o paiol militar do Funchal. A procissão vem da rua das Dificuldades e sobe a rua do Pombal no sentido da calçada da Encarnação.
Na procissão, que vem da capela de Nossa Senhora da Penha de França em direção ao centro da cidade, veem-se vários grupos de crianças vestidas de branco e vários estandartes. Muitas pessoas assistem à procissão na berma da estrada em pé e sentadas nos muros.
Perspetiva obtida de varanda do edifício onde, atualmente, está instalado o Externato de Apresentação de Maria. À direita, vê-se parte da fachada do edifício conhecido como "Casa Jacquinet" (atual sede do Centro de Estudos de História do Atlântico) e, ao fundo, o palacete dos Perestrellos e Franças.