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Identification
Description level
F
Reference code
PT/ABM/ACB
Title
Aloísio César de Bettencourt
Holding entity
Photographia-Museu Vicentes, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira
Initial date
1872
Final date
1910
Dimension and support / Extents
11 cx.: 131 negativos em vidro de várias dimensões (entre 12,2 x 18,5 cm e 21,5 x 16,4 cm).
Content and structure
Scope and content
Este fundo é constituído por 131 negativos simples em vidro: 15 negativos de colódio e 116 negativos de sal de prata. No que diz respeito ao que a coleção retrata, temos imagens do Funchal, onde se inclui conhecidas panorâmicas da baía e da cidade, vistas parciais da cidade e imagens de determinadas ruas e largos, bem como de locais específicos, tais como o molhe da Pontinha e o Jardim Municipal. Contém um conjunto de imagens de igrejas (suas fachadas e interiores) e um conjunto considerável de paisagens rurais e naturais da ilha da Madeira. Relativamente às paisagens rurais, temos imagens de Machico, Ponta do Pargo, Porto Moniz, Santa Cruz e São Vicente. Quanto às paisagens naturais, contém imagens da Penha d´Águia, Rabaçal, Ribeira do Inferno, entre outras. Por fim, inclui ainda um conjunto de retratos tirados no exterior, sejam em passeios e em Quintas. Deste conjunto, destacamos os retratos tirados na Quinta Aluizio, onde o fotógrafo residia, e os retratos tirados nos exteriores do Palácio Nacional de Queluz. Relativamente à datação deste arquivo, temos apenas os negativos e não possuímos quaisquer registos do fotógrafo que permitem a datação dos negativos, estes foram datados a partir da observação da imagem. Quando não foi possível atribuir qualquer data, atribuiu-se a data: [ant. 1895] - anterior a 1895 (ano da morte de Aloísio César de Bettencourt). Temos como datas extremas: 1872 - fotografias da praia do Funchal / primeira década do séc. XX - retratos nos exteriores do Palácio Nacional de Queluz onde aparecem oficiais do Exército de um regimento de artilharia. A esta série de retratos foi atribuída a data - entre a última década do séc. XIX e a primeira década do séc. XX - tendo em conta o vestuário e penteado das senhoras e ao facto de César Augusto de Bettencourt, filho natural de Aloísio César de Bettencourt, ter sido tenente de regimento de artilharia entre 1896 e 1906 (o que nos leva a supor que o autor deste conjunto de retratos possa ser César Augusto de Bettencourt e não o seu pai, falecido em 1895).
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