Search results

13 records were found.

Mesa retangular, em talha dourada, de estilo "Luís XVI". Falta-lhe o tampo em mármore.
Mesa retangular, em talha dourada, de estilo "Luís XVI". Falta-lhe o tampo em mármore.
D. Maria Augusta de Ornelas Frazão Sotero e Silva (n. 1898-07-09) casou com o capitão Carlos Wenceslau Frazão Sardinha, seu primo, a 1 de fevereiro de 1919 de quem teve três filhas: Teresa de Ornelas de França Carvalhal Frazão Sardinha (n. 1922-08-07), Maria Clara de Ornelas França Carvalhal Frazão Sardinha (n. 1923-12-10) e Maria Augusta de Ornelas de França Carvalhal Frazão Sardinha (n. 1926-03-10).
Esta sala comunica com o jardim de inverno, cozinha e salas de refeições, bem como com o piso superior e zona exterior da casa.
Zona nobre e principal da Casa da Calçada. À entrada do salão figuram os antigos brasões da família pintados sobre uma placa de vidro. O que se encontra, nesta imagem, à esquerda, é um brasão da família da viscondessa da Calçada, "esquartelado de Freitas, Figueiroa, Brito e Albuquerque, coroado com o timbre de Ornelas", e o que está à direita é o brasão alusivo ao conde da Calçada, título no qual Diogo de Ornelas de França Dória Carvalhal Frazão Figueiroa foi agraciado em 1890. Reproduz no canto superior esquerdo as armas dos Ornelas com uma banda de três flores-de-lis ladeada por duas sereias; segue-se, no lado direito, as armas da família Frazão com asna triangular e acompanhado com três flores-de-lis; no canto inferior direito, na terceira partição, a representação dos Carvalhal, partido por uma linha vertical: o primeiro com um carvalho e o segundo com uma torre; por fim, na quarta partição surge a representação dos França, com quatro palas verticais e uma banda atravessante na diagonal.
Sala de estar, situada no espaço nobre da casa, com ligação ao designado salão principal ou "salão de baile". Sobressaem várias peças de mobiliário dourado, de estilo "Luís XVI".
Apresenta, ao centro, uma mesa de abas e, em volta, três poltronas e um canapé, forrados. Destaca-se a porta, em estilo Arte Nova, que dá acesso ao "Jardim de Inverno".
Em primeiro plano, sobressaem várias peças de mobiliário, em especial um contador em talha, português, do século XIX e uma caixa de costura chinesa lacada.