Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

62 records were found.

Perspetiva sul/norte)obtida do balcão e alpendre da Quinta dos Saltos (atual Quinta Cristóvão). À esquerda, veem-se várias casas e o portão da referida quinta. À direita, terrenos cultivados e dois palheiros.
A imperatriz Elisabeth da Áustria (também conhecida por Sissi) chegou à Madeira a bordo desta embarcação no dia 23 de dezembro de 1893 e partiu no dia 4 de fevereiro de 1894. Vê-se o Ilhéu de Nossa Senhora da Conceição e o molhe da Pontinha parcialmente destruído pelo temporal de 28 de fevereiro de 1892.
Em primeiro plano, vê-se um barco cheio de pessoas a partir da praia e, em segundo plano, vários barcos e navios na baía.
Perspetiva obtida de edifício da rua do Pombal (residência do Joaquim Augusto de Sousa). No canto superior direito, veem-se várias mulheres à janela, sendo que a segunda mulher da direita é D. Eugénia Maria de Sousa, mulher de Joaquim Augusto de Sousa. Na última janela, está D. Eugénia Isabel de Sousa, filha do referido casal, a segurar uma máquina fotográfica. A procissão está a subir a rua em direção à calçada da Encarnação e vê-se o grupo de membros de uma confraria. Um confrade segura um estandarte com a imagem de [Nossa Senhora da Encarnação]. Ao fundo, vê-se o paiol militar do Funchal.
Perspetiva obtida na proximidade da queda de água do Risco. À direita, veem-se dois homens, sendo que um deles segura um guarda-chuva. Ao fundo, vê-se um outro homem.
Em primeiro lugar, vê-se um grupo de acólitos, depois o padre e o pálio e, no cimo da rua, a banda de música e um grupo de militares. A procissão está a descer a rua do Pombal, vinda da calçada da Encarnação.
Na lagoa, observa-se uma canoa com três homens e dois meninos. Na torre, estão duas mulheres junto à varanda.
Veem-se dois homens e quatro rapazes, um deles está deitado sobre as pedras a beber água da ribeira. Ao fundo, veem-se duas casas e uma ponte de madeira sobre a ribeira.
Perspetiva obtida à saída do túnel da vila da Ponta do Sol em direção à Freguesia dos Canhas. Vê-se um homem sentado no muro, após o pequeno túnel.
Veem-se três navios (um iate a vapor e dois veleiros) junto ao molhe da Pontinha e Ilhéu de Nossa Senhora da Conceição.
Perspetiva oeste/leste obtida junto à rua João Tavira.. Observam-se os rails do "carro americano" na calçada e, à esquerda, o estabelecimento comercial "Africa Haus".
Uma das extremidades da rede está apoiada na varanda do cais, a outra está apoiada numa espécie de tripé junto de um dos carregadores. Atrás vê-se o barco carreireiro "Gavião".
Perspetiva obtida junto ao estabelecimento comercial "Africa Haus". Os dois carregadores seguram a rede de transporte e veem-se os rails do "carro americano" na calçada.
Perspetiva obtida de edifício da rua do Pombal (residência do Joaquim Augusto de Sousa). Em primeiro plano, veem-se várias mulheres à janela, sendo quem a segunda mulher da direita é D.Eugénia Maria de Sousa, mulher de Joaquim Augusto de Sousa. Ao fundo, vê-se o paiol militar do Funchal. A rua está repleta de pessoas (parte final da procissão) a andar no sentido da calçada da Encarnação.
Muitas pessoas assistem à saída da procissão no adro e largo da Sé (atual largo D. Manuel I). Já no adro, vê-se o bispo da Diocese do Funchal (D. Manuel Agostinho Barreto) e, a seguir, o pálio e o esquife com o Senhor morto ainda no interior na Sé do Funchal.
Ao centro, vê-se a ponte do Ribeiro Frio e duas redes de transporte. Observa-se ainda um homem sentado no muro da ponte e um grupo de pessoas sentadas no chão.
Veem-se diversos bois, carros de bois e, ao fundo, observa-se a igreja de São Lourenço.
Veem-se diversos bois, carros de bois e, ao fundo, observa-se a igreja de São Lourenço.
Veem-se diversos bois, carros de bois e, ao fundo, observa-se a igreja de São Lourenço.
À direita, vê-se a entrada para o caminho do Desterro (atual caminho da Confeiteira) e o muro de vedação do Monte Palace Hotel (atual Jardim Tropical Monte Palace) e, à esquerda, o comboio da "Companhia do Caminho de Ferro do Monte".
Em primeiro plano, veem-se três meninas junto à cozinha: uma está sentada nos degraus, uma está na soleira da porta e uma está debruçada no muro. Ao lado desta, está um jarro. No lado esquerdo do caminho, está um menino sentado no muro. Em segundo plano, veem-se várias casas na encosta.
Perspetiva obtida de varanda do edifício da Câmara Municipal do Funchal. Vê-se o andor de Nosso Senhor dos Passos a descer a escadaria da igreja e um grande número de pessoas a assistir.
À direita, veem-se outras mulheres e muita roupa no leito da ribeira. Ao fundo, vê-se a ponte do Torreão e parte da ponte da Saúde.
O grupo é composto por sete pessoas e duas seguram guarda-chuvas.
Veem-se três barcos varados na praia e, perto do cais, um pequeno barco a vapor.
Ao centro, vê-se um homem de costas e sentado numa rocha.
Não se vê água na ribeira.
Vê-se um rapaz a mergulhar dois rapazes sentados nos degraus de acesso ao mar. Ao lado destes estão vários rapazes e um homem juntos a umas rochas. À direita, vê-se o Ilhéu e forte de Nossa Senhora da Conceição.
A procissão está a subir a rua e, em primeiro plano, veem-se meninas vestidas de branco com coroas de flores na cabeça que seguram estandartes com diversas expressões da oração "Ladainha de Nossa Senhora" ("Saúde aos enfermos", "Rainha dos Apóstolos", "Mãe intacta", "Virgem fiel"). A seguir a este grupo, veem-se raparigas também vestidas de branco e com véus brancos. À frente de cada um destes grupos, está uma freira. A ladear a rua, estão muitas pessoas a assistir à procissão. À direita, vê-se o portão da Quinta Bichinha. Ao fundo, o edifício do estabelecimento comercial situado na esquina da rua da Ponte de São Lázaro com a rua da Ribeira e, acima deste, a igreja e convento de Santa Clara.
Veem-se três homens, sendo que um está junto a uma máquina fotográfica.
Veem-se muitos pares de "botas chãs" na calçada e, à esquerda, o chafariz, sendo que nos seus degraus estão quatro vasilhas de transporte de leite. Junto ao chafariz, veem-se duas mulheres que seguram bordões e, à esquerda, um rapaz que segura um violino. Veem-se muitas pessoas no largo e parte do edifício do "Bazar do Povo". Na fachada do estabelecimento comercial a norte do largo, lê-se "E[DU]ARDO PESTANA", e por cima deste : "LEOPOLDO / CABELEIREIRO / HAIRDRESSER).
Em primeiro plano, vê-se uma menina e um menino junto à porta da cozinha.
Perspetiva obtida na entrada do cais. Vê-se um grupo de rapazes e ondas a bater nas escadarias.
A mulher está alimentando as galinhas e as meninas estão sentadas na soleira da porta.
Na mesa, veem-se vários bolos, entre os quais, um bolo com a forma da igreja de Nossa Senhora do Monte. À direita, estão sentados vários homens.
A mulher está alimentando as galinhas e as meninas estão sentadas na soleira da porta.
Imagem obtida, provavelmente, durante o arraial de Nossa Senhora do Monte. À esquerda, veem-se vários vendedores ambulantes, entre os quais, vendedoras de bonecas de massa.
Vê-se um caminho e, ao fundo, uma casa com cobertura de colmo, provavelmente uma taberna, cujo rés-do-chão é de pedra e o primeiro andar é de madeira. Tem adossada à fachada lateral uma divisão térrea de pedra com cobertura de telha. Vê-se um homem dentro da casa, outro a dirigir-se para a entrada da mesma e duas redes de transporte. Ao lado destas, está um condutor.
O homem está em cima de uma pedra e segura um bordão.
Perspetiva obtida de varanda do edifício da Câmara Municipal do Funchal. Vê-se o andor de Nosso Senhor dos Passos a descer a escadaria da igreja e um grande número de pessoas a assistir.
Em primeiro plano, vê-se uma rapariga e um rapaz à beira do caminho. O rapaz está sentado numa rocha e tem um cesto de vime sobre a cabeça. Entre os dois, veem-se duas sacas. Em segundo plano, veem-se dois homens, uma mulher e uma rapariga no caminho.
Na lagoa vê-se uma canoa, um cisne, a casa com rampa (de madeira com cobertura de colmo e com duas portas).
Perspetiva obtida do caminho do Lombo da Boa Vista (atual rua do Lombo da Boa Vista). Em primeiro plano, vê-se a rua Conde Carvalhal, a ponte sobre o Ribeiro da Nora e a malha urbana da Freguesia de Santa Maria Maior. Em segundo plano, veem-se vários barcos na baía, o Ilhéu de Nossa Senhora da Conceição e o molhe da Pontinha.
Ao centro, observa-se um homem.
Na lagoa, observa-se uma canoa com três homens e dois meninos. Na torre, estão duas mulheres junto à varanda.
À esquerda, no caminho vê-se um cão, um homem e uma mulher (ambos seguram um guarda-chuva). À direita, um vale com terrenos cultivados e muitas casas de pedra com cobertura de colmo.
À frente da casa, vê-se uma pequena estrutura de madeira com cobertura de colmo e um pequeno curral com três ovelhas. Por detrás da casa, vê-se um caminho por onde estão a passar várias pessoas.
Veem-se quatro rapazes, sendo que o rapaz da direita traz ao ombro uma foice.
Na manhã do dia 23 de junho de 1901, o Rei D. Carlos e Rainha D. Maria Amélia de Orleães assistiram à missa celebrada na Sé do Funchal. À direita, está [Sebastião Eduardo Pereira da Silva de Sousa e Menezes, conde de Tarouca].