Search results

16 records were found.

Inclui imagens de diversos arruamentos e largos dos concelhos do Funchal, Machico, Porto Santo e Santa Cruz.
Esta secção reúne fotografias de capelas, conventos e igrejas situadas tanto na cidade do Funchal, como por toda a Ilha da Madeira e do Porto Santo. Destaque-se uma fotografia do interior da igreja do convento das Mercês e uma fotografia do altar-mor original da igreja do Senhor Bom Jesus na Ponta Delgada (o atual altar foi construído após o incêndio que destruiu a igreja em 1908).
Inclui imagens dos seguintes concelhos: - Calheta; - Câmara de Lobos; - Funchal; - Machico; - Ponta do sol; - Porto Santo; - Ribeira Brava; - Santa Cruz; - Santana; e - São Vicente Inclui ainda 18 imagens de paisagens não identificadas.
Inclui fotografias de documentos iconográficos, tais como, pinturas e pagelas do Sagrado Coração de Jesus; e de documentos de arquivo.
Inclui não só imagens não só de vários meios de transportes marítimos e terrestres, como também imagens de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias.
Esta secção inclui retratos de estúdio e retratos de exterior, a maioria dos mesmos são na residência de Joaquim Augusto de Sousa, em grupo, em família e em passeios. Destacamos os retratos de Joaquim Augusto de Sousa, sua esposa, D. Eugénia Maria de Sousa e seus filhos: Manuel Augusto de Sousa, D. Eugénia Isabel de Sousa e D. Gabriela Vera de Sousa. Joaquim Augusto de Sousa e sua família viveram na Quinta dos Saltos (atual Quinta Cristóvão) durante a década de 1890, após o fotógrafo ter herdado a propriedade dos seus pais. Em 1899, compra a casa na rua do Pombal, onde viveu até falecer em 1905.
Inclui uma série dedicada às vistas estereoscópicas utilizadas na exposição que Joaquim Augusto de Sousa realizou na praça da Rainha (atual avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses) em maio de 1899 e, uma outra série com vistas estereoscópicas de temas variados não expostas na referida exposição e/ou elaboradas para outra exposição em data desconhecida.
Esta secção reúne imagens de acontecimentos de natureza acidental e de natureza oficial. Destacamos algumas fotografias de navios encalhados em praias na cidade do Funchal e, por outro lado, um número significativo de fotografias da visita régia à Madeira em junho de 1901. Inclui ainda imagens de várias paradas militares e de simulacros de incêndio.
Inclui imagens de um jogo de futebol e de uma corrida de sacas no campo D. Carlos (atual campo Almirante Reis), e algumas fotografias de uma prova de canoagem.
Esta secção reúne imagens de atividades diárias do quotidiano madeirense, sejam elas relacionadas com atividades agropecuárias (apanha da cana-de-açúcar, debulha do trigo, tosquias, pastoreio do gado), com atividades comerciais (mercados e "bombote"), com profissões (lavadeiras, fotógrafos, serradores) e com atividades lúdicas (hastear joeiras e jogos de cartas). Inclui ainda um conjunto considerável de imagens obtidas em contexto religioso, especificamente, de procissões.
Esta secção reúne fotografias de diversas infraestruturas localizadas na Ilha da Madeira: o cais e o porto da cidade do Funchal, as casas de abrigo do Poiso e do Rabaçal, os cemitérios Britânico e das Angústias, diversos fontanários (incluindo imagens do antiga fonte de Nossa Senhora no Monte em ruínas), bem como um conjunto significativo de imagens da Ribeira de Santa Luzia com as suas pontes e da ponte Monumental (atual ponte do Ribeiro Seco). Contém também algumas imagens de obras ou trabalhos em curso: prolongamento da linha férrea entre a levada de Santa Luzia e o sítio do Atalhinho no Monte, trabalhos de extração de inertes na Ribeira de Machico e na praia dos Franceses (sítio da Ponta Gorda) no Funchal. De referir ainda, a existência de uma fotografia do Posto Meteorológico do Areeiro e de uma fotografia da central elétrica da firma "The Madeira Electric Lighting Company, Limited".
Esta secção reúne um grande número de imagens do Jardim Municipal e do Teatro D. Maria Pia (atual Teatro Municipal Baltazar Dias). Inclui ainda algumas imagens das estantes do Museu de História Natural do Seminário Diocesano do Funchal e apenas uma da Mata Nacional do Buçaco.
Esta secção reúne imagens de várias edificações, desde as tradicionais habitações rurais de pedra com cobertura de colmo a construções mais complexas, como os edifícios de hotéis ou o prédio do Hospício da Princesa D. Maria Amélia. Deste conjunto, sublinhamos não só a existência de um grande número de imagens de hotéis, dos quais destaca-se o Reid’s New Hotel, mas também um número bastante significativo de fotografias de quintas, das quais chamamos a atenção para imagens até agora desconhecidas da Quinta Prazer (posterior Monte Palace Hotel e atual Jardim Tropical Monte Palace).
Inclui imagens do forte de Nossa Senhora da Conceição, do forte de São João Batista e do palácio de São Lourenço, que também é uma fortaleza.
Esta secção reúne fotografias de moinhos de água e de vento, bem como fotografias de várias fábricas, desde os nossos tradicionais engenhos (fábricas de destilação de aguardente de cana-de-açúcar) a fábricas de moagem de cereais e fábricas de tecidos.
Esta secção reúne fotografias que não são da autoria de Joaquim Augusto de Sousa, nem foram reunidas ou acumuladas pelo próprio. Trata-se de fotografias posteriores a 1905 (data da morte do fotógrafo amador) que foram reunidas pela sua viúva, D. Eugénia Maria de Sousa, pelas suas filhas D. Eugénia Isabel de Sousa e D. Gabriela Vera de Sousa e cuja autoria será diversa: incluindo as filhas, genros, netos e outros familiares e amigos. Trata-se, sobretudo, de retratos tirados em ambientes exteriores, seja em jardins ou em passeios. Os retratados são, em larga maioria, os netos de Joaquim Augusto de Sousa e de D. Eugénia Maria de Sousa, filhos de D. Eugénia Isabel de Sousa e Tristão Pedro de Bettencourt da Câmara. Inclui um pequeno conjunto de fotografias da década de 1950 que retratam os bisnetos de Joaquim Augusto de Sousa, filhos de Maria Ernestina da Silva e Henrique Tristão Bettencourt da Câmara (filho mais novo de D. Eugénia Isabel de Sousa e Tristão Pedro de Bettencourt da Câmara). Excecionalmente, esta secção inclui uma fotografia que não é um retrato: trata-se da fotografia de um "memorandum" referente a um pagamento efetuado pela firma "William Hinton & Sons" a Luís Rebelo.