Esta secção reúne fotografias que não são da autoria de Joaquim Augusto de Sousa, nem foram reunidas ou acumuladas pelo próprio. Trata-se de fotografias posteriores a 1905 (data da morte do fotógrafo amador) que foram reunidas pela sua viúva, D. Eugénia Maria de Sousa, pelas suas filhas D. Eugénia Isabel de Sousa e D. Gabriela Vera de Sousa e cuja autoria será diversa: incluindo as filhas, genros, netos e outros familiares e amigos.
Trata-se, sobretudo, de retratos tirados em ambientes exteriores, seja em jardins ou em passeios. Os retratados são, em larga maioria, os netos de Joaquim Augusto de Sousa e de D. Eugénia Maria de Sousa, filhos de D. Eugénia Isabel de Sousa e Tristão Pedro de Bettencourt da Câmara.
Inclui um pequeno conjunto de fotografias da década de 1950 que retratam os bisnetos de Joaquim Augusto de Sousa, filhos de Maria Ernestina da Silva e Henrique Tristão Bettencourt da Câmara (filho mais novo de D. Eugénia Isabel de Sousa e Tristão Pedro de Bettencourt da Câmara).
Excecionalmente, esta secção inclui uma fotografia que não é um retrato: trata-se da fotografia de um "memorandum" referente a um pagamento efetuado pela firma "William Hinton & Sons" a Luís Rebelo.