Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

As Câmaras Municipais remetiam, mensalmente, e em duplicado, os autos de comparação e acerto dos padrões da oficina de aferição de pesos e medidas. Contém: registo do movimento de aferições e conferições; ofícios e cópias de ofícios expedidos para a 5.ª Repartição de Pesos e Medidas da Inspeção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais.
Ofícios recebidos relativos, primordialmente, a aferição de pesos e medidas. Predominam os seguintes assuntos: remessa de autos de transgressão e de notícia levantados por aferidores de pesos e medidas e por serviços de fiscalização municipais contra entidades diversas (proprietários de automóveis ligeiros de passageiros, vendedores ambulantes, proprietários de mercearias e de estabelecimentos comerciais vários), informações relativas a aferição de pesos e medidas, remessa de informações relativas a indústrias e estabelecimentos industriais, autorização e licenciamento de estabelecimentos industriais. Contém participação levantada contra agricultor por utilização indevida de peso decimal e respetivos auto de apreensão e termo de entrega.
Correspondência expedida por diversas entidades e associações empresariais madeirenses para a administração central, relativa à questão cerealífera e à tributação da farinha e do trigo. Contém ainda documentação relativa à Fábrica de Moagem dos Lavradores (propriedade da empresa Blandy Brothers) constituída no âmbito do respetivo licenciamento.
Procede-se à identificação do destinatário, n.º de ofício, respetiva data e assunto. Predominam assuntos relativos a realização de vistorias e atribuição de licenças a estabelecimentos industriais, publicação de editais referentes a licenças, remessa de processos de licenciamento industrial à Direção-Geral da Indústria para efeitos de apreciação e atribuição de licença, remessa de informações e documentos à mesma Direção-Geral no âmbito do condicionamento industrial, aferição de pesos e medidas, entre outros.
Copiadores de ofícios expedidos pelos Serviços Industriais da Direção dos Serviços Industrias, Elétricos e de Viação e pelos vários serviços, dependentes da administração central ou já integrados na administração distrital, cujas atribuições na gestão das questões industriais no distrito aquela mesma Direção enquadrou na esfera das suas atribuições e competências, aquando da sua instituição em janeiro de 1940. Predominam assuntos relativos ao licenciamento de instalações e equipamento industrial, ao condicionamento industrial, à administração, monitorização, fiscalização, regulamentação e tributação do sector da indústria no distrito, e ao expediente dos serviços em causa.