Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
82 records were found.
Manuel de Olim Perestrello (1854-1929), fundador da casa fotográfica “Perestrellos Photographos”, iniciou a sua atividade fotográfica no estúdio de João Francisco Camacho, situada à rua de São Francisco, decorria o ano de 1876. Três anos mais tarde, em 1879, funda o seu próprio estudo fotográfico, na torre da sua residência, situada à rua do Mosteiro Novo (atual rua do Seminário). No ano 2000 a casa fotográfica “Perestrellos Photographos Lda” encerra a sua atividade, depois de decretada a falência da firma. A sigla MOP, abreviatura de Manuel Olim Perestrelo, identifica bilhetes-postais ilustrados editados pela firma.
Em 1930 António Gomes Figueira (1901-1980) e Carlos Melim formam uma sociedade, dando assim início à casa fotográfica “Foto Figueiras & Melim” localizada na rua das Fontes.
Em 1932 Carlos Melim abandona a sociedade, passando a casa fotográfica a denominar-se “Foto Figueiras”.
Apresenta a inscrição "The star series - G. D. & D., London"
"Cape Town, África do Sul, Box N.º 1205"
O Bazar Aleman, com sede na Calle Triana, em Las Palmas de Gran Canaria, foi fundado pelo comerciante Rafael Romero Rivero. Desde maio de 1902 foram vários os anúncios publicitários publicados por esta empresa na imprensa local. Rivero criou um próspero negócio que o fez, em fevereiro de 1914, figurar entre os grandes contribuintes de Las Palmas. Esta empresa foi responsável pela edição de um elevado número de bilhetes-postais ilustrados de canárias e também de outros espaços geográficos como a Madeira.
"Oilette" é um termo usado por Raphael Tuck & Sons para se referir à sua série de postais que reproduzia cenas copiadas de pinturas especialmente encomendadas em vez de fotografias. Os primeiros "Oilettes" eram similares em estilo às suas primeiras cromolitografias que capturavam visões reconhecíveis, apenas diferindo no facto desses novos cartões serem impressos como "tinted halftones" copiados em placas de impressão por meios fotoquímicos. Os cartões emitidos no final desta série tendem a conter imagens mais genéricas, apoiadas por uma superfície texturizada em relevo que foi adicionada para simular as pinceladas das pinturas. Estes traços simulados, por vezes referidos como "oilfasism" não correspondem aos encontrados na pintura, mas foram adicionados apenas para efeito decorativo simples. (http://www.metropostcard.com/glossaryo.html)
A edição dos tipos de postais "Oilette" iniciou-se em 1903.
Conjunto de postais ilustrados relacionados com o Hotel Bela Vista.
Ludwig Feist (1864-1942) era um comerciante judeu, publicou uma grande variedade de bilhetes-postais ilustrados que retratam cenas regionais. A maioria dos seus primeiros bilhetes-postais eram cromolitografias, sendo os posteriores colótipos coloridos à mão.
Fundada no ano de 1807 por Adam e Charles Black em Edimburgo e transferida em 1889 para Soho, em Londres, a A & C Black é uma importante editora britânica de livros. Foi responsável, entre outre outras obras, pela edição de DU CANE, Florence e DU CANE, Ella, 1909, The flowers and gardens of Madeira, London, obra de onde foram retiradas as imagens utilizadas para a realização dos postais-ilustrados apresentados.
A casa Eldredge estava situada na rua da Alfândega, Funchal.
O estabelecimento comercial Irmãos Coelho foi fundado na primeira década do século XX e tinha a sua sede no Largo da Sé. Foi responsável pela edição de um conjunto de bilhetes-postais ilustrados com base em fotografias.
A Union-Castle Line era uma empresa de navegação britânica que operava uma frota de navios de passageiros e cargueiros entre a Europa e a África de 1900 a 1977. Foi também responsável pela edição de inúmeros bilhetes-postais ilustrados com imagens dos navios pertencentes à sua frota e com paisagens e costumes dos vários portos visitados.
A empresa James Henderson & Sons foi fundada pelo britânico James Henderson (1823-1906), nascido em Laurencekirk, perto de Montrose na Escócia. Foi um importante proprietário e editor de livros, jornais e revistas, bem como de bilhetes-postais ilustrados.
Nascido na província de Pistoia, itália, Gino Romoli visitou a Madeira pela primeira vez no ano de 1930. Em 1936 estabelece-se nesta ilha e inicia a sua atividade profissional como decorador, fotógrafo e barman nos hotéis Reid’s Carmo Hotel, Reid’s Palace Hotel e Hotel Savoy. Foi responsável pela edição de bilhetes-postais ilustrados, utilizando para isso as imagens captadas como fotógrafo. Faleceu no Funchal no ano de 1982.
A criação da Jerome Ltd data dos anos 20 do século XX. A empresa operava, durante a década de 1930, um grande número de estúdios fotográficos por todo o Reino Unido, sendo a sua sede em Holloway, Londres. Qualquer colecionador de fotos ou bilhetes-postais ilustrados deparar-se-á, mais cedo ou mais tarde, com o nome Jerome Ltd. no verso de uma impressão, inclusive com imagens da Madeira.
"A Delegação de Turismo da Madeira (DTM) foi fundada sob tutela do Ministério do Interior por
Decreto-Lei de 5 de Setembro de 1936. Para a sua direcção nomeou-se uma comissão constituída por
um presidente, um secretário e um tesoureiro. Reuniram-se pela primeira vez em 11 de Março de
1937, no piso superior do Grand Café Golden Gate, sito à Avenida Arriaga, no Funchal. Neste espaço
funcionou a sede provisória da Delegação de Turismo por mais de dez anos. Em finais da década de
quarenta do século passado, a exiguidade física daquelas instalações levou a que se transferisse os
seus serviços para um edifício localizado no outro lado da Avenida Arriaga. Esta sede sobreviveu à
própria extinção da Delegação, no ano de 1979, visto que ainda hoje se mantém instalada neste
prédio a sua actual sucessora a Direcção Regional de Turismo." FREITAS, J. N., 2011, Delegação de Turismo da Madeira, Inventário, Instrumentos Descritivos, p. 3.