Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
4 records were found.
A visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima à Ilha da Madeira decorreu entre os dias 7 e 10 de abril de 1948. Foi transportada no vapor "Lima", tendo desembarcado, no dia 7, na Pontinha. Decorreu, depois, um cortejo, entre a Pontinha e a Sé do Funchal, tendo o andor sido transportado por turnos por representantes de várias instituições e associações. No início da rua Carvalho Araújo foi deposta, aos pés da virgem, a chave da cidade do Funchal pelos representantes da Câmara Municipal do Funchal. Na praça do Infante decorreu uma missa campal, celebrada pelo bispo do Funchal, tendo sido improvisado um altar sobre o chafariz aí existente. Depois desta missa, o cortejo foi retomado até à Sé, onde a imagem ficou, na capela-mor, em vigília noturna.
No dia 8, foi celebrada, no adro da Sé do Funchal, a missa dos doentes, tendo depois a imagem da Virgem saído, em viatura motorizada, para dar a volta à ilha. Ainda neste dia, visitou os concelhos de Câmara de Lobos, Ribeira Brava e São Vicente, tendo ficado na Ribeira Brava, na igreja de São Bento, em vigília noturna.
No dia 9, visitou os concelhos da Ponta do Sol, Calheta e Porto Moniz, seguindo, depois, para o Monte, no Funchal, onde chegou no dia 10. Neste dia visitou os concelhos de Santana, Machico e Santa cruz. A visita terminou com uma procissão das velas, no Funchal, até à Pontinha, de onde a imagem partiu.
Em 17 de dezembro de 1955, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, no regresso da sua viagem pelo mundo, esteve de passagem na Ilha da Madeira.
A imagem chegou no navio "Santa Maria" e foi transportada para o cais por uma lancha da capitania, seguindo, depois, em cortejo, para a Sé do Funchal, onde ficou em adoração até ao início da tarde. Nessa altura, retornou, novamente em cortejo, ao cais, para embarcar no navio "Santa Maria".
Em 21 de julho de 1948, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima esteve de passagem na Ilha da Madeira, a caminho de Angola, trazendo, também, para esta ilha uma pedra de mármore de Fátima, oferecida pelo bispo de Leiria, para a cerimónia da fundação do igreja do Imaculado Coração de Maria.
A imagem veio no navio "Império" e, daí, foi transportada pela vedeta “Comandante Celestino Silva” para o cais do Funchal. Desde o cais, foi organizado um cortejo até ao caminho dos Saltos, para a cerimónia do lançamento da primeira pedra da igreja do Imaculado Coração de Maria, presidida pelo bispo do Funchal, D. António Manuel Pereira Ribeiro.
Após a cerimónia, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi, em cortejo, até à Sé do Funchal, em cujo adro foi celebrado um Te Deum, pelo bispo do Funchal. Finda esta celebração deu-se lugar à procissão das velas, que acompanhou a imagem até o cais, de onde embarcou, novamente, no navio "Império".
Por ocasião das bodas de ouro sacerdotais do bispo do Funchal, D. António Manuel Pereira Ribeiro, celebradas a 13 de outubro de 1951, os católicos do Funchal decidiram oferecer ao prelado uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. Estas bodas coincidiram com a festa em louvor de Nossa Senhora de Fátima, na Sé do Funchal, que se iniciou com a chegada da imagem e terminou no dia 13 de outubro.
A imagem chegou ao Funchal no dia 9 de outubro, no hidroavião "Hudson" da "Aquila Airways", tendo, depois, desembarcado na Pontinha, a partir de onde foi organizado um cortejo que a conduziu à Sé do Funchal.
No dia 12 de outubro organizou-se a procissão das velas, que percorreu algumas ruas do Funchal, recolhendo, novamente, a imagem à Sé do Funchal.
No dia 13 de outubro, os católicos da diocese do Funchal prestaram homenagem ao bispo D. António Pereira Ribeiro. Este, ofertou à Sé do Funchal a imagem de Nossa Senhora de Fátima, a qual aí permanece num dos altares.