Search results

11 records were found.

A carta não possui identificação do autor mas é possível que seja dos heréus da levada do Caminho do Meio. É referido que a levada do Caminho do Meio possui um giro certo de água usada pelos caseiros e que não se deve dar um dia de água ao suplicante que vive no início da levada.
O mapa contém os nomes dos antigos heréus que usufruíam da água e o número de horas e de dias de água a que tinham direito.
Devido à seca de março, os heréus e caseiros das fazendas da freguesia de São Gonçalo e sítio dos Louros, das freiras de Santa Clara, Miguel Rodrigues e outros que usufruem da água de rega da levada do Bom Sucesso, perderam as novidades da terra. Por esse motivo, o juiz manda o levadeiro da respetiva levada fazer uma redistribuição da água.
Sentença cível a favor de Jacinto Acciaiolly de Vasconcelos [e Sá], juiz da Levada do Caminho do Meio, contra Francisco Martins e seu irmão Manuel Martins, da Ribeira de João Gomes, por desviarem água e para taparem por sua conta os tornadoiros que abriram na referida levada, no valor de 1.119 réis.
Requerimento do padre Manuel Barbosa da Silva dirigido ao provedor da Fazenda Real e juiz privativo das águas solicitando que o levadeiro da Levada do Caminho do Meio confirme o seu direito a 6 horas de água de giro para regar a sua fazenda e não impeça o requerente de regar a fazenda arrendada, pertencente à capela instituída pelo mestre Pedro. Inclui informação do juiz da Levada do Caminho do Meio, Jacinto Acciaiolly de Vasconcelos [e Sá], de 1748-06-04, referindo que para o padre Manuel Barbosa poder regar a fazenda, necessita "de fazer novo limite para a repartição das águas"; novo requerimento do padre Pedro Barbosa renovando a solicitação inicial e propondo que, no caso de haver prejuízo de água para os outros heréus, irá ressarci-los. O pedido foi diferido no mesmo dia.
Os requerentes solicitam que o capitão Nicolau Gerardo de Freitas Barreto seja notificado para que, num prazo de vinte e quatro horas, mostre o alvará relativo à administração das águas da Levada do Caminho do Meio, a favor dos requerentes, cujo documento foi ocultado pelo capitão Nicolau.
O juiz da levada do Bom Sucesso é Manuel Acciaiolly [marido de D. Isabel Maria Acciaiolly Correia]. A relação é composta por vinte e quatro heréus.