Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

O mandado de coima do Dr. José Maria Cardoso Soeiro, desembargador e corregedor da Comarca da Madeira, foi passado a pedido de Manuel Acciaiolly, administrador de duas propriedades nas freguesias de Nossa Senhora do Calhau e de São Gonçalo, pertencentes ao seu morgadio, as quais foram alvo de prejuízo, por lhe roubarem os frutos, a água, lenhas e ervagens. Pede que as fazendas se tornem coimeiras na pena de 4.000 réis paga na cadeia e que o mandado seja publicado nas referidas freguesias. O edital foi publicado e lido pelo porteiro do Concelho, António Caldeira, em 1801-05-03, na capela do Bom Sucesso.
O mandado de coima foi passado a pedido de Manuel Acciaiolly [de Vasconcelos], administrador de várias terras no Curral dos Romeiros, Monte, pertencentes ao seu morgadio, as quais sofreram danos pela introdução de gado, sob pena de 6.000 réis e três meses de cadeia a quem causar danos nas terras.
O mandado foi passado a pedido de Manuel Acciaiolly de Vasconcelos para que ninguém possa extraviar água da levada, sob pena do pagamento de 6.000 réis e três meses de cadeia. O edital foi publicado e lido pelo porteiro do Concelho, João Paulo da Silva, em 1802-04-11, na freguesia de Nossa Senhora do Calhau.