Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
6 records were found.
Em A Indústria de Bordados na Madeira. Um Pouco da sua História, Luís Marino refere-se à indústria do bordado na Ilha da Madeira ao longo do tempo e apresenta sugestões para o seu melhoramento. É uma recolha de dez artigos, sobre a indústria de bordados, publicados por Luís Marino, no Eco do Funchal, de 9 de outubro a 14 de dezembro de 1961, com os seguintes títulos e datas: I ? "Sua Génese", 19 de outubro de 1961; II a X ? "Um pouco da sua história", de 26 de outubro a 31 de dezembro de 1961.
Entre biografias, poesia, cartas, temas históricos e tradicionais, os cinco volumes de Galeria Bibliográfica compilam vários nomes do Arquipélago da Madeira, do século XV ao Século XX.
O volume é uma recolha de recortes de artigos publicados, no Diário da Madeira, de 1968 a 1972. O pseudónimo Fábio Diamantino assina este volume sobre vários poetas e a sua produção literária. À excepção de "Carta Aberta" (p. 1), apresenta textos biográficos muito sucintos. De acordo com a metodologia literária de Luís Marino, a primeira consiste numa introdução biográfica e a segunda parte em um ou vários textos que exemplificam o estilo do biografado.
Poetas da nossa Terra (índice por títulos):
Correio da Madeira - f. 1
António da Silva Brás Garcês - f. 2 e 3
José Cruz Baptista Santos - f. 4 e 5
Joana A da Piedade Velosa Castelo Branco - f. 6
Carlos Cristóvão da Câmara Escórcio de Bettencourt - f. 7
Eduardo Neves de Vasconcelos - f. 8
Pe. António César de Gouveia Valente - f. 9
Estêvão da Silva - f. 10 e 11
Noé Alberto Pestana - f. 12
Maria das Neves Gonçalves de Andrade - f. 13
Luís Gomes da Silva - f. 14
João Luís de Ornelas Teixeira - f. 15
Herberto Helder Bernardes de Oliveira - f. 16 e 17
Rómulo Bettencourt Perry da Câmara de Freitas - f. 18
João da Câmara Leme - f. 19
Carlos Maria dos Santos - f. 20 e 21
Juvenal de Santa Cruz Correia - f. 22
Maria Pulquéria Pestana - f. 23
Dr. Alberto Figueira Jardim - f. 24
Carlos Maurício de Gouveia - f. 25 e 26
Júlio Vicente Ferreira - f. 27 e 28
Margarida de Saboia Pestana Pereira Pinto - f. 29 e 30
Teodorico Augusto Campos - f. 31
Prof. Luís Eduardo de Castro Júnior - f. 32 e 33
Pe. Elias Gonçalves Vieira - f. 34
F. M. Ramires - f. 35
Juvenal Simplício - f. 36
Irmã Maria Celina do Coração de Jesus Miranda - f. 37
Daniel Vasco Correia da Costa - f. 38
Augusto Correia de Gouveia - f. 39
João Silvino João (1); Arlindo Pulquério de Castro (2) - f. 40
Valério Rodrigues da Silva - f. 41
Poetas da Nossa Terra. Fábio Diamantino - f. 42
Aires Roque de Freitas de Albuquerque - 43 e 44
Prof. Sidónio Germano de Freitas Nunes - f. 45
Pedro Alberto Gonçalves Preto - f. 46
Dr. António Feliciano Rodrigues (Castilho) - f. 47
Ernesto Alves Pinto Correia - f. 48
Florival Hermenegildo de Passos - f. 49 e 50
Dr. Manuel Ferreira Rosa - f. 51 e 53
Eng. Manuel Peres Pinto da Silva - f. 54
João Augusto Nunes Diabinho - f. 55
Os dois volumes de Temas Literários (Partes I e II) compilam biografias, crítica literária, poesia, depoimentos, transcrições e inéditos de centenas de autores. São textos sucintos, de poetas conhecidos ou desconhecidos. Reúnem recortes de artigos publicados no Eco do Funchal, durante cerca de vinte e dois anos, mais precisamente de 1960 a 1982.
Dado o sucesso alcançado junto ao público da antologia Musa Insular. (Poetas da Madeira) (Funchal, Tipografia do Eco do Funchal, s. d. [1959]), Luís Marino compilou um segundo volume, a que deu o nome de Musa Insular. (Poetas da Madeira e de não Madeirenses que cantaram a nossa Terra). Através do subtítulo, o Autor afirma, inequivocamente, que esta nova antologia poética não é somente uma adenda, mas um livro continuador da primeira edição de Musa Insular. (Poetas da Madeira). Essencialmente, é uma recolha de "vates antigos" (op. cit., Introito) e de outros poetas mais recentes, que "escaparam na feitura" de Musa Insular. (Poetas da Madeira), na sua primeira edição.
Inclui notas biobibliográficas dos autores compilados, relação de obras de Luís Marino (p. 6-8) e intróito (p. 9).
O dicionário biobibliográfico Panorama Literário do Arquipélago da Madeira [1968], de Luís Marino, surge com o objectivo de identificar autores madeirenses, pelo que são inventariados os mais variados nomes, privilegiadamente no âmbito da literatura, mas também da ciência, do desporto, do jornalismo, da economia, etc. Cada nome surge em função da sua vida e obra. A organização inicial do dicionário indica que Luís Marino foi, continuamente, aperfeiçoando a sua obra não só com a introdução de novos dados ao texto original dactilografado, mas também com a inclusão de novos nomes. Muitas das anotações feitas ao texto original encontram-se manuscritas pelo autor. A obra inédita Panorama Literário do Arquipélago da Madeira apresenta as seguintes datas: Intróito, 1970; adenda (vol. 11 a 16), 1966-1986. Luís Marino afirma no Intróito que a "confecção" do dicionário levou "mais de três décadas". Assim, tudo indica que a data inicial do dicionário biobibliográfico Panorama Literário do Arquipélago da Madeira se situe na década cinquenta.