Search results

57 records were found.

Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1754, Cristóvão Fernandes de Oliveira. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido, o nome da criança dada a criar, data de início da criação e, se for o caso, data de falecimento do exposto. Segue auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1757-02-12. Contém, ainda, auto de declaração do senado da Câmara, datada de 1761-12-09, atestando que se encontram saldadas todas as contas pertencentes ao dito recebedor dos lázaros e expostos para o ano de 1754.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1762, Alexandre Rodrigues. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, relativamente aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Inclui registo de despesas camarárias não afetas ao sustento de lázaros e expostos. Contém auto de contas datado de 1764-03-14. Contém 5 documentos avulsos: 1: apontamento referente a pagamentos a amas expostas. Datas: 1762-07-12; 2: informação de António Rodrigues de [Pimentel] Brazão ao meirinho do finto. Não datado; 3: declaração do médico José Fernandes Tavares autorizando admissão de doente no Lazareto. O documento foi utilizado como suporte para diversos apontamentos de natureza contabilística. Datas: 1762-02-16; 4: requerimento de licença para venda de géneros, não datado. Foi concedida licença em 1763-01-01. No verso: relação de despesas camarárias, datada de 1763-11-1[...].
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1790, Caetano Fernandes Pimenta. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Contém auto de contas tomadas a Caetano Fernandes Pimenta, datado de 1793-04-16.
Registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao recebedor respetivo para o ano de 1745, José Vaz Leme. A receita referida é maioritariamente adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e recebido do tesoureiro da fortificação, e das "faúlhas dos moinhos" (renda cobrada pela Santa Casa da Misericórdia do Funchal). Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros, relações de lázaros internados na gafaria de São Lázaro, e auto de contas tomadas ao referido recebedor em vereação de 1746-03-26.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1766, Manuel Pereira da Silva. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros (ao padre de São Lázaro por gastos com hóstias, vinho, lavagem de roupa e em dizer missa aos doentes aos domingos e dias santos; ao porteiro e aos esmoleres de São Lázaro; e despesas várias com os internados no hospital de São Lázaro) e expostos (aos padres da Sé por batizarem e enterrarem as crianças; ao porteiro e guarda da Câmara pelo trabalho de os levar a batizar e dar a criar às amas; em salários com as amas). Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Contém auto de contas tomadas em vereação de 1771-11-16 a um herdeiro do recebedor Luís António da Silva. Segue termo de ajuste de contas, datado de 1785-03-05, efetuado entre membros do senado e o herdeiro do recebedor para o ano de 1766, Luís António da Silva, relativo a dívida que ficou por saldar aquando do exercício do cargo pelo seu pai. O livro inclui outras despesas camarárias não relacionadas com assistência a lázaros ou expostos.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1757, Estevão João de Freitas. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Segue auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1764-02-18. Contém 6 documentos avulsos: 1: declaração exarada por José Rodrigues Pereira em nome de Manuel Rodrigues, por não saber ler, relativa a despesas com o salário de um carpinteiro e a aquisição de materiais de construção para efeitos de conserto na igreja e enfermarias da gafaria de São Lázaro. Não datado; 2: apontamento, de autoria desconhecida, ordenando que se lance em conta 5000 réis referentes ao "terso da Ribeyra braua". Não datado; 3: certidão do juiz do lugar da Ribeira Brava, Francisco de Almada Cardoso, atestando que a exposta Maria se encontra viva e é criada pela ama Maria Iria, da freguesia da Tabua. Datas: 1757-01-01; 4: requerimento de Maria de Assunção, viúva, dirigido ao juiz e vereador mais velho da Câmara, solicitando-lhe que em virtude de se achar pobre e fragilizada na saúde, diligencie mandar pagar 20.000 réis, em dívida pela Câmara, relativos ao seu trabalho de "dar de mamar" aos expostos. Datas: 1757-12-02; 5: certidão de Manuel José da Costa Silva, exarada em Machico, atestando que a exposta Ana está a ser criada na casa da ama Antónia de Freitas, mulher de Manuel Teixeira de Vares, moradores na ermida da freguesia de Machico. Datas: 1757-10-08; 6: mandado de pagamento do senado da Câmara para o recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos do ano de 1757, Estevão João de Freitas, ordenando-lhe que pague a José António da Costa, mestre-pintor, o montante de 39.000 réis, referente à despesa que contraiu com o gasto de trinta livros de ouro que empregou no douramento do altar do Senhor São Tiago. Inclui recibo do pagamento. Datas: 1767-02-18.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1781, Mário Martins de Torres. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Contém autos de contas tomadas a Mário Martins de Torres, datados de 1785-08-17 e 1790-11-06. Contém 3 documentos avulsos: 1: apontamento, não datado; 2: informação relativa a criança exposta. Datas: 1781-11-15; 3: informação do padre-cura António José de Sá comunicando o falecimento de doente internada no lazareto. Datas: [178-]-02-17].
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1764, Manuel de Sousa Henriques. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, relativamente aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Inclui registo de despesas não afetas a lázaros e expostos. Contém auto de contas datado de 1771-11-16. Contém 14 documentos avulsos: 1-9, 11-13: recibos de quantias pagas pelo recebedor dos lázaros e expostos, Manuel de Sousa Henriques. Os pagamentos são referentes a despesas mensais com sustento de lázaros e, na sua maioria, são feitos a Estêvão João de Freitas, procurador dos mesteres. Datas: 1764-01-31/1764-12-31; 10: autorização de pagamento aos padres-curas da Sé pelo batismo de crianças expostas. Datas: 1764-02-07; 14: mandado de pagamento emitido pelo senado ao tesoureiro das rendas da Câmara, Nicolau Francisco Borges, para que pague a Sebastião de Abreu e Brito, oficial de cerieiro, a quantia de 58.765 réis pela cera despendida por ordem do senado. Contém: conta da despesa em cera (em que se discrimina a cera fornecida para o Lazareto e por ocasião de diversas festividades religiosas) e recibo. Datas: 1764-05-23/1764-07-18.
Registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao recebedor respetivo para o ano de 1723, António de Barros. A receita referida é adveniente da renda da imposição do vinho (arrematada pelo rendeiro Luís Agostinho [de Castilho]), bem como do vencimento do tenente-general da ilha, Inácio da Câmara Leme, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e recebido do tesoureiro da fortificação. Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros internados na gafaria, e auto de contas tomadas ao referido recebedor em vereação de 1728-06-08. Contém ainda mandados de pagamento para efeitos de encargos com lázaros e expostos relativos ao primeiro quartel de 1724, e registados enquanto despesa do recebedor da Câmara para o mesmo ano, Manuel Gonçalves Távora. Contém 4 documentos avulsos e 18 documentos apensos numerados sequencialmente: 1: mandado de pagamento ao porteiro da Câmara, Gregório Duarte, por serviços prestados na sequência do aparecimento de expostos, e pelo pagamento a quem os leva a batizar e a quem os entrega às suas amas (contém o recibo respetivo). Datas: 1723-01-12; 2: mandado de pagamento aos padres cura da Sé, relativos a encargos com batismo e enterramento de expostos (contém o recibo respetivo).Datas: 1723-01-09/1723-02-16; 3: mandado de pagamento ao escrivão da Câmara para pagamento de livros, papel e tinta (contém o recibo respetivo). Datas: 1723-01-10/1723-02-25; 4-6, 8-9, 12-14, 16-19: mandados de pagamento ao procurador dos mesteres, António Ferreira Gago, a cujo cargo se encontrava o sustento dos lázaros, para efeitos de encargos com lázaros internados na gafaria (contém os recibos respetivos). Datas: 1723-02-12/1724-01-27; 7, 11, 15, 20: declarações do padre da igreja de São Pedro e capelão dos lázaros, Jerónimo Rodrigues Cunha, atestando celebração de missas na igreja de São Lázaro, e mandados de pagamento pelos mesmos serviços (contém recibos respetivos). Datas: 1723-04-13/1724-01-19; 10, 21: requerimentos de mandados de pagamento relativos a ordenado do juiz dos órfãos (contém os mandados de pagamento e os recibos respetivos). Datas: 1723-06-30/1724-04-06; 22: conta da receita e despesa do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1723, processada pelo recebedor respetivo, António de Barros; contém, no verso do documento, conta da receita e despesa do tesoureiro Pedro Ferreira Henriques, relativa aos foros e rendas da Câmara para o ano de 1748. Não datado.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1752, José Rodrigues Pereira. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos, nomeadamente nos salários das amas. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido, o nome da criança dada a criar, data de início da criação e, se for o caso, data de falecimento do exposto. Segue auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1753-05-16. Contém 16 documentos avulsos: 1-2, 4-5: informações dos vigários das paróquias de São Roque, Santa Maria Maior, São Vicente e São Pedro comunicando terem batizado crianças expostas. Identifica-se o nome do exposto e, por vezes, informa-se que foi lançado o correspondente termo de batismo no livro de batismos da paróquia. Datas: [1752-02-07/1757-11-09]; 3: informação passada no Funchal, comunicando que uma criança foi batizada e lhe foi dado o nome de Lucas. Datas: 1752-10-20; 6: certidão do cura da paróquia da Ponta do Sol, Manuel das Neves, atestando que em 1752-03-12, pelo vigário da paróquia da Madalena do Mar, foi batizado um exposto, de nome António, o qual foi dado a criar a Maria Serra, mulher de Manuel da Silva Sardinha, moradores na Lombada da Ponta do Sol. Datas: 1752-04-06; 7-8: processos de pagamentos, efetuados a mando do senado da Câmara pelo recebedor dos lázaros e expostos, José Rodrigues Pereira, ao cura da paróquia de São Pedro (doc. 7) e ao capelão da capela de São Lázaro (doc. 8), por dizer missa aos lázaros. Contém mandados de pagamento, certidões dos clérigos atestando terem rezado missas aos lázaros, e recibos passados pelo escrivão da Câmara. Datas: 1752-07-19/1753-01-30; 9, 12: processos de pagamentos, efetuados a mando do senado da Câmara pelo recebedor dos lázaros e expostos, José Rodrigues Pereira, ao guarda e porteiro da câmara, Pedro Luís Correia, referente a ordenados por mandar batizar e dar a criar a amas os expostos. Contém: mandados de pagamento e recibos passados pelo escrivão da Câmara. Datas: 1752-02-12/1752-12-30; 10-11: processos de pagamentos, efetuados a mando do senado da Câmara pelo recebedor dos lázaros e expostos, José Rodrigues Pereira, ao seu antecessor no cargo nos anos de 1750 e 1751, Manuel Ferreira Teixeira, referentes a ajuste de sua conta para os anos em que foi recebedor. Contém: mandados de pagamento e recibos passados pelo escrivão da Câmara. Datas: 1752-06-03/1752-12-20; 13: processo de pagamento, efetuado a mando do senado da Câmara pelo recebedor dos lázaros e expostos, José Rodrigues Pereira, a Tomé Rodrigues Silva, referente a despesa com "baeta e capas das cadeiras" utilizadas nas exéquias do rei D. João V, as quais foram distribuídas às amas dos expostos. Contém: requerimento de Tomé Rodrigues da Silva ao senado da Câmara, três informações, mandado de pagamento, recibo comprovativo de pagamento. Datas: 1752-02-12/1752-12-02; 14: recibo atestando que o recebedor dos lázaros e expostos, José Rodrigues Pereira, pagou 4000 réis aos padres da Sé do Funchal pelo ofício de batizarem e enterrarem expostos. Datas: 1752-02-29; 15: declaração, passada por Domingos Afonso Barroso, atestando que na folha 27 do livro de receita da imposição do vinho da freguesia da Ribeira Brava, foram lançados 100.000 réis referentes ao rendimento deste imposto no ano de 1752. Datas: 1753-11-28, 16: recibo comprovando que na folha 27 do livro de receita e despesa da imposição do vinho da freguesia da Ribeira Brava, foram lançados 157.333 réis à responsabilidade do tesoureiro da fortificação, Nicolau Soares, entregues por Pedro Ferreira Henriques, relativos ao rendimento daquele imposto na dita freguesia nos anos de 1743 a 1749, aplicados nas obras do muro da Ribeira Brava. Datas: 1753-01-27.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1785, José Rodrigues Pereira. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Contém auto de contas tomadas a José Rodrigues Pereira, datado de 1796-08-18. Contém 4 documentos avulsos: 1-2: recibos referentes a pagamentos efetuados ao capelão Matias Carvalho Drummond por ter celebrado missa aos lázaros aos domingos e dias santos. Datas: 1757-06-03; 1758-01-02; 3: processo de requerimento de contribuição de 50 réis diários por motivos de criação de um exposto. O pedido foi remetido ao senado por Rita Maria da Conceição, alegando ser pobre e não ter condições para criar a criança sem a aludida contribuição. Contém requerimentos, despacho, informações. Datas: 1785-02-01/1785-02-30; 4: folha de assentamento da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1785, José Rodrigues Pereira. Datas: 1785-01-01.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1767, António Martins de Oliveira. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes, bem como as despesas com o respetivo internamento; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Inclui despesas não relacionadas com assistência a lázaros e expostos. Contém auto de contas datado de 1769-04-22. Contém 13 documentos avulsos: 1: recibo atestando o pagamento por parte do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos, António Martins de Oliveira, a Caetano José Soares de Oliveira, tesoureiro da fortificação, do terço da renda da imposição do lugar da Ribeira Brava. Datas: 1768-03-18; 2-8: mandados de pagamento do senado para efeitos das seguintes despesas: liquidações da obra de uma ponte sobre a "ribeira por detras de Sam Bartholomeo" (doc. 2-3); adiantamento de montante para compra de gado, efetuado por requerimento do "marchante geral" eleito, António Rodrigues (doc. 4); liquidação de um terço da arrematação da obra da ponte de São Paulo (doc. 5); obras na igreja de São Sebastião (doc. 6); liquidação de dois terços da arrematação da obra de "estradamento" da igreja de São Sebastião (doc. 7); registo de documentos e diploma no tomo 11 da Câmara, pelo notário público da cidade, José Joaquim da Silva (doc. 8); inclui recibos, requerimento e róis de despesa. Datas: 1768-01-13/1768-10-16; 9, 12-13: documentos relativos a gastos com trabalhadores, boieiros e juntas de bois empregues nos trabalhos de desentulhamento de ribeira junto à "ponte da Praça"; contém rol de despesas (doc. 9) e ordens de pagamento endereçadas a António Martins de Oliveira, recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1767 (doc. 12-13); as despesas realizadas foram registadas no fólio 14 do livro de receita e despesa dos lázaros e expostos para o ano de 1767. Datas: 1768-01-05/1768-01-18; 10-11: recibos de pagamentos efetuados pelo recebedor António Martins de Oliveira a António José de Jesus Lamedo, porteiro e guarda-livros da Câmara, por cuidar de crianças expostas (doc. 10), e a Pedro António Xavier, padre-cura da colegiada de São Pedro, por dizer missa aos lázaros (doc. 11). Datas: 1768-01.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1789, Paulo Malheiro de Melo. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Contém auto de contas tomadas a Paulo Malheiro de Melo, datado de 1795-08-22. Contém 21 documentos avulsos: 1-12: recibos referentes a despesas com sustento de lázaros; os pagamentos são efetuados por Paulo Malheiro de Melo ao procurador dos mesteres e lázaros, João Carlos de Nóbrega. Entre os gastos com sustento de lázaros discriminam-se despesas com sangrias, botica, azeite para a lâmpada do hospital de São Lázaro, entre outras. Datas: 1789-02-01/1789-12-31; 13-19: recibos referentes a pagamentos efetuados por Paulo Malheiro de Melo aos capelães da igreja de São Tiago, pelos seus ordenados de três meses, aos padres-cura da Sé, por "encomendar e batizar os meninos expostos quando aparecem", ao padre-cura da igreja de São Pedro, por dizer missa aos domingos e dias santos na igreja de São Lázaro, ao porteiro e guarda-livros da Câmara, por "assentar os meninos expostos quando aparecem". Datas: 1789-06-30/1790-01-08; 20: folha de assentamento da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano 1789, Paulo Malheiro de Melo. Datas: 1789-01-04; 21: balanço da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano 1789, Paulo Malheiro de Melo (registado nos fólios 27 e 28 do livro de receita e despesa dos lázaros e expostos do referido ano). Não datado.
Procede-se ao registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao recebedor respetivo para o ano de 1714, João Dias de Aguiar. A receita referida é adveniente da renda da imposição do vinho (arrematada pelo rendeiro Domingos de Abreu Florença), bem como do vencimento do tenente-general da ilha, Inácio da Câmara Leme, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e recebido do tesoureiro da fortificação. Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros internados na gafaria e auto de contas tomadas ao referido recebedor em vereação de 1727-11-19. Contém 24 documentos avulsos: 1, 8: mandados de pagamento e recibos respetivos relativos a encargos com o batismo e transporte de expostos. Datas: 1714-02-06/1714-02-09; 2-3: mandados de pagamento e recibos respetivos relativos a ordenado do escrivão da câmara e a aquisição de livros, papel e tinta. Datas: 1714-03-01/1715-01-16; 4, 7: requerimentos de mandado de pagamento relativos a ordenados do juiz dos órfãos (contém os mandado de pagamento e os recibos respetivos). Datas: 1714-06-06/1714-12-22; 5: certidão da posse de autos de contas relativos ao rendimento da imposição da Ribeira Brava, passada pelo escrivão da fazenda e contas. Datas: 1727-10-24; 6, 9-23: mandados de pagamento e recibos respetivos relativos a encargos com sustento e guarda de lázaros. Datas: 1714-02-07/1715-01-03; 24: mandado de entrega a António Rodrigues, recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1727, de quantia em dívida por parte do antigo e falecido recebedor João Dias de Aguiar (contém recibo respetivo). Datas: 1727-06-04/1727-07-05.
Contém, predominantemente, mandados de pagamento passados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui registo da receita carregada ao recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1783, Marcos João de Ornelas. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança que lhe foi dada a criar. Contém auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1785-03-01.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1779, João Bernardes da Costa. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Contém 6 documentos avulsos: 1-5: apontamentos relativos a despesas com assistência a lázaros e com pagamento de salários a sacristão e amas. Datas: 1779-03-31/1779-11-30; 6: certidão do cura da freguesia da Ribeira Brava, datada de [1779?]-01-25, atestando que batizou uma criança, à qual deu o nome de António.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de1765, Sebastião de Abreu e Brito. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, relativamente aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Inclui registo de despesas camarárias não relativas a assistência a lázaros e expostos. Contém auto de contas datado de 1785-07-09. Contém 2 documentos avulsos: 1: apontamento relativo ao fornecimento de cera ao hospital de São Lázaro; no verso: apontamento de natureza contabilística. Datas: 1765-12-17; 2: rol de despesas efetuadas por Caetano [Ferreira], mestre de pedreiro, na gafaria de S. Lázaro. Datas: 1765-01-17.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1758, Alexandre Rodrigues. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, relativamente aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Contém auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1761-11-28. Contém 14 documentos avulsos: 1: apontamentos com informações respeitantes a expostos. Datas: 1761-02-26/1762-10-13; 2-6: mandados de pagamento do senado para o recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1758, Alexandre Rodrigues da Costa. Os mandados destinam-se a pagamento de certidão de sentença judicial (doc. 2), aquisição de livro para treslado de provisões, alvarás e mais ordens (doc. 3), sermão dado na Sé pelo casamento entre a duquesa de Bragança (futura D. Maria I) e o infante D. Pedro (doc. 4), construção de uma arca para "se guardar o livro da collesam", conforme ordem régia (doc. 5 e 6). Inclui recibos e róis de despesa. Datas: 1760-08-02/1761-10-26; 7, 10, 14: recibos de montantes advenientes de: renda da imposição do vinho do ano de 1758 (doc. 7), aquisição de livro para registo das contas das amas dos expostos (doc. 10), termo de data de exposto (doc. 14). Datas: 1758-03-03/1760-07-23; 8: ordem de João Bettencourt Henriques Cabral para que o recebedor dos lázaros e expostos para o ano de 1758, Alexandre Rodrigues, pague ao padre de São Pedro o montante em que importa o rol de gastos por este feitos com a igreja de São Lázaro. Datas: 1759-01-24; 9: rol da roupa mandada fazer pelo padre José Pereira Borges para a igreja de São Lázaro. Não datado; 11: folha de assentamento da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1758, Alexandre Rodrigues da Costa. Datas: 1758-01-01; 12-13: declarações do médico José Fernandes Tavares autorizando admissão no Lazareto de doentes leprosos das freguesias de Ponta Delgada e Gaula. Datas: 1758-03-16/1758-04-03.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1759, João Bernardes da Costa. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Inclui registo de diversas despesas referentes a crianças expostas, a consertos no hospital de São Lázaro, entre outras despesas camarárias não relacionadas com assistência a lázaros e expostos, datadas entre 1759-07-07 e 1768-08-13 (f. 28-29). Segue auto de contas tomadas ao recebedor João Bernardes da Costa em vereação de 1767-05-09. Contém 17 documentos avulsos: 1: folha de assentamento da receita e despesa do recebedor das rendas para sustento de lázaros e expostos durante o ano de 1759; 2-9: mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao recebedor dos lázaros e expostos para o ano de 1759, João Bernardes da Costa; 10: requerimento do recebedor dos lázaros e expostos para o ano de 1759, João Bernardes da Costa, dirigido ao provedor da Real Fazenda, solicitando-lhe certidão com conhecimento do recibo da quantia paga a Nicolau Soares, tesoureiro da fortificação para o muro da Ribeira Brava, proveniente dos rendimentos da imposição do vinho da mesma freguesia. Segue a certidão em causa; 11: recibo, datado de 1766-06-18, atestando que o recebedor dos lázaros e expostos para o ano de 1759, João Bernardes da Costa, pagou a quantia de 20.000 réis ao tesoureiro Manuel Alves de Castro; 12: apontamento, datado de 1767-04-08, referente a vinhos impróprios para consumo; 13: tomada de contas do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1759, João Bernardes da Costa, datada de 1767-04-09; 14-15: declarações do médico José Fernandes Tavares autorizando o internamento de doentes no Lazareto. Datas: 1759-01-15/ 1759-01-17; 16: recibo, datado de 1759- 03-31, atestando que o recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1759, João Bernardes da Costa, pagou a quantia de 37.510 réis a Pedro Fernandes Pimenta, procurador dos mesteres, conforme fólio 28 do livro de receita e despesa dos lázaros e expostos; 17: requerimento de Francisca Inácia para que se passe mandado de pagamento referente a quantia adveniente de penhora executada pelo secretário do senado aos bens de Catarina Francisca. Segue recibo no valor de 4.000 réis, datado de 1759-11-29.
Mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros internados na gafaria e registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Contém 15 documentos avulsos e 8 documentos apensos, sendo que todos eles se encontram numerados sequenciamente: 1: processo relativo a notificação de pagamento da renda da imposição do vinho ao respetivo rendeiro. 1727-10-03/1727-10-07; 2: ordem de pagamento passada ao tesoureiro da Câmara e recibo respetivo. 1713-11-25/17113-11-29; 3-4: mandados de pagamento e recibos respetivos relativos a encargos com o transporte, batismo e falecimento de expostos. 1713-01-04; 5-6, 8-9, 11-12, 14-16, 18-19, 21, 23: mandados de pagamento e recibos respetivos relativos a encargos com sustento de lázaros. 1713-02-03/1750-02-02; 7, 10, 17, 20: requerimentos de mandados de pagamento de ordenados e honorários do juiz dos órfãos e do capelão dos lázaros (contém os mandados de pagamento e os recibos respetivos). 1713-04-05/1713-12-22; 13: declaração do vigário Francisco Teles Lomelino. 1713-10-13; 22: conta da receita e despesa do recebedor da Câmara para o ano de 1713. Não datado.
Registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao respetivo recebedor para o ano de 1756, António dos Santos Coelho. A receita referida é adveniente da renda da imposição do vinho (arrematada pelo rendeiro Manoel Baptista de Oliveira), do vencimento do posto de tenente-general da ilha, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e da "faúlha dos moinhos". Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros (e respetivos recibos) e auto de contas tomadas a António dos Santos Coelho. Contém 1 documento avulso: "Folha do assentamento" da receita e despesa do recebedor das rendas para sustento de lázaros e expostos durante o ano de 1756; no documento estipulam-se os montantes a arrecadar e a respetiva origem e estabelecem-se regras e procedimentos em relação à sua aplicação, processamento e escrituração. A este documento foi apenso um recibo, datado de 1756-12-30, referente a montante retirado da renda da imposição do vinho da cidade do Funchal e destinado à obra do muro do lugar da Ribeira Brava.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1776, António de Freitas. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo d o nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Inclui registo de despesas não relacionadas com assistência a lázaros e expostos. Contém auto de contas tomadas a António de Freitas, datado de 1785-06-09. Contém um documento apenso à contracapa do livro: apontamento com menção à arrematação da renda da imposição do vinho por Miguel Carvalho de Almeida, por um período de três anos. Datas: 1776.
Procede-se ao registo da receita carregada ao recebedor dos lázaros e expostos para o ano de 1693, Manuel Francisco. A receita referida é adveniente do vencimento do tenente-general da ilha, Inácio da Câmara Leme, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos e recebido do tesoureiro da fortificação. Contém, predominantemente, mandados de pagamento passados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros internados na gafaria, e auto de contas tomadas ao citado recebedor em vereação de 1696-07-12.
Contém mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros internados na gafaria, e registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo.
A receita dos lázaros e expostos para os anos de 1737 a 1744 é adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e das "faúlhas dos moinhos" (renda cobrada pela Santa Casa da Misericórdia do Funchal). Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo e mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros. Inclui autos de contas tomadas aos recebedores do dinheiro afeto a lázaros e expostos para os anos supramencionados. Foram recebedores Vicente Pereira da Silva (1737), Manuel Ferreira (1738 e 1739), José Vaz (1740), João Martins (1741), António Martins de Oliveira (1742), António Pereira (1743) e José Rodrigues Pereira (1744).
Registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao recebedor respetivo para o ano de 1734, José Rodrigues. A receita referida é adveniente da renda da imposição do vinho (arrematada pelo rendeiro Manuel Carvalho), bem como do vencimento do posto de tenente-general da ilha, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e recebido do tesoureiro da fortificação. Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros internados na gafaria, e auto de contas tomadas ao referido recebedor em vereação de 1736-07-13.
Registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao recebedor respetivo para o ano de 1728, António Martins. A receita referida é adveniente da renda da imposição do vinho (arrematada pelo rendeiro Luís Agostinho de Castilho), bem como do vencimento do posto de tenente-general da ilha, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e recebido do tesoureiro da fortificação. Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros internados na gafaria, e auto de contas tomadas ao referido recebedor em vereação de 1737-02-19.
Registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao respetivo recebedor para o ano de 1751, Francisco de Canha. A receita referida é adveniente da renda da imposição do vinho (arrematada pelo rendeiro Manuel Batista de Oliveira), do vencimento do posto de tenente-general da ilha, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e das "faúlhas dos moinhos" (renda cobrada pela Santa Casa da Misericórdia do Funchal). Contém registo de mandados de pagamento das quantias afetas ao sustento dos lázaros, sendo que os mesmos mandados, passados pelo senado da Câmara, incluem relações dos lázaros internados na gafaria dos lázaros ou lazareto. Contém, ainda, registo de mandados de pagamento relativos a encargos com batismo e enterramento de expostos, entrega dos mesmos às suas amas, e celebração de missas a lázaros. Inclui, por fim, auto de contas tomadas pelo senado da Câmara ao referido recebedor em sessão de 1752-06-03. Contém 12 documentos avulsos: mandados de pagamento de quantias para sustento de lázaros e respetivas relações de lázaros internados na gafaria. Datas: 1751-01-30/1751-12-31.
Procede-se ao registo da receita carregada ao recebedor dos lázaros e expostos para o ano de 1703, Manuel Ferreira. A receita referida é adveniente do vencimento do tenente-general da ilha, Inácio da Câmara Leme, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos e recebido do tesoureiro da fortificação. Contém, predominantemente, mandados de pagamento passados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros internados na gafaria, e auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1707-02-16.
Registo da receita e despesa do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1749. Contém registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo, mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros, e auto de contas tomadas em vereação de 1750-06-10 ao recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1749, António da Silva e Sousa.
Procede-se ao registo da receita carregada ao recebedor dos lázaros e expostos para o ano de 1702, João Dias de Aguiar. A receita referida é adveniente do vencimento do tenente-general da ilha, Inácio da Câmara Leme, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos e recebido do tesoureiro da fortificação. Contém, predominantemente, mandados de pagamento passados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros internados na gafaria, e auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1707-01-03.
Registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao respetivo recebedor para o ano de 1746, Miguel Francisco. A receita referida é adveniente da renda da imposição do vinho (arrematada pelo rendeiro Manuel Baptista de Oliveira) e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e recebido do tesoureiro da fortificação. Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros, relações de lázaros internados na gafaria de São Lázaro, e auto de contas tomadas ao referido recebedor em vereação de 1747-11-08.
Registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao respetivo recebedor para o ano de 1748, Manuel Nunes. A receita referida é adveniente da renda da imposição do vinho (arrematada pelo rendeiro Pedro Ferreira Henriques), do vencimento do posto de tenente-general da ilha, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e das "faúlhas dos moinhos" (renda cobrada pela Santa Casa da Misericórdia do Funchal). Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros, relações de lázaros internados na gafaria de São Lázaro, e conta do recebedor Manuel Nunes, relativa à receita e despesa do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1748. Contém 1 documento avulso, não datado: apontamentos relativos a expostos e encargos com os mesmos.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1769, Domingos de Abreu. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, da "faúlha dos moinhos" e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Contém auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1771-11-16. Inclui despesas camarárias não relacionadas com assistência a lázaros e expostos.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1786, José Rodrigues Pereira. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança que lhe foi dada a criar. Contém auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1796-08-18.
Procede-se ao registo de esmolas e diversos donativos arrecadados para sustento de lázaros, incluindo a esmola do sábado, arrecadada na cidade, a esmola do trigo, esmolas arrecadadas em missas, géneros e respetivo valor pecuniário, verbas resultantes de condenações, verbas doadas por oficiais camarários, entre outros. Procede-se igualmente ao registo da despesa resultante da acumulação daquela receita, e afeta a obras na igreja de São Lázaro e a encargos com a sua conservação e ornamentação, a despesas com o sustento de lázaros, a encargos resultantes da recolha de esmolas e da celebração de missas na igreja de São Lázaro, entre outros.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1771, Francisco José de Freitas e Silva. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Inclui registo de despesas não relacionadas com assistência a lázaros e expostos.
Registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao recebedor respetivo para o ano de 1718, Manuel Fernandes. A receita referida é adveniente da terça parte da renda da imposição do vinho (arrematada pelo rendeiro Domingos de Abreu Florença), bem como do vencimento do posto de tenente-general da ilha, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e recebido do tesoureiro da fortificação. Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros internados na gafaria, e auto de contas tomadas ao referido recebedor em vereação de 1736-07-13. Contém 20 documentos apensos: 1: mandado de pagamento aos padres cura da Sé relativos a encargos com batismo e enterramento de expostos (contém o recibo respetivo). Datas: 1718-01-18/1718-02-05; 2: mandado de pagamento ao porteiro da Câmara por serviços prestados na sequência do aparecimento de expostos, e pelo pagamento a quem os leva a batizar e a quem os entrega às suas amas (contém o recibo respetivo). Datas: 1718-01-07/1718-01-08; 3: mandado de pagamento ao escrivão da Câmara para pagamento de livros, papel e tinta. Datas: 1717-01-17; 4-9: mandados de pagamento ao procurador dos mesteres da Câmara, António de Barros, a cujo cargo se encontrava o sustento dos lázaros, para efeitos de encargos com lázaros internados na gafaria (contém os recibos respetivos). Datas: 1718-02-27/1718-07-17.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1782, Pedro António dos Santos. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação das amas que têm sob seu encargo expostos, com menção à freguesia onde reside a ama, ao salário que aufere e ao nome da criança que lhe foi dada a criar. Contém auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1785-07-09.
Receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1772, Sebastião de Abreu e Brito. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Contém auto de contas datado de 1785-06-09. Contém ajuste de contas datado de 1788-03-29.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1753, Bernardo Freitas. Procede-se ao registo da receita da renda adveniente da imposição do vinho e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido, o nome da criança dada a criar, a data de início da criação e, se for o caso, a data de falecimento do exposto. Segue auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1754-02-16.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1755, Domingos Nóbrega. Procede-se ao registo da receita da renda adveniente da imposição do vinho e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Segue auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1757-02-11.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1763, Pedro Fernandes Pimenta. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Contém auto de contas tomadas em vereação de 1771-03-12 a um herdeiro do recebedor Caetano Fernandes Pimenta. Contém ainda termo de ajuste de contas, datado de 1772-11-28, efetuado entre o recebedor para o ano de 1772, Sebastião de Abreu Brito, e os herdeiros do recebedor do ano de 1763, relativo a dívida que por este ficou por saldar aquando do exercício do seu cargo. Contém 2 documentos avulsos: 1: mandado de pagamento do senado ao recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1763, Pedro Fernandes Pimenta, ordenando-lhe que pague ao porteiro da Câmara 200 réis, referentes ao conserto do sino de correr. Datas: 1763-11-05; 2: declaração, não datada e de autoria desconhecida, atestando que em 1763-09-12 foi expedido um escrito ao recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos, Pedro Fernandes, para que pagasse [4]200 réis ao patrão do calhau, Tomé de Ornelas, bem como empregasse mais 400 réis com os gastos de uma deslocação à Madalena do Mar e Calheta, com o propósito de se assinar um edital e suas cartas para anunciar ao povo a notícia de paz.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1778, João Bernardes da Costa. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Contém auto de contas tomadas a João Bernardes da Costa, datado de 1789-10-09.
Registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao respetivo recebedor para o ano de 1747, José Rodrigues Martins. A receita referida é adveniente da renda da imposição do vinho (arrematada pelo rendeiro Pedro Ferreira Henriques), do vencimento do posto de tenente-general da ilha, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, das "faúlhas dos moinhos" (renda cobrada pela Santa Casa da Misericórdia do Funchal), de esmolas dos lázaros e ainda de um termo de data de exposto. Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros, relações de lázaros internados na gafaria de São Lázaro, e auto de contas tomadas ao referido recebedor em vereação de 1748-03-09.
Registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao recebedor respetivo para o ano de 1736, Manuel Fernandes. A receita referida é adveniente da renda da imposição do vinho (arrematada pelo rendeiro Manuel Carvalho), bem como do vencimento do posto de tenente-general da ilha, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e recebido do tesoureiro da fortificação. Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros internados na gafaria, e auto de contas tomadas ao referido recebedor em vereação de 1744-05-08. Contém 1 documento avulso e 1 documento apenso, numerados sequencialmente: 1: pedido de informação relativa a encargos com lázaros, remetido a Gaspar Pereira em nome do tenente-general da ilha, datado de 1736-12-04; 2: rascunho de requerimento do senado para contribuição com "damasco" para "Armação" na Sé Catedral por motivo de celebração do "The Deum" (contém relação dos indivíduos a quem a solicitação é dirigida, e, no verso do documento, apontamentos relativos a receita e despesa afeta a lázaros e expostos). Datas: [1736]-[...]-08.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1773, Manuel de Sousa Henriques. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Inclui registo de despesas não relacionadas com assistência a lázaros e expostos. Contém auto de contas tomadas a Manuel de Sousa Henriques, datado de 1785-07-09.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1768, António de Freitas. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, da "faúlha dos moinhos" e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Segue auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1769-04-22.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1777, António de Freitas. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Inclui registo de despesas não relacionadas com assistência a lázaros e expostos.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1775, António de Freitas. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, da "faúlha dos moinhos" e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Contém auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1785-07-09. Contém 5 documentos avulsos: 1: mandado de pagamento do senado da Câmara ao recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1775, António de Freitas, datado de 1776-05-11, ordenando-lhe que do dinheiro ainda em seu poder entregue 200.000 réis a Francisco Xavier Veríssimo, a fim de ajudar na despesa a fazer com o assentamento do novo relógio da torre da Sé do Funchal, chegado de Lisboa em 1776-05-10. Inclui recibo do pagamento; 2: relação de receita e despesa com assistência a lázaros e expostos, datada de 1776-02-22. Contém no verso do documento um requerimento de renovação de licença de taverna de pão e vinho. Inclui despacho da mesa do senado, datado de 1775-07-01; 3: relação de despesas com assistência a lázaros e com o pagamento dos salários do porteiro, sacristão, amas e esmoleres do hospital de São Lázaro, para os meses de outubro a dezembro de 1775. Datas: 1775-10-31/1775-12-[...]; 4: recibo de esmola aplicada, por despacho do juiz de fora, em obras no hospital de São Lázaro. Datas: 1775-06-09; 5: processo de pedido de isenção de internamento no Lazareto, apresentado ao senado por Manuel da Costa Ferreira, lázaro há 3 anos, morador na freguesia do Faial, o qual, em virtude de possuir bens para seu sustento, compromete-se perante os membros da Câmara a viver retirado em sua casa, mas sem comunicar com os seus familiares e demais pessoas sãs, bem como a ofertar, para efeitos da dita isenção de internamento, 10.000 réis de esmola para os lázaros do hospital de São Lázaro. Contém requerimento de Manuel da Costa Ferreira para o juiz de fora; despacho favorável do procurador do concelho; termo de obrigação a que se submeteu o requerente. Datas: 1775-06-02.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1780, Mário Martins de Torres. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Contém auto de contas tomadas a Mário Martins de Torres, datado de 1790-11-06. Contém 3 documentos avulsos: 1: informação do vigário Borges de Alemanha atestando que a exposta Antónia, criada pela ama Mariana da Rosa, se encontra viva, facto que se lhe consta por tê-la visto. Datas: 1780-04-14; 2: informação do cura João Francisco [?], atestando que a exposta Antónia, criada pela ama Ana Maria Francisca, "está bem criada". Datas: 1780-04-06; 3: apontamento contabilístico com discriminação de quantia paga a ama pela criação de criança exposta; no verso: apontamento de natureza contabilística. Datas: 1779-09-[...]/1781-02-08.
Registo da receita aplicada a lázaros e expostos, carregada ao respetivo recebedor para o ano de 1750, Manuel Ferreira. A receita referida é adveniente da renda da imposição do vinho (arrematada pelo rendeiro António dos Passos Jardim), do vencimento do posto de tenente-general da ilha, aplicado por determinação régia a encargos com lázaros e expostos, e das "faúlhas dos moinhos" (renda cobrada pela Santa Casa da Misericórdia do Funchal). Contém, predominantemente, registo de pagamentos efetuados a amas pela criação de expostos a seu cargo. Inclui mandados de pagamento para efeitos de encargos com sustento e assistência a lázaros, e auto de contas tomadas ao referido recebedor em vereação de 1752-06-03.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1774, Estevão João de Freitas. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, do vencimento do posto de tenente-general da ilha e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Inclui registo de despesas não afetas à assistência a lázaros e expostos.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1784, José Rodrigues Pereira. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se igualmente uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro, identificando-se as datas de entrada e, se caso disso, falecimento dos doentes; relativamente aos expostos, procede-se ao registo do nome da ama, da freguesia onde reside, do salário auferido e do nome da criança dada a criar. Contém auto de contas tomadas a José Rodrigues Pereira, datado de 1796-08-18.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1760, Domingos de Abreu. Procede-se ao registo da receita da renda adveniente da renda da imposição do vinho e da "faúlha dos moinhos", a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Segue auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1765-05-22.
Registo da receita e despesa do recebedor do dinheiro dos lázaros e expostos para o ano de 1770, José João Correia Pestana. Procede-se ao registo da receita adveniente da renda da imposição do vinho, da "faúlha dos moinhos" e do vencimento do posto de tenente-general da ilha, a qual, mediante mandados de pagamento passados pelo senado da Câmara ao dito recebedor, é aplicada em despesas com assistência a lázaros e expostos. Regista-se, para este efeito, uma relação dos lázaros internados no hospital de São Lázaro e, em relação aos expostos, o nome da ama, a freguesia onde reside, o salário auferido e o nome da criança dada a criar. Contém auto de contas tomadas ao mesmo recebedor em vereação de 1771-07-10. Inclui despesas camarárias não relacionadas com assistência a lázaros e expostos. Contém 2 documentos avulsos: 1: informação de Joaquim de Sousa, datada de [....]-01-07, atestando a filiação de Maria de Sousa, moradora na freguesia do Campanário. Segue pedido de admissão da mesma no Lazareto, solicitado por "Álvaro António" a João Agostinho Teles de Meneses; 2: apontamento contabilístico, datado de 1807-08-19, relativo a montantes afetos a "custas da Execuçam".