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Identification
Description level
F
Reference code
PT/ABM/JCN
Title
Jacinto da Conceição Nunes
Holding entity
Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira (cx. 1 a 3; JCN/1 a JCN/185) e Arquivo e Biblioteca da Madeira (cx. 4: doc. 1-60).
Dimension and support / Extents
4 cx. (cx. 1 a 3 com 181 provas fotográficas, 3 ferrotipos e 1 cartão de álbum e cx. 4 com 60 doc.)
Content and structure
Scope and content
Apesar de abranger um largo período de tempo da vida do padre Jacinto da Conceição Nunes, o acervo documental é um espólio pequeno. Inicia-se em 1889, com um autógrafo do pároco enquanto estudante de teologia, seguindo-se em 1891 o seu primeiro poema manuscrito. Encerra-se em 1978, com uma carta assinada por Maria Adelaide Nunes Silva Júnior, proveniente dos Açores e endereçada a Berta Maria Teodorina Nunes. Todavia, o espólio do padre Jacinto da Conceição Nunes permite dar uma visão da importância espiritual e social do clero na Madeira, nas primeiras décadas do século XX. Os 60 documentos estão distribuídos em duas secções: Produção Intelectual e Documentos de Família.Em relação ao espólio fotográfico do padre Jacinto da Conceição Nunes, proveniente do Photographia-Museu Vicentes, o conjunto abrange essencialmente 3 ferrotipos e 181 provas fotográficas avulsas, de diversos formatos (desde carte de visite, bilhete-postal e outros formatos em papel fotográfico de época, nomeadamente em papel de albumina e em papel de brometo) e 1 cartão de álbum. Este lote compreende na sua maioria retratos de estúdio e retratos de exterior, obtidos em contexto social e em ambientes residenciais, refletindo assim uma teia, estreita e incisiva, de ligações e vivências do padre Jacinto da Conceição Nunes com a família, conhecidos e amigos, tanto na esfera da sua atividade de sacerdote como no recato da sua vida privada, vulgarmente, interagida na Madeira e nos Açores, lugares onde residiam os seus familiares mais diretos. Muitas das dedicatórias manuscritas e inscrições proeminentes no verso das provas serviram de base de datação e de identificação das fotografias, porém, quando não foi possível precisar uma datação exata, considerou-se o intervalo de tempo da vivência do padre Jacinto da Conceição Nunes ou uma referência de índole conjuntural mais fiável. Neste sentido, optou-se por datar o fundo a partir da segunda metade do século XIX, pela circunstância da existência de ferrotipos no espólio, cujo suporte e processo fotográfico foram utilizados em ampla escala entre as décadas de 1860 e 1870, prevalecendo por essa razão a antiguidade destes registos fotográficos e como datação final o ano de 1978, relacionado o período cronológico da última produção do acervo documental.
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