Search results

42 records were found.

Vicente Júlio Bettencourt Pimenta deixa todos os bens móveis, semoventes urbanos de raiz, peças de ouro e prata, dinheiro, títulos, pipas, objetos de ornato da casa de cimento dos prédios e tudo o que foi fixado no testamento de seus sogros.
Gregório Perestrelo de França e sua mulher Zélia Amélia Veiga França declaram ser proprietários da quarta parte de um prédio urbano denominado "André Nicolau", situado na Vargem do Lombo da Estrela, freguesia da Calheta, da compra que fizeram a Cláudio Bettencourt Pimenta e a sua consorte. Declaram ainda que vendem a sua parte a Francisco Bettencourt Pimenta, solteiro, proprietário, morador na Calheta, pelo preço de 15.000 réis. Inclui contribuição de registo por título oneroso e certidão da inscrição do prédio.
O testamento de D. Maria Matilde Bettencourt, solteira, moradora no sítio da Vargem da Estrela, Calheta, filha de André Nicolau, capitão, e de D. Ana Joaquina, data de 1852-03-11.
Contém procuração, datada de 1851-09-12, que faz o cónego Dionísio Bettencourt Pimenta a seu irmão Vicente Júlio Bettencourt Pimenta, para que em seu nome tome posse da propriedade situada no Lombo da Estrela, Calheta, que arrematou ao Distrito Administrativo do Funchal.
João Nepumeceno de Carvalho e José de Nóbrega obrigam-se a pagar anualmente um alqueire de trigo aos herdeiros do capitão João Cesário, de um foro imposto numa fazenda situada nas Achadas dos Lamaceiros, na qual possuem uma casa com moinho de água.
O testamento e o auto de aprovação datam de 1874-04-19. Herdeiros: suas irmãs Maria Filomena e Vicência Bettencourt Pimenta.
António da Silva Costa e João de Freitas declaram que foram chamados pelo padre Joaquim da Natividade para avaliarem uma casa no sítio dos Arrifes. A casa com benfeitorias e quintal está avaliada em 3.358$600.
Contém: 1. Escritura de venda que fazem António Joaquim Correia Caldas e sua consorte D. Rita Angélica Coelho e Melo a Antónia Joaquina, viúva de José Xavier, de uma porção de terra baldia, sita nos Arrifes, freguesia de São Pedro. Contém auto de posse datado de 1818-10-31; 2. Escritura de venda que fazem António Joaquim Correia Caldas e sua mulher a Pedro de Freitas, de duas tiras de terra unidas a um bocado de terra do comprador, nos Arrifes, freguesia de São Pedro. Contém auto de posse datado de 1819-11-24; 3. Escritura de venda que fazem António Joaquim Correia Caldas e sua mulher a Pedro de Freitas, de uma parcela de terra nos Arrifes, freguesia de São Pedro.
Inventariante: D. Joaquina Amália Correia, viúva de Jacinto Pedro da Silva; Pagamento ao herdeiro Luís: dinheiro; uma porção de terra e benfeitorias, na Calçada do Socorro, freguesia de Santa Maria Maior do Calhau; benfeitorias de paredes, pilares, vinhas, corredores, calçadas e paredes de uma casa abatida; uma porção de água (dois dias e dezasseis horas) no sítio do Curral dos Romeiros, freguesia do Monte, dois poços da Ribeira de São Martinho; uma longueira de terra no sítio dos Vazadouros, na ilha do Porto Santo; uma fazenda no sítio do Bom Sucesso, freguesia de Santa Maria Maior, com casa de telha que serve de lagar; duas casas térreas na Calçada do Socorro.
Universal herdeira: sua sobrinha D. Leonor Bettencourt Pimenta, filha de Vicente Júlio Bettencourt Pimenta. Herdeiros e bens: sobrinho Vicente Júlio Bettencourt Pimenta (filho de seu irmão com o mesmo nome): metades de uma casa e terra no Lombo da Estrela, Calheta; sobrinha D. Leonor Bettencourt Pimenta: as outras metades da casa e da terra referidas. Contém ainda auto de aprovação datado de 1869-11-07 e declaração de abertura do testamento de 1870-08-04.
O texto de Alberto F. Jardim, escrito em inglês, foi publicado no Diário da Madeira em 1916-03-29.