Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
324 records were found.
Sobre o tanque da praça do Infante está o altar improvisado e o andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. A rodear o tanque, vários sacerdotes. As janelas e varandas dos prédios circundantes, a avenida Arriaga, a avenida do Infante e o futuro parque de Santa Catarina estão repletos de pessoas.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima segue a meio da avenida Arriaga. Tal como os prédios vizinhos, encontra-se repleta de pessoas.
O carro com o andor de Nossa Senhora de Fátima segue a meio do caminho. Ao longo deste vê-se uma multidão, principalmente de mulheres. No lado direito estão colocadas bandeiras com a cruz de Cristo. Veem-se, pelo ar, pétalas de rosas que eram atiradas à imagem. À esquerda, um edifício térreo com paredes de pedra aparelhada e cobertura de colmo.
O carro com o andor de Nossa Senhora de Fátima segue ao meio do caminho, ao longo do qual se encontra uma multidão. Em cada um dos lados desse caminho veem-se duas colunas enfeitadas, sobre as quais estão dois anjos que seguram uma faixa com a inscrição "AVE RAINHA DE PORTUGAL". Ao fundo à esquerda, está o andor com a imagem de São Vicente.
O carro com a imagem de Nossa Senhora de Fátima passa por baixo de um arco enfeitado com buxo, colocado no caminho, e no qual se lê a inscrição "ADEUS". Ao longo do caminho estão muitas pessoas. Algumas mulheres atiram pétalas de rosas à imagem da Virgem.
Os barcos que rodeiam o vapor Lima estão todos engalanados e com muitas pessoas.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima, num andor profusamente decorado com orquídeas, está rodeada de homens.
O andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, encontra-se no final da Pontinha e início da rua Carvalho Araújo, onde se procedeu à entrega da chave da cidade do Funchal à Virgem. À frente do andor, está a edilidade funchalense representada pelo Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício, e os edis tenente Domingos Cardoso, Prof. José Modesto da Trindade e Ernesto Honorato Ferreira. A bandeira do município era conduzida pelo chefe da secretaria Dr. Ernesto Pelágio dos Santos. Atrás do andor, seguem o bispo do Funchal D. António Manuel Pereira Ribeiro e o cabido. No início da rua Carvalho Araújo, vê-se um arco decorado com buxo e flores. Muitas pessoas assistem ao cortejo.
O carro com o andor de Nossa Senhora de Fátima segue a meio do caminho que, de ambos os lados, está enfeitado com colchas e lençóis pendurados e com mastros tendo na ponta bandeiras com a cruz de Cristo. Veem-se algumas pessoas aos lados do caminho, umas em pé e outras ajoelhadas.
Em primeiro plano vê-se o carro com o andor de Nossa Senhora de Fátima. No adro da igreja, perto do andor, estão colocadas cadeiras, ocupadas por pessoas. A envolvê-las vê-se uma multidão, a assistir à missa. Em segundo plano, a igreja de São Bento, em cuja fachada, sobre a porta, se encontra a inscrição "AVE MARIA".
A rua e arredores está repleta de pessoas. Ao centro, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, vendo-se um padre, provavelmente a colocar ofertas aos pés da Virgem. À esquerda, um arco enfeitado com plantas, bandeiras e cortinas. Nas janelas, colchas e lençóis pendurados.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima segue ao meio do caminho, enfeitado com plantas e mastros onde estão penduradas bandeiras com a cruz de Cristo. Ao longo do caminho, uma grande multidão.
Em primeiro plano, à esquerda, veem-se carros, que participam no cortejo. Ao centro, quatro militares e um padre. Em segundo plano, o jipe que transporta o andor de Nossa Senhora de Fátima. Ao fundo, pessoas dispostas no caminho e a igreja do Faial.
No caminho por onde passa a imagem de Nossa Senhora de Fátima veem-se dois arcos enfeitados. Ao meio do mesmo, uma espécie de tapete de plantas. A ladeá-lo, muitas pessoas.
Em primeiro plano, o jipe com o andor de Nossa Senhora de Fátima, ladeado pela Legião Portuguesa. Atrás do andor, as autoridades do Distrito do Funchal. Toda a praça está repleta de pessoas, que seguram velas acesas.
O jipe com o andor de Nossa Senhora de Fátima, ladeado pela Legião Portuguesa e seguido pelas autoridades do Distrito, está prestes a entrar na avenida Arriaga. Toda a avenida está repleta de pessoas, que seguram velas acesas.
O jipe com o andor de Nossa Senhora de Fátima está a iniciar a subida da avenida do Infante. Nos e junto aos passeios desta avenida, algumas pessoas e carros. Atrás do jipe que leva o andor vê-se um enorme cortejo de pessoas que ocupa a Praça do Infante e a avenida Arriaga.
O jipe com o andor de Nossa Senhora de Fátima encabeça o cortejo de automóveis, que segue atrás.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima,segue pelo centro da rua, onde está um tapete de plantas, vendo-se, à frente do jipe, dois militares. Nas margens da rua veem-se mastros com bandeiras e uma multidão. São percetíveis, pelo ar, as pétalas de flores lançadas à Virgem. À esquerda, em primeiro plano, um sacerdote.
Vê-se o cais, a avenida do Mar e vários edifícios da cidade iluminados.
O andor está a entrar no adro da Sé, conduzido pelos padres Joaquim Plácido Pereira, Sebastião Antero Gonçalves, Abel da Silva Branco e António Pinto da Silva. Atrás do andor, o bispo do Funchal, D. António Manuel Pereira Ribeiro.
Os membros da confraria de Nossa Senhora da Soledade que conduziram o andor até ao adro da Sé foram o Dr. Juvenal de Araújo, Joaquim Colares Mendes, Eduardo Alves e João Óscar da Silva.
Os rapazes da Ação Católica que conduziram o andor foram Felix Martins Silva, António Pereira de Nóbrega, Fernando da Cruz Gouveia e Dr. Canedo de Morais.
À direita, o Dr. Agostinho Cardoso.
Os homens da Ação Católica que conduziram o andor foram o Dr. Nuno Porto, o Dr. Agostinho Cardoso, o Dr. William Clode e o Eng.º Salema de Azevedo.
Junto ao andor estão os vereadores da edilidade funchalense, destacando-se, à direita do andor, o Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício da Câmara Municipal do Funchal. Atrás do andor, o cabido e autoridades civis, entre as quais o Dr. Ernesto Pelágio dos Santos, chefe da secretaria da Câmara Municipal do Funchal com a bandeira do município.
Os bombeiros que conduziram o andor foram o comandante Raul da Conceição Mendes, os chefes Luciano Sales Correia e Vasco Silva, dos municipais, e o adjunto dos “Madeirenses”, José de Sousa.
Junto ao andor estão os vereadores da edilidade funchalense.
Os escuteiros que conduziram o andor foram João Silvério de Castro, José Ascensão Castro Ferreira, Manuel Alves e João Teixeira de Freitas.
Sobre o chafariz vê-se o altar improvisado e, à volta deste, membros do clero.
Vê-se, na primeira fila, o Dr. José Leite Monteiro, governador civil substituto do Distrito do Funchal e o brigadeiro Alfredo Augusto da Silva Braga, governador militar do Distrito do Funchal.
Atrás do bispo está o cónego Manuel Francisco Camacho.
À volta do chafariz, membros do clero.
Vê-se a largada de pombos realizada pela Sociedade Columbófila da Madeira e pelo Centro Columbófilo do Funchal. À volta do chafariz, membros do clero. Ao centro, veem-se os representantes da edilidade funchalense a dirigirem-se para a esplanada da estátua do Infante, reservada às entidades oficiais.
Prestaram assistência aos doentes as irmãs das congregações de S. Vicente de Paulo, S. José de Cluny, Nossa Senhora das Vitórias, Apresentação de Maria, Missionárias de Maria e do Sagrado Coração de Jesus, orientadas por médicos.
Em segundo plano, à esquerda, o governador civil substituto do Distrito do Funchal, Dr. José Leite Monteiro, conversa com alguns membros do clero.
Conduziram o andor, do altar, os padres Eduardo Pereira, Dr. Joaquim da Mata, Carlos Jorge de Faria e Castro e José Marques Jardim.
Atrás do andor vê-se o governador civil substituto do Distrito do Funchal, Dr. José Leite Monteiro. Na praça estão algumas autoridades civis.
Conduziram o andor, do altar, os padres Eduardo Pereira, Dr. Joaquim da Mata, Carlos Jorge de Faria e Castro e José Marques Jardim.
À esquerda, a estátua do Infante. Em segundo plano, uma multidão assiste à missa campal.
A representação da Câmara Municipal do Funchal era constituída pelo Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício da Câmara Municipal do Funchal, os edis tenente Domingos Cardoso, Prof. José Modesto da Trindade e Ernesto Honorato Ferreira. A bandeira do município era conduzida pelo chefe da secretaria Dr. Pelágio dos Santos e a chave pelo funcionário Marcial Fernandes.
Em segundo plano, a capela de Santa Catarina e uma multidão que assiste à missa campal.
Pelo ar e no chão veem-se pétalas de flores, atiradas pelas pessoas.
A representação da edilidade funchalense era constituída pelo Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício da Câmara Municipal do Funchal, os edis tenente Domingos Cardoso, Prof. José Modesto da Trindade e Ernesto Honorato Ferreira. A bandeira do município era conduzida pelo chefe da secretaria Dr. Pelágio dos Santos e a chave pelo funcionário Marcial Fernandes.
Vê-se um homem adulto em cima do carro, ao lado da Virgem.
À esquerda, o Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício. A condução do andor pela edilidade fez-se até ao Savoy Hotel.
A representação da edilidade funchalense era constituída pelo Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício da Câmara Municipal do Funchal, os edis tenente Domingos Cardoso, Prof. José Modesto da Trindade e Ernesto Honorato Ferreira. A bandeira do município era conduzida pelo chefe da secretaria Dr. Pelágio dos Santos e a chave pelo funcionário Marcial Fernandes.
A condução do andor pelos militares fez-se do Savoy Hotel até ao cimo da rua Carvalho Araújo.
Os militares que conduziram o andor foram o governador militar, brigadeiro Silva Braga, o capitão do porto, comandante João Inocêncio Camacho de Freitas, e os coronéis José Maria de Freitas e João Maria Ferraz.
A condução do andor pelos oficiais da Legião Portuguesa fez-se até meio da avenida do Infante. Junto ao andor estão os vereadores da edilidade funchalense, destacando-se, à esquerda, o Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício da Câmara Municipal do Funchal.
Os oficiais da Legião Portuguesa que conduziram o andor foram Álvaro de Araújo Vivaldo, Artur Borges, Dr. Manuel Domingos de Gouveia e Freitas e Alberto de Oliveira.
A condução do andor pelos militares fez-se desde o cimo da rua Carvalho Araújo até à entrada da avenida do Infante.
Os militares que conduziram o andor do cimo da rua Carvalho Araújo até à entrada da avenida do Infante foram o tenente-coronel Armando Amaro de Freitas, o major Gregório Paiva Cunha e os capitães João Carlos de Sousa e Portela Ribeiro.
A condução do andor pelos militares fez-se desde o cimo da rua Carvalho Araújo até à entrada da avenida do Infante. À direita do andor está o Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício da Câmara Municipal do Funchal. À frente do andor, membros do clero.
Os militares que conduziram o andor desde o alto da rua Carvalho Araújo até à entrada da avenida do Infante foram o tenente-coronel Armando Amaro de Freitas, o major Gregório Paiva Cunha e os capitães João Carlos de Sousa e Portela Ribeiro.
Junto ao andor estão os vereadores da edilidade funchalense, destacando-se, à direita do andor, o Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício da Câmara Municipal do Funchal.
Os bombeiros que conduziram o andor foram o comandante Raul da Conceição Mendes, os chefes Luciano Sales Correia e Vasco Silva, dos municipais, e o adjunto dos “Madeirenses”, José de Sousa.
Os dirigentes sindicais que conduziram o andor na avenida Arriaga foram José da Cunha Rosa, Jaime de Abreu, Alfredo Silva, António Sousa Júnior, João Pereira, Isaías de Castro, João Nascimento Silva, Manuel Mendonça Perestrelo, Manuel Veloza Faria, António Pereira, Jacinto Silva Dias, Francisco Rodrigues, Manuel Caires, Manuel Inácio de Caires, Manuel Mendes, Ferdinando Gregório Gomes, Luís Alexandre Pestana, Manuel Liberal Martins e Gonçalo Cesário da Costa.
Os membros da confraria que conduziram o andor até ao adro da Sé foram o Dr. Juvenal de Araújo, Joaquim Colares Mendes, Eduardo Alves e João Óscar da Silva.
O cortejo segue em direção à igreja paroquial de Nossa Senhora da Graça, do Estreito de Câmara de Lobos. Em primeiro plano, as raparigas da Juventude Agrária Católica.
Em cima, veem-se muitas pessoas sobre o muro da Pontinha.
Carregam o andor, à esquerda, o Eng.º António Henriques de Araújo e, à direita, o Dr. Abel de Sousa Alves. Atrás do andor, seguem o cabido, e as autoridades civis. Nos barcos veem-se algumas pessoas a assistir ao cortejo.
À esquerda do andor, o Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício da Câmara Municipal do Funchal.
À esquerda, o Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício da Câmara Municipal do Funchal. Em primeiro plano, vários membros do clero. Pelo ar e no chão veem-se pétalas de flores, atiradas pelas pessoas.
A representação da edilidade funchalense era constituída pelo Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício da Câmara Municipal do Funchal, os edis tenente Domingos Cardoso, Prof. José Modesto da Trindade e Ernesto Honorato Ferreira. A bandeira do município era conduzida pelo chefe da secretaria Dr. Pelágio dos Santos e a chave pelo funcionário Marcial Fernandes.
No início da rua Carvalho Araújo, vê-se um arco decorado com buxo e flores. Sobre o arco veem-se muitas mulheres com cestos com pétalas.
O andor é transportado pelos membros da Junta Geral do Distrito do Funchal e ladeado pelos soldados de infantaria e de artilharia anti-aérea e defesa da costa. Perfilham-se à frente do andor os membros da Câmara Municipal do Funchal, destacando-se o Prof. José Rafael Basto Machado, vice-presidente em exercício. Atrás do andor, seguem o bispo do Funchal D. António Manuel Pereira Ribeiro e o cabido. Na rua Carvalho Araújo, estão os seminaristas e o clero. Muitas pessoas assistem ao cortejo.
Carregam o andor, à esquerda, o Dr. João Figueira de Freitas, presidente da Junta Geral do Distrito, à direita, o Dr. Ângelo Augusto da Silva. Em segundo plano, atrás, o Dr. Abel de Sousa Alves.
Carregam o andor, à esquerda, o Eng.º António Henriques de Araújo e, à direita, o Dr. Abel de Sousa Alves. Atrás do andor, seguem o bispo do Funchal, D. António Manuel Pereira Ribeiro, o cabido e as autoridades civis. Nos barcos veem-se algumas pessoas a assistir ao cortejo.
Carregam o andor, à esquerda, o Dr. João Figueira de Freitas, presidente da Junta Geral do Distrito, à direita, o Dr. Ângelo Augusto da Silva. Do lado esquerdo do andor está o Eng.º António Henriques de Araújo e, do lado direito, o Dr. Abel de Sousa Alves. À esquerda, vê-se o vapor Lima.
Carregam o andor, à esquerda, o Dr. João Figueira de Freitas, presidente da Junta Geral do Distrito, à direita, o Dr. Ângelo Augusto da Silva. Do lado esquerdo do andor está o Eng.º António Henriques de Araújo e, do lado direito, o Dr. Abel de Sousa Alves. À esquerda, veem-se os soldados que ladeavam o andor.
Os dirigentes sindicais que conduziram o andor na avenida Arriaga foram José da Cunha Rosa, Jaime de Abreu, Alfredo Silva, António Sousa Júnior, João Pereira, Isaías de Castro, João Nascimento Silva, Manuel Mendonça Perestrelo, Manuel Velosa Faria, António Pereira, Jacinto Silva Dias, Francisco Rodrigues, Manuel Caires, Manuel Inácio de Caires, Manuel Mendes, Ferdinando Gregório Gomes, Luís Alexandre Pestana, Manuel Liberal Martins e Gonçalo Cesário da Costa.
Atrás do andor, seguem o bispo do Funchal D. António Manuel Pereira Ribeiro, o cabido e o chefe da secretaria da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Pelágio dos Santos, com a bandeira do Município.
Os dirigentes sindicais que conduziram o andor na avenida Arriaga foram José da Cunha Rosa, Jaime de Abreu, Alfredo Silva, António Sousa Júnior, João Pereira, Isaías de Castro, João Nascimento Silva, Manuel Mendonça Perestrelo, Manuel Velosa Faria, António Pereira, Jacinto Silva Dias, Francisco Rodrigues, Manuel Caires, Manuel Inácio de Caires, Manuel Mendes, Ferdinando Gregório Gomes, Luís Alexandre Pestana, Manuel Liberal Martins e Gonçalo Cesário da Costa.