Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
112 records were found.
Na sala, em plano de fundo, observa-se já colocada a tela do artista Guilherme Camarinha (1913-1994), reproduzindo a alegoria ao descobrimento da Madeira, cuja composição retrata os seguintes temas: primeira missa rezada na presença de João Gonçalves Zarco, queimada da floresta, povoamento dos coelhos e caça dos lobos-marinhos.
O ministro foi recebido pela Legião Portuguesa e pela Banda Distrital do Funchal, que lhe prestaram guarda de honra à chegada.
O Eng. António Teixeira de Sousa, encontra-se sentado no lado direito da imagem.
No pátio à entrada, a banda filarmónica da escola, constituída por rapazes, atuou o hino Maria da Fonte na passagem do ministro e respetiva comitiva.
Sentados à mesa, acompanhando o discurso do ministro, identifica-se, no lado esquerdo da imagem, o governador do Distrito, comandante João Inocêncio Camacho; e no lado direito da imagem, respetivamente, o presidente da Junta Geral do Distrito, Eng. António Teixeira de Sousa, e o Dr. Agostinho Cardoso, médico e presidente da Comissão Distrital da União Nacional.
O ministro realiza o seu discurso no mesmo local onde foi celebrada a missa campal. A direita do ministro do Interior, encontra-se as seguintes entidade: governador civil do Distrito, comandante João Camacho de Freitas; presidente da Junta Geral, Eng. António Teixeira de Sousa; presidente da Câmara Municipal da Calheta, Dr. Júlio Esmeraldo de Gouveia e vigário geral da Diocese, cónego Manuel Francisco Camacho. Dava a esquerda do ministro do Interior, a seguinte ordem protocolar: governador Militar, interino, coronel Alfredo Dória Nóbrega; presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. João Valente e presidente da Comissão dos Aproveitamentos Hidráulicos, Eng. Manuel Rafael Amaro da Costa.
A população e as entidades convidadas assistem o funcionamento das máquinas.
O ministro carrega um ramos de flores que, segundo a imprensa, são cravos oferecidos pelo menino Manuel Roberto Cachucho, aluno da escola masculina do lombo do Doutor.
Recebido pelas entidades mais representativas do concelho e pela população local na praça Gago Coutinho e Sachadura Cabral, o ministro fez o percurso à pé até aos Paços do Concelho, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, José Alves dos Santos, e restante comitiva para uma sessão de boas-vindas.
Ladeando o ministro encontra-se, no lado esquerdo da imagem, o cónego Manuel Francisco Camacho, e pela direita, o governador civil do Distrito, João Inocêncio Camacho de Freitas que se faz acompanhar do presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Dr. Agostinho Gonçalves de Canha.
Ladeando o ministro encontra-se, no lado esquerdo da imagem, Joaquim Sequeira Cabrita.
O ministro é cumprimentado, à entrada da escola, pelo diretor da instituição: padre Dr. José Maria Alves.
O ministro do Interior fazia-se acompanhar do comandante da polícia, capitão Leonardo Fialho Prego, e adjunto da corporação, tenente Eduardo Prudente. Assiste, em posição mais afastada, o governador civil, comandante João Inocêncio Camacho de Freitas.
Nesta cerimónia foram cumprimentar o ministro diversas entidades oficiais, entre elas: o bispo da Diocese, o corpo consular, magistrados, autoridades civis e militares e vários dirigentes do funcionalismo público.
Os repórteres fotográficos captam, à entrada do cais, imagens do ministro e restante comitiva oficial que ali aguardam, junto ao quiosque, pelo desfile que a força militar, responsável pela guarda de honra, ia realizar na avenida do Mar.
O altar encontrava-se improvisado no exterior da central, no lado leste edifício, coberto de buganvíleas. Sentaram-se nos lugares de honra, no lado direito da imagem, o ministro do Interior, Dr. Joaquim Trigo de Negreiros, e o governador do civil do Distrito, comandante João Inocêncio Camacho de Freitas, e respetiva comitiva.
Esta sala, também conhecida pelo nome de Sala de Protocolo, é um espaço que funciona de antecâmara do Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Encontra-se ladeado pelos governadores civis e militares, comandante João Inocêncio Camacho de Freitas e coronel Alfredo Dória Nóbrega. No lado direito da imagem, a contar da direita para a esquerda, identifica-se as seguintes personalidades: Dr. Agostinho Cardoso, então presidente da Comissão Distrital da União Nacional; Dr. João Gonçalves Valente, presidente da Câmara Municipal do Funchal e Eng. António Teixeira de Sousa, presidente da Junta Geral do Funchal.
Escadaria do átrio central, de acesso ao andar nobre.
As retratadas deverão ser esposas de alguns membros das entidades oficiais que foram apresentar cumprimentos ao ministro do Interior a bordo do navio "Serpa Pinto". Entre elas, a imprensa da época noticiava, a presença da filha do governador do Distrito do Funchal, comandante João Inocêncio Camacho; a esposa do governador Militar interino, coronel Alfredo Dória Nóbrega; a esposa do presidente da Junta Geral do Distrito, eng. António Teixeira de Sousa; a esposa do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. João Gonçalves Valente; a esposa do deputado da Nação, Dr. Alberto Henriques de Araújo; a esposa do governador substituto, Dr. João de Gouveia; a esposa do capitão do Porto do Funchal, Horácio Faria Pereira; a esposa do presidente da Comissão Distrital da União Nacional, Dr. Agostinho Cardoso e a esposa do comandante da Polícia, capitão Leonardo Fialho Prego. No grupo que desembarcou no cais incluía-se também a esposa do ministro do Interior, D. Maria Olímpia Negreiros.
Trata-se da primeira deslocação do ministro à Madeira que vem cumprir um vasto programa de visitas, homenagens e, em especial, presidir a inauguração da central hidroelétrica da Calheta.
Neste trajeto da avenida Zarco, junto à esquina com a rua da Carreira e largo da Igrejinha, uma multidão observa e saúda a passagem do ministro do Interior que caminha acompanhado, na linha da frente, da esquerda para a direita, na presença do presidente dos Paços do Concelho, Dr. João Gonçalves Valente, do governador do Distrito do Funchal, comandante João Inocêncio de Freitas, do governador Militar, interino, coronel Alfredo Dória Nóbrega e do presidente da Junta Geral do Distrito, Eng. António Teixeira de Sousa. À retaguarda do cortejo oficial seguia a restante comitiva que também esteve no cais a prestar cumprimentos.
Neste largo, o ministro foi recebido por uma larga multidão, bem como pelos Bombeiros Municipais do Funchal e Bombeiros Voluntários Madeirenses que, com a Banda Municipal, lhe fizeram a guarda de honra.
O ministro e respetiva comitiva faziam um ligeiro repouso antes de se dirigirem para o Salão Nobre onde seria realizada uma sessão de boas-vindas e habituais discursos.