Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

103 records were found.

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: testamento (f. 2-6 v.º) aprovado em 1757-06-14 pelo tabelião do lugar de Câmara de Lobos, José Ferreira dos Passos; aberto em 175706-21. ENCARGOS (ANUAIS): duas missas na entrada de cada herdeiro (duas missas uma só vez «em cada folgo (…) e assim correra the o fim do mundo»). BENS DO VÍNCULO: casa grande onde vive e o bocado de fazenda onde se encontra, no sítio da Marinheira, Estreito de Câmara de Lobos. Caso algum filho ou genro «ponha algua duvida nesta deicha», faz terça de todos os seus bens e «toma» na mesma casa e aposento junto a ela, deixando-a por falecimento do marido ao mesmo filho Gaspar, mas com o encargo de quatro (ou três?) missas na entrada de cada herdeiro. Em 1758-06-12 (f. 15 v.º-16), procede-se à divisão e demarcação desta casa e fazenda, considerando-se vinculados e unidos por sentença do juiz dos Resíduos de 1758-07-01 (f. 19 v.º-20). SUCESSÃO: nomeia o filho Gaspar dos Santos, sucedendo-lhe um filho ou filha; não tendo filhos ficaria ao irmão Pedro Gonçalves Figueira. ADMINISTRADOR EM 1757-06-24, data da primeira quitação (f. 9): o marido Pedro Gomes Vieira. ÚLTIMO ADMINISTRADOR: não consta. EXTINÇÃO DO VÍNCULO: extinta pela provisão régia registada no tombo 12.º deste Juízo, f. 32-33, de acordo com nota do escrivão, datada de 1775-11-06, exarada na folha de rosto destes autos. Outras informações do testamento (f. 2-6 v.º): FILHOS: Ana Maria, falecida; Gaspar dos Santos; Manuel Gomes Figueira, seu testamenteiro; Pedro Gonçalves Figueira; outros filhos mencionados no termo de citação aos herdeiros (f. 15): Francisco Gomes; Maria Fernandes casada com António Fernandes, Francisca da Silva casada com Francisco de Ornelas da Silva. ENTERRAMENTO: na igreja da sua freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, em sepultura de Bento Gonçalves, de que é herdeira. LEGADOS (vestes, joias): à sobrinha Maria, caso sirva o marido, deixa uns cadeados, uma saia de calhamaço, os seus coletes e mais vestidos, bem como uma caixa sem fechadura, pagando-se ainda a sua soldada; ao neto lega a cama em que dorme. LITERACIA: não sabe ler e escrever. Outros documentos: F. 14 – Mandado do juiz para o escrivão do lugar de Câmara de Lobos, a ordenar que, juntamente com dois avaliadores ajuramentados pela Câmara, proceda à divisão e demarcação da casa grande e bocado de fazenda junto a ela, na Marinheira, em que assistiu Ana do Espírito Santo e o marido. 1758-05-30. F. 15 v.º-16 v.º - Auto de demarcação e divisão da casa e fazenda. 1758-06-12. F. 16 v.º - Auto de posse tomada pelo herdeiro Gaspar dos Santos. F. 19 v.º-20 – Sentença de instituição do vínculo emitida em 1758-07-01.
Dados biográficos e/ou outras informações: Mulher baça, foi escrava de Simão d'Arja, casado com Francisca de Couto. Testamento de mão comum. Capela extinta por provisão régia.
Dados biográficos: Filho de Pedro Gonçalves César e de Antónia Lopes da Costa.
Último administrador: Francisco António de Nóbrega.
Herdeiro universal: o sobrinho Francisco Xavier, filho de seu irmão Manuel Fernandes. Último administrador: André Gonçalves. Capela extinta em 1776 por provisão régia, segundo nota inscrita na folha de rosto. F.1-22 - Carta de sentença do JRE, emitida em 1763-06-14, a favor do herdeiro Francisco Xavier.
Primeiro administrador: a filha Josefa Maria de Santo António, mulher de Tomé Fernandes de Freitas. Último administrador: Ana Quitéria de São José.
Dados biográficos e/ou outras informações: Data do óbito do testador (f. 2 v.º). Verba do testamento sem data. Último administrador/prestador de contas: António Martins.
Administrador em 1658: António de Amil. Última conta tomada à revelia do administrador. Nota na folha de rosto: «Abolida para examinar o tombo".
Dados biográficos e/ou outras informações: Casada primeiro com António Lopes de Azevedo de quem teve o filho Manuel; casada depois com Domingos Figueira, sem filhos. Último administrador/prestador de contas: António Gomes Cunha.
Dados biográficos e/ou outras informações: Casado com Antónia de Andrade, Seixal. Administrador em 1612: a mulher. Último administrador: Manuel Nunes.
Bens vinculados sitos no Caniço. Capela extinta em 1775,sob a administração do capitão António José Maia Linhares.
Primeiro administrador: sobrinho João Rodrigues, filho de seu irmão André Rodrigues. Último administrador: Manuel Joaquim Pimenta.
Dados biográficos e/ou outras informações: Data de aprovação do testamento da filha Maria Henriques, solteira, que por sua vez faz a nomeação da terça da mãe na sobrinha.
Dados biográficos e/ou outras informações: Outros irmãos: Manuel Dias, Maria Henriques e Diogo Dias. Último administrador: capitão José Maia de Linhares, por sua mulher D. Antónia de Castelo Branco.
Dados biográficos e/ou outras informações: Óbito do testador em 1682-08-08 (traslado do registo f. 1 v.º). Viúvo de Ana de Freitas. Último administrador: Roberto Leal.
Dados biográficos e/ou outras informações: Estreito de Câmara de Lobos. No testamento "Brazida". Último administrador: Manuel da Silva Figueira.
Administrador em 1608: presta contas o bisneto Pedro da Silva Pereira, clérigo de missa, filho de Maria de Jesus e neto de Mateus Pires.
Moradora na Ribeira Seca, São Gonçalo. Último administrador: Manuel de Sousa.
Dados biográficos e/ou outras informações: Data da abertura do testamento. Cf. outros autos da testadora, cota JRC 370-12.
Dados biográficos e/ou outras informações: Verba do testamento s.d. Bens vinculados na Ponta do Sol. Último administrador: Pedro José de Ornelas. Capela extinta por provisão régia de 1806-11-26, registada no tombo 15.º, f. 113 v.º.
Dados biográficos e/ou outras informações: Filho de António Correia Bettencourt.
Dados biográficos e/ou outras informações: Casado com Maria [Mendes]. Caniço. Último administrador: Manuel Lopes, testamenteiro.
Dados biográficos e/ou outras informações: Verba do testamento trasladada em 1764-09-13. Estreito de Câmara de Lobos. Último administrador: António Gomes da Costa Leal. Cf. outros autos do testador, cota JRC 329-3.
Viúvo de Luzia Vieira. Bens vinculados situados na freguesia do Monte e Ribeira de Santa Luzia. Último administrador: Manuel Nunes.
Dados biográficos e/ou outras informações: Herdeiro: o sobrinho Domingos Lopes. Vínculo imposto numa fazenda que herdou da legítima de seu pai, impõe o encargo de 2 missas pela testadora. Ao longo do processo, são tomadas contas em nome de Domingos Lopes, e não Vitória Antunes, mas o testamento é claro na intenção. Faleceu em 14-07-1675 (cf. registo de óbito, PRQ, Estreito de Câmara de Lobos, Lv.º 352, f. 48 v.º-49). Último administrador: António Manuel de Gouveia. Cf. outros autos da testadora, cota JRC 330-10.
Dados biográficos e/ou outras informações: Data do testamento de mão comum extraída do registo de óbito do testador, falecido em 1719-09-12 (Porto Moniz, Lv.º 1201, f. 115 v.º-119), o qual refere que o último testamento do testador data de 1719, com aditamento de 1719-04-18. A mulher faleceu em 1714-09-24 (Lv.º 1201. f. 91-93). A primeira quitação data de 1723-10-07. Os documentos de instituição constantes do processo têm a tinta desvanecida pela água (ver nota justificativa na f. 123). Último administrador: a última conta é tomada à revelia do último administrador, Francisco Ferreira Ferro.
Dados biográficos e/ou outras informações: Administrador em agosto de 1715: o filho José Luís Maciel. O testador parece ser filho de Manuel Gonçalves Pinheiro e de Leonor de Jesus, a confirmar. Último administrador: José Luís Maciel, filho do instituidor.
Dados biográficos e/ou outras informações: Administrador em 1770-12-12: Vicente Teixeira Brazão. São Vicente. Incompleto. Último administrador: António Teixeira Brazão.
Dados biográficos e/ou outras informações: Câmara de Lobos. Último administrador: Ana Filipa de Santiago.
Dados biográficos e/ou outras informações: Codicilo de 1693-11-06. Último administrador: Catarina de Freitas.
Dados biográficos e/ou outras informações: Administrador em 1717: o filho João de Freitas de Abreu São Gonçalo. Último administrador: D. Maria Telo de Menezes.
Último administrador: morgado José Furtado da Câmara. Capela abolida por sentença de 1845-08-21.
Anexa os autos da capela do marido Manuel Correia. Ambos os vínculos com pensão de uma missa na vida de cada administrador. Câmara de Lobos. Último administrador: João de Cairos.
Dados biográficos e/ou outras informações: Institui dois vínculos de capela. Filho falecido padre Inácio Alves de Gouveia. Sem herdeiros forçosos. Último administrador: Roberto Leal.
Dados biográficos e/ou outras informações: Casado com Isabel do Espírito Santo.
Dados biográficos e/ou outras informações: Casado com Francisca de Nóbrega. Último administrador: Joana Ferreira de Nóbrega.
Último administrador: Francisco Pestana Serrão.
Dados biográficos e/ou outras informações: Verba do testamento s.d. Cf. outros autos do mesmo testador, cota JRC 370-3.
Dados biográficos e/ou outras informações: Morador na Ponta do Sol, c.c. Isabel Afonso. Trata-se da data de um libelo, autor Manuel Correia contra Bartolomeu Leal de António da Costa de Sequeira e suas mulheres. F. 2 e seg. - carta de sentença, traslado de 1642. Último administrador: morgado Manuel Aniceto de Sá.
Último administrador: Miguel Francisco de Abreu, arrendatário da fazenda desta capela, pertencente a Joaquim José de Faria, ausente na corte de Lisboa.
Dados biográficos e/ou outras informações: Casado com Maria Nunes. Último administrador: Isabel de Freitas.
Dados biográficos e/ou outras informações: Casado com Maria Gonçalves. Bens vinculados em Santa Luzia. Último administrador: D. Ana Guiomar de Moura Acciaioly, viúva do capitão-mor Nuno de Freitas da Silva. Capela extinta por provisão régia de 1798-03-17, reg. no tombo 14.º, f. 264.
Dados biográficos e/ou outras informações: Administrador de 1609 até 1614, data do primeiro auto de contas: Manuel Fernandes, cirieiro, morador na Calheta. Último administrador: Manuel Luís Maciel.
Dados biográficos e/ou outras informações: Casado primeiro com Maria de Sousa, duas filhas; casado depois com Mariana de Azevedo, sem filhos.
Dados biográficos e/ou outras informações: Casado com Ana Gonçalves.
Bens vinculados sitos na Ribeira Brava. Capela extinta em 1777, segundo nota inscrita na folha de rosto.
O vínculo seria extinto após o falecimento do marido.
Dados biográficos e/ou outras informações: Viúvo de Catarina Luís.
Dados biográficos e/ou outras informações: Abertura do testamento em 1721-08-24.
Dados biográficos e/ou outras informações: Viúvo de Catarina Pereira. Último administrador: Manuel de Freitas, filho e testamenteiro.
Bens vinculados situados na Ribeira Brava. Último administrador: Antónia Pestana Betencourt, que obtém provisão de extinção do vínculo.
Dados biográficos e/ou outras informações: Viúvo de Isabel Fernandes, morador no Funchal, junto a São João. O primeiro testamento do testador data de 1578-04-05. A primeira carta de quitação data de 1626-12-04 (f. 5-6). Último administrador: Alexandre José de Noronha.
Dados biográficos e/ou outras informações: Terceira do hábito de São Francisco.
Dados biográficos e/ou outras informações: viúvo da segunda mulher Maria Luís. Último administrador: António de Gouveia Lira. Nota na folha de rosto: "Extinta".
Dados biográficos e/ou outras informações: Verba do testamento s.d.
Dados biográficos e/ou outras informações: Casado com Inácia de Castro. Último administrador: José Rodrigues de Gouveia. Capela extinta por provisão régia.
Dados biográficos e/ou outras informações: Dote à afilhada Josefa Maria de Mendonça e noivo Domingos Gomes Ribeiro. Contém testamento da afilhada, aprovado em 1766-06-05.
Dados biográficos e/ou outras informações: Administrador em 1717-08-11: a neta Catarina Ferreira. Último administrador: Inácio de Freitas.
Dados biográficos e/ou outras informações: Testamento muito danificado, sem data. Freguesia: Caniço. Último administrador: Padre Luís Pedro Marques de Mendonça.
Dados biográficos e/ou outras informações: Administrador em 1598: António da Silva, irmão de Francisco Pires, testamenteiro do instituidor. Uma parte do processo diz respeito a encargos por Manuel Pires, ferreiro, dados por sua mulher Maria Calaça (em folha que não conseguimos precisar devido ao péssimo estado de conservação). F. 74 - Embargos interpostos por Francisco pestana de Velosa em 1796.
Dados biográficos e/ou outras informações: Casado com Joana da Silva e viúvo de Bernarda Pinto. Último administrador: António Gomes Henriques. Nota na folha de rosto: extinta por régia provisão, registada no tombo 15, f. 125.
Dados biográficos e/ou outras informações: Trata-se da data de feitura do testamento. A aprovação em 1714-[…]-27 (engano no ano) e a abertura em 1713-10-03. Confirma-se que o registo de óbito é de 1713-10-02 (Ponta do Sol, Lv.º 465, f. 23 v.º).
Dados biográficos e/ou outras informações: Administrador em 1642-08-05: António Roaz Lomelino e António de Mesquita. Último administrador: Gabriel Pestana de Velosa.
Dados biográficos e/ou outras informações: Testamento de mão comum. Último administrador: Mateus José da Costa.
Neta de Manuel Álvares. Bens do vínculo sitos no Estreito de Câmara de Lobos. Capela extinta por provisão régia.
Último administrador: José Francisco Xavier. Nota na folha de rosto, datada de nov. 1810, dá por extinta esta capela.
Dados biográficos e/ou outras informações: Testamento de mão comum. Cf. outro processo da testadora, com a cota atual JRC, 333-8.
Bens vinculados situados no Campanário. Último administrador: capitão António de Maia Linhares, por sua mulher D. Antónia Maria de Castelo Branco. Capela extinta por provisão régia no ano de 1775, registada no tombo 10.º f. 14-16.