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O instrumento de contrato é datado de 6 de outubro de 1845 e foi celebrado entre a parte concedente: comissão da Levada dos Piornais:e a parte aceitante: João da Silva. O referido instrumento de contrato é sobre a permissão concedida pela comissão da Levada das Piornais ao aceitante para utilizar a água da Levada dos Piornais num moinho de água, no sítio do Barreiro, Bairro do Ribeiro Seco, Freguesia de São Martinho, Concelho do Funchal e posteriormente devolver a referida água à levada, sem prejuízo para a parte concedente.
Inclui uma nota manuscrita com valores de manilhas, de lanços e de terrenos.
Esta série é constituída por cartas de arrematação de prédios rústicos arrematados pelas comissões administrativas das levadas dos Piornais e Nova do Curral e Castelejo.
Compreende autos de posse e um processo de um título de posse de um prédio rústico.
Inclui declarações, recibos, apontamentos e notas manuscritas referentes a despesas de benfeitorias e aquisição de terrenos e integra, também, documentos sobre a compra do Montado do Paredão.
Integra documentos referentes a direitos de propriedade de águas e outros apontamentos manuscritos sobre rendas de águas e também correspondência recebida de Luís da Rocha Machado sobre a distribuição de água de propriedade, arrendada e trocada pelos seus caseiros, bem como uma listagem com a identificação dos arrendatários e das horas de água da Levada Nova do Curral e Castelejo.
Contém cartas de sentença civil sobre questões de desvio e divisão de águas entre as levadas e particulares.
Compreende várias certidões de escritura de compra e venda de terrenos, adquiridos pelas comissões das levadas dos Piornais e Nova do Curral e Castelejo, bem como de transação, como por exemplo, a certidão de escritura de 13 de fevereiro de 1896 que foi celebrada entre a comissão administrativa da Levada dos Piornais e a comissão administrativa da Levada Nova do Curral e Castelejo cujo objeto foi o acordo entre as duas levadas sobre o aproveitamento e a partilha das águas comuns no açude e na caixa divisória mandados construir pelas duas comissões no sítio da Fajã dos Chiqueiros, Freguesia do Curral das Freiras. Inclui também uma certidão de escritura de obrigação e reconhecimento do direito de águas da Levada dos Piornais.
Os terrenos estão localizados no Montado do Paredão, Freguesia de Santo António, Concelho do Funchal.
Reúne declarações de venda e quitação de prédios rústicos e de venda e de benfeitorias.
Inclui um traslado de autos cíveis de ação ordinária em que a autora é a comissão administrativa de Levada Nova de Câmara de Lobos e a ré é a comissão administrativa da Levada dos Piornais sobre a partilha de águas da Ribeira dos Socorridos e outros traslados de escritura de compra, venda e quitação de prédio rústicos e benfeitorias.
Contém certidões de arrematação dos prédios e bens pertencentes ao convento de Santa Clara do Funchal, arrematados pelas comissões administrativas da Levada dos Piornais e da Levada Nova do Curral e Castelejo.
Esta série integra os exemplares da escritura de 13 de fevereiro de 1896 que foi celebrada entre a comissão administrativa da Levada dos Piornais e a comissão administrativa da Levada Nova do Curral e Castelejo, da qual resultou o acordo entre as duas levadas sobre o aproveitamento e a partilha das águas comuns no açude e na caixa divisória mandados construir pelas respetivas levadas, no sítio da Fajã dos Chiqueiros, Freguesia do Curral das Freiras. Inclui, também, a escritura de 19 de dezembro de 1898 celebrada entre a comissão administrativa da Levada dos Piornais e a comissão administrativa da Levada Nova de Câmara de Lobos, que teve como objetivo o acordo entre as duas levadas sobre a partilha das águas da Ribeira dos Socorridos e de terrenos comuns.
Inclui certidões de autos cíveis de ação de divisão de causa comum, de reunião da assembleia geral, de autos cíveis de ação com processo de recurso, de autos de ação para justificação de domínio e posse de uma propriedade rústica.
Inclui plantas e esboços da represa e caixa divisória da levada dos Piornais e da levada Nova de Câmara de Lobos, do percurso da levada dos Piornais, da levada Nova do Curral e Castelejo e da levada Nova de Câmara de Lobos, do Montado do Paredão e uma planta da cidade do Funchal e seus arredores.
Esta série engloba as cartas régias de arrematação e as certidões do registo predial da Conservatória da Comarca do Funchal referentes a prédios rústicos arrematados pelas comissões administrativas das levadas dos Piornais e Nova do Curral e Castelejo, prédios esses que pertenciam ao convento de Santa Clara do Funchal.
Contém contratos sobre arrendamento e venda de prédios e benfeitorias, bem como declarações de pagamentos de benfeitorias e de aproveitamento de águas. Inclui recibos.
Contém certidões do registo predial da Conservatória da Comarca do Funchal, das quais uma é referente ao Montado do Paredão, Freguesia de Santo António, Concelho do Funchal.