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Álbum composto com 41 fotografias, em albumina, da Ilha da Madeira.
Com capa de madeira com frente embutida, no centro o timbre e monograma HCH, de Harry Calvery Hinton. Cortes superior, inferior e dianteiro dourados. Tem 2 folhas de guarda e 24 folhas em cuja frente e verso estão coladas as 41 provas em albumina, no formato 16 x 22,5 cm. Todas as fotografias possuem um número atribuído pelo fotografo, no canto inferior esquerdo, na folha. A primeira e última fotografias apresentam a marca do fotógrafo, no canto inferior esquerdo, na folha. As fotografias dizem respeito a vários aspetos da cidade do Funchal e a várias paisagens na Ilha da Madeira, nomeadamente em Santana, Curral das Freiras, S. Vicente, Monte, Câmara de Lobos, Machico e Santa Cruz.
As imagens foram datadas a partir da sua observação, sempre que possível. Nos casos em que não foi possível encontrar uma data optou-se por balizar as imagens no período em que João Francisco Camacho exerceu a sua atividade na Madeira (1863-1878).
Álbum com capa e miolo de cartão de cor verde azulado. Apresenta folha de guarda e 18 folhas com 23 fotografias, a preto e branco, no formato 15,5 x 20,5 cm, coladas na frente e no verso (a partir da folha 13 v.º até à folha 18, não existem fotografias). Organizado e comercializado pelo estúdio Photographia Vicente, as 23 fotografias, da autoria de Vicente Gomes da Silva Sénior (1827-1906) e Vicente Gomes da Silva Júnior (1857-1933), documentam a evolução da 2.ª fase das obras do porto de abrigo do Funchal e, inclusive, a construção do cais à Entrada da Cidade, entre as décadas de 1880 e 1890. Na seleção apresentada observa-se, assim, por um lado, o trabalho desencadeado pela empresa construtora, liderada pelos engenheiros franceses Frédéric Combemale, Jules Michelon e Arthur Maury, bem como, por outro lado, o estado do porto no temporal de 26 de fevereiro de 1892 e, depois, o seu aspeto após a reconstrução finalizada em 1895, cujo projeto foi desencadeado pelo Eng. João Henrique Von Hafe, então diretor das Obras Públicas do Funchal. Na maioria das imagens encontra-se, no canto inferior direito, um número que revela a numeração original de série do negativo atribuído pelo fotógrafo.
Pertencente ao Dr. Frederico de Freitas, este álbum foi legado à Região Autónoma da Madeira por testamento de 23 de novembro de 1978, juntamente com o vasto acervo deste colecionador madeirense disponível na atual Casa-Museu Frederico de Freitas.