Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

7 records were found.

DOCUMENTO/DATA DE INSTITUIÇÃO: o título de instituição não consta dos autos, porém é ant. a 1694-06-06, data de óbito do instituidor (certidão na f. 2-2 v.º), onde constam as disposições do mesmo. O registo refere que o testamento fora aprovado pelo escrivão do lugar do Porto Moniz, Domingos de Vasconcelos. ENCARGOS (ANUAIS): uma missa celebrada na igreja de Nossa Senhora da Conceição do Porto Moniz. BENS DO VÍNCULO: um «pedaço» nos aposentos onde vivia, «da caza do lume dentro abaixo pera a banda da caza do garnel», incluindo a dita casa de granel, árvores e inhame. Esta fazenda é melhor identificada no termo de juramento (f. 32), dado em 1779-09-21, pelo então administrador José de Sousa, filho de Inácio de Sousa Lourenço, como se segue: fazenda de inhame na Levada Grande da Freguesia do Porto Moniz, partia pelo norte com herdeiros de Inácio Fernandes Jardim, sul com herdeiros de José Rodrigues Lucas, leste com Manuel Fernandes Barbinhas e oeste com terra do declarante. SUCESSÃO: nomeia as filhas Filipa e Maria; o registo de óbito não especifica a forma de sucessão. PRIMEIROS ADMINISTRADORES: os genros António Ferreira e Manuel de Sousa. Uma quitação na f. 3 já respeita a missas de 1695. ÚLTIMO ADMINISTRADOR: Manuel de França, Maria de Sousa e Rosa de Sousa, filhos e herdeiros de Roque de França. Outras informações do registo de óbito (f. 2-2 v.º): TESTAMENTEIROS: o filho Manuel Fernandes. ENTERRAMENTO: igreja de igreja de Nossa Senhora da Conceição do Porto Moniz. Outros documentos: F. 59-60 – Mandado dirigido ao administrador do Concelho do Porto Moniz, de 1874-07-04, a ordenar o sequestro nos rendimentos e frutos dos bens da terça desta capela, no sítio da Levada Grande, de que foram últimos administradores Roque de França (em 1834) e depois seus filhos Manuel de França, Maria de Sousa e Rosa de Sousa. Segue-se informação do escrivão da Câmara, servindo na Administração, de 11 de setembro do mesmo ano, a afirmar que não encontrara pessoa alguma que lhe soubesse dizer qual a propriedade constante do mandado.
Dados biográficos e/ou outras informações: Herdeiro dos bens vinculados: o irmão João Fernandes Marques, casado com Beatriz Fernandes. Contém uma escritura de aforamento feita em 1541 entre D. Beatriz Fernandes, viúva de João Fernandes Marques, por si e como procuradora de sua filha Francisca Gonçalves, feita a Brás Fernandes, mercador. Administrador em 1838 (índice): Francisco Ferreira Ferro.
Dados biográficos e/ou outras informações: Testamento de mão comum. Administrador em 1838 (índice): Francisco Ferreira Ferro. Último administrador: João Francisco Ferreira Ferro.
Dados biográficos e/ou outras informações: Administrador em 1659: o filho Domingos Caldeira. Administrador em 1838 (índice): Inácio Gonçalves Rangel. Último administrador: Jacinto Gonçalves Rangel.
Dados biográficos e/ou outras informações: Filha de Gonçalo Dias e de Maria Fernandes. Administrador em 1838 (índice): Manuel Gonçalves Afonso. Último administrador: Paulo Gomes, por ter comprado a fazenda ao obrigado Manuel Gonçalves Afonso.
Dados biográficos e/ou outras informações: Institui duas capelas, sendo respetivamente administradores o filho primogénito Bartolomeu Gonçalves e o segundo filho Amaro. Administrador em 1838 (índice): João de França. Último administrador: Manuel de Ponte Negrinho, do Pico Alto, Porto Moniz.
Dados biográficos e/ou outras informações: c.c. Filipa da Câmara. Administrador em 1838 (índice): José de Pontes. Último administrador: Manuel Ferreira Cavaleiro, Miguel Ferreira Cavaleiro e outros.