Search results

22 records were found.

Observa-se, em primeiro plano, um automóvel com a seguinte chapa de matrícula: M-1066. À esquerda, o Depósito Michelin e o estabelecimento "Standard".
Observa-se, à esquerda, a entrada para o edifício da Junta Geral (atual Palácio do Governo).
Observa-se, em primeiro plano, movimento de automóveis e, ao fundo, a avenida do Mar.
Observa-se, em primeiro plano, movimento de automóveis e, ao fundo, a avenida do Mar.
Observam-se dois quiosques à entrada do cais colocados pela Companhia Vinícola da Madeira e, à esquerda, uma placa de publicidade do "Restaurante Phénix, instalado na Praça do Marquês de Pombal, assim denominada a partir de 27 de outubro de 1910".
Junto aos dois automóveis estacionados, um deles com chapa de matrícula M-201, observa-se a ala nascente do Jardim Municipal ainda cercado por um alto muro com gradeamento e, no lado direito, o edifício onde se achava estabelecido o consulado britânico, com brasão e bandeira na fachada.
Destaca-se o palácio de São Lourenço com os muros e galeria de ferro que só começaram a ser demolidos em agosto de 1939. À direita da imagem, no antigo edifício da «Estação da Saúde», onde também esteve instalada ao longo de várias décadas a Associação Comercial do Funchal, observa-se agora o bar Kit Kat, inaugurado em 20 de julho de 1932, mas que encerraria a sua atividade comercial em dezembro de 1946. Posteriormente demolido, surgiu no seu local um novo edifício da firma Blandy Brothers & Co., cujo projeto foi da autoria do arquiteto Chorão Ramalho em 1956.
A iluminação da cidade à base de candeeiros a petróleo, como se observa em primeiro plano, acabaria por ser substituída pela luz elétrica, inaugurada em 1897.
No lado direito da imagem observa-se parte do edifício da Santa Casa da Misericórdia e, no lado adjacente, à esquerda, o prédio onde funcionava a agência do Banco de Portugal e o estabelecimento Standard. Nesta altura, a avenida Arriaga encontrava-se ainda calcetada em calhau rolado.
No lado poente da praia, a esquerda da imagem, observa-se cabines para uso dos banhistas, e atrás, na praça da Rainha, diversos pavilhões de diversão e quiosques.
Vista norte/sul da nova artéria, obtida nas imediações do largo da Igrejinha. Ao fundo, à direita, decorrem os trabalhos finais da construção do edifício dos Correios e do banco de Portugal. À norte do edifício dos Correios, identifica-se o edifício construído em 1939 por Vicente Bettencourt Gomes da Silva. Esta nova construção confronta com um outro edifício também de linhas modernas na interseção da esquina com a rua da Carreira, ostentando os seguintes letreiros "Texas Company (Overseas) Lda" e a "Cervejaria Bach Irmãos".
Em primeiro plano, à direita, observa-se o gradeamento e a plantação de amoreiras plantada na praça da Rainha, bem como a existência de candeeiros a petróleo. Em segundo plano, destaca-se o ilhéu de Nossa Senhora da Conceição, antes da união ao ilhéu da Pontinha, na baía do Funchal.
À esquerda vê-se a praça da Rainha e fortaleza-palácio São Lourenço e à direita o edifício ocupado pela Associação Comercial do Funchal.