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A casa de habitação, térrea, apresenta três aberturas para o exterior (porta/janela/porta). Encostado a esta, um outro edifício térreo, provavelmente a cozinha, com duas aberturas para o exterior (fresta/porta). O terreiro, em calçada de pedra rolada, está coberto por uma latada de vinhas e tem flores plantadas junto à casa de habitação e no limite exterior do terreiro.
As mulheres encontram-se no terreiro de uma casa de habitação rústica, com paredes de pedra e cobertura de colmo. No desenho da toalha observam-se os brasões de armas de Portugal, da Câmara Municipal do Funchal e, embora menos percetíveis, de outros municípios da ilha da Madeira. Como no livro de registo do fotógrafo este negativo vem identificado em nome do estabelecimento "Madeira House", que se localizava na rua do Bettencourt, Freguesia da Sé, Concelho do Funchal, é de pressupor que se trata de um trabalho que está a ser executado para esta casa fabricante e exportadora de bordados.
As mulheres encontram-se no terreiro de uma casa de habitação rústica, com paredes de pedra e cobertura de colmo. No desenho da toalha observam-se os brasões de armas de Portugal, da Câmara Municipal do Funchal e, embora menos percetíveis, de outros municípios da ilha da Madeira. Como no livro de registo do fotógrafo este negativo vem identificado em nome do estabelecimento "Madeira House", que se localizava na rua do Bettencourt, Freguesia da Sé, Concelho do Funchal, é de pressupor que se trata de um trabalho que está a ser executado para esta casa fabricante e exportadora de bordados.
O peixe apanhado na costa era trazido para a cidade por estes vendedores ambulantes. Conhecidos pela alcunha "pesquitos", desde cedo percorriam as ruas da cidade, anunciando as espécies de pescado que tinham para vender, sendo o transporte acondicionado nas tradicionais "selhas" que eram um modelo de tinas de madeira, de bordas baixas, como se vê na imagem.
Vista nascente da rua do Marquês do Funchal, com confluência para a rua 5 de Outubro; ao fundo, observa-se a ponte e a rua do Bom Jesus. O menino retratado leva aos ombros uma grossa vara em cujas extremidades vão amarradas três cestas, de cada lado, gerando assim maior ponto de equilíbrio. Eram trabalhadores de serviços quotidianos que "traziam as cestas de zonas distantes dos arrabaldes do Funchal até às fábricas, oficinas, estabelecimentos comerciais e escritórios no centro" da cidade.