Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
11 records were found.
Esta secção é constituída por uma diversidade de documentos, alguns pertencentes a Carlos Maria dos Santos e outros sem identificação, entre os quais se destacam a árvore genealógica de Carlos Maria dos Santos, bem como agendas pessoais, documentos e receitas médicas, blocos de notas e de apontamentos, e escrituras, contratos de arrendamento, estatutos, dedicatórias manuscritas, entre outros. Salienta-se que um dos blocos de apontamentos foi adaptado a livro de honra da exposição dos quadros de embutidos de Carlos Maria dos Santos, na Biblioteca Municipal de Angra do Heroísmo.
Inclui uma coleção de páginas de revistas e recortes de imprensa sobre diversos temas.
Inclui correspondência trocada (cartas recebidas e respetivas respostas) com amigos, um dos quais o etnógrafo Luís Chaves e outros.
Contém cópias de telegramas e de cartas expedidas para amigos, familiares e entidades. Inclui uma carta para a "Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses" em que Carlos Maria dos Santos reclama sobre o uso abusivo dos seus trabalhos de recolha sobre o folclore madeirense e solicita à mesma para reconhecer a propriedade exclusiva dos seus trabalhos e interditar a exibição das canções e dos bailados sem a sua autorização.
Contém programas, folhetos e cartões de diversos eventos, nomeadamente, musicais.
Inclui faturas, recibos e documentos de diversas despesas.
Inclui várias notas manuscritas e datilografadas sobre a biografia e bibliografia de Carlos Maria dos Santos. Algumas estão incompletas. Contém também um texto de Carlos Maria dos Santos sobre a história da sua atividade folclórica, cuja data extrema é de 1955-10-01, 5 dias antes da sua morte.
Inclui bilhetes-postais, cartões de visita e de apresentação e convites.
Inclui cartas recebidas de vários amigos, entre eles, etnógrafos, jornalistas, musicólogos, padres e pianistas, das quais se destaca a correspondência com o pianista Joaquim dos Santos Freitas com quem estudou ciências musicais e de quem se tornou amigo.
Inclui o registo de batismo, o passaporte e documentos referentes à situação militar de Carlos Maria dos Santos.
Inclui vários textos poéticos, alguns são da autoria de Carlos Maria dos Santos, e outros não se encontram identificados.