Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
8 records were found.
A mais extensa secção do inventário é composta por duas subsecções: A - "Corpo Docente" e B - "Alunos". A primeira inclui observações clínicas e dissertações sobre doenças e registos de operações cirúrgicas e de visitas a aulas e a segunda processos de encerramento de matrículas de alunos habilitados, registos de termos de matrículas, observações clínicas e dissertações de alunos, registos de autos de exames, termos dos pontos e registo de diplomas concedidos pela EMCFUN.
Contém um concurso de provimento ao lugar de demonstrador-ajudante da 1.ª cadeira e uma nomeação de um farmacêutico. Inclui ainda registo de funcionários da Escola, registo de faltas dos professores e relação de alunos que abriram e fecharam matrícula.
Contém registo de receitas e despesas e inventários de bens móveis e de material bibliográfico da Escola. Existem ainda inventários de utensílios e roupas das Enfermarias de Nossa Senhora do Socorro e de Santo Amaro.
Esta secção é composta por 4 livros de atas do Conselho da Escola Médico-Cirúrgica do Funchal e uma exposição do Dr. Luís Henriques, cirurgião, em resposta a uma carta da Mesa da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, na qual lhe solicita que se pronuncie sobre o melhoramento e reorganização do Hospital.
Contém correspondência recebida e expedida com o Governo Civil do Funchal, o Ministério do Reino, a Direção-Geral de Instrução Pública, o Ministério da Fazenda, câmaras municipais da região, professores da Escola Médico-Cirúrgica do Funchal, Santa Casa da Misericórdia do Funchal. Inclui registo geral de correspondência recebida e expedida, correspondência de farmacêuticos dirigida ao diretor da Escola e uma carta do Conde de Anadia a D. José Manuel da Câmara recomendando que seja adotada a prática da "inoculação das bexigas" nas colónias portuguesas, conforme a carta-circular de 1799-07-09.