Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Search results
35 records were found.
Livro organizado alfabeticamente pelo nome de cada devedor. Dívidas diversas: realização de obras; rendas de lojas; empréstimos de capital a juro; carretos de material de construção, ou até mesmo, por fornecimento de garrafas de vinho do Porto, etc...
Contém reunido no interior da contracapa do livro, um total de 23 documentos avulsos. Na maioria, recibos, datados entre 1886 e 1891.
Livro de registo mensal de balanços financeiros (à direita: «haver») e despesa (à esquerda: «deve»). Livro organizado por entidade, descriminada no cabeçalho das respetivas folhas.
Campos informativos, no cabeçalho de cada folha, por tipo de rúbrica: despesas gerais, serralharia (movimento), fabricação do álcool, melaço estrangeiro, depósitos, xarope de açúcar, caldeiras (movimento), etc...
O registo é mensal dentro de cada ano e despesa.
Contém índice alfabético.
Contém índice alfabético. Livro organizado alfabeticamente pelo nome de cada devedor, no cabeçalho das folhas, com William Hinton.
Contém reunido no interior da contracapa do livro, um total de 18 documentos avulsos. Na maioria, recibos e "contas" comprovativas das operações.
Contém 25 documentos avulsos:
1-2 - informação acerca de cargas de carvão vindas por barco destinados à fábrica do Hinton.
3-4 - contas dos dias dispensados por Manoel Pinto Correia na arrobação das canas de açúcar na fábrica do Hinton nos anos de 1886 e 1887.
5 - instrução sobre despacho marítimo de mercadorias (não são especificadas).
6 - carta pessoal de José da Silva Júnior a pedir 100 mil réis a seu pai para "dar a ladrões". [Este senhor era devedor do Hinton, f. 372 v.º-373]
7-11 - recados enviados a José da Silva referente a quantias em dinheiro que este deverá entregar ao portador.
12-14 - correspondência recebida de Júlio Augusto Canhas referente a envio de dinheiro para que seja trocado por letras.
15-20 - memorandos de despesa com o concerto do cano de "Desemborro" na Rua Direita, na Rua da Princesa e abaixo da Ponte Nova.
21 - registo do crédito e do débito de 1889 (novembro) e 1890 (janeiro, março, maio e junho).
22 - registo de contas diversas.
23 - registo de mel comprado a Francisco Rodrigues em 1883-02.
24-25 - registo de contas diversas.
Contém índice alfabético.
O livro está organizado por tipo de rubrica, a qual acha-se identificada no cabeçalho de cada folha, sendo o registo de valores lançado diariamente:
Consignações; obras; serralharia (movimento); juros; conta corrente no estrangeiro; barcos (movimento); papéis de crédito; devedores e credores; camiões (movimento); despesas gerais; laboração; caldeiras; depósitos; açúcar; sucursal Lisboa; caixa; laboratório; Royal Bank, etc...
O livro está organizado por tipo de rubrica, a qual acha-se identificada no cabeçalho de cada folha.
Contém duas capilhas:
1 - caderno de registo alfabético.
2 - cinco documentos avulsos (sócios da Fonte do Torreão; nota de recebimento de dinheiro; custo de pipas com aguardente; conta da despesa feita por William Hinton no conserto da fonte entre a Ponte do Torreão e a do Deão).
Contém 5 documentos avulsos (quatro em Português e um Inglês):
1 e 4 - correspondência recebida.
2 - recibo de dívida de William Hinton para com Guilherme Wilbraham.
3 - registo dos arranjos no vapor "Renner" e respetivos custos.
5 - registo da dívida de Manuel Figueira de Chaves para com William Hinton de março de 1875 a julho de 1876.
Contém índice alfabético.
Contém 1 documento avulso:
1 - caderno de registo de índice alfabético.
Registo de despesas de representação de Júlio Maria Pereira; de féria do Diário Popular e de dinheiro emprestado e recebido de Manuel Favila Vieira e de Francisco Bento.
Contém 5 documentos avulsos (quatro em Português e um Inglês):
1-5 - correspondência recebida.
Contém 4 documentos avulsos (3 em Português e 1 em Inglês):
1 e 2 - recados/notas referente à compra de açúcar.
3 - registo da dívida de juros de Roberto Jirino da Silva com William Hinton.
4 - índice alfabético.
Contém reunido no interior da contracapa do livro, um total de 23 documentos avulsos: correspondência; recibos; registo de cana vendida; registo de contas diversas; etc.
Contém índice alfabético.
Campos de registo: data, descrição, n.º do documento, pesetas, cambio, escudos, conta e fólio. Dívidas diversas: pagamento de salários; despesas com viagens; carreto para a estação de Santa Apolónia; etc.
Contém índice alfabético.
Contém no interior da contracapa um total de 5 documentos avulsos (4 em língua inglesa e 1 em português). Na maioria, recibos, datados entre 1891 e 1893.
Contém resumo de encomendas, resumo do dispêndio de encomendas, resumo da cana, relação dos objetos que existem na praia pertencentes ao Sr. Hinton, conta corrente no estrangeiro, resumo do álcool da Fábrica Lemos, entre outros.
Este livro contém, logo no seu seu início, um índice alfabético-nominativo por tipo de entidade (credora/devedora), a qual é identificada no cabeçalho de cada folha.
Contém índice alfabético.
O livro está organizado por tipo de rubrica, a qual acha-se identificada no cabeçalho de cada folha.
Na contra capa do livro encontra-se o índice alfabético.
No interior do livro encontra-se uma capilha com documentos avulsos ("papeis de credito", registo de dividendos recebidos, correspondência, etc.).
Contém um documento avulso:
1 - índice alfabético.
Livro organizado por devedor, descriminado no cabeçalho das respetivas folhas.
Contém, logo no seu seu início, um índice alfabético por tipo de entidade (credora/devedora), a qual é identificada no cabeçalho de cada folha.
Contém seis documentos avulsos ("lembranças" dos dias e noites de trabalho de funcionários de William Hinton, resumo de conta corrente, etc.).
Contém índice alfabético.
Contém índice alfabético.
Contém um documento avulso em Inglês:
1 - declaração de correção da conta de Matheson & Grant, London com William Hinton & Sons de 1891.
Contém avulsos (correspondência; notas de encomendas; recibos, etc.)
Contém um documento avulso:
1 - correspondência recebida por Inácio Joaquim Lopes de Manuel de Faria.
O livro reúne o "deve" e o "haver" por tipo de pessoa/entidade (identificada no cabeçalho de cada folha) e William Hinton & Sons. Contém um índice alfabético no início do livro.
Este livro acha-se organizado com um índice alfabético-nominativo dos devedores e credores (identificados no cabeçalho das respetivas folhas do livro).
Este registo, para além de contas empresariais do Engenho Hinton, contempla, ainda, as "contas particulares" do seu proprietário. A título de exemplo: a despesa com a sua "Casa do Til".