Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

484 records were found.

Requerimento do prior de São Nicolau para que se passe uma "certidão com o teor de uma concordata que seus antecessores fizeram com esta Universidade [de Coimbra] sobre a união que da dita igreja a ela fez o rei D. João em 1430; e de uma sentença que sobre a dita concordata deu o Vigário Geral de Lisboa a 11 de outubro de 1431 em que julgou a metade da dízima pertencente ao prior a esta Universidade".
Sentença cível de preceito do prior e beneficiados da Colegiada de São Nicolau contra Maximiano Cândido da Silva Lobo, por dívida de dízimos à paroquial Igreja de São Nicolau relativos aos rendimentos de uma quinta chamada de "Carrapata".
Audiência acerca da indevida cobrança de foros de um "Prazo sito no lugar de João, freguesia de São Pedro da Barcarena (…)" por parte da Misericórdia da cidade de Lisboa, sendo a Colegiada da Igreja de São Nicolau, proprietária direta do mesmo "Prazo".
Processo relativo a um auto de suspeição entre o prior de Vila Verde, Lucas de Andrade e Sebastião Monteiro da Vide acerca de um benefício.
Sentença cível a favor do prior e beneficiados da Colegiada de São Nicolau contra João Pinheiro da Silva, por dívida de dízimos à paroquial Igreja de São Nicolau relativos aos rendimentos de uma propriedade.
Intimação para que o prior de São Nicolau, na qualidade de representante da Colegiada, declare o valor do foro imposto a um prédio no Casal do Carvoeiro.
Processo entre o rei e Pedro de Oliveiras Famel, prior da Igreja de São Nicolau, devido à prisão do último por acusação de falta à assistência na sua Igreja. Juntamente, encontra-se documentação relativa à apresentação de benefícios na Igreja de São Nicolau.
Mandado de execução dos bens e "corporal apreensão, a todas as pessoas que lhe foram nomeadas, e dadas a Rol pelos Inspetores da Obra da Igreja Paroquial de São Nicolau (…)", que sejam devedoras de foros e rendas das capelas.
Contrafé dirigida à Colegiada de São Nicolau pela Companhia das Águas, referente à posse de uma propriedade.
Petição de Frei Vaz da Fonseca Coutinho relativo ao ponto da jurisdição contra o escrivão do Tribunal da Legacia e contra um acórdão da relação do mesmo tribunal.
Petição dirigida à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau para admissão de criança nas escolas da irmandade.
Petição de Francisco Vilela, capelão na Ermida da Ascensão de Cristo, situada em Valverde, de licença para exposição do Santíssimo. Consta a autorização do padre Pedro de Oliveiras Famel.
Provisão pela qual o Cardeal Patriarca de Lisboa "há por bem arbitrar a côngrua que devem receber os homens da Colegiada e Igreja de São Nicolau desta cidade na conformidade do Acórdão da [divina] relação (…)" de 8 de fevereiro de 1833.
Provisão do vigário capitular, Dom António José de Freitas Honorato, da Igreja Patriarcal Metropolitana de Lisboa, enviada à Paróquia de São Nicolau; pedido de informação ao prior de São Nicolau pelo arcebispo de Mitilene acerca do reverendo presbítero António Ribeiro de Melo, morador na rua dos Douradores, que regressou à "igreja tendo estado algum tempo na denominada evangélica", a fim de localizar na "freguesia alguma escola mantida pelo protestantismo"; ofício para envio do "mapa da homilia e da catequese (...)" feita na freguesia de São Nicolau, durante o ano findo a 30 de junho de 1894.
Requerimento do juiz escrivão e tesoureiro da Ermida da Ascensão, sita na rua de Valverde, anexa à Paróquia de São Nicolau, dirigido ao prior da mesma pedindo que os crentes possam comungar na ermida.
Inclui "Edital de publicação de bênção Apostólica com Indulgência plenária na Santa Igreja Patriarcal nos dias de Páscoa da Ressurreição, e da transfiguração de Cristo", de D. António Bonifácio Coelho, Arcebispo de Lacedemónia (22 de março de 1771). Inclui breve do Papa Clemente XIV de 14 de dezembro de 1770; cartas monitórias do Santo Ofício exortando à denúncia e descrevendo quais os casos da sua competência (2 de março de 1770 e 10 de fevereiro de 1769); anúncio de realização de um auto público de fé (3 de outubro de 1778).
Correspondência remetida por diversas entidades. Acham-se várias circulares de José III, cardeal patriarca de Lisboa; várias circulares de Manuel Batista da Cunha, Manuel Vieira de Matos, Gaudêncio José Pereira e João Rebelo Cardoso Menezes, arcebispos de Mitilene; "Carta da Santa Inquisição Romana a todos os Ordinários das Dioceses"; circulares do Seminário Patriarcal em Santarém; requerimento de licença para exposição do Santíssimo Sacramento pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de São Nicolau; declaração de Américo Ferreira dos Santos Silva, bispo eleito do Porto a propósito da tomada de Roma por tropas italianas em 1870. Inclui "Instruções segundo as quais no Patriarcado de Lisboa se hão de promover e arrecadar os subsídios oferecidos pelos Fiéis ao Santo Padre Pio IX"; provisão de Américo Ferreira dos Santos Silva, bispo eleito do Porto a propósito da concessão pelo Papa Pio IX do "Indulto Quadragesimal"; comunicação a "todo o clero e mais fiéis do Patriarcado" acerca de um decreto do Papa Pio IX em que declara o Patriarca S. José Padroeiro da Igreja Católica e ordena que o dia da sua festa "se celebre para o futuro com rito dúplex de primeira classe, mas sem oitava por causa da Quaresma". Inclui "Carta Circular da mesma Sagrada Congregação"; outras circulares do mesmo bispo; pedido do Albergue das Inválidas para peditório à porta da igreja; petição de licença por motivo de doença do prior Silvério Antão Barata; circular do Seminário Patriarcal de Santarém acerca do comportamento dos seminaristas; circular acerca da suspensão do presbítero Thomaz Barreiro, natural de Espanha, acusado de exercer após a sua suspensão; exemplar impresso de "Aos amados Filhos, Clero, Comissão encarregada de colher o dinheiro de S. Pedro, e do Povo de Lisboa"; ofícios de remissão pelo patriarcado de "sumários, escritos e bulas da Santa cruzada para distribuição (...)" pelo prior de São Nicolau; provisão de D. António José de Freitas Honorato, arcebispo de Mitilene, relativa aos indultos da quaresma; outras circulares do mesmo arcebispo. Inclui cópia de sentença em que foram declarados hereges e "condenados, com as formalidades legais, o presbítero João Joaquim da Costa e Almeida e sua pretendida mulher Maria do Rosário (...)" da freguesia de Rio Mouro; circular do Patriarcado de Lisboa acerca dos incumprimentos nos registos paroquiais efetuados pelos párocos; "Documento importantíssimo da S. Sé Apostólica acerca das dispensas Matrimoniais"; autos das "Letras Apostólicas" do papa Pio VI sobre a reedificação das Igrejas Paroquiais de Lisboa; "Regulamento para os serviços da Bula da Santa Cruzada no Patriarcado de Lisboa" (7 de janeiro de 1910); "Homilia do Nosso SS. Padre Pio VII sendo Cardeal e Bispo de Ímola"; entre outros documentos.
Documento emanado por João Pereira de Carvalho, desembargador da Relação Eclesiástica.
Petição de João Gomes Cardoso, presbítero do cabido de São Pedro, de uma licença para cantar a sua primeira missa na Ermida de Nossa Senhora da Vitória, anexa à Igreja de São Nicolau.
Documento alusivo aos abusos praticados pelos irmãos da Ermida de Nossa Senhora da Vitória contra a Igreja de São Nicolau.
"Esclarecimentos acerca da colegiada da Paroquial Igreja de S. Nicolau de Lisboa exigidos por determinação do Exmo. Governador Civil dos Distrito em cumprimento das ordens de S. Majestade em Portaria do Ministério do Reino de 22 de Outubro (…)" de 1843. O esclarecimento compreende 5 artigos. No 1º artigo consta uma transcrição do alvará de instituição da Colegiada de São Nicolau de 22 de julho de 1718.
"Letras Apostólicas do Santíssimo Papa Pio IX nas quais se declara Jubileu Universal para implorar o auxílio divino". Lisboa: Imprensa Nacional, 1847; "Extensão do Jubileu do ano Santo do Patriarcado de Lisboa". Lisboa: Typ. Católica, 2 de fevereiro de 1901; Circular com "Observação à 1ª. condição do Jubileu do Ano Santo: Visitar as Igrejas" do cardeal patriarca (26 de maio de 1901).
Vários exemplares impressos e dobrados de sufrágios em honra de São Nicolau.
Patente dos irmãos da Congregação de Nossa Senhora da Conceição, sita na Igreja dos Freires da Ordem de Cristo de Lisboa. Inclui "Extrato do Breve de Indulgências, que são concedidas aos nossos Irmãos".
Apresenta uma relação de documentos entregues ao procurador da mesa, Francisco Miles de Macedo.
Manuscrito acerca de São Bonifácio, santo e mártir cognominado «Apóstolo dos Germanos». Acompanha um outro manuscrito acerca de Santa Vitória, mártir.
Processo movido por João Cipriano Monteiro, prior da Igreja de São Nicolau, acerca das funções exercidas pelo pároco na Ermida de Nossa Senhora da Vitória.
Processo acerca da realização da eucaristia na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, anexa à Igreja de São Nicolau.
Documento sobre os beneficiados da Igreja de São Nicolau. Versa sobre as funções paroquiais e questões relativas ao direito paroquial.
Lembranças várias relativas a foros pertences à Igreja de São Nicolau.
Demarcação do "distrito e freguesia da Igreja Paroquial de São Nicolau" realizada no âmbito do processo de demarcação dos "distritos das paróquias" de Lisboa, na sequência do terramoto de 1755, principiada no ano de 1770, em "virtude da carta régia de 18 de dezembro de 1769, e da Bula Etsi Eclesiarum do Santíssimo Padre Benedicto 14º (…)". O documento acha-se assinado e carimbado pelo cardeal patriarca; petição de João Cipriano Monteiro, prior de São Nicolau, solicitando uma declaração de desobriga de presença em procissão; cópia da correspondência trocada entre prior António de Andrade e os beneficiados residentes da Igreja de São Nicolau. Versa sobre os "usos e costumes" nos dias "priorais" que o prior diz estarem em falta; ofício acerca do altar da Ermida de Nossa Senhora da Pureza.
Copia de informação a transmitir pelo pároco aos paroquianos, a respeito do decreto de 5 e 30 de janeiro de 1764 a favor do pároco e dos paroquianos dispersos da freguesia de Nossa Senhora dos Mártires, que queiram conservar a paroquialidade a Nossa Senhora dos Mártires.
Documento descritivo da Igreja de São Nicolau e arredores antes do terramoto de 1 de novembro de 1755. Compreende a descrição detalhada da arquitetura interior e exterior da antiga igreja, descrição dos paramentos, objetos de culto (arte sacra), costumes e celebrações realizadas nos diferentes espaços do seu interior, descrição dos rendimentos, benefícios e confrarias ali existentes e breve descrição da envolvente geográfica e demográfica da igreja. Descrição das fases da construção da nova igreja principiada a 6 de fevereiro de 1775 até à fase iniciada no ano de 1802.
Mapa traçado à mão que apresenta uma "Estrada" para o Convento de Mafra que principia na Venda do Pinheiro (Mafra), com dois caminhos perpendiculares para o Gradil (Mafra). Encontram-se outros caminhos menores, vários marcos e casas assinaladas.
Documento acerca do direito dos párocos de pregarem nas capelas anexas da paróquia e de ali administrarem a bênção aos paroquianos.
Documento acerca do direito dos priores de realizarem missas nas confrarias, entre outros direitos paroquiais.
Certidão de "livro da roda da adição". Inclui a petição, despacho e certidão.
Documentos sobre as funções e obrigações paroquiais do prior e beneficiados da Igreja de São Nicolau.
Documento do prior e beneficiados da Igreja de São Nicolau sobre as funções e obrigações paroquiais. Inclui várias contas na margem e no verso.
Processo acerca das respostas remetidas ao pároco da Igreja de São Nicolau acerca do "Breve" respetivo à reedificação das paróquias após o terramoto de 1755. Inclui nota referente à fundação da igreja, rendimentos e encargos, benefícios e obrigações, irmandades e ermidas existentes nos limites da paróquia; "Treslado da conta que Prioste Sr. Prior de S. Nicolau de Lisboa remeteu ao Juízo das Delegações Régias e Pontifícias de todos os frutos da dita igreja nos cinco anos findos [...] de 1763, 1764, 1765, 1766 e 1767". Inclui uma conta dos encargos com os benefícios de São Nicolau.
Documento de João Antunes [Monteiro], prior da Igreja de São Nicolau acerca de um requerimento que lhe fora dirigido por uma irmandade de [Nossa Senhora].
Resposta de Manuel Teixeira Pombeiro, prior de São Nicolau, à petição apresentada por Maria João, casada com Francisco Duarte e sua filha Márcia Menor Domingues Francisco Duarte, casada com Simão Duarte e seus dois filhos, Manuel e Domingues.
Resposta do prior da paróquia de São Nicolau a uma inquirição régia acerca da mesma paróquia e seu estado, antes e após o terramoto de 1755. Apresenta uma resenha geográfica e demográfica da paróquia de São Nicolau antes do terramoto, uma descrição do estado da igreja, forma de administração dos sacramentos, obtenção de rendimentos e número de beneficiados que mantém após o terramoto.
Considerações do prior da Igreja de São Nicolau dirigidas ao patriarca de Lisboa, acerca das providências a tomar na sequência do terramoto de 1 de novembro de 1755. Apresenta três providências que considera principais, seguem-se várias considerações acerca da reedificação da cidade, administração dos sacramentos e recuperação dos rendimentos.
Inclui a correspondência manuscrita e impressa, expedida e recebida pela Paróquia de São Nicolau de diferentes entidades eclesiásticas e laicas.
"Die IX Januarii Pro Officio SS. Juliani Basilissae et Sociorum (…)". Livro de música da Colegiada de São Nicolau. Apresenta partituras e letra.
Ofício do prior da Igreja de São Nicolau relativo ao alvará que concede a divisão e duplicação dos benefícios da mesma igreja, de cinco para dez (11 de setembro de 1718); respetivo alvará da rainha (5 de agosto de 1718); um ofício do prior dirigido ao prelado, solicitando licença para que os benefícios se possam dividir na forma pedida (12 de setembro); ofício do patriarca, pedindo que se justifique perante o provedor, os rendimentos e despesas dos benefícios (8 de outubro de 1718); justificação de rendimentos solicitada ao beneficiados (25 de outubro de 1718); decreto do patriarca provendo a divisão dos benefícios (17 de novembro de 1718).
Inclui a correspondência manuscrita e impressa, expedida e recebida pela Paróquia de São Nicolau de diferentes entidades eclesiásticas.
Livro da inscrição das crianças da Cruzada Eucaristia da freguesia de São Nicolau de Lisboa. Refere-se aos anos de 1935-1936, 1936-1937, 1937-1938, 1938-1939, 1939-1940, 1940-1941, 1941-1942, 1942-1943, 1943-1944 e 1944-1945. Constam os seguintes campos de preenchimento: "Número de ordem"; "Nomes", "Morada", "Freguesia", "Idade", "Filiação", data de entrada, "Comunhão", "Observações".
Livro de registo das cédulas pessoais "que forem preenchidas e assinadas pelo pároco da freguesia de São Nicolau de Lisboa". Apresenta um termo de abertura assinado na Conservatória do Registo Civil de Lisboa.
"Propprium de Tempore Sabbato. Ante Dominicam Primam Adventus. Ad Vesperas. Hymnus." Livro de música da Colegiada de São Nicolau. Apresenta partituras e letra.
Livro de música da Colegiada de São Nicolau. Apresenta partituras e letra.
Livro de música da Colegiada de São Nicolau. Apresenta partituras e letra.
Livro de acompanhamentos de órgão para o Coro da Colegiada de São Nicolau.
"Oracionário para uso da Igreja de São Nicolau de Lisboa. Mandado fazer pelo prior Francisco do Rosário e Melo. Ano de 1829". Inclui "Orações por motivo de ação de graças" ao Santíssimo Sacramento e oração para ofício de sepultura; "Forma de Absolvição, que costuma dar-se aos Irmãos e Terceiros, e Confrades pelo Sacerdote, que tem jurisdição"; "Bênção Papal".
Registo das missas e comunhões da Paróquia de São Nicolau. Constam as seguintes informações: "Dias", "Missas", "Comunhões", "número". Os registos encontram-se organizados por mês e dentro deste por dia. Encontram-se em falta os fólios 1 a 4 e 7 a 36.
Exemplar do livro "Les Visions de Marie" (tradução do francês: As Visões de Maria). O último fólio da obra apresenta a inscrição "Pâques, 1944. Maria Alice. Guedes de Andrade Santos".
Apontamento a lápis da Junta de Paróquia de São Nicolau acerca de penhora a Pedro Francisco Leal.
Parecer de José de Araújo acerca da divisão dos cinco benefícios de São Nicolau pelo cardeal patriarca.
Índice alfabético dos paroquianos pobres da freguesia de São Nicolau organizada por nome, das letras A a T. Consta o nome do paroquiano, morada, nº do fólio do livro. Inclui um requerimento para esmola e respetivo atestado passado pela Comissão Administrativa da Junta de freguesia de São Nicolau; um atestado de pobreza dactilografado passado pela Comissão Administrativa da Junta de freguesia de São Nicolau; uma relação de pobres com as seguintes informações: nº de ordem, nome do subsidiário, morada e condição (doença, velho/a, viúva e nº de filhos).
Relações dos cidadãos que foram mantidos e eliminados no recenseamento eleitoral da freguesia de São Nicolau em resultado da revisão a que se procedeu no ano de 1908. Apresenta o nome da freguesia, o nº de ordem, nomes, idade, estado civil, profissões, "Moradas ou domicílios políticos" e "Fundamento da inscrição".
Relação das pessoas afetadas e tratadas de febre amarela nos seus domicílios na freguesia de São Nicolau, de setembro a dezembro de 1857. Constam o nº de ordem, nomes dos afetados, moradas, dias e mês.
Relação das pessoas que morreram na epidemia de febre amarela, na freguesia de São Nicolau, de setembro de 1857 a janeiro de 1858. Constam o nº de ordem, nomes dos afetados, morada, dia e mês.
"Relação de todas as pessoas que subscreverão com os seus donativos, pertencentes à freguesia de São Nicolau, para auxiliar os infelizes, vitimas das cheias" do inverno de 1876-1877. Consta o nome do subscritor, função, morada e quantia subscrita.
Relação das pessoas afetadas pela febre amarela na freguesia de São Nicolau e enviadas para diferentes hospitais, de outubro a dezembro de 1857. Constam o nº de ordem, nomes dos afetados, moradas, dias e mês.
Declaração do prior de São Nicolau acerca de uma certidão notarial relativa à renúncia do benefício que fez o padre António Jorge Bulhão da mesma igreja.
Certidão do livro de tombo da Igreja de São Nicolau apresentado pelo padre Bartolomeu Gomes da Cruz e beneficiados da mesma igreja.
Certidão com teor do testamento com que faleceu Manuel da Costa Leitão. Contém o testamento, o respetivo instrumento de aprovação e abertura.
"Pública-forma de papéis que mostram as desavenças entre o Prior Famel e o Pe. Manuel Toscano a respeito de um benefício que neste último enunciou o Pe. António Jorge Bulhão".
Duas certidões referentes a benefícios da igreja de São Nicolau. Incluem as respetivas petições, despachos e certidões dos benefícios.
Apresentação de João Cipriano Monteiro, prior de São Nicolau, do benefício a servir por António de Andrade, em virtude do benefício deixado vago por morte natural de Sebastião Madeira.
Declaração do prior da Igreja de São Nicolau relativa à posse de um benefício.
Declaração do prior da Igreja de São Nicolau relativo à atribuição de benefícios na mesma igreja.
Declaração do prior da Igreja de São Nicolau relativo à atribuição de benefícios na mesma igreja.
Documento com relação de benefícios da Igreja de São Nicolau de 1680 a 1683 e outros escritos do mesmo teor. Acompanham várias contas.
Documento do prior Pedro de d'Oliveira Famel de São Nicolau sobre a apresentação dos beneficiados da Igreja de São Nicolau.
Documento titulado "Livro das apresentações dos benefícios desta Igreja de São Nicolau de Lisboa que fizeram os priores dela". Inclui várias apresentações de benefícios entre 1608 e 1679 e instruções para o registo das apresentações.
Processo em torno do termo de desistência de um benefício simples, de que é titular Nicolau de Carvalho. Inclui uma petição para que se tome o referido termo; acórdão da Relação Eclesiástica; termo de desistência.
Documento sobre a atribuição de benefício da Igreja de São Nicolau a José de Ferreira por falecimento do beneficiado Bartolomeu Gomes da Cruz e documento relacionado com a contenda do prior Pedro de Oliveira Famel, com o Padre Manuel Toscano.
Processo composto por diversos documentos relativos aos benefícios da Igreja de São Nicolau. Inclui uma relação de 73 benefícios com os seguintes títulos: "Razões da primeira instância"; "Razões da segunda instância"; "Memorial por onde o Prior de S. Nicolau mostra fundamentos com que recorreu ao Tribunal da Coroa".
Processos de colação de benefícios de São Nicolau a Luís Vieira, Manuel Luís e a Lucas de Andrade.
Alegação acerca do direito de provimento de benefícios eclesiásticos.
Processo em torno dos benefícios eclesiásticos da Igreja de São Nicolau. Contém uma petição de consulta em relação de colação; uma apresentação da tesouraria a favor do padre José Ferreira do Couto. Inclui uma certidão de colação.
Índice alfabético dos paroquianos pobres da freguesia de São Nicolau, das letras A a Z.
Relação das pessoas que foram afetadas pela epidemia de febre amarela e que constam na regedoria pela certidão de óbito, de setembro a dezembro de 1857. Constam o nº de ordem, nomes dos afetados, morada, dia e mês.
Processo em torno de José António Leal de Castro, morador na quinta da Cruz de Pedra, na estrada da Charneca, freguesia do Lumiar, relativa a uma dívida de dízimos à Igreja de São Nicolau.
Documento relativo à penhora por dívida envolvendo a Igreja de São Nicolau.
"Sentença de um termo e [facela?] de renúncia a favor do Abade Manuel Calcado Camacho(…)".
Sentença Cível do prior e beneficiados da Igreja de São Nicolau contra José de Matos Góis por motivo de dívida. Inclui autos de penhora.
Sentença Cível a favor do prior e beneficiados da Paroquial de São Nicolau desta cidade contra Paulo Fernandes Barros, por motivo de dívida referente a dízimos.
Sentença Cível de pleito do prior e beneficiados da Paroquial Igreja de São Nicolau da cidade de Lisboa, contra Manuel Fernandes, por motivo de dívida referente a dízimos.
Sentenças que se alcançaram no Juízo da Corte e Mesa dos Agravos a favor do prior e beneficiados da Igreja de São Nicolau, contra o prior e religiosos do Convento do Carmo, para que seja pago o dízimo que estes recusam a pagar, referente à Quinta da Portela.
Sentenças que se alcançaram no Juízo da Corte e Mesa dos Agravos a favor do prior e beneficiados de São Nicolau, contra o prioste e mais monges da Cartuxa (Ordem dos Cartuxos) sobre o pagamento dos dízimos de Laveiras (Oeiras).
Autos e sentenças relativo à contenda entre os religiosos do Carmo e o prior e beneficiados de São Nicolau.
"Sentença a favor do Procurador da Fazenda Real contra os herdeiros do beneficiado Aurélio de Brito S. Miguel".
"Sentença Cível para título dos Reverendos Prior e Beneficiados da Igreja de S. Nicolau da cidade de Lisboa contra os Reverendos Prior e Religiosos de Stº Agostinho do Convento de Nossa Senhora da Graça da cidade de Lisboa". Refere-se aos dízimos de "terras de pão e olival no sítio da Portela" que os frades recusaram pagar.
"Sentença que os ecónomos da Igreja de S. Nicolau alcançarão contra os reverendos e beneficiados dela para eles ecónomos receberem as conhecenças alcançadas no escritório do escrivão do eclesiástico, Manuel dos Santos Furtado".
Processo decorrido contra o provedor e capelães da Casa da Misericórdia da cidade de Lisboa.
Processo decorrido em torno da "Sentença da Relação Eclesiástica da metrópole de Lisboa por que confirma o padroado do Provimento dos Benefícios aos Priores de S. Nicolau de Lisboa mandando colar ao Dr. João de Liz e Miranda, apresentado pelo Dr. Pedro de Oliveiras Famel Prior de S. Nicolau de Lisboa em um dos Benefícios da dita Igreja". O processo compreende várias petições, certidões, despachos, mandados e acórdãos, entre outros instrumentos; acompanha uma "Certidão pedida por parte do Reverendo Prior da Paroquial Igreja de São Nicolau Lisboa", relativa a uma sentença a favor do prior e beneficiados de Santo André.
Sentença cível do "Reverendo Prior da Igreja de S. Nicolau desta cidade, Pedro de Oliveiras Tamel, contra os irmãos da mesa da Irmandade de Nossa Senhora da Palma" para que na Ermida de Nossa Senhora da Palma "não se dê a comunhão sem licença do Prior de S. Nicolau".