Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

20 records were found.

Correspondência remetida por D. José Vieira Alvernaz a Manuel Duque Vieira. A grande maioria da correspondência é remetida a partir da Índia, onde D. José Vieira Alvernaz exerceu grande parte do seu ministério episcopal. Todas as cartas estão acompanhadas ainda pelo envelope dentro do qual foram expedidas.
(Goa) Escreve sobre a visita dos Russos e do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Cunha, a Goa.
(Goa) Escreve sobre o exemplo de serenidade e sabedoria dado por António de Oliveira Salazar na resolução dos problemas da Índia.
(Goa) Informa da abertura das aulas nos seminários e do início dos trabalhos da Ação Católica. Escreve sobre os rumores de ameaça feitos à Santa Sé pela União Indiana de proibição de circulação de padres, caso os territórios da União Indiana continuassem na diocese de Goa. Escreve sobre a notícia de que a Santa Sé iria oferecer a Rosa de Ouro à arquidiocese de Goa em reconhecimento pela evangelização no Oriente e sobre o método de ensino liceal em Goa.
(Goa) Escreve sobre a circulação em Goa de um panfleto difamatório da Igreja.
Fotografia de D. Manuel Gonçalves Cerejeira e D. José Vieira Alvernaz a conversar, e uma terceira pessoa, que aparece de perfil e da qual no verso da prova se indica "A cara de perfil parace-me que é o Sr. Governador".
(Goa) Escreve sobre a querela em relação à pertença de umas antigas propriedades dos missionários agostinianos. Inclui quatro recortes de jornal enviados em anexo.
(Goa) Escreve sobre a preparação da sua viagem a Portugal. Timbre "Arquidiocese Primacial de Goa e Damão Patriarcal das Índias Orientais".
(Goa) Escreve sobre a saída de D. António Ferreira Gomes da diocese de Portalegre - Castelo-Branco para a diocese do Porto e sobre a criação de duas novas dioceses no território indiano. Informa que se realizarão festas profanas por ocasião da exposição das relíquias de São Francisco Xavier.
(Goa) Escreve sobre os católicos do seu arcebispado (dispersão territorial em resultado das condições de trabalho e diminuição do seu número em comparação com o aumento de hindus).
[s.l.] Escreve sobre as possibilidades de transferência do padre José Ávila. Timbre "D. José V. Alvernaz. Arcebispo Coadjutor. Cidade de Goa. Índia Portuguesa".
(Goa) Escreve sobre a sua transferência para Goa e a transferência de D. Manuel Guerreiro de Meliapor para Nampula. Informa como têm sido os trabalhos da Ação Católica e revela-se surpreso pela nomeação de Domingos Braga da Cruz para o Governo Civil do Porto.
(Cochim) Escreve acerca das lições sobre a Ação Católica dadas aos padres das diferentes dioceses do Malabar.
(Cochim) Remete a resposta telegráfica de sua irmã (em anexo) e um memorial para ser entregue ao Diretor da Assistência Pública. Escreve sobre a agitação sentida nos territórios portugueses na Índia, no seguimento das declarações de Nehru de que Goa deveria integrar a União Indiana.
(Cochim) Escreve sobre as barreiras linguísticas que encontra para a boa execução do seu ministério episcopal na Índia. Escreve sobre as dificuldades de gestão episcopal devido à divisão territorial das dioceses, sobre o contexto político da Índia e a dispersão religiosa, e tece comentários sobre a solução da Nações Unidas em relação a Israel. Timbre "Episcopal Curia. Diocese of Cochin".
(Lisboa) Escreve sobre a sua passagem por Lisboa antes de ir a Roma para a canonização de São João de Brito. Timbre "Josephus Alvernaz. Episcopus Coccinensis. Bishop´s House. Cochin (S. India)".
Contém correspondência remetida por D. José Vieira Alvernaz a Manuel Duque Vieira.