Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

1,956 records were found.

Citação de despejo da casa da rua de S. Pedro Mártir a José Correia.
Sentença cível de condenação de preceito a favor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e contra João Soares de trinta e três réis de rendas de casas.
Precatório de penhora contra Daniel Ferreira de Azevedo do valor de 1.052.94 réis, capital vencendo juro de cinco por cento.
Traslado da sentença contra Daniel Ferreira de Azevedo de 1.900 réis que este devia à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Execução de sentença com salva contra Daniel Ferreira de Azevedo de 1.700 réis, que tinha tomado a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau a juro de cinco por cento, dando por hipoteca umas casas na rua das Flores que se queimaram pelo terramoto de 1755.
Citação a Domingos Fernandes por não ter pago a renda dos armazéns das casas da rua Nova do Carmo.
Citação a António Monteiro, inquilino das casas da rua dos Pescadores.
Sentença cível contra a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e favor de José Pedro da Maia; sentença cível que o padre Vital de Araújo e Costa alcançou também contra a irmandade como capelão da capela instituída por Francisco Rodrigues.
Sentença cível a favor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e contra António Dinis, fiador e principal pagador de Francisco [Devidia?], relativa à renda de umas lojas na calçada do Carmo.
Citação a João Rodrigues (1771-11-27) e uma citação a João Rodrigues e a Gonçalo José para despejo das casas de S. Pedro Mártir (1774-10-29).
Citação para a venda da casa na rua dos Prazeres, de Teotónio da Costa e sua mulher, para pagamento de principal e juros que devem à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau (1770-03-09) e a sentença cível de adjudicação de umas casas sitas na rua dos Prazeres, para pagamento de 97.537 réis que deviam à irmandade (1776-1777).
Sentença contra a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau enquanto administradora da capela que na Basílica de Santa Maria instituiu Tristão Álvares, à qual também pertencia duas casas na rua de S. Pedro Mártir que eram de Fernão Cardoso e Ana Pais.
Sentença a favor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e contra Ana da Conceição Soares e suas irmãs.
Livro primeiro de devedores e credores gerais da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau: Duque de Cadaval (1789-1803); Manuel Domingues (1787-1802); Irmandade da Caridade (1793-1802); herdeiros de António Freire de Andrade (1792-1802).
Certidão das quantias que no Cofre das Coletas entregou a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau que constitui a Receita do mesmo Cofre, assim como das que constituem a Despesa.
Sentença cível de quitação de resíduos a favor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, por testamento feito por Maria da Cruz do Espírito Santo, de que a irmandade é testamenteira.
Sentença cível a favor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e contra João Baptista do Pilar.
Sentença cível da prioresa do Mosteiro de Santa Mónica em referência às casas na rua da Costa, freguesia de S. Mamede, contra João de Sá Pombo, Caetano da Silva e Amaro Machado de Oliveira como testamenteiros de Francisco de Torres Bezerra.
Sentença cível a favor das religiosas do Convento de Nossa Senhora da Madre de Deus e contra a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau. Consta desta sentença a instituição das capelas de Silvestre da Silva e sua mulher Leonor Soares, na qual se lê que a irmandade recebera 1.650 mil réis, e que também pertencia à dita capela uma propriedade de casas na rua do Martim Alho, freguesia da Madalena, outra na rua Direita dos Anjos, e uma às Fontaínhas de Nossa Senhora dos Mártires. Consta mais que para satisfação de três encargos deixara outras duas propriedades, uma na rua do lugar do Sebo e a segunda na rua dos Escudeiros.
Sentença a favor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e contra Ana da Conceição Soares e suas irmãs.
Livro da conta de receita e despesa com a capela instituída pelo padre Luís Martins da Cunha e administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau com início em 25 de julho de 1755.
Sentença cível a favor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e contra António de Sousa Barroso pela renda que devia da casa na rua de S. Pedro Mártir.
Rascunhos da Caixa das Capelas do Coro da freguesia de São Nicolau: caixas das Capelas do Coro instituídas pelo prior João Antunes Monteiro de que foram tesoureiros André Montez Garcia (1824-1833); Bento Correia Aires de Campos (1831-1841); Nuno José Pereira Basto (1842); recibos dos rendimentos extraídos entre 23 de janeiro de 1834 e 05 de julho de 1842, provenientes das rendas de casas para o tesoureiro proceder à sua cobrança.
Auto de diligência para penhora nos bens de Pedro Moreira de Faria por dívida de 52.800 réis da renda das casas na rua Direita dos Anjos.
Livro das contas correntes (devem/hão de haver) das capelas do coro instituídas pelo prior João Antunes Monteiro e administradas pela Mesa Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Nicolau.
Citação para despejo a António Gonçalves do Nascimento, inquilino de umas casas na rua dos Pescadores.
Livro de registo da despesa com seis capelas intituladas do Coro, instituídas pelo prior João Antunes Monteiro e administradas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, que principiou em 10 de agosto de 1758.
Livro da receita e despesa das seis capelas do coro administradas pela Mesa Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Nicolau, relativas aos anos de 1755 a 1789.
Citação feita a Sebastião Rodrigues para dar fiador ou despejar da casa que ocupa na rua de S. Pedro Mártir.
Citação a António Lopes para dar fiador à renda da casa que ocupa nas casas da rua de S. Pedro Mártir.
Citação feita a Francisco Marques de Frias para despejo das casas da rua dos Pescadores.
Citação feita a Francisco Luís dos Santos Leal pela quantia de 5.800 réis que deve de renda da casa na rua dos Prazeres como fiador de Inácio Pereira Dias.
Citação feita a João Inácio dos Santos para despejo das casas da rua do Ouro.
Sentença que alcançou a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau para não dar contas enquanto durasse a redução.
Citação para libelo na pessoa de António Correia como fiador de Luís Pedro de Sousa, pelo aluguer de uma casa na rua de S. Pedro Mártir.
Recibo de décimas de prédios na freguesia de Unhos e quitação com os legais donos herdeiros de José dos Santos Rodrigues de uma propriedade em Vale de Lobos, Unhos, tendo a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau pago 150 réis para liquidação de contas com os ditos herdeiros.
Sentença cível a favor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e contra o capitão tenente, António José Rebelo de Barros.
Título das casas de Teotónio da Costa, com foro de 4.800 réis, no sítio da Cotovia, na rua da Nossa Senhora dos Prazeres, na freguesia de Santa Isabel.
Sentença cível a favor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e contra José António [Sicaeri?], condenado a pagar vinte e quatro mil réis e custas, como fiador e principal pagador de Avertano António Bernardes, de aluguer de casas.
Sentenças relativas a António José Rebelo de Barros.
Certidão do inventário pelo falecimento de Maria Joaquina de Sousa e seu marido, o capitão tenente, António José Rebelo de Barros e Vasconcelos, dos bens que possuíam na vila de Oeiras.
Citação a Inácio Pereira Dias para reconhecer a sua obrigação de dívida de vinte e nove réis de aluguer de casa.
Citação para despejo a Bernardino Custódio, inquilino das casas da rua de S. Pedro Mártir.
Citação para despejo a Manuel Pedroso, inquilino das casas na rua Direita dos Anjos.
Sentença cível de preceito a favor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e contra João Carvalho Albuquerque, como fiador de Manuel de Pina Furtado, relativa às rendas de umas casas.
Citação a José Soares para despejo da loja que ocupa na casa da rua de S. Pedro Mártir.
Citação feita a Ana Josefa da Conceição, inquilina das casas da rua Nova do Carmo para confessar a dívida de um ano de renda.
Auto de diligência de se não acharem bens à inquilina das casas da calçada do Carmo, Ana Josefa da Conceição, viúva, devedora da renda de um ano.
Auto de diligência sobre dívida de Simão Faria relativo a propriedades que ocupa na Rua de São Pedro Mártir.
Mandados alcançados pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, a fim de citar as pessoas que lhe forem devedoras de rendas e foros.
Ação civil de embargos que a Irmandade do Santíssimo Sacramento procedeu contra o padre Vital de Araújo Costa e certidão de recibo do letrado no valor de 7$500 réis.
Citação a Nicolau José Monjardim para reconhecer a obrigação de fiador à dívida do inquilino da casa Rodrigo Correia.
Sentença de penhora a Dionísio Gomes de Abreu, a quem foi proposto o pagamento de 21$403 réis, após sentença alcançada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Penhora a José dos Santos, fiador de Luís Vieira, a quem foi proposto o pagamento da quantia de 1$978 réis.
Auto de diligência de penhora a Dionísio Antunes e sua cônjuge, Francisca Angélica Teodora.
Autos de penhora a Manuel Nunes, inquilino da Irmandade do Santíssimo Sacramento nas casas da Rua Nova do Carmo.
Penhora a Miguel Rodrigues dos Santos, fiador de Ricardo Xavier de Gouveia.
Processo de despejo. Inclui auto de diligência e citação de despejo a José Gonçalves de Oliveira, inquilino de propriedade da Irmandade do Santíssimo Sacramento na Rua Áurea.
Ordem de despejo a Manuel de Saraiva Luz, inquilino de propriedade da Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Inclui livros contendo a relação dos irmãos e demais benfeitores que têm servido ou agraciado a irmandade; relação dos irmãos admitidos e os respetivos termos de entrada.
Inclui processos relativos a causas judiciais que opuseram a Irmandade do Santíssimo Sacramento a foreiros, herdeiros e beneficiários de legados pios deixados à irmandade, inquilinos de casas e lojas e seus fiadores, a irmãos e outros religiosos, nomeadamente capelães que serviam nas capelas de missas administradas pela irmandade. Destacamos a título ilustrativo: autos de contrafé, conhecimentos, citações de pagamento do foro e deliberações da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento a propósito da penhora interposta à casa e Horta de Arroios em 1833. Acompanham pedidos de isenção da décima e outros autos de penhora referentes a estas propriedades; mandado de despejo a Francisco Xavier da Silveira morador na rua de S. Pedro Mártir (1741-1781); citação para libelo na pessoa de António Correia como fiador de Luís Pedro de Sousa, pelo aluguer de uma casa na rua de S. Pedro Mártir (1788); documentação vária sobre o processo movido pelo padre António José Fustigueiras e Manuel José Fernandes contra a irmandade relativo aos rendimentos das casas da rua do Ouro que tomaram posse por carta de arrematação de real a real, para pagamento do que a irmandade lhes devia (1739-1803); sentenças a favor do padre António da Silva Delgado impossibilitando a irmandade de proceder a qualquer alteração às disposições da testadora que legou as missas (1759-1760); sentença cível a favor do juiz e mais irmãos da Mesa da irmandade e contra Manuel Coelho, relativa ao resto da joia que ficou a dever enquanto mordomo da mesma irmandade (1772-1773).
Contém despesas com apólices da companhia de seguros Fidelidade e Firmeza; livro da conta da despesa e receita do "Vínculo de Corroios"; declaração acerca de dívida da irmandade; certidão de receitas e despesas; receitas com a venda de prata e galões; entre outras.
Contém folhas do livro de lançamento da décima de juros com o registo dos montantes de empréstimos concedidos pela irmandade.
Ordens de pagamento e recibos de vencimento relativos ao caseiro; guarda do pinhal em funções na Quinta de Corroios; padres; padres substitutos; andadores; procuradores da Mesa da irmandade; capelães cantores providos nas capelas; meninos de capela; organistas; sacristões; escriturários; entre outros. Acompanham vários documentos relacionados.
Inclui o registo da receita dos juros; quitação passada pela Fazenda Nacional, pelo décimo de juro que a irmandade deve; documentação referente à isenção do pagamento da décima e à restituição de quantias pagas.
Contém ordens de pagamento, recibos, apontamentos e contas de despesa realizada nas celebrações da Semana Santa; cera para as festividades da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa; culto divino, e ordenados de empregados da irmandade; festas do Corpo de Deus (missas e procissões); entre outras.
Inclui recibos, contas de despesa e ordens de pagamento referentes a despesa realizada com aquisições para a composição do sacrário; aquisição de pálios; ramalhetes para os irmãos novos. Inclui despesas com o andador.
Avaliações da prata e medição de várias propriedades pertencentes à Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia de São Nicolau de Lisboa.
Contém recibos incobráveis relativos a propriedades urbanas; despesa feita na Quinta de Corroios; foros referentes às propriedades; despesa com obras na Igreja Paroquial de São Nicolau; receita e despesa com o aluguer de casas; entre outras.
Sentença de preceito dos beneficiados Filipe Néri e Manuel Teixeira da Cunha contra a Irmandade dos capelães que serviam nas capelas dos padres Feliciano Alves e seu irmão António Alves.
Sentenças a favor do padre António da Silva Delgado para que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau não possa fazer ou alterar as disposições da testadora que legou as missas.
Ordem expedida pela Delegação Pontifícia e Régia ao ouvidor de Oeiras para levantamento de sequestro.
Carta geral citatória passada a favor do juiz e mais irmãos da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau contra o reverendo Dr. Félix de Almeida Pacheco, mestre-escola da Sé de Leiria.
Certidão dos autos contra Sebastião Francisco do Amaral e sua mulher, Maria José de Melo, relativa a dívidas.
Execução de sentença de Teresa Antónia de Pina e João Gomes de Sousa contra António Freire de Andrade e seus herdeiros, e as citações dos herdeiros.
Auto de despejo a António da Silva Braga do armazém que ocupa na rua da Prata para ali se fazerem covais.
Citação à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e recibo assinado por José Francisco Barcarena do montante de 3.223 réis, recebido da irmandade por ter sido a sentença cível a seu favor.
"Livro em que se lançam os acórdãos e determinações" da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa.
Sentença da vistoria e avaliação de bens imóveis da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau sitos defronte do Convento das Mónicas.
Livro de atas das conferências (sessões) da Mesa Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Livro dos "Termos de posse dos irmãos eleitos para a mesa" da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa.
Certidão dos autos e execução de sentença de que é autor José Gonçalves Leal, como cabeça de sua mulher, Josefa Rosa, contra a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, e quitação do pagamento de custas.
Certidão dos autos de execução de sentença de que é autor José Gonçalves Leal, como cabeça de sua mulher, Josefa Rosa, contra a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, e termo de quitação.
Sentença de comutação de encargos pios, a requerimento da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, nas capelas instituídas pelo prior João Antunes Monteiro.
Certidão de sentença contra a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau em que se obriga a irmandade a pagar o dote à mulher de António Rodrigues.
Precatório de levantamento de sequestro a favor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa expedido pelo Juízo da Executória das Coletas.
Mandado de levantamento de sequestro nas casas da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, sitas na rua Nova do Carmo, n.º 30 a 32 e na rua do Ouro, pela Relação e Cúria Patriarcal.
Certidão tirada da sentença que reduziu os encargos das capelas que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau administra.
Mandado de levantamento de sequestro das propriedades da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau.
Sentença cível a favor do juiz e mais irmãos da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e contra Manuel Coelho, relativa ao resto da joia que ficou a dever, 23.600 réis, enquanto mordomo da mesma Irmandade.
Sentença contra as tesourarias das igrejas não poderem receber as tochas que se põem nas igrejas aos corpos que vêm a enterrar nas mesmas.
Engloba documentação referente à gestão administrativa e financeira dos bens e rendimentos da Irmandade do Santíssimo Sacramento; ao culto do Santíssimo; aos sufrágios dos irmãos defuntos e o socorro dos irmãos pobres.
Inclui documentação atinente à regulamentação da irmandade; às deliberações e termos e mais assuntos discutidos e votados nas sessões das mesas da irmandade; ao processo de eleição dos seus corpos gerentes; à correspondência trocada entre a irmandade e diversas autoridades administrativas e eclesiásticas; à gestão dos bens móveis e imóveis; a processos de admissão de irmãos novos e de assistência e beneficência prestadas aos irmãos e paroquianos pobres; a legislação sobre a instituição de morgados e capelas e alvarás; às festividades concernentes ao culto do Santíssimo e ao culto de Nossa Senhora da Caridade; aos sufrágios pelas almas dos irmãos e benfeitores; e sobre as ações judiciais que a irmandade interpunha ou das quais se defendia, dizendo respeito, na sua maior parte, a questões com a posse e arrendamento de propriedades urbanas e rústicas.
Escritura de venda e quitação entre a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau e o padre Félix de Almeida Pacheco, mestre-escola da Sé de Leiria, de um chão na rua dos Correeiros que o padre possuía, por 259 réis.