Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

13,580 records were found.

Obra "Filosofia do Direito", datilografada, de Vasco Luís Moreira Marques e apontamentos acerca de conceitos.
Brochura com os sumários das cadeiras de História do Direito Romano e História do Direito Português, lecionadas por Paulo Merêa, e da cadeira Noções de Direito Civil lecionada por [António] Carneiro Pacheco.
Brochuras utilizadas por Guilherme Braga da Cruz para efeitos de estudo ou simplesmente por interesse pessoal.
Provas tipográficas anotadas da obra "Lições de Direito Civil. (Relações de família e sucessões)" coligidas por Guilherme Braga da Cruz de acordo com as preleções que Fernando Andrade Pires de Lima fez ao 4º ano jurídico de 1936.
Texto original manuscrito da segunda parte da obra "Lições de Direito Civil (Relações de família e sucessões)" coligida por Guilherme Braga da Cruz de acordo com as preleções que Fernando Andrade Pires de Lima fez ao 4º ano jurídico de 1936.
Texto original manuscrito da primeira parte da obra "Lições de Direito Civil (Relações de família e sucessões)" coligida por Guilherme Braga da Cruz de acordo com as preleções que Fernando Andrade Pires de Lima fez ao 4º ano jurídico de 1936. Contém ainda as provas tipográficas do índice e o envelope da Tipografia Minerva pelo qual foram expedidas.
Folha de rascunho do ponto escrito da cadeira de História do Direito Romano.
Rascunho da resposta à prova de avaliação da cadeira de História do Direito Romano, diferentes fases da elaboração da sebenta coligida por Guilherme Braga da Cruz, segundo as preleções do professor Fernando Andrade Pires de Lima, intitulada: "Lições de Direito Civil (Relações de família e sucessões)", a tese de licenciatura: “Algumas considerações sobre o instituto da ‘perfilatio’”, e a tese de doutoramento: "O direito da troncalidade e o regime jurídico do património familiar", com os documentos coligidos e as suas diferentes fases de composição.
Brochura com caricaturas e poemas dedicados aos quartanistas da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, dos quais fazia parte Guilherme Braga da Cruz. Na capa contém a seguinte inscrição: "P[ar]a as Tias. Ofe[rece] o Gui".
Brochura da autoria de Álvaro Pipa, com a separata do "Diário do Minho", n.º 1453 e 1454, editada pela Livraria Cruz.
Brochura da autoria de António Maria de Simas, professor de taquigrafia no Instituto Nun' Alvres, dedicada a António Lino Neto e editada pela Livraria Cruz.
Segundas provas tipográficas anotadas da obra "Lições de Direito Civil. (Relações de família e sucessões)" coligidas por Guilherme Braga da Cruz de acordo com as preleções que Fernando Andrade Pires de Lima fez ao curso do 4º ano jurídico de 1936.
Transcrição de fontes, apontamentos dispersos, e pequenas anotações acerca da Profiliatio.
Tese de licenciatura, original manuscrita, intitulada “Algumas considerações sobre o instituto da ‘perfilatio’”.
Apontamentos manuscritos e datilografados acerca da Troncalidade. A grande parte dos apontamentos é a transcrição de fontes relativas aos reinos do atual território de Espanha.
Primeiras, segundas e terceiras provas tipográficas, nas folhas nº 15 a 23, anotadas e corrigidas, índice e esquema manuscrito da forma como se pretendia as páginas de introdução e de início de capítulo.
Jornais "O Comércio do Porto", "Diário de Notícias", "Correio do Minho", "Diário do Minho", "A Voz”, "Novidades", "Correio de Coimbra", "Diário de Lisboa", "Gazeta de Coimbra" e "Notícias de Coimbra" que documentam o doutoramento solene de Guilherme Braga da Cruz.
Documentos remetidos a Guilherme Braga da Cruz, na sua condição de ex-aluno do Liceu Sá de Miranda.
Recortes de jornal com artigos da autoria de João de Braga, possível pseudónimo utilizado por João Peixoto de Almeida, acerca dos 131 anos do Liceu de Sá de Miranda.
Recorte do jornal "Correio do Minho" que documenta a abertura do ano letivo de 1928 no Liceu Sá de Miranda. No corpo da notícia é referida a "classificação distinta" de 17 valores do aluno Guilherme Braga da Cruz.
Recortes de jornal acumulados por Guilherme Braga da Cruz na sua qualidade de aluno do Liceu Sá de Miranda.
Instrumentos bibliográficos auxiliares utilizados por Guilherme Braga da Cruz.
Apontamentos manuscritos e datilografados, inseridos em pastas correspondentes a cada ano letivo. "Apontamentos do 1º ano. Romano Civil e Político": 2 cadernos de Direito Político; apontamentos avulsos; 2 cadernos de Direito Romano; caderno de Direito Civil; caderno de Direito Constitucional; caderno de sumários de História do Direito Português; ponto de Direito Constitucional. Do primeiro ano também inclui 5 cadernos de História do Direito Português. "Apontamentos do 2º ano. Civil, Economia, Administrativo, Internacional Público": 3 cadernos de Direito Administrativo; caderno de apontamentos da obra "O problema do Estado"; caderno com a obra "História do Contencioso Administrativo em Portugal desde 1832" datilografada; caderno de Economia; caderno de Direito Internacional Público; 5 cadernos de Direito Civil; apontamentos datilografados de Direito Civil. "Apontamentos do 2º ano. História do Direito Português. O testamento" 6 cadernos de História do Direito Português. "Apontamentos do 3º Ano. Processo, Comercial, Finanças": caderno de Direito Comercial; caderno de Processo Civil e Comercial; 3 cadernos de Finanças. "4º Ano. Direitos de Família": 8 cadernos de Direitos de Família. Do quarto ano também inclui um caderno de Processos Especiais e um caderno de Direito Internacional Privado. "Apontamentos do 5º Ano. História do Direito Português. O testamento": 5 cadernos de História do Direito Privado. Inclui 7 cadernos de apontamentos com notas e esquemas extraídos de livros ou artigos sobre História Jurídica; 7 cadernos de apontamentos de fontes de direito canónico; 4 cadernos de apontamentos de História do Direito Romano, Direito Canónico e Direito Privado. Contém uma folha com a "Lista dos cadernos de apt. e dos livros que tenho emprestados".
Guilherme Braga da Cruz matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra no outono de 1932. Teve como professores Paulo Merêa, Luís Cabral de Moncada, Domingos Fezas Vital, Adriano Vaz Serra, Mário de Figueiredo, Manuel de Andrade, Fernando Andrade Pires de Lima, entre outros. De alguns foi "sebenteiro" reconhecido pelos colegas de curso, e de todos foi distinto aluno. Terminou a licenciatura em junho de 1937 com a tese “Algumas considerações sobre o instituto da ‘perfilatio’”, arrecadando 17 valores. De seguida, foi bolseiro do Instituto para a Alta Cultura em Paris (1938/1939) e em Madrid (1939/1940), fazendo a sua especialização em história do direito, consagrada com a tese de doutoramento em Ciências Histórico-Jurídicas intitulada "O direito da troncalidade e o regime jurídico do património familiar". As provas de doutoramento decorreram entre 17 e 22 de novembro de 1941, tendo sido aprovado com a classificação de "Muito Bom" e 18 valores.
Documentação remetida pelo Convivium Sá de Miranda, associação constituída por antigos alunos do Liceu Sá de Miranda e Bracarenses, convidando Guilherme Braga da Cruz para se associar. Inclui a Circular nº 1, boletim de inscrição e folheto sobre um concurso literário.
Listas de assuntos retiradas de uma revista ou boletim.
Bibliografia manuscrita, com entradas por autor e fontes.
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz com elementos relativos ao seu próprio curriculum vitae e aos curricula vitae de Diogo Ivo de Miranda Cabral de Barbosa, José Miguel Saraiva Coutinho Gouveia e Helmut Coing.
Ficheiro bibliográfico organizado alfabeticamente. Contém vários tipos de entradas: por autor, por assunto, com palavras simples e compostas, remissões para as "Lex Visigothorum", elementos acerca do curriculum vitae de Guilherme Braga da Cruz e bloco de fichas em branco. Inclui ainda um maço de outras anotações bibliográficas em papéis de outros formatos.
Índice alfabético com remissões para autores, fontes e assuntos.
Carta de João Mota Pereira de Campos a informar que vai partir para França, dada a situação difícil da universidade em Portugal e carta de recomendação escrita por Guilherme Braga da Cruz.
Obra "A Forma dos Negócios Jurídicos", datilografada, da autoria conjunta de António Furtado dos Santos, António José Simões de Oliveira e Vasco Luís Moreira Rodrigues, com anotações.
Cópia do ofício remetido pela Comissão Ministerial de Saneamento e Reclassificação do Ministério da Educação e Cultura a João Manuel Cotelo Neiva onde são elencadas as acusações pelas quais deve responder.
Publicações utilizadas para estudo por Guilherme Braga da Cruz, contendo abundantes anotações de margem.
Correspondência sobre o processo de saneamento entreposto por Henrique de Miranda Martins de Carvalho no seguimento das acusações efetuadas a este pela Comissão de Análise de Recursos de Saneamento e Reclassificação.
Cartão de Armando Cortesão ao qual anexa o seu depoimento, no qual explica as razões pelas quais o seu nome foi difamado pela sua cunhada (casada com Jaime Cortesão), de forma a resguardar o seu bom nome.
Carta de José Fernando Nunes Barata a questionar se a Universidade Católica Portuguesa necessitaria dos seus préstimos, pois, por razões particulares, desejava mudar-se do Brasil para Portugal.
Obra "Histoire du droit privé. Meubles et immeubles dans l’ancien droit français", anotada.
Correspondência remetida por António da Cruz Rodrigues a solicitar apoio para a constituição do Instituto de Apoio Universitário, Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada, remetendo o Projeto de Estatutos do Instituto de Apoio Universitário. Guilherme Braga da Cruz apôs. "Subscrevi c/ 1.000$00".
Cartão de João Pereira Dias a remeter o relatório da execução das obras na Faculdade de Ciências de Coimbra.
Cartão de Orlando Soares Gomes da Costa, chefe de Gabinete do ministro da Justiça, para Guilherme Braga da Cruz a remeter fotografia do baixo-relevo a colocar na sala de audiências do Tribunal de Leiria e pedido para que este apresente a frase a colocar no baixo-relevo.
Carta de António José Viegas Ávila a remeter o projeto de estatutos do Centro de Orientação e Documentação do Ensino Particular.
Circulares e boletim de inscrição em branco, relativos ao Congresso Internacional de História dos Descobrimentos.
Correspondência entre Guilherme Braga da Cruz, Vincenzo Cocco e a Direção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais, entre outros, acerca da aprovação do projeto de construção da casa de Vincenzo Cocco, confinante com o quartel da Guarda Nacional Republicana em Coimbra.
Cartas remetidas por Sérgio Augusto da Silva Pinto, a título particular e enquanto secretário da Comissão Organizadora do Colóquio, a Guilherme Braga da Cruz a solicitar a sua presença no Colóquio Bracarense de Estudos Suévico-Bizantinos, a realizar em Braga de 7 a 9 de junho de 1957. Inclui a primeira circular.
Correspondência remetida pelo padre Avelino de Jesus da Costa a solicitar a intervenção de Guilherme Braga da Cruz junto da Fundação Calouste Gulbenkian para lhe ser concedido o subsídio para a publicação do Bulário Português, e jornal "Mensagem de Paz" documentando a tomada de posse do padre Avelino de Jesus da Costa no Cabido Bracarense, como novo cónego.
Carta a remeter programa e estatutos do Instituto de Filosofia "Pedro da Fonseca" e convite para a comemoração do 25º aniversário da fundação.
Cartões-convite remetidos a Guilherme Braga da Cruz e esposa a convidar para uma receção, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês, e para um jantar, pelo embaixador de Portugal.
Correspondência entre Guilherme Braga da Cruz, Paul Ourliac e Joaquim Veríssimo Serrão acerca da programação da ida a Toulouse de Guilherme Braga da Cruz para proferir uma palestra.
Correspondência remetida a Guilherme Braga da Cruz acerca da angariação de fundos para a construção de um mausoléu em homenagem a Domingos Fezas Vital, no cemitério de Caminha.
Correspondência trocada entre Guilherme Braga da Cruz e o professor Rubens Maciel acerca da programação de um ciclo de conferências a realizar por Guilherme Braga da Cruz no Brasil. A sua ida acabou por ser adiada devido ao falecimento de um familiar. Inclui recorte de jornal sobre a cooperação intelectual entre Portugal e o Brasil.
Cartas circulares remetidas pela Comissão Provisória portuguesa do Centenário de São Paulo a informar da realização de um Congresso Internacional de História.
Cópia de dois ofícios remetidos ao Governo Civil do Distrito de Coimbra acerca da vacatura do lugar do partido médico de Lagares da Beira.
Correspondência relacionada com a defesa de Manuel Gomes Rebelo, tesoureiro do Hospital Sobral Cid, acusado de desvio fraudulento de verbas do referido hospital. Inclui uma declaração de defesa da autoria de Guilherme Braga da Cruz e uma carta a ser remetida pela esposa do acusado, Virgínia Gomes Rebelo, ao subsecretário de Estado da Assistência Social, escrita por Guilherme Braga da Cruz.
Carta de José Gualberto de Sá Carneiro a informar da reclamação de Ângelo César, pai de Álvaro de Castro César Machado, que protesta contra o júri de provas orais de direito civil, que alega terem-no impelido a desistir de ser avaliado, e cópias dos documentos do processo.
Correspondência recebida e cópia de correspondência expedida por Guilherme Braga da Cruz relacionada com assuntos de carácter universitário.
Pautas de avaliação de alunos, correspondência, cartões-convite para almoços comemorativos e respetivas ementas e despachos da Secretaria da Universidade.
Cartas circulares, pautas de avaliação, enunciados de provas escritas, recortes de jornal, exemplares de Diário das Sessões da Assembleia Nacional, cartões-convite para jantares e respetivas ementas (contém uma ementa do Palace Hotel do Buçaco rubricada pelos convivas do jantar), programa de serão de arte em honra do reitor e professores da Universidade de Compostela.
Lista com os nomes e moradas dos professores catedráticos, auxiliares, assistentes eventuais e monitores da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Conjunto documental produzido por Guilherme Braga da Cruz na qual estão integrados documentos diversos, desde pautas de avaliação de alunos a ementas de jantares realizados em contexto académico.
Brochuras, panfletos, recortes de jornal, comunicados e memorandos publicados pelas organizações académicas de estudantes de Coimbra.
Apontamento bibliográfico "Octávio Tarquínio de Sousa. Vida de D. Pedro I. (Temos na B. C.)" e fotocópia do artigo de Gilberto Freyre "A propósito de José Bonifácio", publicado em "A Cultura".
Pasta tamanho A5 em pele sintética da "Imprensa Nacional" com apontamentos bibliográficos diversos em papéis soltos com indicação de livros a adquirir e outras referências bibliográficas. Contém ainda uma capilha intitulada "Pretensões diversas" com correspondência relacionada com pedidos de colocação profissional.
Brochura "A presúria de Portugal (Porto) em 868. Seu significado nacional", de Torquato de Sousa Soares, circular nº 3 do Congresso Internacional de Estudos em Homenagem a André Soares "A Arte em Portugal no Século XVIII" e primeira, segunda e terceira circulares do Congresso Luso-Espanhol de Estudos Medievais.
Fotocópias de frontispícios e partes de obras relacionadas com o direito, editadas nos séculos XVII e XVIII, destacando-se a capilha com a indicação "Assuntos da Casa da Suplicação" com fotocópias de dicionário, anotadas nas entradas "Assento", "Casa do Cível" e "Casa da Suplicação".
Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz relacionada com a reforma do Ensino Superior no Estado de São Paulo, Brasil. Brochura "Regimento da Escola Paulista de Medicina", de 1965, normas para a execução de capítulos do mesmo Regimento, brochura "Estatuto da Universidade de São Paulo", de 1970, dois números da Revista Mensal de Cultura "Problemas Brasileiros" e recortes de jornal da imprensa paulista de dezembro de 1969 sobre a reforma universitária do Estado de São Paulo.
Apontamentos bibliográficos acerca das Ordenações Manuelinas e a problemática subjacente às suas diferentes edições. Correspondência, apontamentos, fotocópias de vários trechos das Ordenações Manuelinas, fotocópia de uma página de um artigo de [Francisco Marques de] Sousa Viterbo "A cultura intellectual de D. Affonso V" e as brochuras "Documentos para a História da Typographia Portugueza no séculos XVI e XVII", de 1881, e "Documentos para a História da Typographia Portugueza no séculos XVI e XVII", de Venâncio Deslandes, de 1888.
Folheto com o roteiro do Museu de Arte Sacra da Universidade de Coimbra e uma indicação da Secretaria da Universidade de Coimbra sobre a forma como se farão, dali em diante, as celebrações na Capela da Universidade.
Apontamentos bibliográficos manuscritos e datilografados por Guilherme Braga da Cruz acerca de temas de história jurídica, dos quais se encontram identificados os seguintes: "Perda de paz", “Notas extraídas dos inéditos de História portuguesa, em especial do ‘Livro antigo das posses da Casa da Suplicação’ e dos ‘Foros de São Martinho de Mouros’”, "Notas extraídas do livro de Ferdinand Lot. La fin du monde antique et le debut du Moyen-Âge", "Cópia dos apontamentos do Doutor Mereia para as lições que fez sobre História das Corporações", "Apontamentos avulsos" e outros apontamentos não identificados.
Publicações acerca da reforma do Ensino Superior, emanadas pela Universidade de Luanda, pela Universidade de Nova Lisboa, pelo Ministério da Educação Nacional e pelo Gabinete de Estudos de Informação. Contém o "1º Inquérito socioeconómico sobre a situação dos diplomados em engenharia" e a programação dos cursos de História, Línguas Vivas e Educação da Universidade do Minho.
Fotocópia com a reprodução de um documento manuscrito medieval da tradução em português de um fragmento das "Sete Partidas" do rei Afonso X, existente no Arquivo Distrital de Braga, e fotocópias de uma obra traduzida e anotada em inglês das "Sete Partidas", remetida por Alexander F [?] Caskey.
Listas nominativas manuscritas elaboradas por Guilherme Braga da Cruz com a indicação dos destinatários das ofertas das suas publicações, organizadas por nome e ano de publicação.
Inscrições na caixa do rolo do microfilme, para além da identificada em título: "Vol 24 = Cód. Vis. liv III (pág 582 a final); Vol. 24 = Cód. Vis. liv II (até pág 65)".
Listas elaboradas por Guilherme Braga da Cruz com indicação dos destinatários das suas publicações e nomes e moradas de professores da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Inscrições na caixa do rolo do microfilme, para além da identificada em título: "Vol 26 = Cód. V. liv IV (todo); Vol. 24 = Cód. V. liv III (até pág 581)".
Correspondência trocada entre Guilherme Braga da Cruz e diversas casas comerciais acerca da reprodução através de microfilme do "Livro de Leis e Posturas" e das "Ordenações de D. Duarte", está também incluído o Regulamento do "Fundo Sá Pinto".
Folheto "O outro centenário", da autoria de Henrique Barrilaro Ruas, publicado no "Diário Ilustrado" de 22 de dezembro de 1956, relativo à comemoração do centenário do nascimento de Nuno Álvares Pereira.
Brochura com o texto "La reforme des études de droit en Belgique. Rapport" e um exemplar das Sessões da Câmara dos Representantes belga, de 12 de novembro de 1963, com uma proposta de lei sobre a reforma dos estudos em Direito e da regulamentação das profissões associadas, nomeadamente o exercício de funções de advocacia e magistratura por mulheres.
Folheto com o programa do IV Curso Prático de Análises de Aplicação à Clínica, organizado pela Escola de Farmácia da Universidade de Coimbra.
Brochuras, panfletos, recortes de jornal, comunicados e memorandos publicados pelas organizações académicas de estudantes de Coimbra. Contém ainda o Jornal de Alunos da Faculdade de Letras de Lisboa, "Idem Idem".
Brochuras com os estatutos da Associação Académica de Coimbra de 1948 e 1963 e os Estatutos do Centro Universitário do Porto, de 1965. Exemplares dos Diários do Governo de 15 de outubro de 1962 e uma sequência sólida de exemplares publicados entre 9 de setembro de 1963 e 1 de outubro de 1963.
Documentação reunida e produzida por Guilherme Braga da Cruz por ocasião do seu concurso para professor extraordinário da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Prova escrita e a tese de concurso "O direito de troncalidade. A exclusão sucessória dos ascendentes", volume II, que constitui a continuação da tese de licenciatura "O direito da troncalidade e o regime jurídico do património familiar". A tese está dedicada "À memória de meus avôs José António da Cruz e Doutor Francisco José de Sousa Gomes".
Folhetos da República Boa-Bay-Ela, da sessão de verão da Faculté Internationale pour l'enseignement du droit comparé e do Choral Poliphonico de Coimbra. Brochuras "Para uma nova ordem desportiva", "Espectáculo pelo Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra no Castelo de Montemor-o-Velho", e "Ley e reglamento de la Orden del Merito Juan Pablo Duarte".
Oito provas com a reprodução de documentos. Estão identificados dois: divisão do Bispado de São Martinho de Dume (século X) e demarcação do termo de Braga (século IX).
Quatro rolos de película dos quais não é possível informar com segurança que obra reproduzem.
Película de microfilme que, segundo Guilherme Braga da Cruz, reproduz as Ordenações Manuelinas.
Duas brochuras com o programa e um texto sobre as comemorações do VI Centenário da Morte de Bartolo da Sassoferrato.
Documentação relacionada com o teatro no meio universitário de Coimbra. Inclui o anteprojeto e brochuras com o Regulamento do Teatro Gil Vicente, programa da Récita comemorativa do centenário da morte de Almeida Garrett e outros programas de peças da Oficina de Teatro da Universidade de Coimbra, programa da peça "Breve sumário da história de Deus", de Gil Vicente e brochura do teatro universitário do Porto.