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Parte vocal do Baixo das Paixões de Domingo de Ramos [1-14] fls., e de Sexta-feira Santa [15-22] fls., de compositor anónimo. Supõe-se que seja a parte vocal do Solo.
Parte vocal do Baixo das Paixões de Domingo de Ramos e de Sexta-feira Santa de compositor anónimo. Supõe-se que seja a parte vocal do tutti (coro).
Parte vocal do Tenor das Paixões de Domingo de Ramos [1-13] fls., e de Sexta-feira Santa [14-22] fls., de compositor anónimo. Supõe-se que seja a parte vocal do Solo.
Parte vocal do Tenor das Paixões de Domingo de Ramos e de Sexta-feira Santa de compositor anónimo. Supõe-se que seja a parte vocal do tutti (coro).
Parte vocal do Alto Tutti, que canta a parte do Coro, do Te Deum Laudamus. Os supostos versos ímpares cantados pelo coro, não estão numerados: "Te Dominum confitemur"; "Tibi omnes Angeli"; "Sanctus"; "Sanctus Dominus Deus Sabaoth"; "Te gloriosus Apostolorum"; "Te Martyrum candidatus"; "Patrem immensae majestatis"; "Sanctum quoque Paraclitum Spiritum"; "Tu Patris sempiternus es Filius"; "Tu devicto mortis aculeo"; "Judex crederis esse Venturus"; "Aeterna fac cum Sanctis"; "Et rege eos"; "Et Laudamus nomen tuum"; "Miserere nostri"; "In te Domine". Depois do Finis encontra-se uma melodia a 3/4 do versículo "Te ergo, quæsumus, tuis famulis subveni, quos pretioso sanguine redemisti".
Parte vocal do Alto Solo do Te Deum Laudamus. Andamentos pares: 2 – “Te Dominum confitemur” 4 – “Tibi omnes Angeli” 6 – “Sanctus” 8 – “Sanctus Dominus Deus Sabaoth” 10 – “Te gloriosus Apostolorum” 12 – “Te Martyrum candidatus”, 14 – “Patrem immensae majestatis” 16 – “Sanctum quoque Paraclitum Spiritum” 18 – “Tu Patris sempiternus es Filius” 20 – “Tu devicto mortis aculeo” 22 – “Judex crederis esse Venturus” 24 – “Aeterna fac cum Sanctis” 26 – “Et rege eos” 28 – “Et Laudamus nomen tuum” 30 – “Miserere nostri” 32 – “In te Domine”. Nesta parte existem as indicações dos versos ímpares do coro.
Parte vocal do Soprano Tutti, que canta a parte do Coro, do Te Deum Laudamus. Andamentos ímpares: 1 – “Te Dominum confitemur” 3 – “Tibi omnes Angeli” 5 – “Sanctus” 7 - “Sanctus Dominus Deus Sabaoth” 9 – “Te gloriosus Apostolorum” 11 – “Te Martyrum candidatus” 13 – “Patrem immensae majestatis” 15 – “Sanctum quoque Paraclitum Spiritum” 17 – “Tu Patris sempiternus es Filius” 19 – “Tu devicto mortis acúleo” 21 – “Judex crederis esse Venturus” 23 – “Aeterna fac cum Sanctis” 25 – “Et rege eos” 27 – “Et Laudamus nomen tuum” 29 – “Miserere nostri” 31 – “In te Domine” Depois do Finis encontramos uma melodia a 3/4 do versículo “Te ergo, quæsumus, tuis famulis subveni, quos pretioso sanguine redemisti”.
Parte vocal do Soprano Solo do Te Deum Laudamus. Andamentos pares: 2 – “Te Dominum confitemur” 4 – “Tibi omnes Angeli” 6 – “Sanctus” 8 - “Sanctus Dominus Deus Sabaoth” 10 – “Te gloriosus Apostolorum” 12 – “Te Martyrum candidatus” 14 – “Patrem immensae majestatis” 16 – “Sanctum quoque Paraclitum Spiritum” 18 – “Tu Patris sempiternus es Filius” 20 – “Tu devicto mortis acúleo” 22 – “Judex crederis esse Venturus” 24 – “Aeterna fac cum Sanctis” 26 – “Et rege eos” 28 – “Et Laudamus nomen tuum” 30 – “Miserere nostri” 32 – “In te Domine”
Duas partes do Segundo Coro das Matinas do Dia de Natal de compositor anónimo. São idênticas musicalmente, mas com caligrafias diferentes. Consegue-se perceber que está em falta a parte de primeiro coro e possivelmente do baixo contínuo. Divide-se nos seguintes andamentos: 1º Nocturno - Responsório 1º "Hodie nobis" (Magestoso), "Gaudet exercitus angelorum" (Allegro), Verso Duo (TACET), Verso Duo "Gloria Patri" (TACET); Responsório 2º "Hodie nobis", Verso a Solo (TACET), Responsório 3º "Que vidistis Pastores", "Natum vidimus", Verso Duo (TACET); 2º Nocturno - Responsório 4º "Ó Magnum" (Andante), "Beata virgo", Verso Solo (TACET); Responsório 5º "Beata Dei Genitrix" “Hodie genuit”, Verso Solo (TACET); Responsório 6º "Sancta et inmaculata", "Quia quam caeli", Verso Duo (TACET), Verso Duo “Gloria” (TACET); 3º Nocturno - Responsório 7º "Beata viscera", "Qui hodie", Verso Solo (TACET); Responsório 8º "Verbum caro factum", "Et vidimus gloriam", Verso Solo (TACET), Verso Duo “Gloria” (TACET).
Parte vocal do Baixo Solo do Te Deum Laudamus. Os supostos versos ímpares cantados pelo coro, não estão numerados: “Te Dominum confitemur”; “Tibi omnes Angeli”; “Sanctus”; “Sanctus Dominus Deus Sabaoth”; “Te gloriosus Apostolorum”; “Te Martyrum candidatus”; “Patrem immensae majestatis”; “Sanctum quoque Paraclitum Spiritum”; “Tu Patris sempiternus es Filius”; “Tu devicto mortis aculeo”; “Judex crederis esse Venturus”; “Aeterna fac cum Sanctis”; “Et rege eos”; “Et Laudamus nomen tuum”; “Miserere nostri”; “In te Domine”. Depois do Finis encontramos uma melodia a 3/4 do versículo Te ergo, quæsumus, tuis famulis subveni, quos pretioso sanguine redemisti".
Parte vocal do Tenor Solo do Te Deum Laudamus. Os supostos versos ímpares cantados pelo coro, não estão numerados: “Te Dominum confitemur”; “Tibi omnes Angeli”; “Sanctus”; “Sanctus Dominus Deus Sabaoth”; “Te gloriosus Apostolorum”; “Te Martyrum candidatus”; “Patrem immensae majestatis”; “Sanctum quoque Paraclitum Spiritum”; “Tu Patris sempiternus es Filius”; “Tu devicto mortis aculeo”; “Judex crederis esse Venturus”; “Aeterna fac cum Sanctis”; “Et rege eos”; “Et Laudamus nomen tuum”; “Miserere nostri”; “In te Domine”. Depois do Finis encontramos uma melodia a 3/4 do versículo “Te ergo, quæsumus, tuis famulis subveni, quos pretioso sanguine redemisti”.
Parte vocal do Alto das Paixões de Domingo de Ramos e de Sexta-feira Santa de compositor anónimo. Supõe-se que seja a parte vocal do tutti (coro).
Parte vocal de Soprano Tutti do Invitatório de Nossa Senhora. Dividido em vários andamentos: Invitatório de Nossa Senhora “Sancta Maria Dei genitrix” (Allegretto); Responsório 1º “Sancta et inmaculata” (Andante), “Quia quem caeli” (Allegro); Responsório 2º “Congratula” (Allegretto), “Et de meis” (Allegro); Responsório [3º] “Quia ex te” (Allegro).
Parte vocal de Soprano Solo do Invitatório de Nossa Senhora de compositor anónimo. Dividido em vários andamentos: Invitatório de Nossa Senhora “Sancta Maria Dei genitrix” (Andante Moderato), “Sancta Maria Dei genitrix” (Allegretto); Responsório 1º “Sancta et inmaculata” (Andante), “Quia quem caeli” (Allegro); Verso Solo “Benedicta tu in mulieribus”; Responsório 2º “Congratula” (Allegretto Solo), “Et de meis” (Allegro); Responsório [3º] “Felix nam que es Sacra virgo Maria” (Andante moderato), “Quia ex te” (Allegro), Verso “Ora pro populo” (Largo).
9 partes vocais do Invitatório de Nossa Senhora. Obra dividida em vários andamentos: Invitatório de Nossa Senhora “Sancta Maria Dei genitrix” (Andante Moderato), “Sancta Maria Dei genitrix” (Allegretto); Responsório 1º “Sancta et inmaculata” (Andante), “Quia quem caeli” (Allegro); Verso Solo “Benedicta tu in mulieribus”; Responsório 2º “Congratula” (Allegretto Solo), “Et de meis” (Allegro); Responsório [3º] “Felix nam que es Sacra virgo Maria” (Andante moderato), “Quia ex te” (Allegro), Verso “Ora pro populo” (Largo).
Parte vocal de Tenor Tutti do Invitatório de Nossa Senhora. Dividido em vários andamentos: Invitatório de Nossa Senhora “Sancta Maria Dei genitrix” (Allegretto); Responsório 1º “Sancta et inmaculata” (Andante), “Quia quem caeli” (Allegro); Responsório 2º “Congratula” (Allegretto), “Et de meis” (Allegro); Responsório [3º] “Quia ex te” (Allegro).
Parte vocal de Tenor Solo do Invitatório de Nossa Senhora. Dividido em vários andamentos: Invitatório de Nossa Senhora “Sancta Maria Dei genitrix” (Allegretto); Responsório 1º “Sancta et inmaculata” (Andante), “Quia quem caeli” (Allegro); Responsório 2º “Congratula” (Allegretto), “Et de meis” (Allegro); Responsório [3º] “Felix nam que es Sacra virgo Maria” (Andante moderato), “Quia ex te” (Allegro), Verso “Ora pro populo” (Largo).
Parte vocal de Alto Tutti do Invitatório de Nossa Senhora. Dividido em vários andamentos: Invitatório de Nossa Senhora “Sancta Maria Dei genitrix” (Allegretto); Responsório 1º “Sancta et inmaculata” (Andante), “Quia quem caeli” (Allegro); Responsório 2º “Congratula” (Allegretto), “Et de meis” (Allegro); Responsório [3º] “Quia ex te” (Allegro).
Parte vocal de Alto Solo do Invitatório de Nossa Senhora. Dividido em vários andamentos: Invitatório de Nossa Senhora “Sancta Maria Dei genitrix” (Allegretto); Responsório 1º “Sancta et inmaculata” (Andante), “Quia quem caeli” (Allegro); Responsório 2º “Congratula” (Allegretto), “Et de meis” (Allegro); Responsório [3º] “Felix nam que es Sacra virgo Maria” (Andante moderato), “Quia ex te” (Allegro), Verso “Ora pro populo” (Largo).
Parte vocal do Tiple (Soprano) das Paixões de Domingo de Ramos, [1-11] fls., e de Sexta-feira Santa, [12-21] fls., de compositor anónimo.
Parte vocal do Alto das Paixões de Domingo de Ramos, [1-12] fls., e de Sexta-feira Santa, [13-20] fls., de compositor anónimo.
Parte vocal do Tenor das Paixões de Domingo de Ramos, [1-12] fls., e de Sexta-feira Santa, [13-20] fls., de compositor anónimo.
Parte vocal do Baixo das Paixões de Domingo de Ramos, [1-16] fls., e de Sexta-feira Santa, [17-27] fls., de compositor anónimo.
Parte vocal do Tiple (Soprano) Solo das Paixões de Domingo de Ramos [1-14] fls., e de Sexta-feira Santa [15-23] fls., de compositor anónimo.
Parte vocal do Cantus / Tiple (Soprano) das Paixões de Domingo de Ramos e de Sexta-feira Santa de compositor anónimo. Supõe-se que seja a parte vocal do tutti (coro).
Parte vocal do Alto das Paixões de Domingo de Ramos [1-14] fls., e de Sexta-feira Santa [15-23] fls., de compositor anónimo. Supõe-se que seja a parte vocal do Solo.
Parte vocal de Baixo Solo do Invitatório de Nossa Senhora. Dividido em vários andamentos: Invitatório de Nossa Senhora “Sancta Maria Dei genitrix” (Allegretto); Responsório 1º “Sancta et inmaculata” (Andante), “Quia quem caeli” (Allegro); Responsório 2º “Congratula” (Allegretto), “Et de meis” (Allegro), Verso Solo “Beata, ,edicent omnes generationes” (Andante con moto); Responsório [3º] “Felix nam que es Sacra virgo Maria” (Andante moderato), “Quia ex te” (Allegro), Verso “Ora pro populo” (Largo).
Parte vocal de Baixo Tutti do Invitatório de Nossa Senhora. Dividido em vários andamentos: Invitatório de Nossa Senhora “Sancta Maria Dei genitrix” (Allegretto); Responsório 1º “Sancta et inmaculata” (Andante), “Quia quem caeli” (Allegro); Responsório 2º “Congratula” (Allegretto), “Et de meis” (Allegro); Responsório [3º] “Quia ex te” (Allegro).
Parte instrumental do Órgão [1º] do Te Deum Laudamus. Divide-se nos andamentos pares: 2 – "Te Dominum", 4 – "Tibi omnes Angeli", 6 – "Sanctus", 8 – "Sanctus Dominus Deus", 10 – "Te gloriosus", 12 – "Te Martyrum", 14 – "Patrem", 16 – "Sanctum", 18 – "Tu Patris", 20 – "Tu devicto", 22 – "Judex crederis", 24 – "AEterna fac", 26 – "Et rege eos", 28 – "Et Laudamus", 30 – "Miserere", 32 – "In te Domine". Entre cada andamento par, é cantado um verso ímpar pelo coro e acompanhado pelo órgão 2º.
Este Te Deum Laudamus (Hino de Ação de Graças) é constituído por 6 partes vocais (2 dos Soprano, 2 dos Alto, Tenor e Baixo) e por duas partes de órgãos. Este Te Deum Laudamus é para ser cantado por 4 solistas e órgão 1º e por um coro e órgão 2º. Entre cada andamento par cantado pelos solistas, é cantado o verso ímpar pelo coro e acompanhado pelo órgão 2º, e assim sucessivamente até ao fim. É dividido da seguinte forma: 1 - "Te Deum Laudamus", 2 - "Te Dominum confitemur", 3 - "Te æternum Patrem", 4 - "Tibi omnes Angeli", 5 - "Tibi Cherubini et Seraphim", 6 - "Sanctus", 7- "Sanctus", 8 - "Sanctus Dominus Deus Sabaoth", 9 - "Pleni sunt cæli et terra", 10 - "Te gloriosus Apostolorum", 11 - "Te Prophetarum", 12 - "Te Martyrum candidatus", 13 - "Te per orbem", 14 - "Patrem immensae majestatis", 15 - "Venerandum tuum", 16 - "Sanctum quoque Paraclitum Spiritum", 17 - "Tu Rex gloriæ Christe", 18 - "Tu Patris sempiternus es Filius", 19 - "Tu ad liberandum suscepturus", 20 - "Tu devicto mortis aculeo", 21 - "Tu ad dexteram Dei sedes", 22 - "Judex crederis esse Venturus", 23 - "Te ergo quaesumus", 24 - "Aeterna fac cum Sanctis", 25 - "Salvum fac populum", 26 - "Et rege eos", 27 - "Per singulos dus benedicimus te", 28 - "Et Laudamus nomen tuum", 29 - "Dignare Domine die", 30 - "Miserere nostri", 31 - "Fiat misericordia tua", 32 - "In te Domine".
Parte instrumental do Órgão [2º] do Te Deum Laudamus. Divide-se entre os andamentos ímpares e pares. Entre cada andamento par, é cantado o verso ímpar pelo coro e acompanhado pelo órgão [2º]. Está dividido da seguinte forma: 1 – “Te Deum Laudamus” 2 – “Te Dominum confitemur” 3 – “Te æternum Patrem” 4 – “Tibi omnes Angeli” 5 – “Tibi Cherubini et Seraphim” 6 – “Sanctus” 7 – “Sanctus” 8 – “Sanctus Dominus Deus Sabaoth” 9 – “Pleni sunt cæli et terra” 10 – “Te gloriosus Apostolorum” 11 – “Te Prophetarum” 12 – “Te Martyrum candidatus” 13 – “Te per orbem” 14 – “Patrem immensae majestatis” 15 – “Venerandum tuum” 16 – "Sanctum quoque Paraclitum Spiritum” 17 – “Tu Rex gloriæ Christe” 18 – “Tu Patris sempiternus es Filius” 19 – “Tu ad liberandum suscepturus” 20 – “Tu devicto mortis aculeo” 21 – “Tu ad dexteram Dei sedes” 22 – “Judex crederis esse Venturus” 23 – “Te ergo, quæsumus” 24 – “Aeterna fac cum Sanctis” 25 – “Salvum fac populum” 26 – “Et rege eos” 27 – “Per singulos dus benedicimus te” 28 – “Et Laudamus nomen tuum” 29 – “Dignare Domine die” 30 – “Miserere nostri” 31 – “Fiat misericordia tua” 32 – “In te Domine” Depois do Finis encontramos uma melodia a 3/4 do versículo “Te ergo, quæsumus, tuis famulis subveni, quos pretioso sanguine redemisti”.
Livro em notação mensural. Contém os responsórios e antífonas das Vésperas e Matinas das Festas litúrgicas de São Pedro e São Paulo (dia 29 de junho). Notação musical quadrada a preto sobre pentagrama preto.
Livro de missas em notação mensural de compositor anónimo. Contém 7 missas. Todas as missas se dividem nas seguintes partes: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Agnus Dei. Notação musical quadrada a preto sobre pentagrama preto.
Registo de receitas e despesas relativas à Semana Santa. Exemplos de itens de receita: esmolas diversas (ex.: Menino Jesus, Quarenta Horas, bacias nas cancelas da Capela-Mor); juros de dinheiro à ordem; ofertas. Exemplos de itens de despesa: Clero para todas as funções; Sermões; Sacristão; música; armação. Relativamente às despesas são ainda registadas, à parte, as despesas relativas ao serviço eclesiástico da Semana Santa (ex.: Capelães do Coro; gratificação do Mestre de Cerimónias do Coro; Missa, Lava-pés, Cantor da Paixão), por vezes divididas por dia da semana.
Apresenta, inicialmente, duas folhas soltas que registam cópias de contas de ofícios na Igreja dos Carmelitas em 1921, com lista das despesas (ex.: missa, Cantores, Acólito e Mestre de cerimónias, Eclesiásticos). Segue-se o registo de contas de despesa desde 8 de Julho de 1899: ofícios de corpo presente (ex.: Clero, três meninos do Coro, Sacristão, Sineiro, Porteiro, Cera); missa cantada com exposição do Santíssimo em cumprimento de um voto (ex.: licença para a exposição, Celebrante, Acólitos, música); festa da Associação de São Francisco de Sales da Vitória (ex.: Acólito, Mestre de cerimónias, Sacristão, Foleiro); responsos por alma (ex.: Presidente, Padres, cera); Lausperene com missa (ex.: Celebrante, Meninos de Coro, Sineiro, aluguel de alfaias); exéquias por alma do Papa Leão XIII mandadas celebrar na Igreja dos Clérigos pela Associação Católica (ex.: Sacristão, Meninos do Coro, Sineiro, Porteiro); festa de Nossa Senhora da Conceição; entre outras. Apresenta ainda folhas soltas com cálculos relativos ao peso e gasto de velas/cera por hora nas cerimónias.
Este livro contém termo de abertura (fl. não numerado) e termo de encerramento (fl. 70).
Livros de Apontadoria do Coro da Irmandade dos Clérigos do Porto. Estas fontes documentais eram produzidas pelo Apontador do Coro, que deveria anotar todas as faltas e multas aplicadas aos capelães ao longo do ano económico. Estes registos estão organizados pelos principais cargos do Coro, como é o caso do Capelão-Mor, Sub-chantre e Mestre de Cerimónias, e pelos nomes dos capelães, embora geralmente apenas sejam anotados os apelidos destes. Desta forma, existe uma espécie de ficha de assiduidade para cada membro do Coro da Irmandade, ao longo dos quatro trimestres que compõem o ano económico, em formato de tabela. Esta tabela é constituída, no topo, pelo Ofício Divino, com abreviaturas que representam as Matinas, Prima, Terça, Missa, Sexta, Nona, Vésperas e Completas, e, à esquerda, na vertical, pelos dias dos meses. A tabela é completada com a indicação das respectivas multas ou faltas (geralmente representadas através do símbolo de «perdeu» ou de «deve») e o valor em causa é anotado no lado direito da tabela. Para além destes dados, encontram-se igualmente anotações dos dias de alívio de que cada capelão usufruiu; de faltas a ofícios de esquadra e círculo; de substituições do capelão proprietário da capelania por um ecónomo; entre outras. No final de cada livro encontra-se uma pauta, organizada por quartéis, em que foi elaborado um resumo do balanço do que cada capelão auferiu, com indicação do nome e do valor do que ganhou, do que perdeu, a quantia líquida, a quantia ganha através da distribuição das multas dos restantes capelães e o total. A partir da unidade 0043, o conteúdo informacional altera-se, pois o apontamento das ausências e faltas dos Capelães do Coro passou a consistir em tabelas com o nome dos capelães, quanto perderem, venceram, lucraram e o valor total. Em alguns casos, encontram-se igualmente anotações da quantia ganha pelo Mestre de Cerimónias, Meninos do Coro, Apontador e Capelão-Mor. No final da tabela, encontra-se o recibo comprovativo de que o Apontador do Coro recebeu do Secretário da Irmandade o pagamento devido.
A fólio 64, encontra-se um termo que explica o motivo dos registos do Apontador do Coro terem passado para outro livro.
Entre o verso da capa superior e o fl. 1 encontra-se a lista relativa ao «Novo desconto do Coro dos Clerigos desde o 1.º Trimestre de 1861». A fls. 2-2v e 95-95v encontram-se registadas as «Destribuiçoens e Multas dos Reverendos Capellaens», relativas a 14 de Dezembro de 1843. Entre os fls. 25 e 26 encontram-se dois papéis soltos. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 96v.).
Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 143v.).
Mapas de distribuição de serviços religiosos a serem celebrados pelos capelães da Irmandade dos Clérigos do Porto, relativos aos ofícios pelas almas dos Irmãos falecidos, missas de esquadra e missas de círculos, ao longo do ano económico. Esta fonte serve igualmente a função de recibo do pagamento destes serviços pelo Secretário da Irmandade ao Tesoureiro da Igreja e da Sacristia, que deveria fazer distribuir o pagamento pelos capelães. Os mapas geralmente contêm os seguintes dados: especificação da tipologia de ofício; nome dos capelães e parte do ofício que lhes foi atribuído em cada um dos dias (ex.: Missa, Evangelho ou Epístola); declaração do Tesoureiro da Igreja em como recebeu a quantia em causa pela mão do Secretário da Irmandade; soma total em numerário; data e assinatura do Tesoureiro da Igreja. Ao lado do nome dos capelães encontram-se rubricas e assinaturas; assim como indicações, tal como «satisfez» e, em alguns casos, indicações de faltas aos ofícios. Os mapas dos ofícios pelas almas dos Irmãos defuntos relacionam-se com o cumprimento das disposições do Capítulo 7, § 1, fl. 22v., dos Estatutos da Irmandade de 1782, em que se estabelece que, no termo de oito dias após o enterro dos Irmãos se deviam celebrar três ofícios de nove lições pelas suas almas. Estes mapas são relativos a membros masculinos e femininos, tanto eclesiásticos como seculares e, para além dos dados referidos, indicam igualmente o nome do defunto e os dias em que se celebraram ofícios pela sua alma. Os mapas das missas de esquadra, por sua vez, resultam do cumprimento das disposições do Capítulo 16, § 1, fólios 26 e 26v. dos Estatutos do Coro da Irmandade de 1782, em que se instituiu o designado “Ofício da Esquadra” para sufragar as almas do purgatório. Este ofício, que deveria ser celebrado no primeiro dia desimpedido de cada mês, geralmente seguia o seguinte esquema de rotatividade: Porta da Ribeira nos meses de Setembro, Janeiro e Maio, Porta de Cimo de Vila nos meses de Outubro, Fevereiro e Junho, Porta do Olival nos meses de Novembro, Março e Julho e Porta Nova nos meses de Dezembro, Abril e Agosto. Os mapas das esquadras encontram-se organizados através da referência ao mês e esquadra respectiva. As missas de círculo, por sua vez, realizavam-se todos os Sábados do mês e os respectivos mapas encontram-se diferenciados através da referência ao mês em que foram celebradas.
A fl. [1] encontra-se o termo de nomeação do Reverendo Alexandre José de Sá como Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 15 de Agosto de 1769.
A fl. 1 encontra-se o termo de nomeação do Reverendo Domingos João da Cruz como Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 7 de Novembro de 1770. Este livro contém termo de abertura (fl. não numerado) e termo de encerramento (fl. 39v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de nomeação do Reverendo José Álvares Martins como Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 4 de Setembro de 1767. Este livro contém termo de encerramento (fl. 39v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de nomeação do Reverendo Manuel Francisco Robalo como Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 11 de Novembro de 1769. Este livro contém termo de abertura (fl. não numerado) e termo de encerramento (fl. 45v.).
No fl. do termo de abertura encontra-se o termo de nomeação do Reverendo Domingos João da Cruz como Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 9 de Setembro de 1771. Este livro contém termo de abertura (fl. não numerado) e termo de encerramento (fl. 45v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de nomeação do Reverendo Domingos João da Cruz como Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 6 de Outubro de 1772. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 55v.).
A fl. 29v. encontra-se o termo de nomeação do Reverendo Francisco Marques como Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 26 de Fevereiro de 1766. Este livro contém termo de abertura (fl. não numerado) e termo de encerramento (fl. 56v.).
Entre o fl. do termo de abertura e o fl. 1 encontra-se o termo de nomeação do Reverendo Domingos João da Cruz como Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 5 de Setembro de 1766. Este livro contém termo de abertura (fl. não numerado) e termo de encerramento (fl. 37v.).
Este livro contém termo de abertura (fl. não numerado) e termo de encerramento (fl. 71).
Este livro contém termo de abertura (fl. não numerado) e termo de encerramento (fl. 43v.).
A fl. 2 encontra-se o termo de nomeação do Reverendo Joaquim Martins de Santa Ana como Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 14 de Setembro de 1781. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 46v.).
Este livro contém, no último fólio preenchido, uma lista das «Multas da esquadra».
A fl. 1v. encontra-se o termo de nomeação do Reverendo Domingos João da Cruz como Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 7 de Outubro de 1773. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 43v.).
A fl. 2v. encontra-se o termo de nomeação do Reverendo Domingos João da Cruz como Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 7 de Outubro de 1774. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 44v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de comissão para que o Reverendo Domingos João da Cruz sirva de Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 1 de Novembro de 1793. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 46v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de comissão para que o Reverendo Domingos João da Cruz sirva de Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 1 de Outubro de 1794. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 45v.).
Documentação manuscrita autografa ou copiada de música sacra dos séculos XVII e XVIII. Grande parte desta documentação musical é de compositor anónimo. Apenas foram identificados três compositores: António da Silva Leite (1759-1833), David Perez (1711-1778) e Francisco da Cunha Telles de Menezes (sem datas conhecidas). O tipo de instrumentação/vozes é maioritariamente o mesmo, sendo sempre a 4 vozes - soprano, alto, tenor e baixo -, sendo sempre acompanhado pelo órgão (baixo contínuo). A igreja da Irmandade dos Clérigos não era uma igreja paroquial do Porto, sendo que se supõe que eram lá realizadas missas para as épocas mais importantes do calendário litúrgico, como o advento, natal, quaresma, páscoa, e festas em honra a santos e a Nossa Senhora. Neste conjunto documental é muito comum encontrar Responsórios das Matinas para o Dia de Natal, Responsórios para a semana santa, Paixões para o Domingo de Ramos e Sexta-feira Santa, Matinas para a Maternidade de Nossa Senhora, Responsórios das Matinas da Assunção de Nossa Senhora, Ladainhas, Vésperas da Festa de São Pedro e São Paulo, entre outras.
A fl. 1 encontra-se o termo de nomeação do Reverendo Domingos João da Cruz como Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 26 de Novembro de 1791. A fl. 41v. encontra-se a lista das «Multas do Officio da Esquadra que entrego ao Reverendo Secretario por não pertencer a repartição, mas sim a Irmandade». Este livro contém termo de abertura (fl. 2) e termo de encerramento (fl. 48v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de comissão para que o Reverendo Domingos João da Cruz sirva de Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 2 de Setembro de 1792. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 46v.).
Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 46v.).
Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 44v.).
Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 46v.).
Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 46v.).
Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 139v.).
Este livro contém termo de abertura (fl. não numerado) e termo de encerramento (fl. 139v.).
Este livro contém termo de abertura (fl. não numerado) e termo de encerramento (fl. 144v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de comissão para que o Reverendo Joaquim das Neves Belomonte Pacheco sirva de Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 1 de Setembro de 1798. Na ausência deste, a Apontadoria do Coro deveria ser realizada pelo Reverendo António Baptista Cardoso, por deliberação da Mesa de 1 de Outubro de 1798. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 46v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de comissão para que o Reverendo Joaquim das Neves Belomonte Pacheco sirva de Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 4 de Outubro de 1799. Este livro contém termo de encerramento (fl. 46v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de comissão para que o Reverendo Joaquim das Neves Belomonte Pacheco sirva de Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 13 de Novembro de 1800. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 36v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de comissão para que o Reverendo Joaquim das Neves Belomonte Pacheco sirva de Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 7 de Outubro de 1801. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 141v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de comissão para que o Reverendo Joaquim das Neves Belomonte Pacheco sirva de Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 20 de Outubro de 1795. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 46v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de comissão para que o Reverendo Joaquim das Neves Belomonte Pacheco sirva de Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 12 de Outubro de 1796. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 46v.).
A fl. 1 encontra-se o termo de comissão para que o Reverendo Joaquim das Neves Belomonte Pacheco sirva de Apontador do Coro, por deliberação da Mesa de 19 de Dezembro de 1797. Este livro contém termo de abertura (fl. 1) e termo de encerramento (fl. 46v.).
Livro de Acompanhamentos para órgão das seguintes obras, de compositor(es) anónimo(s): - Matinas do Dia de Natal - Invitatório e 8 Responsórios, [1-4] fls.; - Missa do 8º Tom Solene, [5-8] fls. - Responsórios da Semana Santa - 5ª feira, [8-12] fls. - Responsórios da Semana Santa - 6ª feira, [12-16] fls. - Responsórios da Semana Santa - Sábado de Aleluia, [16-19] fls.
Adoração da Cruz de compositor anónimo. Contém as 4 partes vocais (Tiple, Alto, Tenor, Baixo). É composto pelos seguintes andamentos: Para a Adoração da Cruz - “In quo salus mundi” (Adagio); Para beijar a Cruz . “Popule meus” (Adagio), “Agios ó Theos” (Adagio), “Agios Is chiros” (Adagio), “Agios ó Thanatos” (Adagio), “Sanctus” immortalis” (Adagio); Para a procissão – “Vexilla Regis” (Andante), “Quæ vid nerata” (Andante), “Impleta sunt” (Adante).
Responsórios das Matinas da Assunção de Nossa Senhora de compositor anónimo. Parte de Baixo do 1º Coro. Divide-se nos seguintes andamentos: Responsório 1º "Vidi speciosam" (Magestoso), "Et sicut dies" (Allegro), Verso Solo; Responsório 2º “Sicut cedrus exaltata” (Magestoso), “Dedi sua vitatem” (Allegre), Verso a Duo; Responsório 3º “Que est ista, quae proce” (Moderato), “Viderunt” (Allegre), Verso Solo, Verso Duo “Gloria Patri”; Responsório 4º “Ornatam monilibus Filiam”, “Et videntes” (Allegro), Verso a 3; Responsório 5º Beatam medicent omnes” (Moderato), “Qui a fecit” (Allegro), Verso Solo; Responsório 6º “Beata es virgo Maria” (Moderato), “Genuisti quite fecit” (Allegro), Verso a Duo, Verso a 3 “Gloria Patri”; Responsório 7º “Diffusa est gratia” (Moderato), “Propterea benedixit” (Allegro), Verso a 3; Responsório 8º “Beata es virgo Maria” (Moderato), “Intercede pro nobis” (Allegro), Verso Duo, Verso Duo “Gloria Patri (Largo).
Responsórios das Matinas da Assunção de Nossa Senhora de compositor anónimo. Parte de Baixo do 2º Coro. Divide-se nos seguintes andamentos: Responsório 1º "Vidi speciosam" (Magestoso), "Et sicut dies" (Allegro), Verso Solo; Responsório 2º “Sicut cedrus exaltata” (Magestoso), “Dedi sua vitatem” (Allegre), Verso a Duo; Responsório 3º “Que est ista, quae proce” (Moderato), “Viderunt” (Allegre), Verso Solo, Verso Duo “Gloria Patri”; Responsório 4º “Ornatam monilibus Filiam”, “Et videntes” (Allegro), Verso a 3; Responsório 5º Beatam medicent omnes” (Moderato), “Qui a fecit” (Allegro), Verso Solo; Responsório 6º “Beata es virgo Maria” (Moderato), “Genuisti quite fecit” (Allegro), Verso a Duo, Verso a 3 “Gloria Patri”; Responsório 7º “Diffusa est gratia” (Moderato), “Propterea benedixit” (Allegro), Verso a 3; Responsório 8º “Beata es virgo Maria” (Moderato), “Intercede pro nobis” (Allegro), Verso Duo, Verso Duo “Gloria Patri (Largo).