Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

802 records were found.

Três homens, usando aventais de ferreiros, a martelarem um pedaço de ferro na bigorna, nas traseiras da sede da Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), propriedade da família do fotógrafo.
Homem de barba, usando casaca e gravata de laço, sentado, em exterior, tendo ao colo um chapéu de coco e um guarda-chuva. Depois de fazer a identificação deste negativo, o fotógrafo acrescentou a observação de que o ofereceu (certamente no sentido de emprestá-lo) "para Furtado Coelho, em janeiro de 1916".
Reprodução de uma prova fotográfica montada sobre cartão, com o retrato (busto) do general José António Rosa (1745-1830), desenhado por Domingos Sequeira.
Retrato de rapariga de cabelos compridos, sentada (meio-corpo).
Reprodução de uma pintura a óleo, em tela emoldurada, retratando Maria Constança da Câmara (1801-1860), mulher do 7.º marquês de Fronteira. Logo abaixo da pintura, está pendurado um pequeno quadro que contém três antigos retratos em miniatura: dois deles ovais, nas extremidades (a representar respetivamente um homem e uma mulher), e um retangular, no meio, a representar a 5.ª marquesa de Alorna (que foi casada com o 6.ª marquês de Fronteira).
Reprodução de um retrato litografado a representar o magistrado e político José Joaquim Gerardo de Sampaio (1781-1864), visconde de Laborim. Consta também da imagem esse título nobiliárquico do retratado (que foi depois elevado ao grau de conde dessa mesma designação).
Os cinco netos mais velhos do fotógrafo, mascarados para o Carnaval.
Cavaleiro saltando obstáculo num evento hípico. Quando fez a identificação deste negativo, o fotógrafo o incluiu também numa categoria que designou "Saltos maus e defeitos ou faltas", significando desempenho insatisfatório dos participantes ou problemas específicos da imagem obtida.
Cavaleiro saltando obstáculo num evento hípico. Quando fez a identificação deste negativo, o fotógrafo o incluiu também numa categoria que designou "Saltos maus e defeitos ou faltas", significando desempenho insatisfatório dos participantes ou problemas específicos da imagem obtida.
Cavaleiro, de farda militar, a depositar algo junto de um poste no meio do pódio, num evento hípico. Quando fez a identificação deste negativo, o fotógrafo o incluiu também numa categoria que designou "Saltos maus e defeitos ou faltas", significando desempenho insatisfatório dos participantes ou problemas específicos da imagem obtida. No presente caso, o "pequena" assinalado no título diz respeito ao facto de que o cavaleiro aparece diminuto, em função da distância demasiada em que se encontra.
Cavaleiro saltando obstáculo num evento hípico. Quando fez a identificação deste negativo, o fotógrafo o incluiu também numa categoria que designou "Saltos maus e defeitos ou faltas", significando desempenho insatisfatório dos participantes ou problemas específicos da imagem obtida. No presente caso, o "defeito" assinalado no título é o facto de uma das varas do obstáculo ter sido derrubada.
Cavaleiro saltando obstáculo num evento hípico. Quando fez a identificação deste negativo, o fotógrafo o incluiu também numa categoria que designou "Saltos maus e defeitos ou faltas", significando desempenho insatisfatório dos participantes ou problemas específicos da imagem obtida. No presente caso, o "defeito" assinalado no título é o facto de uma das varas do obstáculo ter sido derrubada.
Cavaleiro saltando obstáculo num evento hípico. Quando fez a identificação deste negativo, o fotógrafo o incluiu também numa categoria que designou "Saltos maus e defeitos ou faltas", significando desempenho insatisfatório dos participantes ou problemas específicos da imagem obtida. No presente caso, a ocorrência de manchas de deterioração podem ter influído nesse julgamento.
Reprodução de um retrato gravado a representar Pedro de Sousa Holstein (1781-1850), 1.º duque de Palmela. O retratado foi primeiramente conde, e depois marquês da mesma designação.
Cavaleiro de farda militar, num cavalo baio, saltando do cimo de um obstáculo, num evento hípico.
Cavaleiro de farda militar, num cavalo baio, saltando do cimo de um obstáculo, num evento hípico. Ao identificar esta imagem, o autor acrescentou a observação "pequeno", para assinalar o facto de que o cavaleiro aparece reduzido em função da distância que se encontra da câmara fotográfica.
Cavaleiro, num cavalo baio, saltando do cimo de um obstáculo, num evento hípico. Ao identificar esta imagem, o autor acrescentou a observação "pequeno", para assinalar o facto de que o cavaleiro aparece reduzido em função da distância que se encontra da câmara fotográfica.
Grupo de rapazes e raparigas em fila, sentados e em pé, portando cestos de verga, num recanto da Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), propriedade da família do fotógrafo.
Aspeto do castelo, com as águas do rio Tejo em primeiro plano.
Aspeto do castelo, com árvores e arbustos em primeiro plano.
Aspeto do castelo, visto de uma margem do rio Tejo. Presentes na imagem, os dois netos mais velhos do fotógrafo.
Homem a transferir enxame de abelhas de um cortiço de tronco oco para uma colmeia de madeira aplainada, utilizando para isso uma pena de ave.
Homem a transferir enxame de abelhas de um cortiço de tronco oco para uma colmeia de madeira aplainada, utilizando para isso uma pena de ave.
Homens e mulheres de um grupo folclórico, vestidos com trajes típicos.
Colmeia retangular, de madeira, com dois orifícios frontais.
Aspeto do altar-mor da igreja de Nossa Senhora do Rosário, em São Domingos de Benfica (Lisboa).
Reprodução de página de livro ilustrada com o cliché fotomecânico de um retrato da rainha Dona Catarina (1507-1578), consorte do rei Dom João III de Portugal. A pintura original, da autoria de Antonio Moro, pertence ao acervo do Museu do Prado (Madrid, Espanha).
Reprodução de página de livro ilustrada com o cliché fotomecânico de um suposto retrato da infanta Dona Maria Manuela (1527-1545), filha do rei Dom João III de Portugal. A pintura original, da autoria de Antonio Moro, pertence ao acervo do Museu do Prado (Madrid, Espanha), mas a atribuição da personagem retratada tem sido questionada por especialistas, que julgam tratar-se de uma dama anónima.
Colmeia de madeira, em formato de casa, com um orifício frontal.
Aspeto de uma quadra com jogadores em atividade.
Retrato de estúdio, com cenário e adereços vegetalistas: Jorge de Almeida Lima com o neto mais velho, ambos em pé, armados com espingardas e usando trajes de caça (reprodução de uma prova de autor, com a chancela "J. Lima" impressa no canto inferior esquerdo da imagem).
Retrato de estúdio, com cenário e adereços vegetalistas: Jorge de Almeida Lima com o neto mais velho, ambos em pé, armados com espingardas e usando trajes de caça (reprodução de uma prova de autor montada sobre cartão, com a chancela "J. Lima" impressa no canto inferior esquerdo da imagem).
Jorge de Almeida Lima em grupo com os seus seis netos (reprodução de uma prova assinada "Lazarus" e datada "Lisboa / 1918").
Retrato de estúdio: mulher em pé, com traje típico de minhota (reprodução de uma prova de autor montada sobre cartão; no canto inferior direito da imagem, carimbo seco com os dizeres "Phot. Fernandes – 43, Loreto – Lisboa").
Reprodução de um retrato litografado a representar Dom Carlos Mascarenhas (1803-1861), irmão do 7.º marquês de Fronteira. Consta também da imagem o nome do retratado.
Aspeto do castelo dos Mouros entre a vegetação.
Retrato de estúdio: bebé sentado (reprodução de uma prova montada sobre cartão, com as chancelas "Fotografia Inglesa" e "Lazarus", bem como a morada "Rua Ivens, 53 - Lisboa", impressas na parte inferior desse suporte secundário).
Retrato de estúdio, com cenário e adereços vegetalistas: Jorge de Almeida Lima com o neto mais velho, ambos em pé, armados com espingardas e usando trajes de caça (reprodução de uma prova de autor).
Cavaleiro a saltar obstáculo num evento hípico. Quando fez a identificação deste negativo, o fotógrafo o incluiu também numa categoria que designou "Saltos maus e defeitos ou faltas", significando desempenho insatisfatório dos participantes ou problemas específicos da imagem obtida. No presente caso, o "pequena" assinalado no título diz respeito ao facto de que o cavaleiro aparece diminuto, em função da distância demasiada em que se encontra.
Reprodução de um retrato gravado a representar Arthur Wellesley (1769-1852), visconde e, posteriormente, 1.º duque de Wellington, militar e político britânico. Consta também da imagem o seu brasão de armas (como visconde Wellington).
Reprodução de um retrato litografado a representar Arthur Wellesley (1769-1852), 1.º duque de Wellington, militar e político britânico. Consta também impresso no documento o esclarecimento de que a imagem foi executada por J.T. Wedgwood, a partir de uma pintura da autoria de H.P. Briggs.
Reprodução de um retrato gravado a representar Arthur Wellesley (1769-1852), visconde e, posteriormente, 1.º duque de Wellington, militar e político britânico. Consta também da imagem o seu brasão de armas (como visconde Wellington).
Aspeto do altar-mor da igreja de Nossa Senhora do Monte Sião, matriz da freguesia de Amora (concelho do Seixal).
Aspeto do altar-mor da igreja de Nossa Senhora do Monte Sião, matriz da freguesia de Amora (concelho do Seixal).
Panorama de uma área da Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), propriedade da família do fotógrafo, com destaque para a notável extensão de água que compõe a caldeira de um moinho.
Aspeto, tomado a partir do rio Coina, da sede da Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), propriedade da família do fotógrafo.
Aspeto da Exposição Industrial Portuguesa, instalada na avenida da Liberdade (Lisboa): área interna de um pavilhão, com expositores circulares (um dos quais tem no topo uma flâmula intitulada "Tagarro"), repletos de garrafas de bebidas e frascos de conservas. No fundo, à direita, um homem de farda e quepe, em pé; no centro, junto da porta, uma estátua alegórica.
Aspeto da Exposição Industrial Portuguesa, instalada na avenida da Liberdade (Lisboa): fachada do pavilhão da Penitenciária Central de Lisboa. À direita, no exterior, sentados num banco, uma avó acompanhada de um casal de netos.
Aspeto da Exposição Industrial Portuguesa, instalada na avenida da Liberdade (Lisboa): exterior do pavilhão de Sua Alteza o Príncipe Dom Carlos. Junto da porta de entrada, um homem de farda e quepe, em pé; ao fundo, vê-se a parte superior da fachada de um edifício residencial da mencionada avenida.
Paisagem campestre, com um boi na relva, a pastar. A Quinta da Palmeira, próxima da Aldeia de Paio Pires (concelho do Seixal), era propriedade da família do fotógrafo.
Aspeto do exterior da mencionada estação ferroviária e fluvial, inaugurada em 1884.
Retrato em grande plano de uma jovem mulher de chapéu e com flores no regaço.
Paisagem campestre, com meia-dúzia de bois a pastar num terreno onde se encontram também muitas achas de lenha empilhadas. Ao fundo, vê-se um pastor de chapéu e apoiado no seu bordão. A Quinta da Palmeira, próxima da Aldeia de Paio Pires (concelho do Seixal), era propriedade da família do fotógrafo.
Paisagem campestre, com vacas e bezerros num pasto. A Quinta da Palmeira, próxima da Aldeia de Paio Pires (concelho do Seixal), era propriedade da família do fotógrafo.
Paisagem campestre, em que aparece no primeiro plano uma vaca deixando o seu bezerro mamar. A Quinta da Palmeira, próxima da Aldeia de Paio Pires (concelho do Seixal), era propriedade da família do fotógrafo.
A Quinta da Palmeira, próxima da Aldeia de Paio Pires (concelho do Seixal), era propriedade da família do fotógrafo.
Aspeto lateral da sede da Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), propriedade da família do fotógrafo. Em primeiro, o leito do rio Coina, visto durante um período de seca.
Reprodução de um retrato gravado a representar Arthur Wellesley (1769-1852), visconde e, posteriormente, 1.º duque de Wellington, militar e político britânico. Consta também da imagem o seu brasão de armas (como visconde Wellington).
Cavaleiro, de farda militar, a saltar obstáculo. A fotografia capta o momento em que o cavalo encontra-se suspenso, a meio corpo, sobre a cancela (prevendo-se um mal resultado do salto).
Cavaleiro, de farda militar, a saltar obstáculo. Ao identificar esta imagem, o fotógrafo acrescentou a observação "bom", para qualificar o resultado do salto.
Retrato de mulher idosa, sentada, usando um pente de adorno nos cabelos brancos. Trata-se de D. Georgina Henriqueta Oom Wheelhouse de Almeida Lima (1824-1896), mãe do fotógrafo.
Jovem homem de barba, usando chapéu e segurando um longo chicote, sentado numa charrete puxada por um cavalo. Um grande cão preto encontra-se deitado perto do cavalo.
Grupo a posar sobre um tapete: a filha do fotógrafo sentada com bebé ao colo, tendo mais quatro crianças sentadas ao seu redor.
Aspeto do jardim da sede da Quinta da Palmeira, com a mulher e a filha do fotógrafo numa álea por entre a vegetação. A referida propriedade, próxima da Aldeia de Paio Pires (concelho do Seixal), pertencia à família do fotógrafo.
Grupo de rapazes e raparigas em fila, sentados e em pé, na Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), propriedade da família do fotógrafo.
Retrato de rapariga sentada, com cabelo apanhado e usando vestido às riscas.
Aspeto de uma máquina ferroviária com o letreiro "Carris de Ferro de Lisboa" e provida de uma grande pipa, durante a execução da lavagem de uma rua lisboeta. Na parte da frente, junto do mecanismo de controlo da água, está o condutor, fardado e de quepe; na traseira, o seu jovem ajudante conversa com um rapaz ardina que se encontra na rua.
Aspeto da Exposição Industrial Portuguesa, instalada na avenida da Liberdade (Lisboa): pavilhão da Companhia Real Promotora da Agricultura Portuguesa. Uma menina e um menino estão sentados nas extremidades da porta de entrada.
Aspeto da Exposição Industrial Portuguesa, instalada na avenida da Liberdade (Lisboa): fachada do pavilhão Príncipe da Beira (destinado às exposições coletivas). No jardim fronteiro, à esquerda, estátua de José Estêvão Coelho de Magalhães; no centro, dois polícias.
Aspeto da Exposição Industrial Portuguesa, instalada na avenida da Liberdade (Lisboa): pavilhão com o frontão adornado por emblema relacionado à Mineração (martelo e picareta, cruzados), e que também apresenta na fachada, abaixo de duas janelas à direita, uma placa com os dizeres "Fosforites de Castelo de [Vide] / Expositor concessionário / José Augusto Cardoso de Castro", mas em cujo interior consegue-se espreitar expositores repletos de garrafas de bebidas.
Aspeto da Exposição Industrial Portuguesa, instalada na avenida da Liberdade (Lisboa): pequeno pavilhão com paredes exteriores pintadas a imitar revestimento de seixos rolados.
Aspeto da Exposição Industrial Portuguesa, instalada na avenida da Liberdade (Lisboa): em frente ao pavilhão Príncipe da Beira (destinado às exposições coletivas), uma estátua metálica com pedestal de gesso, no qual está foi pintada a inscrição: "Estátua de José Estêvão Coelho de Magalhães, destinada à cidade de Aveiro". Trata-se de monumento de homenagem ao aveirense conhecido também por apenas José Estêvão, jornalista e político, célebre como orador, nascido em 1809 e falecido em 1862.
Reprodução de um retrato desenhado, a representar Arthur Wellesley (1769-1852), visconde e, posteriormente, 1.º duque de Wellington, militar e político britânico.
Grupo a posar sobre um tapete: mulher sentada com bebé ao colo, tendo mais quatro crianças ao seu redor.
Aspeto de uma álea arborizada, na lateral da sede da Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), propriedade da família do fotógrafo. À direita, dois cães estão junto de um arbusto, e ao fundo vê-se um portão de alvenaria.
Retrato de uma mulher sentada, usando vestido de corpete espartilhado.
Retrato de mulher idosa, sentada, com um bifólio de papel estendido sobre o colo.
Retrato (meio-corpo) de um mendigo de barba e com cabelos desgrenhados, com ambas as mãos a segurarem um boné.
Mendigo com perna de pau e apoiado numa muleta, fazendo pose de pedinte, em pé junto de uma escadaria (reprodução de uma prova de autor, com a chancela "J. Lima" impressa no canto inferior esquerdo da imagem).
Reprodução de uma pintura a óleo, em formato oval, a representar o retrato do militar e administrador colonial Luís do Rego Barreto (1777-1840), visconde de Geraz do Lima.
Reprodução de um desenho com pintura a guache, a representar o retrato do político e militar António de Melo Breyner Teles da Silva (1806-1893), 2.º marquês de Ficalho. Outra forma do nome: António José Maria de Melo Breyner Teles da Silva.
Reprodução de um retrato litografado, assinado por A.E. Mayall e Joseph Brown, a representar o político britânico Ulik de Burgh (1802-1874), 1.º marquês de Clanricarde.
Reprodução de uma prova fotográfica, datada e assinada "Foto Vasques", que retrata Jorge de Almeida Lima com os seus seis netos.
Retrato de estúdio, com cenário e adereços vegetalistas: Jorge de Almeida Lima com o neto mais velho, ambos em pé, armados com espingardas e usando trajes de caça (reprodução de uma prova de autor).
Reprodução de uma prova fotográfica publicitária, colada na tampa de uma caixa de negativos "Bromide - Smooth - Extra Speedy Plate", da marca "Wellington", a mostrar uma matilha de cães de caça a descansar no alto de um monte.
Reprodução de uma prova fotográfica publicitária, colada na tampa de uma caixa de negativos "Bromide - Smooth - Extra Speedy Plate", da marca "Wellington", a mostrar quatro gansos com dois filhotes.