Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

104 records were found.

Contém uma cópia do ofício enviado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro para o Ministério da Educação inquirindo sobre quais as escolas do município abrangidas pelo Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Contém também a cópia da resposta da DEGRE ao ofício do Município de Oliveira do Bairro.
Contém correspondência trocada entre a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), o Júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português e a Direcção-Geral da Administração Educativa (DGAE) acerca da candidatura da Escola Primária de Devesa ao Programa. Contém ainda o original e 4 cópias da primeira análise e parecer, assim como o original e 5 cópias do parecer do júri, relativamente à candidatura do Escola Primária de Devesa ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Devesa]. Escala: sem escala. 7 desenhos. 42 x 29,7 cm.
Contém ofício enviado pela Direcção Regional da Educação do Alentejo ao Departamento de Gestão de Recursos Educativos remetendo o processo de candidatura da Escola Primária de Colos. Contém ainda o original e duas cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa . Inclui ainda um ofício enviado pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos à Associação Nacional de Municípios Portugueses remetendo o parecer do júri acerca da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Odemira. Contém também memória descritiva , 2 fotos e 11 peças desenhadas. Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Colos]. Escala: Sem escala. 11 desenhos. 42 x 29,7 cm. Inclui também 2 fotografias impressas a preto e branco do Escola Primária de Colos.
Contém um despacho enviado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE), remetendo as candidaturas das escolas do 1.º ciclo de Castelão, Brunheiras e Cavaleiro ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Contém ainda uma cópia de um ofício enviado pelo DEGRE para a DREA remetendo o envio da primeira análise e parecer do júri, relativamente às candidaturas das escolas do concelho de Odemira. Inclui também o original e a cópia da primeira análise e parecer do júri.
Contém o original e uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo o envio das candidaturas apresentadas pela Câmara Municipal de Elvas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Incluí ainda quatro cópias da primeira análise e parecer elaborado pelo júri do Programa relativo às candidaturas acima referidas. Incluí também um ofício enviado pela DREA para o júri do Programa remetendo, em anexo, o despacho do diretor da DREA referente à candidatura da Escola Primária da Boa-Fé, Elvas, documentos manuscritos de preparação da reunião a realizar entre o júri do Programa e a DREA acerca das candidaturas de Elvas, e ainda, o original e cinco cópias do parecer do júri relativo à Escola Primária da Boa-Fé, bem como o original e cinco cópias da ficha de homologação desta candidatura, que foi aprovada. Contém ainda uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Geral da Administração Educativa para a DREA remetendo o envio do parecer e ficha de homologação da candidatura da Escola Primária da Boa-Fé, Elvas.
Contém um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo o envio da candidatura da escola básica do Caldeiro, Estremoz, ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Incluí ainda duas versões da primeira análise e parecer elaborado pelo júri do Programa, um ofício enviado pela DREA para o DEGRE remetendo algumas propostas de alteração ao projeto, ainda um documento manuscrito com apontamentos relativos a alterações à segunda fase dos projetos de execução das candidaturas apresentadas por Estremoz e Redondo e, por fim, um fax enviado pelo DEGRE para a DREA fazendo o ponto de situação das candidaturas apresentadas pelos municípios de Serpa, Estremoz e Redondo.
Contém um documento manuscrito que aponta questões acerca das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pela Câmara Municipal de Almada, uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo o envio dos processos de candidatura enviados pelos municípios de Moita, Seixal, Óbidos e Almada, este último em destaque. Em anexo encontra-se a lista das candidaturas apresentadas. Incluí ainda três cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa relativos às candidaturas das escolas primárias n. º 2 da Cova da Piedade, n.º 3 de Almada (Cacilhas) e n.º 1 do Monte da Caparica, três ofícios enviados pela DREL ao DEGRE, um para cada candidatura, remetendo o envio do processo de execução da obra. Em anexo a dois dos ofícios encontra-se o ofício da Câmara Municipal remetendo os documentos. Contém também notas aos projetos das três candidaturas, um fax da Direcção Geral de Administração Educativa (DGAE) para a DREL com cópias dos três pareceres, em anexo, e ainda uma cópia de um ofício do Gabinete do Secretário de Estado da Administração Educativa para o presidente do júri do Programa remetendo o envio das fichas de homologação, bem como os despachos. Encontra-se ainda um fax enviado pela DGAE para a DREL solicitando a marcação de uma reunião. Incluí ainda memorados dos projetos, três ofícios da Câmara Municipal de Almada para a Arquiteta Rosa Silva remetendo, de novo, os projetos de execução das três candidaturas, um ofício enviado pela DREL para a DGAE onde consta a correção dos projetos enviados e ainda o original e quatro cópias de cada um dos pareceres e fichas de homologação das candidaturas. Encontra-se ainda um ofício da Câmara Municipal de Almada para o júri do Programa remetendo os comprovativos da entrega dos edifícios escolares, em anexo, um ofício enviado pela DGAE para a DREL remetendo o envio de cópias das fichas de homologação das candidaturas e por fim, duas cópias do Diário da República onde se encontra publicados os acordos feitos no âmbito deste Programa, para as escolas n. º1 do Monte da Caparica e n.º 2 de Cova de Piedade.
Contém uma lista de candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português entregues na Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL), onde se destaca a candidatura da escola primária do Bairro da Ponte, concelho de Caldas da Rainha, apontamentos manuscritos do júri acerca da candidatura e um ofício enviado pela DREL para a Direcção Geral de Administração Educativa (DGAE) remetendo o envio de novos elementos para a candidatura. Incluí ainda três cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa. Contém também um fax enviado pela DGAE para a DREL com as candidaturas dos concelhos de Cartaxo, Setúbal e Caldas da Rainha e pontos de situação de cada uma. Incluí ainda uma cópia de um ofício enviado pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha para a DREL com informação acerca da lotação da escola. Incluí ainda ofícios trocados entre a DGAE, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Gabinete do Secretário de Estado da Administração Educativa relativo ao envio das fichas de homologação da candidatura, bem como o envio do despacho do Secretário de Estado. Contém também o parecer e a ficha de homologação da candidatura e dois faxes enviados pela DGAE para a DREL e Câmara Municipal de Caldas da Rainha remetendo cópias da ficha de homologação da candidatura. Incluí ainda uma cópia do Diário da República de 2002-09-25 onde se encontra publicado o acordo realizado com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha no âmbito do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português para o início da obra. Câmara Municipal de Caldas da Rainha. Divisão de Projectos e Urbanismo[Peça desenhada do projecto de preservação e salvaguarda da Escola Primária do Bairro da Ponte, Caldas da Rainha]. Escala: 1:100. 2002. desenho. 82 x 113 cm.
Contém uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) para a Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) remetendo o envio da candidatura da escola Conde Ferreira de Alcochete ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Incluí ainda documentação relativa a obras realizadas na escola nos anos 30. Contém também documentos manuscritos do júri do Programa que levaram à elaboração da primeira análise e parecer, dos quais se encontram duas cópias. Incluí troca de correspondência, faxes e ofícios, entre a DREL, a DGAE e a Câmara Municipal de Alcochete acerca do uso do edifício (que será exclusivamente escolar), marcação e confirmação de presenças em reuniões que envolvem as três entidades e ainda envio de documentos da candidatura em falta pela Câmara Municipal de Alcochete para a DGAE. Contém ainda o original e três cópias do parecer final do júri do Programa, depois enviados pela DGAE através de fax para a DREL e Câmara Municipal de Alcochete.
Contém um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) para a Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) remetendo o envio da candidatura da escola básica do Vilar, concelho de Cadaval, ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Incluí ainda uma cópia de um ofício da DGAE para DREL remetendo o envio da primeira análise e parecer do júri do Programa, em anexo.
Contém o original e duas cópias de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) para a Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) remetendo o envio da candidatura da Escola Primária de Alcobaça ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Incluí ainda o original e três cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa. Contém também uma cópia de um ofício enviado pelo presidente do júri do Programa para o Gabinete do Secretário de Estado da Administração Educativa remetendo o envio das fichas de homologação das candidaturas de vários municípios, entre eles a candidatura de Alcobaça. Incluí ainda o ofício do Gabinete do Secretário de Estado enviando o despacho do mesmo. E ainda uma cópia de um ofício enviado pelo DGAE para a DREL remetendo o envio da primeira análise e parecer do júri.
Contém os originais e uma cópia, de cada um, de dois ofícios enviados pela Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) para a Direcção Geral de Administração Educativa (DGAE) remetendo, o primeiro, o envio da candidatura da escola de Benfica do Ribatejo, Almeirim e, o segundo, a candidatura da escola básica de Paços dos Negros, Almeirim, ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Incluí ainda o original e três cópias, umas das quais contém algumas notas, das primeiras análises e pareceres feitas pelo júri do Programa a ambas as candidaturas. Contém também um fax enviado pela DGAE para a DREL remetendo o envio dos pareceres do júri, em anexo, ainda um ofício enviado pela Câmara Municipal de Almeirim para o presidente do júri do Programa solicitando a marcação de uma reunião, e ainda, dois faxes enviados pela DGAE para a DREL e Câmara Municipal de Almeirim com a confirmação da data da reunião. Incluí ainda uma cópia do ofício enviado para o Gabinete do Secretário de Estado da Administração Educativa pela DGAE remetendo o envio dos pareceres, em anexo, para despacho, um fax enviado pela DGAE para a DREL remetendo o envio dos pareceres, em anexo, de ambas as candidaturas. Encontram-se ainda apontamentos manuscritos acerca da reunião de trabalho realizada e ainda um fax enviado pela DAGE para a DREL remetendo o envio de cópias dos pareceres já despachados pelo Secretário de Estado, em anexo.
Contém documentação respeitante a três candidaturas enviadas pela Câmara Municipal da Chamusca no âmbito do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. A documentação relativa à primeira candidatura, da Escola Primária de Ulme, incluí um parecer da Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) relativo a esta candidatura, uma cópia de um ofício enviado pela DREL ao Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) com informação acerca de pareceres favoráveis que emitiu em relação às três candidaturas da Chamusca, três cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa relativos às mesmas e ainda o original e uma cópia da ficha de homologação da candidatura, eliminada, da escola de Ulme. Incluí ainda a capa da candidatura desta escola. A documentação relativa à segunda candidatura da Escola Primária de Pinheiro Grande, incluí um ofício enviado pela Câmara Municipal de Chamusca para a DREL remetendo o envio da candidatura desta escola, um parecer da DREL, concordando com esta proposta, mas sugerindo alterações, uma cópia de um ofício enviado pela DREL para o DEGRE contendo informação acerca dos pareceres das candidaturas apresentadas pelo município da Chamusca, uma cópia da primeira análise e parecer do júri do Programa relativos às mesmas e ainda o original e uma cópia da ficha de homologação da candidatura, aprovada, da escola de Pinheiro Grande. Incluí ainda a capa da candidatura desta escola. A documentação relativa à terceira candidatura do Jardim de Infância de Chouto, incluí uma lista da DREL com as candidaturas enviadas pelos concelhos de Chamusca, Palmela, Ferreira do Zêzere, um ofício enviado pela DREL para a Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) acerca do projeto de recuperação do Jardim de Infância do Chouto, de que a DREL discorda. Incluí ainda o original e quatro cópias do parecer elaborado pelo júri do programa, ainda o original e quatro cópias da ficha de homologação da candidatura, eliminada e, por fim, uma cópia de um ofício enviado pela DGAE para a DREL remetendo a cópia do parecer e ficha de homologação, em anexo, da candidatura do Jardim de Infância de Chouto.
Contém uma cópia de um ofício da Câmara Municipal do Cartaxo para a Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) remetendo o envio da candidatura da Escola Primária de Pontével ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Em anexo encontra-se a capa do projeto técnico da candidatura. Incluí ainda apontamentos impressos e manuscritos acerca do estado de conservação do edifício escolar, bem como um resumo do conteúdo da candidatura. Incluí também uma cópia de um ofício enviado pela DREL para a Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo o envio das candidaturas dos concelhos de Santarém, Cartaxo, Peniche e Setúbal, uma cópia da primeira análise e parecer elaborado pelo júri do Programa e um ofício enviado pela Câmara Municipal do Cartaxo para o DEGRE solicitando informações acerca do ponto de situação da candidatura enviada, bem como apontamentos manuscritos relativos ao mesmo assunto. Contém ainda um fax enviado pelo DEGRE para a Câmara Municipal do Cartaxo remetendo um ofício da DREL acerca do pedido de informação do ponto de situação da candidatura da escola de Pontével. O ofício da DREL encontra-se em anexo. O original deste ofício também se encontra neste separador. Incluí também um ofício enviado pela DREL para o DEGRE remetendo o envio de novos documentos a juntar à candidatura, apontamentos manuscritos acerca da receção destes documentos, um fax enviado pelo DEGRE para a DREL com informação acerca das candidaturas apresentadas pelos municípios de Cartaxo, Setúbal e Caldas da Rainha, bem como o ponto de situação em que estas se encontram, e ainda, um apontamento manuscrito referindo a falta de elementos na candidatura apresentada pela Câmara Municipal do Cartaxo.
Contém uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo o envio das candidaturas do concelhos de Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha, Vila Nova de Ourém e Cascais ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, um apontamento manuscrito deixado para a Engenheira Júlia Serra para verificar informações sobre as escolas de Bicesse e Aldeia do Juso, Cascais e ainda documentos da Direcção do Edifícios e Monumentos Nacionais acerca das candidaturas enviadas pela Câmara Municipal de Cascais. Incluí ainda o original e três cópias da primeira análise e parecer das candidaturas enviadas pela Câmara Municipal de Cascais elaborado pelo júri do Programa e ainda, os originais e uma cópia de cada uma das fichas de homologação referentes às candidaturas das escolas n.º 1 de Alcoitão, n.º 3 de Cascais e n.º 1 de Aldeia do Juso. Contém também um ofício enviado DREL para o DEGRE com a apreciação da candidatura da escola n.º 1 de Carcavelos ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, apontamentos acerca dessa escola, um fax enviado pelo DEGRE para a DREL remetendo cópia da primeira análise e parecer do júri do Programa, em anexo, e ainda o original e quatro cópias da primeira análise e parecer da candidatura da escola n.º 1 de Carcavelos elaborado pelo júri do Programa. Incluí ainda o original e uma cópia da ficha de homologação desta candidatura e ainda duas cópias de um ofício enviado pelo DEGRE para a DREL remetendo o parecer referente à escola n.º 1 de Carcavelos, já homologado pelo Secretário de Estado.
Contém um fax enviado pela Câmara Municipal de Castelo Branco para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) solicitando informações acerca do tipo de projeto das 16 escolas indicadas. Incluí ainda um fax enviado pelo DEGRE para a câmara solicitando fotografias ou outros elementos gráficos que permitam a identificação dos projetos das escolas.
Contém uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) para o Departamento de Gestão dos Recursos Educativos (DEGRE), onde consta uma lista de candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português dos concelhos de Chamusca, Palmela e Ferreira do Zêzere. Incluí ainda o original e duas cópias da primeira análise e parecer elaborados pelo júri do Programa e ainda o original e uma cópia da ficha de homologação referentes à candidatura, eliminada, da Escola Primária do Rego da Murta.
Contém correspondência trocada entre a Câmara Municipal de Oeiras, o Departamento de Gestão de Recursos Educativos e a Direcção dos Equipamentos Educativos relativa às candidaturas das escolas do concelho de Oeiras ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Inclui ainda também uma lista das escolas de Oeiras candidatas ao Programa.
Contém cópia de ofício trocado entre a Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) e o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE), relativo às candidaturas das escolas do concelho de Óbidos ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Contém também a lista de candidaturas apresentadas pelo concelho de Óbidos. Inclui ainda os originais das fichas de homologação, por parte do júri, de cada uma das escolas candidatas.
Contém correspondência trocada entre a Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) e o Departamento de Gestão de Recursos Educativos relativa à candidatura da Escola Primária de Algeruz-Lau ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Inclui ainda original e cópia da primeira análise e parecer do júri, assim como o original e cópia da ficha de homologação.
Contém correspondência trocada entre a Câmara Municipal de Peniche, a Direcção Regional de Educação de Lisboa e o Departamento de Gestão de Recursos Educativos relativa às candidaturas das escolas do concelho de Peniche ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Contém ainda 2 cópias da primeira análise e parecer do júri do programa. Contém também uma lista das escolas candidatas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português.
Contém correspondência trocada entre a Câmara Municipal de Santarém , a Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) e o Departamento de Gestão de Recursos Educativos relativa às candidaturas das escolas primárias do concelho de Santarém ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Inclui ainda uma cópia da primeira análise e parecer do Júri do Programa às escolas candidatas. Contém também a lista das candidaturas apresentadas.
Contém correspondência trocada entre a Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) e o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) relativa à candidatura da Escola Primária n.º 1 de Fernão Ferro ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Inclui ainda cópia da primeira análise e parecer do júri do Programa à candidatura da Escola Primária Nº.1 de Fernão Ferro.
Contém correspondência trocada entre a Câmara Municipal de Setúbal, a Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL), o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) e a Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) relativa às candidaturas das Escolas do Concelho de Setúbal ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. inclui ainda uma cópia da primeira análise e parecer do júri do Programa. Inclui também o original e quatro cópias do parecer do júri relativo à candidatura do Escola Primária Conde de Ferreira em Setúbal.
Contém correspondência trocada entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL), o Departamento de Gestão de Recursos Educativos e a Direcção geral da Administração Educativa relativa às candidaturas das escolas primárias do concelho de Vila Franca de Xira. Inclui 4 cópias do parecer do júri, a ficha de homologação e 2 cópias relativas à Escola Primária n.º 1 de Póvoa de Santa Iria. Inclui 4 cópias do parecer do júri e a ficha de homologação relativa à Escola Primária n.º 2 de Póvoa de Santa Iria. Inclui ainda 2 cópias do parecer do júri e ficha de homologação relativa à Escola EB1 de Trancoso. Contém ainda 2 memorados de reuniões realizadas relativas às candidaturas apresentadas pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Contém também uma cópia do Diário da República de 2000/11/20 onde se encontra publicado o acordo feito pela DREL com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para o início das obras na escola na Escola Primária n.º 1 no âmbito do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Contém também uma cópia do Diário da República de 2002/03/26 onde se encontra publicado o acordo feito pela DREL com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para o início das obras na escola Primária n.º 2 de Póvoa de Santa Iria no âmbito do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português.
Contém uma cópia de uma lista da Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) onde constam as candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelas câmaras municipais de Moita, Seixal, Óbidos e Almada. Incluí ainda uma cópia do Diário da República de 2003/11/21 onde se encontra publicado um acordo de cooperação técnica e financeira de requalificação do espaço escolar celebrado entre o Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente e a Câmara Municipal da Moita.
Contém a lista das escolas do concelho de Vila Nova de Ourém candidatas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Português.
Contém cópias de ofícios expedidos e recebidos entre o diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira e a diretora geral do Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE), Dra. Joana Orvalho, acerca da aprovação das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português enviadas pela Câmara Municipal de Esposende relativas às escolas primárias de Vila Chã e Azevedo. Contém ainda um documento manuscrito acerca da construção de escolas do Plano dos Centenários no mesmo concelho e uma lista enviada à DREN das candidaturas, aprovadas e eliminadas, na região norte do país. E ainda um telefax informando a DREN das informações que foram prestadas às Câmaras de Vieira do Minho e Esposende. Incluí ainda telefaxes trocados entre o presidente da Câmara Municipal de Esposende e a Direcção Geral da Administração Educativa, nas pessoas da Arquiteta Rosa Silva e Engenheira Madalena Valente, relativos à possível entrada da candidatura, em anexo, da Escola Primária de Esposende no Programa. Os documentos que compõem a candidatura são a escritura de aquisição do terreno, certidão matricial, certidão negativa, fotos do edifício existente, planta de localização, levantamento topográfico, memória descritiva e justificativa do anteprojeto e peças desenhadas. Contém ainda o parecer negativo do júri que incluí elementos relativos a obras de reparação na escola no anos 40 e um recorte de jornal relativo a obras a realizar na mesma escola. Incluí ainda telefaxes solicitando uma reunião para entrega de uma nova candidatura da Escola Primária de Esposende e solicitando informações acerca da condições necessárias para entrada da candidatura da Escola Rodrigues Sampaio no Programa. Contém também o parecer negativo do júri, relativo a esta última candidatura, que incluí um telefax e um documento manuscrito. Câmara Municipal de Esposende. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Esposende]. Escala: 1:200. 6 desenhos. 21 x 29,7 cm. Inclui ainda 15 fotografias a cor, do exterior.
Contém um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo documentos em falta na candidatura da Escola Primária tipo II centro de Azinhaga, Golegã ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Entre os documentos enviados encontram-se o título de propriedade do edifício escolar, cópia do plano de atividades da câmara para 1999, cópia das despesas com Cultura, Desporto e Recreio para o ano de 1999, planta de localização e uma cópia de um ofício enviado pela DREL para a Câmara Municipal de Golegã solicitando a documentação em falta. Incluí ainda duas cópias de um fax enviado pelo DEGRE para a DREL confirmando a receção da documentação, mas referindo que não recebeu a candidatura.
Contém cópias de ofícios expedidos e recebidos entre a Câmara Municipal de Vieira do Minho e o Departamento de Gestão dos Recursos Educativos (DEGRE) solicitando informações acerca do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português e solicitando o envio de cópias dos processos das escolas primárias do concelho, bem como a resposta a estes pedidos. Incluí ainda o envio de documentos relativos a várias escolas do concelho por parte da Câmara Municipal, documentos que incluem, um recorte de jornal e documentos da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais acerca de obras realizadas, bem como peças desenhadas. Incluí ainda uma cópia de um ofício expedido pela Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) para a Câmara Municipal de Vieira do Minho com a identificação das escolas do concelho que podem ser incluídas no Programa, contendo em anexo fotocópias de elementos gráficos relativos a alguns edifícios escolares. Contém ainda uma cópia de um ofício da Câmara Municipal remetendo uma ficha de identificação da Escola Básica de Vieira do Minho em falta, bem como cópias ofícios da DGAE referindo que a Escola Básica de Vieira do Minho pode ser incluída no Programa e solicitando o envio de um exemplar da sua candidatura da Escola do 1.º ciclo de Tabuaças- Assento à Direcção Regional de Educação do Norte (DREN). Contém ainda um telefax da DGAE dirigido à DREN dando conhecimento das informações que foram prestadas às Câmaras Municipais de Esposende e Vieira do Minho. Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária do núcleo do Mosteiro]. Escala: 1:100. 8 desenhos. 21 x 29,7 cm, 42 x 29,7 cm. Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais [Peças desenhadas do Projectos de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Guilhofrei]. Escala: 1:100. 1 desenho. 42 x 29,7 cm. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Básica de Vieira do Minho]. Sem escala. 2 desenhos. 42 x 29,7 cm. Inclui ainda 2 fotografias a cor, do exterior da Escola Básica de Vieira do Minho.
Contém cópias de telefax trocadas entre o presidente do júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, Dr. António Lamas, e o diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte, Dr. Lino Ferreira, acerca da realização de reuniões para avaliar o ponto de situação das candidaturas enviadas, bem como os critérios para apreciação das mesmas. Contém ainda uma lista que remete para o envio dos pareceres sobre as candidaturas enviadas pela DREN, uma convocatória para uma reunião e visita a realizar às escolas de Viana do Castelo.
Contém uma cópia de um ofício enviado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto dirigido ao coordenador do Departamento de Gestão de Recursos Educativos do Ministério da Educação solicitando informações acerca das escolas que poderão ser incluídas nas candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português.
Contém faxes e ofícios trocados entre a Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA), Gabinete do Secretário de Estado da Administração Educativa, o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) e o presidente do júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português para conhecimento de quem servirá de intermediário, entre o DEGRE e o júri do Programa, para o envio de critérios de apreciação das candidaturas e para marcação de reuniões de apoio aos municípios no âmbito do Programa.
Contém documentos manuscritos com indicação de marcação de reuniões com a Direcção Regional de Educação do Alentejo acerca das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelo municípios de Redondo, Estremoz, Mora, Elvas e Serpa.
Contém um ofício enviado pela Câmara Municipal da Nazaré para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo o envio de fotos de todas as escolas primárias do concelho, em anexo, bem como uma lista onde consta a data de construção das escolas. Incluí ainda um fax enviado pelo DEGRE para a Câmara Municipal da Nazaré remetendo o envio de informação acerca do tipos de projetos escolares dos edifícios fotografados e de peças desenhadas dos mesmos edifícios. D.G.E.M.N. Direcção dos Edifícios de Lisboa [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Valado dos Frades]. Sem escala. 11 desenhos. 42 x 29,5 cm. D.G.E.M.N. Direcção dos Edifícios de Lisboa [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária n. º 2 da Nazaré]. Sem escala. 8 desenhos. 42 x 29,5 cm. D.G.E.M.N. Direcção dos edifícios de Lisboa [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária do Sítio]. Sem escala. 8 desenhos. 42 x 29,5 cm. D.G.E.M.N. Direcção dos edifícios de Lisboa [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Fanhais]. Sem escala. 6 desenhos. 42 x 29,5 cm. Incluí ainda 18 fotos, impressas, a preto e branco dos edifícios escolares.
Contém uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo o envio das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelos municípios de Alcochete,Santarém, Setúbal e Montijo. Incluí ainda duas cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa relativo às candidaturas apresentadas pela Câmara Municipal do Montijo.
Contém cópias de ofícios recebidos pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetidos pelo diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira, referentes ao envio das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelo concelho de Arouca. Junto a cada uma das cópias encontra-se a capa da candidatura a que o ofício se refere. Incluí ainda informações acerca das tipologias das escolas de Paço- Alvarenga e Várzea, entre estes documentos encontram-se documentos manuscritos e o orçamento de conclusão das obras da escola de Paço-Alvarenga, bem como uma peça desenhada desta. Contém também a primeira análise e parecer do júri do Programa e, originais e cópias das homologações das escolas primárias da Várzea, Paço-Rossas, Urrô e Alvarenga, todas eliminadas. Incluí ainda uma lista enviada à DREN relativa às candidaturas aprovadas e eliminadas da zona norte do país. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Paço-Alvarenga]. Sem escala. 1963. 1 desenhos. 42 x 29,5 cm.
Contém cópias de ofícios recebidos pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetidos pelo diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira, referentes ao envio da candidatura ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentada pelo concelho de Amares. Incluí também peças desenhadas da Escola Primária de Santa Maria de Bouro. Incluí ainda cópias da primeira análise e parecer, favorável, do júri do Programa e cópia de um ofício recebido pelo DEGRE que contém em anexo novos elementos da candidatura. Contém também o original e uma cópia da homologação da candidatura, uma lista enviada à DREN relativa às candidaturas, aprovadas e eliminadas, da zona norte do país e, ainda, uma cópia do Diário da República onde consta o acordo realizado entre DREN e a Câmara Municipal de Amares para a recuperação da escola de Santa Maria do Bouro. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Santa Maria do Bouro]. Escala: 1:100. 10 desenhos. 21 x 29,7 cm.
Contém cópias de ofícios recebidos pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetidos pelo diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira, referentes ao envio de duas candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelo concelho de Amarante, junto a cada uma das cópias encontra-se a capa da candidatura a que os ofícios se referem. Incluí ainda duas cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa relativos às candidaturas apresentadas.
Contém cópias de ofícios recebidos pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetidos pelo diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira, referentes ao envio das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelo concelho de Alfândega da Fé. Junto a cada uma das cópias encontra-se a capa da candidatura a que o ofício se refere. Incluí ainda cópias da primeira análise e parecer feitos às candidaturas de Alfândega da Fé e as homologações das mesmas enviadas pelo júri do Programa à DREN. Contém também uma lista enviada pelo DEGRE à DREN que incluí algumas candidaturas, aprovadas e eliminadas, da zona norte do país.
Contém um documento manuscrito que identifica a tipologia do projeto da Escola Primária de Torrão. Incluí também a memória descritiva do projeto e seis peças desenhadas. Incluí ainda um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo um despacho, em anexo, aprovando as cinco candidaturas apresentadas pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Contém também o original e duas cópias da primeira análise e parecer elaborado pelo júri do Programa relativo às mesmas candidaturas, um documento manuscrito relativo à tipologia da escola, a memória descritiva do projeto da Escola Primária de Casa Branca e ainda o original e uma cópia da ficha de homologação da candidatura, eliminada, da mesma escola. Contém ainda uma cópia de um ofício enviado pelo DEGRE para a DREA remetendo o envio dos pareceres e fichas de homologação das candidaturas, aprovadas e eliminadas, dos municípios de Alcácer do Sal e Serpa. D.G.E.M.N. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária do Torrão]. 1:100. 6 desenhos. 42 x 29,5 cm.
Contém a cópia e o original de um ofício recebido pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetido pelo diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira, referente ao envio da candidatura da escola de Barreiro, Santa Marinha do Zêzere ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentada pelo concelho de Baião. Incluí ainda um ofício recebido, remetido pela Câmara Municipal de Baião com as razões da apresentação da candidatura. Incluí também duas cópias e o original da primeira análise e parecer do júri em relação à candidatura. Ainda contém um documento com informações e fotocópias de fotos da escola acima referida. Contém ainda um formulário e a homologação da candidatura, que foi eliminada, uma cópia de um ofício do DEGRE enviado para a DREN remetendo informação acerca dos objetivos e âmbito do Programa e ainda uma lista onde constam algumas candidaturas, eliminadas e aprovadas, na região norte do país. Incluí 3 fotografias, impressas, a preto e branco.
Contém o original e três cópias (uma para cada candidatura apresentada) de um ofício recebido pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetidos pelo diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira, referentes ao envio das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentada pelo concelho de Barcelos. Incluí ainda o original e uma cópia da primeira análise e parecer do júri do Programa e duas cópias do formulário de homologação. Contém também duas homologações respeitantes às candidaturas das Escolas Primárias de Martim e Vila Seca, ambas eliminadas. E ainda um ofício expedido para a DREN com a lista das candidaturas, eliminadas e aprovadas, da região norte.
Contém uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) ao Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo cinco candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português enviadas pelo município de Penafiel, destacando-se a candidatura da escola primária nº.1 de Croca. Incluí também um ofício enviado pela Câmara Municipal de Penafiel à DREN solicitando celeridade no processo de decisão de aprovação ou eliminação das candidaturas das escolas D. América Cardeal Rocha Melo e Zeferino de Oliveira em Croca. Contém também um ofício enviado pela DREN à Direcção Geral da Administração Educatica (DGAE) remetendo o processo relativo à escola Zeferino de Oliveira. Em anexo encontra-se também o parecer da DREN. Incluí ainda um telefax enviado pela DREN ao júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português para esclarecimento da candidatura da escola Zeferino de Oliveira. A este documento encontra-se anexo uma cópia de um ofício da Câmara Municipal de Penafiel, a planta de localização da escola e apontamentos manuscritos que provam que não existe sobreposição da candidatura desta escola com outra apresentada ao concurso do pré-escolar. Contém também um telefax enviado pela DGAE à DREN remetendo o envio do parecer do júri. Incluí ainda o original e três cópias do parecer do júri do Programa, bem como o original e uma cópia da homologação, ainda um ofício do Gabinete do Secretário de Estado da Administração Educativa enviado para o presidente do júri do Programa remetendo o processo da escola, e ainda uma cópia de um ofício enviado pelo DEGRE à DREN remetendo cópias da homologação da candidatura da escola Zeferino de Oliveira.
Contém cópias de telefax trocadas entre o presidente do júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, Arquiteto J. P. Martins Barata e o diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Centro, Dr. José Miguel Fragoeiro acerca da realização de reuniões para avaliar o ponto de situação das candidaturas enviadas, bem como os critérios para apreciação das mesmas. Contém ainda uma lista que remete para o envio dos pareceres sobre as candidaturas enviadas pela DREC e uma convocatória para uma reunião e visita a realizar às escolas de Góis, Gouveia, Leiria, Penamacor e Penela. Contém cópia de um ofício enviado pela DGAE à DREC com a lista de edifícios que não poderão ser abrangidos pelo programa, onde se encontram a Escola Primária de Poutena, a Escola Primária de Paredes do Bairro, Escola Primária de Vila Nova de Poiares, Escola Primária de Arrifana. Contém cópia de um ofício enviado pela DGAE à DREC com a lista de edifícios que poderão ser abrangidos pelo programa, onde se encontram a Escola Primária N.º 1 de Sangalhos, a Escola Primária n.º 1 de Avelãs de Caminho, Escola Primária de Fogueira, Escola Primária de Boialvo, Escola Primária de Aguim e Escola Primária de Aranhas. Câmara Municipal de Anadia. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária N.º 1 de Sangalhos]. Escala: sem escala. 5 desenhos. 42 x 29.7 cm. Câmara Municipal de Anadia. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Nº.1 de Avelãs do Caminho]. Escala: sem escala. 12 desenhos. 42 x 29.7 cm. Câmara Municipal de Anadia. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Fogueira]. Escala: sem escala. 3 desenhos de 42 x 29.7cm. Contém ainda duas fotografias a cores da Escola Primária de Aguim, uma fotografia a cores da Escola Primária de Boialvo, duas fotografias a cores da Escola Primária de Fogueira, uma fotografia a cores da Escola Primária de Paredes do Bairro, duas fotos a cores da Escola Primária N.ª 1 de Avelãs de Caminho, três fotografias a cores da Escola Primária N. º 1 de Sangalhos, duas fotografias da Escola Primária da Arrifana, Três fotografias a cores da Escola Primária de Vila Nova de Poiares e duas fotografias a cores da Escola Primária de Aranhas. Câmara Municipal de Anadia. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária Nº1 de Sangalhos]. Escala: sem escala. 5 desenhos. 42x29.7cm.
Contém o original e onze cópias (uma para cada candidatura apresentada) de ofícios recebidos pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetidos pelo diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira, referentes ao envio das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelo concelho de Castelo de Paiva. Junto a cada uma das cópias encontra-se a capa da candidatura a que os ofícios se referem. Incluí ainda o original e três cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa relativo às candidaturas apresentadas.
Contém uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) ao Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo cinco candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português enviadas pelo município de Penafiel, destacando-se a candidatura da escola primária n.º 1 da Torre, Urrô. Incluí ainda um ofício enviado pela DREN à Direcção Geral de Administração Educativa (DGAE) remetendo a candidatura acima mencionada, tendo em anexo o parecer da DREN e um documento manuscrito com informações sobre o edifício escolar. Contém também o original e sete cópias do parecer do júri do Programa, um telefax enviado à DREN pelo DEGRE remetendo o envio de três pareceres relativos a uma escola de Cinfães e a duas escolas de Penafiel, entre elas a de Urrô e, ainda o original e uma cópia da homologação da escola primária n.º 1 da Torre, Urrô. A candidatura da escola foi aprovada.
Contém o original de um ofício recebido pela Direcção-Geral de Administração Educative (DGAE) remetido pelo diretor de serviços da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), Dr. Mário José da Cruz Gonçalves, referente ao envio das candidaturas das escolas de Albergaria-a-Nova, Campo (Ribeira de Fráguas) e São João de Loure, ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentada pelo concelho de Albergaria-a-Velha. Incluí também rascunho do parecer do júri em relação às candidaturas. Contém ainda uma cópia de um ofício da DGAE enviado para a DREC requerendo esclarecimentos, tendo em vista a elaboração de parecer.
Contém uma cópia do Diário da República de 2000/08/02 onde se encontram publicados os acordos realizados entre a Secretaria de Estado da Administração Educativa e a Câmara Municipal de Penafiel para o início das obras nas escolas de D. América da Rocha e Melo, Escola nº. 1 da Vinha - Croca e Escola nº.1 da Torre - Urrô no âmbito do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português.
Contém o original e quatro cópias (uma para cada candidatura apresentada) de um ofício recebido pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetidos pelo diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira, referentes ao envio das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelo concelho de Lousada. Inclui também uma cópia dos quatro ofícios enviados pelo município da Lousada para a DREN remetendo, cada um, o envio de uma candidatura ao Programa. Junto das encontram-se as capas das candidaturas. Incluí ainda o original e duas cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa. Contém também uma cópia de um ofício enviado pela DREN ao presidente do júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português informando que a Câmara Municipal de Lousada desistiu de todas as candidaturas apresentadas e, informando ainda, que apesar desta desistência o júri tinha já decidido eliminar a candidatura das escola primária de Barrosas, Santa Eulália. Este ofício tem em anexo o ofício enviado pela Câmara Municipal de Lousada para a DREN informando da desistência das candidaturas. Contém ainda os originais e uma cópia da primeira análise e parecer e da homologação da candidatura da escola de Barrosas, Santa Eulália. E ainda uma cópia de um ofício enviado pelo DEGRE para a DREN com uma lista das candidaturas, aprovadas e eliminadas, da região norte.
Contém o original e oito cópias (uma para cada candidatura apresentada) de um ofício recebido pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetidos pelo diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira, referentes ao envio das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelo concelho de Matosinhos. Junto das encontram-se as capas das candidaturas. Incluí ainda o original e quatro cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa. Uma das cópias contém em anexo um documento com informações acerca das escolas candidatas. E ainda os sete originais e sete cópias das homologações das candidaturas (em falta a homologação da escola primária de Araújo nº.1), todas eliminadas. Contém também uma cópia de um ofício enviado pelo DEGRE à DREN com uma listas das candidaturas, aprovadas e eliminadas, da região norte.
Contém um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) para a Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) remetendo a candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Gondomar referente à escola de Santa Eulália - Fânzeres. Em anexo ao ofício encontra-se uma informação e despacho do diretor regional adjunto, Dr. Lino Ferreira, aprovando a candidatura. Incluí ainda uma cópia de um ofício enviado pela DGAE para o Gabinete da Secretária de Estado da Administração Educativa remetendo a ficha de homologação, composta pelo parecer e documento de homologação, em anexo. Contém também um ofício do Gabinete da Secretária de Estado da Administração Educativa enviando, de volta, a documentação de aprovação da candidatura da escola de Santa Eulália- Fânzeres para a DGAE. Contém também uma cópia de um ofício enviada pela DGAE à DREN remetendo cópias da homologação e parecer final da candidatura apresentada. Contém também uma cópia do Diário da República de 1997/04/20 onde se encontra publicado o acordo feito pela DREN com a Câmara Municipal de Gondomar para o início das obras na escola no âmbito do Programa de Preservação e Salvaguarda do património escolar Português.
Contém um ofício enviada pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) para a Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) remetendo a candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo referente à escola de Sezures. Incluí ainda uma cópia de um ofício enviado pela DGAE para o Gabinete da Secretária de Estado da Administração Educativa remetendo a ficha de homologação, composta pelo parecer e documento de homologação, em anexo. Contém também um ofício do Gabinete da Secretária de Estado da Administração Educativa enviando, de volta, a documentação de aprovação da candidatura da escola de Sezures para a DGAE. Contém também uma cópia de um ofício enviada pela DGAE à DREC remetendo cópias da homologação e parecer final da candidatura apresentada. Contém também uma cópia do Diário da República de 2002/05/13 onde se encontra publicado o acordo feito pela DREC com a Câmara Municipal de Penalva do Castelo para o início das obras na escola no âmbito do Programa de Preservação e Salvaguarda do património escolar Português.
Contém uma cópia do ofício enviado pela Câmara Municipal de Cinfães à Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) remetendo a candidatura da escola primária de Santa Isabel- Travanca ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Anexo ao ofício encontra-se a candidatura que contém os objetivos, declaração de existência de orçamento para a obra, declaração para inscrição ou alteração da inscrição de prédios urbanos na matriz, memória descritiva, peças desenhadas, documento que prova a tipologia da escola e auto de receção provisório das obras do edifício. Contém ainda uma cópia de um ofício enviado pela mesma Câmara Municipal à DREN remetendo em anexo uma declaração em como se encontram inscritos alunos na escola candidata. Incluí ainda uma cópia de um ofício enviado à Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) pela DREN remetendo a candidatura da escola primária Santa Isabel- Travanca. Em anexo encontra-se uma informação com despacho do director regional adjunto da DREN aprovando a candidatura. Contém também o original e quatro cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa, e o original e cópia da homologação, favorável, da candidatura. Incluí ainda um ofício expedido da DGAE para a DREN remetendo os pareceres de três candidaturas, entre elas a apresentada pelo município de Cinfães. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Santa Isabel-Travanca]. Escala: 1:100, 1:500. 3 desenhos. 42 x 29,7 cm.
Contém o original e nove cópias (uma para cada candidatura apresentada) de um ofício recebido pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetidos pelo diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira, referentes ao envio das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelo concelho de Felgueiras. Junto a cada cópias encontram-se as capas das candidaturas apresentadas. Incluí ainda o original e quatro cópias das primeira análise e parecer do júri do Programa que recomenda o reinício dos processos. Este parecer contém também um rascunho de um resumo das candidaturas apresentadas pela Câmara Municipal de Felgueiras, um documento manuscrito informando que o concelho de Felgueiras possuí outras escolas passíveis de candidatura e ainda documentos com informação e cópias a preto e branco dessas escolas. Contém também os dois originais e cópias da homologação, das candidaturas das escolas primárias de Torrados e Pinheiro, ambas eliminadas. Incluí ainda uma cópia de um ofício da DEGRE enviado para a DREN com a lista de todas as candidaturas, aprovadas e eliminadas, da região norte.
Contém faxes e ofícios trocados entre a Direcção Regional de Educação do Algarve (DREALG), Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) com objetivo da homologação da candidatura da Escola Primária n.º 1 do Bairro Operário em Lagos, ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Incluí também duas cópias da primeira análise e parecer elaborados pelo júri do Programa. Incluí ainda novo envio da candidatura da escola acima referida, o envio do parecer preliminar, bem como o parecer final homologado pelo Secretário de Estado da Administração Educativa, para a DREAL. Contém ainda o original e seis cópias do parecer do júri do Programa e o original e uma cópia da ficha de homologação da candidatura, que foi eliminada. Contém ainda um fax enviado pela Câmara Municipal de Lagos para a Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) relativo à conceção do projeto para a Escola Primária da Ameijeira em Lagos e ainda um outro fax enviado pela DGAE para Câmara Municipal de Lagos remetendo o quadro referente ao Programa de espaços para vários modelos de escolas para o 1.º ciclo do ensino básico.
Contém um fax enviado pela Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) para a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) remetendo o envio de pareceres e as fichas de homologação das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português das escolas de Vilar no concelho de Cadaval, escola primária de Alcochete e escola primária de Alcobaça. Incluí também um ofício enviado pela ANMP para a DGAE enviando de volta os documentos. Contém também uma cópia de um ofício enviado pela DGAE para a Secretaria de Estado da Administração Educativa remetendo as fichas de homologação e os pareceres das candidaturas acima referidas. Incluí também o ofício que devolve os documentos já despachados. Incluí ainda três cópias do parecer do júri do Programa referente às três escolas, uma cópia dos pareceres finais de cada candidatura e ainda o original e quatro cópias da ficha de homologação das candidaturas das três escolas. Por fim, encontram-se ainda três cópias de um ofício enviado pela DGAE para a DREL remetendo cópias das homologações das candidaturas e ainda três faxes, um para cada câmara, remetendo o envio de uma cópia da ficha de homologação. Incluí também cópias dos Diários da República de 2002/03/26 e 2002/04/29 onde se encontram publicados os acordos feitos com os municípios no âmbito do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português.
Contém os originais e duas cópias dos pareceres e os originais e uma cópia de cada uma das homologações das candidaturas da escola primária de Alcobaça, da escola velha do Vilar e da escola primária de Alcochete ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Incluí ainda um fax enviada pela Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) para a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) remetendo o envio das fichas de homologação das candidaturas das três escolas, bem como o ofício que devolve a documentação à DGAE. Contém também um ofício enviado pela Secretaria de Estado da Administração Educativa para a DGAE contendo os despachos das homologações das candidaturas, e ainda duas cópias de um ofício enviado pela DGAE para a Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) remetendo o envio de cópias das homologações. Encontram-se ainda três faxes enviados para cada uma das câmaras municipais referidas remetendo também cópias das homologações. Contém também um fax enviado pela Câmara Municipal do Cadaval solicitando informação acerca da situação da candidatura da escola velha de Vilar. Por fim, contém uma cópia do Diário da República de 2001/09/07 onde se encontra publicado o acordo feito com a Câmara Municipal de Alcobaça no âmbito do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português.
Contém um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Algarve (DREALG) para a Direcção Geral de Administração Educativa (DGAE) remetendo o envio da candidatura da Escola Primária de São Luís, em Faro, ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, bem como o parecer da DREALG, em anexo. Incluí ainda um documento manuscrito com os contactos da Câmara Municipal de Faro para prestação de informações acerca do ponto de situação da candidatura, ainda duas cópias do parecer relativo à mesma escola elaborado pelo júri do Programa. Contém também dois faxes enviados pela DGAE para a DREALG remetendo o parecer acima referido, em anexo, uma cópia de um ofício enviado pela DGAE para o Gabinete do Secretário de Estado da Administração Educativa remetendo o envio das fichas de homologação de várias candidaturas, e ainda, um ofício do Gabinete do Secretário de Estado da Administração Educativa para a DREALG remetendo o envio do parecer da candidatura da Escola Primária de São Luís, em anexo, bem como a transcrição do despacho do Secretário de Estado.
Contém correspondência trocada entre o Júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português e a Associação Nacional de Municípios Portugueses relativa às candidaturas das Escolas ao Programa de Preservação.
Contém correspondência trocada entre a Câmara Municipal de Penamacor, o Departamento de Gestão dos Recursos Educativos e a Direcção Regional de Educação do Centro, relativa às candidaturas das Escola Primárias de Aranhas e Dr. Augusto Falcão do município de Penamacor. Contém ainda original e uma cópia do parecer referente à Escola Primária de Aranhas, bem como a cópia e o original da ficha de homologação por parte do júri do Programa. Contém também original e cópia da primeira análise e parecer referente à Escola Primária Dr. Augusto Falcão, bem como o original e uma cópia da ficha de homologação por parte do júri do Programa.
Contém uma telecópia de um ofício enviado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho ao Departamento de Gestão dos Recursos Educativos (DEGRE) declarando interesse em formalizar candidatura ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português.
Contém correspondência trocada entre a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), o Júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português e o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) acerca da candidatura da Escola Primária de Espinhal ao Programa. Contém ainda o original e 2 cópias da primeira análise e parecer do júri, relativamente à candidatura do Escola Primária de Espinhal ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Inclui também a ficha de homologação.
Contém correspondência trocada entre a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), o Júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) e a Direcção-Geral da Administração Educativa (DGAE) acerca da candidatura da Escola Primária de Penela ao Programa. Contém ainda o original e 6 cópias da primeira análise e parecer, assim como o original e 9 cópias do parecer do júri, relativamente à candidatura do Escola Primária de Penela ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Inclui também a ficha de homologação. Contém também uma cópia do Diário da República de 2002/04/27 onde se encontra publicado o acordo feito pela DREC com a Câmara Municipal de Penela para o início das obras na escola no âmbito do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português.
Contém um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) à Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) remetendo a candidatura da escola primária de Gundeiro ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português enviada pelo município de Santa Marta de Penaguião. A candidatura, em anexo, contém fotografias impressas, objetivos, relação dos alunos desde 1995 até 2000, o orçamento e plano de atividades do município para o ano de 2000 e uma certidão de posse do edifício escolar. Incluí ainda um ofício enviado pela DGAE à Associação Nacional de Municípios Portugueses remetendo duas candidaturas, dos concelhos de Penamacor e Santa Marta de Penaguião, para aprovação. Contém também um ofício enviado pela DGAE para a Secretaria de Estado da Administração Educativa para emissão da homologação das mesmas candidaturas. Contém ainda o original e duas cópias do parecer do júri do Programa e o original e duas cópias da homologação da candidatura da escola de Gundeiro, Santa Marta de Penaguião. Por fim, incluí um telefax enviado pela DGAE para a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião remetendo o envio da homologação da candidatura (candidatura aprovada) e ainda um ofício enviado pela DGAE à DREN remetendo o parecer final do júri do Programa. Contém oito fotografias impressas, a cor, quatro do interior e quatro do exterior.
Contém o original e uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) ao Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo uma candidatura ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português enviada pelo município de Ponte de Lima. Incluí ainda o original e quatro cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa. Contém também o original e uma cópia da homologação da candidatura, que foi aprovada. E ainda uma cópia de um ofício enviado pelo DEGRE para a DREN com uma lista das candidaturas, eliminadas e aprovadas, da região norte.
Contém um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) para a Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) remetendo uma proposta referente a duas candidaturas a apresentar pela Câmara Municipal de Fafe. Em anexo a este ofício encontram-se uma informação acerca das candidaturas, bem como o despacho do diretor regional adjunto da DREN, Dr, Lino Ferreira. Incluí ainda um fax enviado pela DGAE para a DREN solicitando o envio das candidaturas, uma cópia de um ofício enviado à Associação Nacional de Municípios Portugueses remetendo os pareceres e as fichas de homologação das candidaturas, bem como uma cópia de um ofício enviado à Secretaria de Estado da Administração Educativa com o mesmo assunto. Contém também um ofício da Secretaria de Estado da Administração Educativa solicitando a substituição das fichas de homologação, um ofício da DGAE remetendo as fichas e um ofício remetendo o envio destas pela Secretaria de Estado. Ainda, uma cópia de um ofício enviado pela DGAE para a DREN remetendo o envio das homologações e um fax enviado para a Câmara Municipal de Fafe solicitando o envio da documentação necessária à elaboração do relatório final do júri do Programa. Por fim, incluí ainda o original e três cópias do parecer do júri do Programa, bem como o original e duas cópias da homologação referente à escola de Aboim. E o original e duas cópias do parecer do júri do Programa, bem como o original e três cópias da homologação relativos à escola de Lagoa.
Contém o original e uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo o envio de onze candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelo concelho de Sabrosa, com destaque para a candidatura da escola primária de Celeiros do Douro. Incluí ainda o original e quatro cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa e ainda os originais das homologações das candidaturas das escolas de Donelo, Parada Pinhão, Covas do Douro e Torre Pinhão, contendo também uma cópia de cada homologação. Contém também uma cópia de um ofício enviado pelo DEGRE para a DREN onde consta uma lista das candidaturas, aprovadas e eliminadas, da região norte.
Contém correspondência trocada entre a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), a Câmara Municipal de Mira e o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE). Inclui ainda 2 cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português.
Contém cinco cópias de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) para o Departamento de Urbanização da Câmara Municipal de Viana do Castelo referindo que existem condições para a realização de obras de recuperação e ampliação da escola primária da Avenida. Uma das cópias tem em anexo duas estimativas de custos da obra. Incluí ainda cinco cópias de um ofício enviado pela DREN para a Delegação Escolar do Centro da Área Educativa de Viana do Castelo no sentido de se fazer alterações ao projeto de recuperação e ampliação da escola já referida. Contém também cinco cópias de uma informação e despacho da DREN aprovando as obras. Contém ainda o original e uma cópia de um ofício enviado pela DREN para o Departamento de Gestão dos Recursos Educativos (DEGRE) remetendo os envios dos pareceres técnicos relativos às candidaturas das escolas de Montedor-Carreço e Avenida, Viana do Castelo. Incluí também o original e uma cópia de um ofício enviado pela DREN para o DEGRE remetendo o envio da candidatura da escola da Avenida ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. E ainda uma cópia de um ofício envolvendo as mesmas entidades onde é remetido o envio dos pareceres técnicos em falta para completar as candidaturas atrás mencionadas. Incluí ainda o original e três cópias da identificação da candidatura feita pelo júri do Programa, uma cópia da capa de apresentação do projeto de recuperação e ampliação da escola primária da Avenida e uma cópia de um ofício enviado pelo DEGRE para a DREN com uma lista onde constam algumas candidaturas, aprovadas e eliminadas, da região norte.
Contém um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo o envio de candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português entregues na DREL. Em anexo encontra-se uma lista com as candidaturas apresentadas. Incluí ainda faxes trocados entre a DREL e o DEGRE, depois Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) marcando reuniões entre estes dois organismos e as câmaras municipais. Contém também um fax enviado pela DGAE para a DREL remetendo o envio de uma cópia dos requisitos necessários para a apreciação interna das candidaturas, um outro fax remetendo o envio da primeira análise e parecer do júri do Programa relativos às candidaturas das escolas de Vila Franca de Xira e Montijo, e ainda outro fax remetendo o envio de um parecer acerca das candidaturas do concelho da Chamusca. Incluí ainda a cópia de um ofício enviado pelo DEGRE para a DREL remetendo uma lista das candidaturas já homologadas, eliminadas e aprovadas, da região de Lisboa e Vale do Tejo. As candidaturas que constam da lista são as dos concelhos de Cascais, Chamusca, Ferreira do Zêzere, Óbidos e Palmela.
Contém correspondência trocada entre a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), o Júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE), a Direcção-Geral da Administração Educativa (DGAE) e o Gabinete do Secretário de Estado da Administração Educativa acerca da candidatura da Escola Primária de Santar ao Programa. Contém ainda o original e 4 cópias da primeira análise e parecer, assim como o original do parecer do júri, relativamente à candidatura do Escola Primária de Santar ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Inclui também a ficha de homologação. Contém também uma cópia do Diário da República de 2002/05/03 onde se encontra publicado o acordo feito pela DREC com a Câmara Municipal de Nelas para o início das obras na Escola Primária de Santar no âmbito do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar. Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Santar]. Escala: 1:100. 12 desenhos. 42 x 29,7 cm. Inclui ainda uma fotografia impressa a cores da Escola Primária de Santar.
Contém correspondência trocada entre a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), o Júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) e o Gabinete do Secretário de Estado da Administração Educativa acerca da candidatura da Escola Primária de São Miguel de Poiares ao Programa. Contém ainda 2 cópias da primeira análise e parecer, assim como 6 cópias do parecer do júri, relativamente à candidatura do Escola Primária de São Miguel de Poiares ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Inclui também a ficha de homologação original e três cópias. Contém 2 fotografias a cores da Escola Primária de São Miguel de Poiares.
Contém três cópias de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) para o Departamento de Gestão dos Recursos Educativos (DEGRE) remetendo o envio de duas candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Duas dessas cópias destacam a candidatura da escola primária de Outeiro- Serzedo e escola primária de Monte, São Félix da Marinha, respetivamente. Incluí ainda o original e duas cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa relativo a ambas as escola. Em anexo contém o resumo das candidaturas e imagens de outras escolas primárias, de Capela, Cabanões e Arcozelo, que poderiam também integrar o Programa. Incluí também o original e cópia da homologação da candidatura da escola do Monte, São Félix da Marinha. Contém ainda uma cópia de um ofício enviado pelo DEGRE para a DREN onde consta uma lista das candidaturas, aprovadas e eliminadas, da região norte. Incluí sete fotografias impressas, a preto e branco, das escolas de Arcozelo, Cabanões e Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia.
Contém o original e uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo o envio da candidatura da escola primária de Montedor-Carreço, Viana do Castelo ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Em anexo encontra-se uma cópia de um ofício enviado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo para a DREN remetendo o envio da candidatura da mesma escola. Incluí ainda três cópias de um ofício enviado pela DREN para o DEGRE remetendo o envio dos pareceres técnicos-financeiros da DREN. Encontram-se duas cópias destes pareceres. Contém ainda três cópias da identificação da candidatura elaborada pelo júri do Programa.
Contém uma cópia de um ofício enviado pela Direcção Geral de Administração Educativa (DGAE) para a Câmara Municipal de Silves remetendo o envio de informações acerca do tipo de projeto da Escola Primária de Algôs. Em anexo encontram-se peças desenhadas. Incluí ainda um fax enviado pela DGAE para a Direcção Regional de Educação do Algarve remetendo as informações enviadas à Câmara Municipal de Silves, em anexo. [Peças desenhadas do projeto de escola primária tipo XX, n.º 27]. Sem escala. sem data. 3 desenhos. 42 x 29,7 cm, 29,7 x 21 cm.
Contém um ofício e três cópias (uma para cada candidatura) enviado pela Direcção Regional de Educação do Algarve (DREALG) para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo o envio des três candidaturas das escolas primárias de Corotelo, Vilarinhos e Peral ao Programa Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel. Incluí ainda duas cópias da primeira análise e parecer elaborado pelo júri do Programa referente às três candidaturas, com informações acerca dos elementos constantes da candidatura da escola de Peral, em anexo. Contém também um fax enviado pelo DEGRE para DREALG com uma lista, em anexo, de todas as candidaturas enviadas por esta Direcção e com o ponto de situação destas e ainda uma cópia de um ofício enviado pela DREALG para o presidente do júri do Programa relativo ao ponto em que se encontram as candidaturas que estão em reformulação técnica.
Contém um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Algarve (DREALG) para Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) remetendo o envio da candidatura da escola EB1 Major David Neto, em Portimão, ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Este ofício contém em anexo o parecer técnico-financeiro da DREALG. Incluí ainda o original e seis cópias da primeira análise e parecer e o original e uma cópia da ficha de homologação da candidatura, que foi eliminada. Contém também uma cópia de um ofício enviado pela DGAE para a DREALG remetendo o envio dos pareceres relativos às candidaturas das escolas primárias n.º 1 de Portimão e n.º 1 do Bairro Operário de Lagos, já homologados pelo Secretário de Estado da Administração Educativa.
Contém a lista atualizada a 10 de Março de 1999 com todas as Escolas que enviaram candidatura ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português para a Direcção Regional de Educação do Alentejo.
Contém correspondência trocada entre a Direcção Regional de Educação do Algarve (DREALG), o Departamento de Gestão de Recursos Educativos, a Câmara Municipal de Tavira, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Secretaria de Estado da Administração Educativa para a avaliação das candidaturas das escolas primárias n.º 1 de Santa Luzia, n.º 2 de Santa Luzia, n.º 1 de Tavira e n.º 2 de Tavira, ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pela Câmara Municipal de Tavira. Incluí também os originais e cópias da primeira análise e pareceres elaborados pelo júri do Programa, bem como as fichas de homologação das candidaturas. Foram aprovadas as candidaturas das escolas n.º 1 de Santa Luzia e n.º 2 Santa Luzia. Contém também uma cópia do Diário da República de 2001/08/10 onde se encontra publicado o acordo entre DREALG e a Câmara Municipal de Tavira para o início das obras na escola primária n.º 2 de Santa Luzia e ainda uma cópia do Diário da República de 2002/03/21 onde se encontra publicado o acordo entre DREALG e a Câmara Municipal de Tavira para o início das obras na escola primária n.º 1 de Santa Luzia.
Contém ofício trocada entre a Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) e o Júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, onde anexam fotocópias de ofícios trocados entre a Câmara Municipal de Évora e a DREA, relativamente à candidatura da Escola Primária de Valverde ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Contém ainda Fotocópia da folha de medições e orçamento, assim como a planta da segurança contra incêndios. Em anexo encontra-se a candidatura da intervenção feita na Escola de Valverde ao Programa de Preservação do Património/ Resposta ao parecer do Júri. Câmara Municipal de Évora. [Peças desenhadas do projecto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Valverde]. Escala: 1:100; 1:200. 41 desenhos. 21 x 29,7 cm; 42 x 29,7 cm. Inclui ainda 8 fotografias impressas a cor.
Contém correspondência trocada entre a Câmara Municipal de Leiria, o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) e a Direcção Regional de Educação do Centro, relativa às candidaturas das escola primárias de Pousos, Amor e Mira ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Câmara Municipal de Leiria. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Pousos]. Escala: 1:50; 1:100. 5 desenhos. 42 x 29,7 cm. Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Amor]. Escala: 1:100. 4 desenhos. 42 x 29,7 cm.
Contém correspondência trocada entre o Departamento de Gestão dos Recursos Educativos e a Direcção Regional de Educação do Centro relativa à candidatura da Escola Primária de São Miguel d'Acha no concelho de Idanha-a-Nova, ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escola Português. Inclui ainda original e quatro cópias da primeira análise e parecer e contém também uma cópia da segunda análise e parecer. Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária São Miguel d'Acha]. Escala: sem escala. 3 desenhos. 21 x 29.7 cm.
Contém correspondência trocada entre o Direcção Regional de Educação do Centro e os membros do júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Contém ainda cópia e original da primeira análise e parecer relativa às candidaturas das Escolas Primárias de Folgosinho e Arcozelo da Serra. Inclui também cópias e original do formulário de homologação das candidaturas de cada uma das escolas. Câmara Municipal de Gouveia. [Peças desenhadas do projeto de preservação e salvaguarda da Escola Primária de Folgosinho]. Escala: sem escala. 1 desenho. 42 x 29.7cm. Contém também duas fotografias impressas a preto e branco da Escola Primária de Folgosinho, Concelho de Gouveia.
Contém correspondência trocada entre o Departamento de Gestão dos Recursos Educativos, o júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português e a Direcção Regional de Educação do Centro. Inclui ainda uma cópia e original da primeira análise e parecer do júri, relativo às candidaturas das Escolas Primárias de Ponte do Sótão e de Alvares, concelho de Góis. Contém ainda cópia em original do formulário de homologação das candidaturas.
Contém correspondência trocada entre o Júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português e a Secretaria de Estado da Administração Educativa relativa às fichas de homologação das candidaturas ao Programa de Preservação. Inclui ainda primeira análise e parecer realizados pelo Júri, relativamente às candidaturas dos Municípios do Montijo, de Vila Franca de Xira, de Redondo, de Elvas, de Felgueiras, de Sabrosa, de Matosinhos, de Alfândega da Fé, de Amares, de Ponte de Lima , de Castelo de Paiva e de Esposende. Contém também correspondência trocada entre Júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, a Secretaria de Estado da Administração Educativa, o Departamento de Gestão de Recursos Educativos e a Direcção regional de Educação de Lisboa com vista à homologação das Candidaturas das Escolas ao Programa de Preservação.
Contém correspondência trocada entre os arquitetos Aires Almeida e Sofia Jacob e o Departamento de Gestão de Recursos Educativos e a Direcção Regional de Educação do Centro. Contém ainda duas cópias e o original da primeira análise e parecer do júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Inclui também uma cópia e o original do parecer relativa às candidaturas das Escolas Primárias de Fuinhas, Casal Velho e de Ínfias, do Concelho de Forno de Algodres ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Inclui ainda o formulário de homologação da candidatura de cada uma das escolas. Contém também uma cópia do Diário da República de 2002/04/27 onde se encontra publicado o acordo feito pela DREC com a Câmara Municipal de Fornos de Algodres para o início das obras na escola no âmbito do Programa de Preservação e Salvaguarda do património escolar Português.
Contém cópias de ofícios expedidos e recebidos entre a Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) e a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC). Inclui também duas cópias e o original da primeira análise e parecer do júri em relação à candidatura. Contém ainda cinco cópias e o original do parecer do júri e o original da homologação da candidatura da Escola Primária de Carregal do Sal.
Contém três cópias e o original da primeira análise e parecer do júri em relação à candidatura da Escola Primária de Arganil. Contém ainda uma lista onde constam todas as candidaturas apresentadas pela DREC.
Contém um projeto de edifícios escolares de duas salas a serem construídos pela Câmara Municipal de Penafiel, onde se incluem Croquis dos núcleos escolares de Souto, Calçada, Entre-os-Rios, Vila Verde, Prazo, Torre de Cima, Vinha, Senhora, Ribaçais, Torre, Fraião, Lomar, Bairros, Eirô, Assento, Igreja, Cestelo, Cruzeiro, Correixas. Contém também um projeto de edifícios escolares de uma sala a serem construídos pela Câmara Municipal de Penafiel, onde se incluem Croquis dos núcleos escolares de Devesa, Capela e Cruzeiro. Incluí ainda fichas de identificação de imóveis dos edifícios escolares de Torre nº.1 em Urrô, Cruzeiro n.º 2 em Rans, Torre n.º 1 em Capela, Vinha n.º 1 em Croca e Ponte n.º 1 em Novelas. Contém também o original e duas cópias de um ofício recebido pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetido pelo diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira, referente ao envio das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelo concelho de Penafiel, onde se destacam as candidaturas da Escola Primária n.º 1 da Ponte, Novelas e Torre n.º 1, Capela. Incluí ainda o parecer acerca das candidaturas apresentadas pelo município de Penafiel. Contém também uma cópia do ofício enviado pela Câmara Municipal de Penafiel à DREN remetendo as candidaturas e uma cópia da primeira análise e parecer do júri do Programa relativo a estas candidaturas.
Contém o original e uma cópia de um ofício recebido pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetido pelo diretor regional adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Dr. Lino Ferreira, referente ao envio das candidaturas ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelo concelho de Penafiel, onde se destaca a candidatura da Escola Primária n.º 1 da Ponte, Novelas. Incluí ainda o despacho favorável da DREN, bem como o original e seis cópias do parecer e o original e uma cópia da homologação favorável da candidatura.
Contém correspondência trocada entre a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, a Direcção Regional de Educação do Norte, a Direcção Geral de Administração Educativa, o Secretário de Estado da Administração Educativa e a Associação Nacional de Municípios Portugueses acerca da aprovação da candidatura da Escola Primária da Areosa em Pinheiro da Bemposta, Oliveira dos Azeméis ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Entre os documentos trocados encontram-se ofícios remetendo elementos de candidatura (como o comprovativo de comparticipação de 40% das obras na escola por parte da Câmara Municipal de Oliveira dos Azeméis), cópias da primeira análise da candidatura por parte do júri do Programa, original e cópias do parecer final, bem como o original e cópias da homologação por parte do Secretário de Estado. Encontra-se também uma cópia do Diário da República de 2003/01/28 onde está publicado o acordo entre a Secretaria de Estado da Administração Educativa e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis para o início das obras na escola.
Contém um telefax enviado pela Direcção Regional de Educação do Algarve para o chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Administração Educativa dando conhecimento do nome do interlocutor desta Direcção Regional no Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Incluí ainda correspondência trocada entre a Direcção Regional de Educação do Algarve, o Departamento de Gestão de Recursos Educativos e o presidente do júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português para o envio de documentos acerca da avaliação das candidaturas apresentadas e marcação de reuniões de trabalho. Contém também um quadro onde constam as candidaturas apresentadas na Direcção Regional de Educação do Algarve.
Contém uma cópia de um fax enviado pela Direcção Regional de Educação de Lisboa para o Departamento de Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) remetendo uma cópia de um ofício da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo solicitando o envio de elementos, sobretudo gráficos, relativos ao Património Escolar do 1.º ciclo do concelho. Incluí também um rascunho de um fax do DEGRE para a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo pedindo o envio de fotografias ou outros elementos gráficos, no sentido da identificação das escolas do concelho. Incluí ainda o original e duas cópias de um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) para o DEGRE remetendo o envio de duas candidaturas, Escola Primária de Gasparões e Escola Primária n.º 1 de Figueira de Cavaleiros, ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português apresentadas pelo município de Ferreira do Alentejo, bem como os pareceres elaborados pelo diretor da DREA. Contém também duas cópias da primeira análise e parecer elaborado pelo júri do Programa relativo a ambas as candidaturas.
Contém ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) para o Departamento De Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) relativo ao processo de candidatura da Escola Primária de Sonega do Concelho de Santiago do Cacém. Inclui ainda o original e duas cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, relativamente à candidatura da Escola Primária de Sonega. Contém cópia de ofício enviado pela Direcção-Geral da Administração Educativa (DGAE) para a Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) remetendo o parecer acerca da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Contém também um esboço manuscrito da primeira análise e parecer do júri.
Contém ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) para a Direcção Geral de Administração Educativa (DGAE) relativo ao processo de candidatura da Escola Primária de Abela do Concelho de Santiago do Cacém. Inclui ainda o original e sete cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, relativamente à candidatura da Escola Primária de Santiago do Cacém. Contém cópia de ofício enviado pela Direcção-Geral da Administração Educativa (DGAE) para a Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) remetendo o parecer acerca da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
Contém cópias do ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo ao Departamento de Gestão de Recursos Educativos remetendo as as candidaturas relativas às Escolas do Concelho Serpa. Inclui ainda os originais e as cópias da primeira análise e parecer e também das fichas de homologação enviados pelo Departamento de Gestão de Recursos Educativos à Direcção Regional de Educação do Alentejo relativas às candidaturas das Escolas Primárias do concelho de Serpa.
Contém um ofício trocado entre a Câmara Municipal de Sines e a Direcção-Geral da Administração Educativa reiterando o interesse em se candidatar ao Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português. Inclui duas cópias do ofício enviado pela Direcção-Geral da Administração Educativa para a Câmara Municipal de Sines informando da receção da intenção de candidatura. Contém também um ofício enviada pela Câmara Municipal de Sines à Direcção-Geral da Administração Educativa comunicando o desenvolvimento das obras.
Contém ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) para o Departamento De Gestão de Recursos Educativos (DEGRE) relativo ao processo de candidatura da Escola Primária de Longomel do Concelho de Ponte de Sôr. Inclui ainda duas cópias da primeira análise e parecer do júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português, relativamente à candidatura da Escola Primária de Longomel.
Contém um ofício enviado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo para o júri do Programa de Preservação e Salvaguarda do Património Escolar Português remetendo o processo de candidatura da Escola Luís Silveiro. Contém ainda ofício enviado pela Direcção Geral da Administração Educativa para a direção Regional de Educação do Alentejo remetendo a primeira análise e parecer do júri do Programa, relativamente à candidatura da Escola Luís Silveiro.